Déjà vu
Um fenômeno que sempre despertou interesse no ser humano é o chamado Déjà vu, um evento estranho que aconteceu a todas as pessoas em algum momento de suas vidas.
Um termo que descreve a sensação experimentada ao pensar que um fato que é realmente novo já foi vivido.
O termo “Déjà vu” francês significa “já visto”, mas essas duas palavras se referem aos momentos em que a testemunha ou viver uma nova situação tem a sensação de ter experimentado anteriormente.
Foi Émile Boirac, um parapsicólogo francês, nascido em 1851 e morreu em 1917, que cunhou o termo déjà vu, um conceito que, eventualmente, outros especialistas foram estendidos e apontou variedades, dependendo sobre o tipo de experiência:
- Déjà Senti (já sentido)
- Déjà Vecu (já vivido)
- Déjà Visité (já visitado)
Explicações científicas e não científicas de Déjà vu
O fenómeno de déjà vu pode ser perturbador e, portanto, têm tentado diferentes explicações sobre por que ele ocorre.
Algumas dessas explicações foram alcançadas através de estudos científicos, enquanto outras têm mais a ver com metafísica ou poderes ocultos.
Explicação científica de déjà vu
Cientistas e especialistas que dedicaram e se dedicam a estudar os fenômenos dos trabalhos da mente ainda não tem uma conclusão definitiva e por unanimidade, sobre o Déjà vu.
Assim, por exemplo alguns dizem que é o resultado de fantasias inconscientes ou fantasias de algumas pessoas e está relacionado a alguma situação que é de grande importância para o indivíduo.
Já para neurologistas é uma alteração de memória e é explicada como um erro que é ativado nos circuitos neurais responsáveis pela sensação de memória ou é “lembrado” de algo que realmente não aconteceu.
Outras interpretações não científicas de déjà vu
Entre as explicações não-científicas sobre o fenômeno déjà vu estão aquelas que afirmam que é uma falha na interpretação dos fatos ao longo do tempo, incapacidade de estabelecer uma sequência atrás da outra devido a um atraso entre o que está sendo visto e o tempo que o cérebro leva para registrar o momento.
No campo da metafísica ou os poderes ocultos a explicação mais difundida diz respeito a Déjà vu com a reencarnação da alma, uma segunda vida do indivíduo que não consegue se lembrar de sua vida anterior, mas ele tem memória curta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário