sexta-feira, 26 de outubro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - Alimentaçao e dinacharya para digerir e eliminar toxinas

Alimentaçao e dinacharya 


Resultado de imagem para Alimentaçao e dinacharya para digerir e eliminar toxinas
A alimentação antiama é quase sempre o primeiro passo no tratamento ayurvédico. Ele deve ser adotada caso você tenha detectado sinais de ama como os descritos no capítulo sobre este tema. Também devemos fazer algumas semanas de antiama nas estações de transição, que precedem as estações bem demarcadas pela presença dos doshas, na segunda metade da primavera e na segunda metade do outono.
Resultado de imagem para Alimentaçao e dinacharya para digerir e eliminar toxinas
As pessoas com excesso do dosha Vata devem fazer a antiama por no máximo uma semana. Já as pessoas sob o domínio do dosha Pitta podem fazer cerca de duas semanas de antiama, e as pessoas com excesso de Kapha podem mais tempo, até três semanas. Não há uma regra a ser seguida em relação ao tempo, depende da finalidade pela qual se adota este tipo de alimentação.
A antiama pode ser adotada sempre que você não se sentir bem, quando perceber que a digestão está lenta. A mulher, em especial, pode adotar essa alimentação durante o período menstrual e na semana que antecede a menstruação para minimizar os incômodos.
Não há contraindicação para a dieta antiama, porém, os muito magros e fragilizados por alguma doença devem ter cuidado com o aporte de comida, que não deve diminuir.
REGRAS BÁSICAS
– TUDO COZIDO. NADA INDUSTRIALIZADO OU CRU
Para o ayurveda, o alimento cozido está pré-digerido, e por isso será de mais fácil assimilação pelo corpo, bem como dará menos trabalho para a digestão. Como a intenção desta alimentação é deixar o corpo digerir toxinas acumuladas e eliminá-las por meio da excreção (fezes e urina), se nutrir de alimentos de fácil digestão é primordial.
– SÓ COMER COM FOME
Durante a alimentação antiama, a fome é mandatória. Então, a regra é comer apenas se tiver fome.
– NÃO COMER ANTES DE DIGERIR A REFEIÇÃO ANTERIOR
Não se alimentar novamente apresentando sintomas da digestão da refeição anterior, como arroto com sabor da comida.
– COMER EM LUGAR CALMO
– NÃO COMER VENDO TV OU DISCUTINDO
– MASTIGAR ADEQUADAMENTE
– NÃO COMER ANSIOSO, IRRITADO OU COM FORTE EMOÇÃO
– NÃO TOMAR LÍQUIDOS GELADOS, SUCOS DE FRUTAS E BEBIDAS AÇUCARADAS E GASEIFICADAS
– USAR ESPECIARIAS NO PREPARO DOS PRATOS: GENGIBRE, CÚRCUMA, CARDAMOMO, ASSA FÉTIDA, COMINHO, ERVA-DOCE, ORÉGANO, ALECRIM, COENTRO, PÁPRICA, PIMENTA DO REINO, MOSTADA GRÃO…
Embora a antiama seja basicamente voltada à alimentação, gosto de sugerir algumas práticas diárias que colaboram para a eliminação das toxinas da mente, enquanto o paciente segue a dieta. Essas práticas podem ser adotadas de forma independente.
– CONTATO COM A NATUREZA
Caso você faça exercícios em academia, busque, durante a antiama, exercitar-se ao ar livre, em contato com a natureza. Se você não pratica exercício, adote caminhadas diárias ao amanhecer ou entardecer, na praia, no parque, no campo. Contemple a natureza, ligue-se à força e à sabedoria da terra, olhe para o céu, contemple o luar, os animais. Isso enche a mente de impressões sattwícas.
– TELEVISÃO E INTERNET
Além do conteúdo duvidoso, a televisão estimula os sentidos, bem como o uso de telefones e tablets conectados à internet. Fazer um jejum dos sentidos, na medida do possível, ajuda a acalmar as ondas mentais. Caso você trabalhe em frente ao computador, ou com informação, atenha-se a ter contato com essas tecnologias no horário de trabalho. Se puder, corte totalmente. Para exercitar a mente, leituras sadias, músicas calmas e relaxantes são ideais.
– CONSCIENCIA CORPORAL
Pratique algum exercício de consciência corporal, como yoga ou tai chi. Isso melhora o nosso contato com o próprio corpo e auxilia no entendimento dos sintomas e sinais. Ficamos mais despertos e conectados com nós mesmos.
– MEDITAÇÃO E RESPIRAÇÃO
A alimentação antiama é quase sempre o primeiro passo no tratamento ayurvédico. Ele deve ser adotada caso você tenha detectado sinais de ama como os descritos no capítulo sobre este tema. Também de…
Medite e pratique pranayamas diariamente nos horários de transição do dia, ao amanhecer e ao anoitecer. Sente-se, feche os olhos, preste atenção na sua respiração, no seu corpo. O pranayama que aconselho é o da respiração polarizada, a seguir:
– Tape a narina direita com o dedo polegar, inspire pela narina esquerda.
– Retenha, tape a narina esquerda, solte a direita e expire por ela.
– Inspire pela direita, retenha novamente.
– Tape a narina direita e solte o ar pela esquerda.
– Inspire pela esquerda e vá alternando.
Esse é um pranayama muito estabilizante, calmante. Isso vai equilibrar os nadis (canais por onde circula a energia mais espiritual).
NÃO CONSUMIR
– Carnes
– Frituras
– Qualquer industrializado
– Álcool
– Açúcares de confeitaria
– Leite e derivados
– Alimentos (incluindo frutas, verduras, folhas, legumes) crus. No máximo, mamão
– Pão (exceto tostado)
– Bebidas geladas, gasosas e sucos concentrados
– Brócolis, couve-flor, repolho, berinjela, batata inglesa e tomate
– Cebola e alho crus
– Feijões (exceto mung e lentilha libanesa)
– Chocolate
– Café
Evitar: nozes e castanhas
IMPORTANTE – O USO CONSTANTE DOS CHÁS
Consuma chás estimulantes do agni o dia todo: gengibre, hortelã, alecrim, manjericão, hibisco, dente de leão, cardamomo.
USO DAS ESPECIARIAS NA COMIDA
Sempre prepare as refeições com especiarias como cúrcuma, cominho, coentro, assa fétida, páprica, pimenta do reino, mostarda grão, feno grego, erva doce, gengibre.
– Acorde com o sol
– Fazer o desjejum com água morna e gotinhas de limão. Se tiver muco, usar mel com mais de 6 meses de fabricação
– Não dormir de dia
– Caminhar 15 minutos após as refeições
– Almoçar até às 13h
– Jantar até às 20h
– Se não sentir fome na hora do almoço, consumir tirinhas de gengibre com uma pitada de sal e uma pitada de açúcar ou chá de gengibre
– No lanche da tarde só comer se tiver fome
– Jante, pelo menos, 2 horas antes de ir deitar-se
O LEMA É: TUDO COZIDO, FRESQUINHO E BEM TEMPERADO, SEMPRE!
Sugestão de cardápio para dieta antiama
Café da manha e lanche da tarde
– Tapioca com mel
– Tapioca com maçã cozida e canela
– Musli (maça e banana cozida com canela batidos com mamão)
– Pão integral tostado com ghee ou com mel
– Batata doce com mel ou com ghee
kichadiAlmoço e Jantar
– Kitchari (arroz basmati com lentilha e legumes permitidos na antiama)
– Lentilha com purê de inhame e couve cozida
– Arroz integral, legumes cozidos (temperados com massala para Vata) e chutney de abacaxi
– Caldos e sopas dos legumes permitidos na antiama (inhame, batata doce, batata baroa, cenoura, chuchu, abobrinha, vagem) com especiarias para estimular o agni.
– Sopa de inhame com coentro fresco e sal
– Escondidinho feito com purê de inhame e legumes cozidos e bem temperados (pimenta do reino)
– Macarrão de arroz temperado com especiarias e azeite e vagem cozida
– Quinua com lentilha temperados com alho poro e especiarias mais couve refogada no ghee com raspas de cenoura cozida
Salada cozida
Brotos com couve, raspas de cenoura e abobrinha. Cozinhe tudo em pouca água até que evapores, refoque no ghee com especiarias, alho poro e sal.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Losna - A Erva que Mata 98% das Células Cancerígenas em 16 Horas

Losna 


Resultado de imagem para Losna - A Erva que Mata 98% das Células Cancerígenas em 16 Horas

Já reconhecida há mais de 2000 anos pela medicina tradicional chinesa como um poderoso remédio contra a febre e, mais recentemente, contra a malária, Artemísia annua (conhecida também como Losnaou Absinto), é uma planta aromática com qualidades medicinais inequívocas.

Estudos recentes que usaram a planta para combater as células cancerígenas foram muito surpreendentes. Assim, numa série de estudos, a artemisinina, uma substância extraída do losna e utilizada em fitoterapia chinesa há séculos, reduz as células do cancro do pulmão de até 28%. Em combinação com ferro, esta planta incrível mata 98% das células cancerígenas em apenas 16 horas. Ainda melhor; ela ataca seletivamente células “más” sem afetar o tecido saudável.

“Em geral, nossos resultados mostram que a artemisinina para o fator de transcrição 'E2F1' está envolvido na destruição de células de cancro do pulmão “, indicou a conclusão da pesquisa realizada no laboratório de cancro da Universidade da Califórnia.

Um outro estudo da Universidade de Washington, liderado pelo Dr. Henry Lai e Narendra Singh, e até agora, o maior estudo feito à artemisinina nos Estados Unidos, mostra que a artemisinina, sempre combinada com ferro, tem uma taxa comprovada de 75% de destruição do cancro da mama após apenas 8 horas e quase 100% de destruição em apenas 24 horas.

As células cancerígenas tendem a acumular mais ferro do que as células normais para promover a divisão celular, elas tornam-se mais suscetíveis à combinação de artemisinina e ferro. Finalmente, muitos outros experimentos foram realizados e, até agora, todos eles têm mostrado que a artemisinina combinada com ferro pode efetivamente destruir o cancro em vários órgãos (intestino, próstata, etc). A infusão de artemisinina já oferece uma boa proteção contra vários tipos de cancro, mas a versão em pó seco seria muito mais eficaz.

Dr. Len Saputo classifica a artemisinina de “bomba inteligente contra o cancro.” Neste vídeo em Inglês, Dr. Saputo mostra como esta combinação de ferro e artemisinina pode ser desenvolvida em poderosos medicamentos anti-cancro.”



Propriedades e benefícios da losna

=> Auxilia no tratamento de anemias.
=> Ativa a circulação sanguínea.
=> Ameniza a azia e dispepsias.
=> Alivia as cólicas intestinais, também limpa e normaliza o funcionamento do estômago.
=> Ajuda no tratamento dos rins, bexiga e pulmões.
=> Ameniza menstruações difíceis e dolorosas, também regulariza o ciclo menstrual.
=> Também é boa para: nevralgias, mau hálito, prisão de ventre, vômitos, repele piolhos, insuficiência hepática, etc.
=> Age como estimulante de apetite e da digestão, mostrando-se útil para tratamentos de anorexia e quadros parecidos.

Resultado de imagem para Losna - A Erva que Mata 98% das Células Cancerígenas em 16 Horas

Receita deste chá

O chá de losna é facilmente preparado: adicione 20 gramas de folhas ou flores da planta em 1 litro de água quente, realizando a infusão (deixando descansar por 10 minutos). Tome uma xícara de chá antes de todas as refeições principais para obter seus efeitos (2 xícaras por dia).

Contraindicações e efeitos colaterais

Como todo chá estudado profundamente, o chá de losna possui contraindicações, estas são: gestantes ou mulheres em fase de amamentação não devem tomá-lo, nem pessoas que apresentem quadros de gastrite, portanto, é importante sempre estar com as visitas ao médico em dia.

Quanto aos seus efeitos colaterais por altas doses, podemos citar: tremores, convulsões, tonturas e delírios. Se usado com álcool, pode ocasionar em dependência, alucinações e até danos neurológicos irreversíveis/permanentes. Evite ultrapassar 2 xícaras ao dia, já que as altas doses são perigosas e evite beber o chá com álcool.

Se for utilizar as folhas, deve-se optar por aquelas que foram retiradas aos primeiros sinais de formação dos órgãos de reprodução; já se for utilizar as flores, devem ser utilizadas as flores colhidas logo após desabrocharem. A conservação da losna também é importante, ela deve ser armazenada seca. Para garantir isso, coloque as flores estendidas em um local bem ventilado, deixando-as longe da exposição aos raios solares. Em seguida, coloque e conserve as flores em caixas de madeira.

Leitura sugerida:
Losna: A Nova Erva Contra o Câncer

Fontes:
segundo-sol.com
ZacaMen

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - DEUSES INDIANOS - Significado e Simbolismo

DEUSES INDIANOS 


A maioria das pessoas reconhece que estas belas imagens são indianas, pois demonstram o esplendor da cultura do hinduísmo: cores vivas, jóias extravagantes, enfeites exagerados e presença de alguma flor ou fruto em personagens antropomorfos misturadas com animais coloridos de encher os olhos.

Mas quando vemos tudo isso em uma imagem só, não é a toa, cada detalhe tem um significado profundo,simbolismos que tem o objetivo de transformar nossa consciência. 

Na série a seguir, iremos explicar via infográfico, alguns desses belíssimos deuses reverenciados na Índia.


BRAHMA

O Deus da Criação – Brahma, o primeiro Deus da Trimurti, trindade dos Deuses do hinduísmo (Brahma, Vishnu e Shiva). Representação da força da criação do universo.

Como terceiro membro da trimúrti hindu, Brahma representa o equilíbrio, enquanto Vishnu e Shiva representam as forças opostas da conservação e da destruição, respectivamente.

Simboliza a mente universal e por possuir atributos humanos (mente e intelecto), ele não é muito popular entre os indianos porém é mais reverenciado ao redor do mundo.

Veja no infográfico cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…



KRISHNA

O Deus do amor. Krishna é um dos principais nomes de Deus e significa “o todo atraente”. Nos Vedas encontramos muitos e muitos nomes para Deus, pois para cada qualidade, podemos ter um nome. Como Deus tem qualidades ilimitadas, tecnicamente Ele tem ilimitados nomes. Porém, o nome Krishna tem uma conotação muito especial, pois refere-se ao aspecto mais atraente, íntimo e completo de Deus.

Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, a Verdade Absoluta, a fonte de tudo e a causa de todas as causas. Nas escrituras, especialmente o Srimad Bhagavatam, existem explicações detalhadas de Sua morada, Sua aparência, Seus passatempos, Suas expansões, Suas energias, etc. Ele é dotado de seis opulências, todas ao grau infinito:beleza, força, sabedoria, riqueza, fama e renúncia. Ele sabe tudo que aconteceu, tudo que está acontecendo e tudo que vai acontecer. Ele é infinitamente misericordioso. Ele é o beneficiário de todos os sacrifícios e austeridades, o Senhor Supremo de todos os planetas e semideuses e o benfeitor e bem-querente de todas as entidades vivas.

Para conhecer em maior detalhe sobre Sua última vinda a Terra, cerca de 5.200 anos atrás, leia o livro “Krsna, A Suprema Personalidade de Deus” ou escute-o, de graça, em MP3, aqui.

Para conhecer Seus principais ensinamentos, leia o Bhagavad-gita, disponível aqui.

Veja no infográfico cada detalhe do simbolismo desta toda atraente figura…



VISHNU

O Deus protetor – Vishnu, uma das três deidades supremas do hinduísmo, o Deus supremo do Vaishnavismo. Suas qualidades são incontáveis, porém as 6 principais são:
Jnana (Omnisciência); é consciente de todos os seres;
Aishvarya (Soberania), é autoridade suprema;
Shakti (Energia), é capaz de fazer possível o impossível;
Bala (Força), é capaz de suportar qualquer coisa apesar de fadiga ou cansaço;
Virya (Vigor), é capaz de manter a imaterialidade;
Tejas (Esplendor), é autosuficiente.
As quatro mãos:

As quatro mãos de Vishnu simbolizam além das quatro direções do espaço, os quatro estagios da vida (quatro ashrams):

1) A busca do conhecimento (Brahamacharya)
2) Vida familiar (Grihastha)
3) Retiro na floresta (Vana-Prastha)
4) Renunciação (Sannyasa)

Também, representam as atividades primordiais que uma entidade desfrutando existência mundana deve se empenhar em alcançar (Purusharthas):

a) Deveres e virtudes (Dharma)
b) Bens materiais, riqueza e sucesso (Artha)
c) Prazer, sexualidade e curtição (Kama)
d) Libertação (Moksha)

Veja o infográfico com cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…





SHIVA NATARAJA

Nataraja, “O rei da Dança”, é uma representação do Shiva como o dançarino cósmico, quem apresenta sua dança divina para destruir o que for necessário no universo e assim poder fazer a preparação para o Deus Brahma começar o processo de criação.

No centro de um arco de chamas de fogo, Shiva dança a dança da bem aventurança, dança durante a qual o universo foi criado. Ele dança sobre uma anão que é um demônio (Apasmara), quem além de representar a superação da escuridão, também simboliza a passagem do divino ao material. O rosto neutro de Shiva dá a impressão de equilíbrio, enquanto uma cobra se enrola no pescoço, representando Shakti e o caráter atemporal desta energia, também as vezes conhecida como Kundalini.

Esta estatua é um dos mais populares enfeites numa sala de Yoga, sem dúvida é muito vistosa e harmoniosa à vista. Veja no infográfico mais outros simbolismos que ajudam a entender o significado da beleza que nesta estatua fica sempre implícita.




GANESHA

GANESHA é o Deus do sucesso ou o Deus removedor de obstáculos – É um dos deuses mais comuns no hinduísmo, é uma deidade de fama popular na cultura hinduísta e atualmente tem grande influência das massas.

Filho dos Deuses Shiva e Parvati, de figura antropomorfa-elefantosa é também adorado como o Deus da educação, conhecimento, sabedoria e riqueza. É um das 5 principais deidades hinduístas (Brahma, Vishnu, Shiva e Durga os outros quatro)

A cabeça de elefante simboliza Atman ou alma, que é a suprema realidade da existência humana e o corpo de humano representa Maya ou a existência terráquea dos humanos. E a razão pela qual ele está com um colmilho faltando é porque ele quebrou ao escrever o livro sagrado Mahabharata.

Veja o infográfico com cada detalhe do simbolismo desta alegre figura…




SARASWATI

Deusa da sabedoria, das artes e da música. Esposa, de Brahma, o criador do mundo, ela faz parte da Trimurti – trindade das Deusas do hinduísmo (Saraswati, Lakshmi e Shakti).

É a protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral. Ela também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e tudo relacionado à eloquência, sendo representada como uma mulher muito bela, de pele branca como o leite, e tocando sitar (um instrumento musical). Seus símbolos são um cisne e um lótus branco.

Na mitologia hindu, o cisne é a ave sagrada à qual se for oferecida uma mistura de leite e água, é capaz de beber só o leite, distinguindo a essência do superficial e o eterno do evanescente. Representa a qualidade de discriminação entre o bom e o mau........

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O Poder Fantástico da Glândula Pineal. saiba Mais...

Glândula Pineal 


obama_world_third_eye_photo

Situada no centro anatômico do cérebro encontra-se uma glândula misteriosa que pode ser o portão intermediário que preenche as nossas experiências físicas e espirituais aqui na Terra

Existe um órgão em seu cérebro, que acomoda sua alma ? Isto pode ser a resposta


post-05-29-1
“A luz do corpo é o olho: se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será cheio de luz …”
Mateus 6:22-23

543b1-geometriasagrada4

UM PORTAL ENTRE O FÍSICO E O METAFÍSICO ?

