segunda-feira, 7 de agosto de 2017

SAÚDE E EQUILÍBRIO - 10 benefícios do melão para a saúde

O PODEROSO MELÃO

Resultado de imagem para 10 benefícios do melão para a saúde

O melão e um fruto cultivado de uma planta rasteira. Podemos encontrar uma variedade de tipos, como o melão Amarelo, o Honey Dew, conhecido como pingo de mel, o melão Gália e o Cantaloupe.
De maneira geral, o melão é composto por 80% de água e por uma quantidade moderada de açúcares. É uma das frutas mais ricas em sódio, mas também contém o potássio, magnésio e cálcio. A quantidade de betacaroteno varia. Quanto mais alaranjada a coloração da polpa, maior a concentração destes nutrientes.

Benefícios do melão
  • Auxilia com efeito diurético
  • Controle de pressão arterial
  • Efeito levemente laxante
  • Ajuda na manutenção de um peso saudável (podendo ser inserido em dietas)
  • Ação antioxidante no organismo
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Participa da formação de colágenos
  • Participa da formação de ossos
  • Participa da formação de glóbulos vermelhos
  • Facilita absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal
Devido a seu alto teor de água ele auxilia com efeito diurético, aliado a presença de potássio, ajuda também no controle de pressão arterial. Além de ter um efeito levemente laxante, por conta da presença de agua, fibras e do magnésio, que fazem do melão um bom auxiliar do trabalho intestinal.
Como fornece uma quantidade moderada de carboidratos (açúcares) e com baixas calorias no total, também ajuda na manutenção de um peso saudável, podendo ser inserido em dietas de restrição calórica.
Além de tudo isto, a vitamina C que também está presente na fruta, têm uma ação antioxidante no organismo, ajudando a prevenir vários tipos de doenças, como exemplo as do coração. E esta vitamina C fortalece o sistema imunológico e participa da formação de colágeno, ossos e glóbulos vermelhos, e ainda facilita a absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal.
Embora ele possua o sódio, não deve ser encarado com receio pelos hipertensos, pois o sódio é um mineral necessário para funções como a transmissão do impulso nervoso, contração de músculos, absorção de nutrientes pelas células, entre várias outras, e além disto, tudo e questão de equilíbrio!

Resultado de imagem para 10 benefícios do melão para a saúde

Contraindicações
Não há nenhuma contraindicação de consumo, porém, como tudo na vida, consumo moderado é a melhor escolha.

Tipos de melões
Com diferenças de cor, textura da casca e sabor, a diversidade dos melões é grande. O melão amarelo e o pingo de mel continuam a ser as variedades com maior oferta e melhor preço.
O mais conhecido e o melão amarelo que também e conhecido como melão comum, ele é oval, tem a casca rugosa e a sua polpa varia do tom branco-esverdeado ao creme.
Ele é bem resistente ao transporte, tem a polpa carnosa e firme. O honey dew, conhecido como pingo de mel, possui uma polpa bem açucarada e suculenta. A casca é mais lisa e amarela e a polpa, branca. O Orange é mais redondo, tem a casca lisa e branca ou levemente amarelada, e a polpa alaranjada, muito docinho quando maduro. A variação Orange verde, diferencia-se por ter uma polpa esverdeada, mas mantém as mesmas características exteriores de cor e formato.
O melão Galia e esférico, de casca reticulada que vai da cor amarelo-esverdeada ao amarelo intenso quando está bem maduro, tem a sua polpa branca esverdeada e macia. O Cantaloupe tem a casca um pouco mais fina e reticulada, verde-claro ou amarela, tem a polpa cor-de-abóbora.

Resultado de imagem para 10 benefícios do melão para a saúde

Como escolher o melhor melão
Para realizar a escolha no momento da compra, e preciso observar a cor da casca, e dar uma leve pressionada na parte inferior do melão, do lado oposto à haste. Se ele ceder um pouco, significa que está no ponto. Se a casca está pegajosa, com manchas úmidas e pouco consistente, o melão já está passando do ponto.
As melhores safras de melão ocorrem na primavera e início do verão. No nosso pais a safra vai de outubro a janeiro, e dezembro é considerado o melhor mês para comprar a fruta, tanto por sua qualidade quanto pelo melhor preço.

Como consumir o melão
Quando a compra foi realizada do fruto bem maduro, o ideal é consumi-lo o mais rápido possível. Depois de aberto, deve ser guardado na geladeira, coberto por filme plástico.
Quando ele não estiver totalmente maduro, pode ser guardado, inteiro, em temperatura ambiente, até atingir um ponto melhor para o consumo.


SAÚDE EQUILÍBRIO - 7 hábitos do seu dia que estão sabotando sua noite de sono

A qualidade do nosso sono tem muito a ver com o que fazemos durante todo o dia 

Lizzie Roberts via Getty Images
Infinity symbol above sleepless man

A qualidade do nosso sono tem muito a ver com o que fazemos durante todo o dia — como quanto tempo passamos fora, quanto tempo gastamos olhando para a tela do computador ou celular ou se fumamos ou não.
Quando se trata de conseguir uma boa noite de sono, é preciso ter alguns requisitos em mente: um quarto silencioso, uma cama confortável e muito tempo disponível. Mas pesquisas mostram que o que fazemos durante o dia pode ter muito impacto no sono, assim como qualquer coisa que fazemos à noite.
Por isso, se você está tendo problemas para cair no sono, mesmo depois de mudar sua rotina noturna, veja se estes erros cometidos durante o dia estão atrapalhando:

1. Você aperta o botão soneca.
Conseguir uma boa noite de sono pode depender, em parte, da primeira coisa que você faz pela manhã. Isso porque, quando aperta o botão soneca, você inicia um novo ciclo de sono e não conseguirá terminá-lo em dez minutos, quando o despertador soar novamente, segundo Robert S. Rosenberg, diretor médico do Centro de Distúrbios do Sono de Prescott Valley e Flagstaff, no Arizona, Estados Unidos.
“Você está fragmentando o pouco de sono extra disponível, então é de má qualidade”, Rosenberg disse à CNN.
Ao não terminar o ciclo de sono que seu corpo iniciou, você pode se sentir grogue durante o dia, o que também pode desregular seu relógio biológico e afetar seu sono na noite seguinte”, Rosenberg explicou.

2. Você se escondeu do sol.
Uma das melhores coisas que você pode fazer para dormir: tomar sol (ou mesmo luz interna) logo de manhã. Vários estudos mostram que a exposição à luz pela manhã ajuda a reprogramar seu ritmo circadiano para as próximas 24 horas, dizendo para que você se mantenha desperto pela manhã e se sinta sonolento quando é hora de buscar o travesseiro mais tarde.

3. Você passou muito tempo no smartphone.
Vários estudos sugerem que muito tempo em frente à tela antes de dormir pode ser perigoso para o seu sono. Os dispositivos de luz azul interferem na produção natural noturna de melatonina, o hormônio que causa sonolência.
Mas um novo estudo revelou que passar muito tempo usando o celular a qualquer hora ao longo do dia também pode afetar o sono. O estudo monitorou o uso da tela do smartphone de 653 pessoas, bem como seus próprios relatos de medidas para dormir. Tanto a duração quanto a qualidade do sono diminuíam à medida que o tempo de uso da tela do celular aumentava.

4. Você tomou um ou dois refrigerantes.

refrigerante

Um novo estudo com 18.779 adultos mostrou que as pessoas que dormiam cinco ou menos horas por noite ingeriam 21% a mais de açúcar e/ou bebidas com cafeína do que as que conseguiam dormir de sete a oito horas por noite.
Os dados da pesquisa não indicaram claramente se ingerir mais açúcar e/ou bebidas com cafeína fazia com que as pessoas dormissem menos, ou se dormir menos fazia com que tais pessoas ingerissem mais açúcar e/ou bebidas com cafeína.
Mas ambos hábitos são associados com resultados de saúde negativos, segundo um estudo publicado por Aric A. Prather, professor assistente de psiquiatria da Universidade da Califórnia — San Francisco.
“Dormir pouco e ingerir muitas bebidas açucaradas têm sido ambos associados a resultados negativos de saúde metabólica, como a obesidade”, disse Prather em um comunicado. E é provável que a relação entre ambos comportamentos funcione nos dois sentidos.
Isso significa que eliminar um comportamento — como reduzir os refrigerantes e bebidas energéticas — pode melhorar o sono.

5. Você fuma.
Acrescente distúrbios do sono à longa lista de sérios problemas de saúde associados ao fumo.
A nicotina nos cigarros é um estimulante, assim como a cafeína, que pode mantê-lo acordado durante a noite.
Estudos têm mostrado que fumantes são quatro vezes mais propensos a relatar sono agitado do que os não fumantes. Fumar altera o relógio biológico, aumenta as chances de desenvolver apneia do sono e faz com que um cidadão médio perca 1,2 minuto de sono a cada cigarro fumado.

6. Você passa muito tempo no sofá.

sofá

Fazer exercícios é o presente à sua saúde que continua proporcionando benefícios sem cessar. Ajuda a manter o peso sob controle, melhora o humor, mantém seus ossos e músculos fortes, reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e alguns tipos de câncer, resumindo: contribui para que você viva mais tempo de uma maneira geral.
Uma rotina regular de exercícios também ajuda você a dormir como um bebê, dizem especialistas.
Uma pesquisa da Fundação Nacional do Sono, dos EUA, revelou que as pessoas que relatavam fazer exercícios dormiam melhor do que as que não faziam.
Mas a pesquisa também mostrou que uma boa noite de sono não está reservada apenas aos ratos de academia — até mesmo passar menos tempo sentado ajuda. Segundo o estudo, ficar sentado menos de seis horas por dia é associado a melhores noites de sono, comparado a dez horas ou mais.

7. Você está usando sua cama para tomar café da manhã ou trabalhar.
Independentemente de quão pequeno seja seu apartamento, sua cama não é sua mesa de trabalho. E, definitivamente, não é a cabine telefônica confortável para intermináveis conversas com seu melhor amigo.
“Você deve associar sua cama com o ato de dormir”, disse Jess Shatkin, professor de psiquiatria infantil e juvenil e de pediatria da Escola de Medicina da Universidade de Nova York. “Assim como os cachorros de Pavlov começaram a babar quando ouviram a campainha, sua mente tem de se preparar para dormir quando você olha para a cama.”
Especialistas do sono dizem que reservar a cama apenas para dormir e relações sexuais cria uma forte associação entre a cama e o sono. Você está treinando seu corpo para saber que, quando deitar na cama, é hora de dormir.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Como o álcool atrapalha seu sono e o que fazer para evitar o problema


O álcool piora os distúrbios do sono.


O álcool piora os distúrbios do sono.
© martin-dm via Getty Images

Você pode mudar de ideia antes de tomar sua bebidinha no fim do dia caso seu objetivo seja uma sólida noite de sono. Vinho, cerveja, licor... todas essas bebidas podem ajudá-lo a adormecer mais rápido (ou "encurtar a latência do sono", para usar um termo mais técnico), mas especialistas concordam que, se você bebe antes de ir para a cama, é mais provável que acorde durante a noite e durma menos profundamente.

A verdade sobre o vinho antes de ir para a cama

Se você bebe pouco antes da hora de dormir, tanto a qualidade como a quantidade do sono — e sua capacidade intelectual no dia seguinte — serão prejudicadas.
"O álcool atrapalha os ciclos do sono, fazendo com que você desperte mais vezes e passe menos tempo nos importantes estágios de sono profundo", diz o médico Rajkumar Dasgupta, professor assistente da Escola de Medicina Keck da Universidade do Sul da Califórnia e porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono.
Isto significa que, mesmo se você cair no sono rapidamente, pagará o preço mais tarde à noite (sem falar na manhã seguinte).
Passamos pelos vários estágios do sono a cada 90 minutos mais ou menos e tendemos a dormir mais profundamente na segunda parte da noite, quando os efeitos do álcool realmente entram em cena, diz Dasgupta. Precisamos passar mais tempo nesses estágios mais avançados para que o sono seja restaurador. Além disso, o sono profundo é crucial para a cognição e a memória.

Resultado de imagem para Como o álcool atrapalha seu sono e o que fazer para evitar o problema

Assim funciona o sono com a bebida

O álcool é um depressor do sistema nervoso central, segundo a médica Patricia Carter, professora associada da Escola de Enfermagem de Austin da Universidade do Texas e integrante do comitê da Sociedade de Pesquisa do Sono.
"Quando alguém toma uma bebida alcóolica, acaba se sentindo 'mais calmo' e mais relaxado porque isso impacta diretamente o sistema que está causando a ansiedade ou a sensação de 'estresse'", diz Carter. Em outras palavras, a bebida alcóolica ajuda a adormecer —, mas não garante uma noite de repouso.
Depois de um curto período — cerca de duas horas, dependendo do metabolismo —, o corpo começa a tentar eliminar o álcool, que é visto como uma toxina, diz Carter. Este processo é conseguido retirando água das células e expulsando a toxina por meio dos rins e da bexiga (por isso você tem de levantar e urinar tão frequentemente).
Além disso, o álcool inibe o hormônio antidiurético no organismo, o que contribui para mais idas ao banheiro, segundo Dasgupta. E, quando você vai muito ao banheiro, está perdendo eletrólitos essenciais.
Todos esses fatores podem se somar a uma terrível noite de sono leve e com frequentes interrupções, e você se sentirá exausto e desidratado pela manhã. Mas não precisa ser assim!

Cinco dicas de especialistas para tomar uma bebida e conseguir dormir depois:

1. Espere de três a quatro horas depois de beber para mergulhar nos lençóis. Se você pretende ir para a cama às 22h, certifique-se de terminar a taça de vinho às 7h. (O corpo leva aproximadamente três horas para metabolizar cerca de 240 ml de vinho, diz Dasgupta.) Mas o tempo exato pode variar dependendo do tamanho, gênero e ingestão de álcool. A bebida alcóolica tende a afetar as mulheres de forma mais aguda, diz Carter, que sugere uma janela de quatro horas tanto para mulheres quanto para homens.
2. Use a regra "dois para um" . Inebrie-se com dois copos de água para cada bebida alcóolica. Isso ajudará seu sistema a eliminar o álcool, diz Carter. (Beba ainda mais água se estiver ingerindo vinho ou uma bebida açucarada, já que seu corpo precisará eliminar o álcool e o açúcar.)
3. Pule a cava. As bolhas podem causar inchaço e gás, que distendem o estômago, proporcionando mais área de superfície para o álcool ser absorvido (e atrapalhar seu sono), segundo Dasgupta. Da mesma forma, pense duas vezes antes de ingerir bebidas frisantes e carbonatadas.
4. Beba comendo — e preste atenção à ingestão de álcool. Beber e comer ao mesmo tempo é uma boa ideia, porque normalmente comemos horas antes de ir para a cama, o que permite mais tempo para que o corpo metabolize a bebida e também mais tempo para ingerir aqueles cruciais copos de água. Mas há uma armadilha: a comida reduz o "golpe" do álcool, diz Carter, por isso, você pode acabar bebendo mais para se "sentir alegrinho".
5. Nunca beba caso esteja tomando comprimidos para dormir. Remédios como Ambien e outros medicamentos vendidos sem prescrição médica, como Benadryl, não devem ser ingeridos com álcool, diz Dasgupta. O álcool é um depressor respiratório (ou seja, torna a respiração difícil) e a maioria dos comprimidos para dormir atua sobre os mesmos receptores que o álcool no corpo, reduzindo ainda mais a capacidade de respirar. Portanto, o álcool aumenta os efeitos das pílulas para dormir, o que pode ser muito perigoso.
É importante destacar que o álcool piora os distúrbios do sono. Mais de 18 milhões de adultos sofrem de apneia, um problema que interrompe a respiração durante o sono, segundo a Fundação Nacional do Sono. Como o álcool dificulta ainda mais a respiração, é um duplo golpe para a saúde de qualquer pessoa com o distúrbio, diz Dasgupta. As bebidas alcóolicas também podem aumentar os sintomas ou efeitos da parasomnia (sonambulismo) e síndrome das pernas inquietas. Portanto, se você tiver qualquer um desses distúrbios, precisa tomar um cuidado extra com a ingestão de álcool.