Situada no centro anatômico do cérebro encontra-se uma glândula misteriosa que pode ser o portão intermediário que preenche as nossas experiências físicas e espirituais aqui na Terra, no século XVII o filósofo francês René Descartes cunhou este órgão chamado glândula pineal de “sede da alma”, como ele acreditava que fornecia as pessoas um meio a partir do qual a nossa alma podia se expressar através da nossa fisicalidade, a glândula pineal tem sido tema de grande debate nos últimos 20 anos, a comunidade científica ainda está tentando descobrir sua função biológica completa, o Dr. Rick Strassman, MD, autor de DMT: A Molécula Do Espírito, dedicou anos pesquisando a glândula pineal, ele sugere que esta glândula produz uma substância química poderosa no cérebro chamada DMT (Di-Metil Triptamina), que quando produzida induz na pessoa uma experiência psicodélica e mística.
post-05-29-3Muitas culturas diferentes falam sobre o nosso “terceiro olho” e as teorias modernas sugerem que isto pode ser uma referência para a glândula pineal, ainda mais peculiar é o fato de que a simbologia da glândula pineal pode ser atribuída a muitas civilizações como os romanos, os mexicanos, egípcios, babilônios e gregos, é interessante notar que mesmo a igreja católica apresenta imagens da glândula pineal, na praça do Vaticano esta é a maior estátua de glândula pineal do mundo, então, o que pode tudo isso significar ? Existe conhecimento antigo dessa glândula que as culturas anteriores tiveram acesso ? Além disso, qual o papel que joga a glândula pineal em nossas experiências espirituais e como podemos explicar isto em termos fisiológicos ?
5311c7f4604e85302bf74328f0b9a215
Um dos primeiros relatos sobre a glândula pineal está nos escritos do século III do médico grego chamado Herófilo, onde ele discute o piniform ou órgão em forma de pinha como sendo do tamanho da unha do nosso dedo mindinho, o nome vem da palavra em latim pinea que significa literalmente “pinha”, como mencionado anteriormente a glândula fica no centro geométrico aproximado da massa cerebral, além disso a glândula não é tecnicamente parte do cérebro porque não é protegida pela barreira sangue-cérebro, em seu livro DMT: A Molécula do espírito, o Dr. Rick Strassman discute o estado solitário único da glândula dentro do cérebro.
20080218165834-human-20eye-20and-20sunset-whitney-20and-20irma-20sevin
“[…] Todos os outros locais do cérebro estão emparelhados, o que significa que eles têm homólogos esquerda e direita, por exemplo são lobos frontais direito e esquerdo, lobos temporais esquerdo e direito, como o único órgão não pareado no interior do cérebro a glândula pineal permaneceu uma curiosidade anatômica por quase dois mil anos, ninguém no oeste tinha alguma ideia de qual era a sua função “. ~ Dr. Rick Strassman
intuition-2-672x372
Além disso, a glândula pineal fica perto dos centros sensoriais e emocionais do cérebro, o que poderia explicar por que experiências espirituais podem evocar tanta emoção e sensação, no século 17 Rene Descartes estava procurando a fonte dos nossos pensamentos e propôs que o órgão pineal solitário poderia ser o gerador, Descartes estava interessado na localização da pineal em relação aos caminhos do líquido cefalorraquidiano e sugeriu que quando a glândula pineal “secretava nossos pensamentos” eles se moviam através do líquido cefalorraquidiano seguindo o seu caminho até o cérebro.
f52507fb037a0fbaf811a5461074a2d2

O TERCEIRO OLHO

O best-seller do New York Times “The Source Field Investigations” de David Wilcock discute a ideia de que a glândula pineal é o nosso “terceiro olho” que nos fornece recursos visuais psicodélicos, durante experiências de quase morte (EQM) e também enquanto sonhamos, demonstrando evidências biológicas para apoiar esta afirmação.
tumblr_l6vifdylOV1qc01tho1_500
“[…] É evidente que existem várias relações entre a glândula pineal e a retina, as semelhanças no desenvolvimento e morfologia tem sido óbvias a muitos anos…. Apesar da glândula pineal dos mamíferos ser considerada apenas indiretamente fotossensível, a presença de proteínas na glândula pineal que estão normalmente envolvidas na transdução de foto-[detecção de luz] na retina, levanta a possibilidade de que os eventos fóticos diretos podem ocorrer na glândula pineal dos mamíferos… ” ~David Wilcock....

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Déjà vu: A Sensação De Já Ter Vivido a Realidade Antes

Déjà vu

Déjà vu: A Sensação De Já Ter Vivido a Realidade Antes

Um fenômeno que sempre despertou interesse no ser humano é o chamado Déjà vu, um evento estranho que aconteceu a todas as pessoas em algum momento de suas vidas.
Um termo que descreve a sensação experimentada ao pensar que um fato que é realmente novo já foi vivido.
O termo “Déjà vu” francês significa “já visto”, mas essas duas palavras se referem aos momentos em que a testemunha ou viver uma nova situação tem a sensação de ter experimentado anteriormente.
Foi Émile Boirac, um parapsicólogo francês, nascido em 1851 e morreu em 1917, que cunhou o termo déjà vu, um conceito que, eventualmente, outros especialistas foram estendidos e apontou variedades, dependendo sobre o tipo de experiência:
  • Déjà Senti (já sentido)
  • Déjà Vecu (já vivido)
  • Déjà Visité (já visitado)

Explicações científicas e não científicas de Déjà vu

O fenómeno de déjà vu pode ser perturbador e, portanto, têm tentado diferentes explicações sobre por que ele ocorre.
Algumas dessas explicações foram alcançadas através de estudos científicos, enquanto outras têm mais a ver com metafísica ou poderes ocultos.

Explicação científica de déjà vu

Cientistas e especialistas que dedicaram e se dedicam a estudar os fenômenos dos trabalhos da mente ainda não tem uma conclusão definitiva e por unanimidade, sobre o Déjà vu.
Assim, por exemplo alguns dizem que é o resultado de fantasias inconscientes ou fantasias de algumas pessoas e está relacionado a alguma situação que é de grande importância para o indivíduo.
Já para neurologistas é uma alteração de memória e é explicada como um erro que é ativado nos circuitos neurais responsáveis ​​pela sensação de memória ou é “lembrado” de algo que realmente não aconteceu.

Outras interpretações não científicas de déjà vu

Entre as explicações não-científicas sobre o fenômeno déjà vu estão aquelas que afirmam que é uma falha na interpretação dos fatos ao longo do tempo, incapacidade de estabelecer uma sequência atrás da outra devido a um atraso entre o que está sendo visto e o tempo que o cérebro leva para registrar o momento.
No campo da metafísica ou os poderes ocultos a explicação mais difundida diz respeito a Déjà vu com a reencarnação da alma, uma segunda vida do indivíduo que não consegue se lembrar de sua vida anterior, mas ele tem memória curta.

DESPRTANDO O CONHECIMENTO - Geometria Sagrada: O Triângulo.

Geometria Sagrada: O Triângulo.

Geometria Sagrada Triangulo

O triângulo é a natureza trina do Universo – terra, céu e humano. A primeira das figuras planas da Geometria Sagrada e uma das mais significativas.

O triângulo é um dos símbolos mais poderosos e universais, é a primeira forma cósmica, emergida do caos que precedeu a criação. Triângulo dentro de um círculo significa trino, o mundo das formas, encerrado no círculo da eternidade. A suástica dentro do triângulo simboliza a harmonia cósmica.

Deneb Vega Altair

3 estrelas: Deneb, Vega e Altair.
Em várias culturas antigas uma grande importância era dada a esta forma. Na antiguidade sua origem era associada a Via Láctea e as três estrelas – Deneb, Vega e Altair, que formam um triângulo no céu.
Geometria Sagrada Triangulo
Triângulo dentro do círculo.
O triângulo equilátero da religião caldéia simboliza a luz da vida. Na escola de Pitágoras, a mesma forma significa luz, símbolo de saúde e sabedoria.
O triângulo do antigo Egito era um símbolo de terra boa e fértil.
Shakti e Shiva
Shakti e Shiva
No hinduísmo, triângulo apontando para baixo representando o símbolo da energia feminina (Shakti). Princípio Shakti ligado à água e ao poder do reino subterrâneo.
O triângulo de ponta para cima era o princípio da energia masculina (Shiva). Shiva simboliza fogo e poder celestial.
Combinar dois triângulos juntos formará a estrela suprema, que significa a unificação do princípio masculino e feminino (Shiva-Shakti), a vitória do espírito sobre a matéria.
Na Europa antiga, o triângulo para cima significava língua de fogo e fogo masculino. A ponta para baixo do triângulo significava água que desce do topo da montanha até a terra.
Triângulo em numerologia representado pelo número 3.
Livros sobre o assunto: