quarta-feira, 22 de agosto de 2018

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - O diálogo do "se"...

O diálogo do "se"...



Se eu ainda penso em você?

Sim. Demais... demais... demais... Até mais do que deveria!


Se te amo tanto quanto afirmei esse tempo todo?

Por favor, não tenha dúvidas! Apenas precisei curar minha alma do vício e, aos poucos, estou entendendo meu papel nessa história toda!


Se fomos feitos um para o outro?

Você sabe que não. Que esse relacionamento, além de improvável, é impossível demais para ser verdade. E você precisa compreender isso, do mesmo modo que eu me obriguei a entender!


Se continuarei te dando carinho?

Claro! Você merece afeto em abundância e me faz bem te ver feliz... Além do mais, qualquer resposta sua já abre um sorriso imenso dentro de mim!


Se aprendi algo com você?

Muita coisa. Aliás, eu nem conseguiria descrever aqui quantos ensinamentos você me trouxe. Mas agora preciso aprimorar ainda mais esse nível de aprendizado. Sei que você confia em mim e também espera por isso. Vou conseguir!


Se sinto falta do seu abraço que nunca tive?

Nossa... e quanto! Porém, hoje minha alma fala baixinho e não se atormenta mais pela distância. Ela sabe que tudo virá no momento certo. E, quando vier, será amistoso, gentil e suave!


Se foi culpa sua?

Não. Nem minha. Tivemos responsabilidade, o que é bem diferente. Mas, aos poucos, vamos aparando as arestas e transformando tudo em leveza! Juntos, certamente chegaremos lá – ainda que cada um esteja no seu canto.


Se eu vou ficar bem?

Também me pergunto isso, sempre. E, a cada amanhecer, repito: “Hoje eu só quero que o dia termine bem...” Tem dado certo, pois você permanece em meu coração, mesmo sem estar fisicamente comigo!

Se existe amor além da vida?

Acredito que sim. Porque, em meio a altos e baixos, achados e perdidos...  

... encontrei você!

O PODER DA ORAÇÃO - RITUAL DA CHAMA TRINA

A CHAMA TRINA

A Chama Trina é a união de três chamas: azul, dourada, rosa. A Chama do Cristo dentro do coração encarna as mesmas qualidades de amor, sabedoria, e dá poder àquela manifestação no coração do Todo-poderoso, no coração de sua Presença EU SOU , e no coração de seu Cristo Pessoal.
Certamente dentro de seu próprio templo do corpo estão as três plumas ígneas do Espírito Santo cor-de-rosa , dourada e as pulsações azuis da chama vivente. Assim a Trindade divina ganha expressão no mundo da forma material. A energia azul representa o Poder e a Força de Deus; a Dourada, a Sabedoria ou Divina Iluminação; a Rosa, o Puro Amor Divino.
Estas três atividades são os três Aspectos Divinos presentes em todas as coisas. O perfeito equilíbrio destas Três Qualidades Divinas é muitas vezes denominado “O Poder de Três Vezes Três”
Também correspondendo com a trindade do corpo, mente e alma, a Chama Trina arde as necessidades materiais do homem para poder percorrer o corpo (a fé e a benevolência do intento divino); sabedoria para nutrir a mente (iluminação e o uso correto do conhecimento da Lei); e amor para cumprir o destino da alma em manifestação exterior consciente (uma compaixão justa e misericordiosa que sempre é recompensada através da realização criativa individual).
A chama dentro do coração é seu enfoque pessoal do fogo sagrado. É sua oportunidade para se tornar o Cristo. É o potencial de sua Divindade esperando para estar dentro de sua humanidade. É comumente denominada Chama Crística, uma incorporação da atividade do Santo-Ser-Crístico que Jesus chamava: ” O Pai em Mim”.
Durante as primeiras três idades douradas antes da partida da inocência do homem, o cordão cristalino tinha nove pés em diâmetro e a Chama Trina envolvia a sua forma. A fonte de energia do homem era literalmente ilimitada e a consciência do seu Cristo envolvia tudo.
Depois da queda, foi reduzida a oportunidade do homem para exercitar o seu livre arbítrio. Através do édito cósmico, a Chama Trina foi reduzida a um décimo-sexto de uma polegada em altura.
Como a Chama de Iluminação expande sua consciência interior, envolve seu ser gradualmente até Deus, que com a santa sabedoria, é empossado no altar de seu coração. Mas com cada aumento de sabedoria, o poder e a plumas de amor têm que subir também pela ordem de sua devoção; outra sabedoria não será retida.
Igualmente, com cada poder tem que vir a aquisição da sabedoria e têm-se que amar em equilíbrio perfeito. Também assim, o amor só é atualizado por uma manifestação equivalente de poder e sabedoria.
Reconhecer aquele equilíbrio é a chave dourada para a Cristicidade; você tem que entender que você não pode conhecer por você e não pode trazer em manifestação aquilo que você não percebeu primeiro dentro da chama trina, como o resultado de sua experiência exterior e interna em Deus.
Comece visualizando chama trina ardente dentro de seu coração, um décimo-sexto de polegada em altura, lacrada dentro da câmara secreta de seu coração. Então assista à sua expansão, expansão, expansão, enquanto você medita no Amor:
Oh meu Deus! Eu humildemente invoco a expansão ao longo de meu ser e mundo, de Suas qualidades de Amor Divino – Sabedoria, Poder, Liberdade, Compaixão, Tolerância, Perdão, Paciência, Benevolência, Unidade, Fraternidade, Tato, Diplomacia, Cultura, Beleza, Perfeição, e Auto-domínio.
Eu peço para ser ensinado por Sua Capacidade, para aumentar o Bem nos membros da raça humana, ajudar cada um a cumprir o seu plano divino, a liberar e desenvolver meus próprios talentos individuais e poderes, harmonizar, elevar, purificar e aperfeiçoar meu mundo de sentimento e de meus irmãos. Ser uma constante para amar toda a Vida livre.
Eu decreto, eu aceito, e eu SOU a imagem e manifestação de Seu Amor e Vida, meu Pai Amado. Use minha corrente de vida para canalizar Suas bênçãos para toda a vida na terra e magnificar o Senhor de forma que todos possam ver e possam saber que a Luz de Deus que nunca falha é a Chama Trina ardente batendo dentro de meu coração!
Seu coração é um dos presentes escolhidos por Deus. Dentro dele há uma câmara central cercada por um campo de força e de tal luz e proteção que nós chamamos isto de um intervalo cósmico. É uma câmara separada desta substância, e não há sonda que possa descobrir isto. Ocupa, simultaneamente, não só a terceira e quarta dimensão, mas também outras dimensões desconhecidas ao homem. É assim conectado o ponto do poderoso cordão de cristal de luz que desce de sua Presença de Deus para sustentar a batida de seu coração físico que lhe dá vida e propósito e integração cósmica.
Você não precisa entender um idioma sofisticado ou postulação científica, o como, o porque e o portanto, desta atividade. Esteja contente em saber que Deus está lá e que há dentro de você um ponto de contato com o Divino, uma faísca de fogo do próprio coração do Criador que é chamado de Chama Trina ardente de Vida. Lá queima a essência da trindade do amor, sabedoria, e poder.
Cada reconhecimento feito diariamente à chama dentro de seu coração ampliará o poder e iluminação de amor dentro de seu ser. Cada atenção produzirá uma sensação nova de dimensão por você, se não exteriormente, aparente, então subconscientemente manifesta dentro dos envoltórios de seus pensamentos internos.
Não negligencie, então, seu coração, como o altar de Deus. Não negligencie o sol de seu ser manifesto. Tire de Deus o poder de amor e O amplie dentro de seu coração. Então envie para fora, no mundo, a grandeza, como o bastião que superará a escuridão do planeta e diga:
Consagração das Velas
Saudamos a Poderosa e Abrangente Luz do Universo, a mais alta Fonte de Vida EU SOU! Nos vos curvamos, reverentemente, em profunda gratidão diante da Luz Cósmica e consagramos estas chamas como símbolo da Chama Trina da Vida, em cada ser humano.
A Chama do Poder(azul)… da Sabedoria(amarela/dourada)… do Amor(rosa)…
Acenda as velas da esquerda para direita e visualize a Chama Trina ancorando em seu coração, no coração de quem deseja e crie um coração no centro de sua casa, no centro do seu país e no centro do Planeta Terra e agora faça a seguinte afirmação: 
Poderoso EU SOU, Fonte de toda Vida, preenchei-nos (me) com Vossa Luz e Vossos Divinos Poderes e elevai este ritual a uma poderosa expansão de todo Bem.
Vós, Grandes Divinos Seres da Luz, Mestres Ascensionados, amigos do reino Angélico e da Natureza, ampliai o nosso esforço com Vosso Poder, para abençoar a vida. Nós Vos chamamos com profundo Amor e reverência.
Respire profunda e lentamente e mantendo esta visualização, faça a seguinte invocação: 
 A GRANDE INVOCAÇÃO
Do ponto de Luz na Mente de Deus
Que flua luz às mentes dos Homens,
Que a luz desça à Terra.
Do ponto de Amor no Coração de Deus
Que flua amor aos corações dos homens,
Que Cristo retorne à Terra.
Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,
Que o propósito guie as pequenas vontades dos homens,
Propósito que os Mestres conhecem e servem.
Do centro a que chamamos raça dos homens,
Que se realize o Plano de Amor e de Luz
E se feche a porta onde se encontra o mal.
Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam
O Plano Divino sobre a Terra,
Hoje e por toda a eternidade. Amém
Mantendo a visualização acima citada, faça seus pedidos e seu agradecimentos aos Dirigentes Celestiais Ascensionados destas Chamas. Fique em silêncio por alguns minutos certificando-se da ancoragem da Chama Trina de acordo com seus desejos e respire profunda e lentamente por três vezes e volte à sua Consciência. Faça o encerramento.
Encerramento
Amada Presença Divina EU SOU, Santo Ser Crístico em todas as pessoas:
Vós Seres e Poderes da Luz:
Nós agradecemos pelo derramamento de todas as dádivas Divinas e por Vossa Presença. Reforçai nosso empenho com Vossas Forças, Vosso Amor, Sabedoria e Poder para abençoar toda a vida. Mantende-nos em Harmonia, Paz e  Amor como focos para Vossa irradiação no nosso Mundo.
Abençoadas Chamas, marcos de Luz da mais alta Fonte Divina. Nós vos agradecemos por podermos enviar vossas  Forças e Vos envolvemos no nosso amor. Reconhecemos a unidade da Vida e nos curvamos humildemente à Luz Cósmica. Todos servimos como condutores da Luz no Corpo da mais alta Fonte EU SOU.

O PODER DE DECRETAR - Decreto de Saint Germain: Ative a Divina Presença Eu Sou

Ative a Divina Presença Eu Sou para organizar a sua vida! Afirmações de Luz


Decretos de Saint Germain

Eu Sou a Ressurreição e a Vida!
Eu Sou a Energia que uso em cada ação.
Eu Sou a Luz iluminando cada célula do Ser.
Eu Sou a Inteligência, a Sabedoria, dirigindo cada esforço.

Eu Sou a Substância Onipresente, sem limites, que pode ser usada para moldar a forma.
Eu Sou a Força, a Compreensão Perfeita.
Eu Sou a Habilidade a ser aplicada constantemente.
Eu Sou a Verdade que dá a Liberdade Perfeita agora.
Eu Sou a porta na aberta á Luz de Deus que nunca falha: dou graças, entro nessa Luz plena, usando compreensão Perfeita.

Eu Sou a vista que vê todas as coisas, visíveis e invisíveis.
Eu Sou o ouvido, escutando os sinos da Liberdade que tenho agora.
Eu Sou a Habilidade de sentir a mais embriagadora fragrância, á vontade.

Eu Sou a Totalidade de toda a Perfeição que desejo manifestar.
Eu Sou a compreensão total, Poder e uso de toda esta Perfeição.
Eu Sou a Revelação total e uso de todos os Poderes do Ser que Eu Sou.

Eu Sou o Amor, Magno Poder motriz através de toda ação.
Eu Sou a aceleração das células deste minha estrutura cerebral, que a faz expandir e receber a Direção Inteligente da Poderosa Presença interna.
Eu Sou o Eu Sou!




Fonte: “Livro de Ouro de Saint Germain”, Ponte para a Liberdade

Durante muito tempo este Decreto de Saint Germain foi a minha “oração da manhã e da noite”, a minha afirmação preferida, que usava em todos os momentos do meu dia, em todas as dificuldades e muito além delas.
Senti em mim e na minha realidade o Poder e a Força deste Decreto de Saint Germain.
Posso dizer que este decreto me inspirou a seguir com o controle da minha mente e me inspirou em diversas Afirmações de Luz.
Volto a este Decreto de Saint Germain sempre que sinto a necessidade de “voltar ás bases”, isto é: retornar um pouquinho no caminho.
O Eu Sou passou a ser parte do meu dia e entregar-me a essa Força foi um aprendizado maravilhoso!
Eu te estimulo a experimentar!
Eu Sou o Eu Sou!
Tania Resende

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Litoterapia - A Terapia com Cristais e Pedras

Litoterapia - A Terapia com Cristais e Pedras 



Definição

Litoterapia são aplicações de cristais e pedras em centros energéticos específicos, buscando a harmonização global. As pedras são selecionadas, de modo geral, segundo as suas cores, às quais atribuem-se propriedades, ou, ainda, de acordo com sua composição química. É também conhecida como Cristaloterapia ou Terapia dos Cristais

O Uso Terapêutico dos CristaisAs terapias holísticas trabalham na sua linguagem com aspectos energéticos, atuando diretamente sobre o corpo, como também nos ambientesnormalmente freqüentados (em casa; no trabalho; etc.).
rar ou repelir determinado tipo de energia, de acordo com a característica do local (quarto, mesa de trabalho, ambiente de estudo, etc).

Algumas dicas de cristais e o local do corpo em que deve ser aplicado para equilibrar as energias dos Chakras.

slide_3

Água Marinha
Usar no 5º chakra (garganta) para ajudar a comunicação e a expressão de opiniões. Ajuda também na libertação kármica, física e emocional.

Âmbar
Usar no 3º chakra (plexo solar). Pedra altamente calmante que facilita o equilíbrio da energia. Remove influências psíquicas e energias negativas de outras pessoas. É frequentemente usado por agentes de cura como escudo protetor nas suas sessões de tratamento.

Ametista
Usar no 7º chakra (coroa) para despertar e abrir a espiritualidade. Aumenta a paz espiritual. Ajuda na meditação, stress e insônias. Facilita a intuição e a recordação de vidas passadas.

Anidrita
Usar no 5º chakra (garganta) para atuar como um detector / radar. Tem uma forma de encontrar e libertar toxinas e bloqueios de energia no corpo. Também harmoniza hormônios desestabilizadas pelas toxinas e stress.

Azurite
Usar no 6º chakra (terceiro olho) para ajudar no contato com os guias espirituais. Ajuda também no trabalho dos curadores e físicos. Aumenta a habilidade psíquica. Dissolve bloqueios de energia e negatividade.

Calcedônia Azul
Usar no 5º chakra (garganta) para harmonizar o corpo, mente, espírito e emoções. Útil também na comunicação verbal proporcionando clareza de discurso. Simboliza a boa vontade e promove a estabilidade mental.

Crisoprácia
Usar no 4º chakra (coração) para ativar, abrir e energizar este canal energético. A meditação com este cristal pode facilitar uma profunda ligação do coração com a Mãe Terra.

Citrino
Usar no 3º chakra (plexo solar) para prevenir e manter o estado de saúde. Útil no equilíbrio energético.

Lapisazuli
Usar no 6º chakra (terceiro olho) para transformar pontos de vista negativos em positivos. Limpa o corpo mental enquanto liberta padrões Kármicos antigos.

Malaquita
Usar no 4º chakra (coração) para limpar o corpo emocional, libertar traumas de vidas passadas. Protege contra ataques psíquicos e outras negatividades.

Manganocalcite
Usar no 4º chakra (coração) para reestabelecer amor materno que possa estar em falta. Promove o amor próprio e pelos outros graças à sua natureza gentil e calma.

Pedra da Lua
Usar no 6º chakra (terceiro olho) para aumentar o conhecimento psíquico enquanto aumenta a intuição. Ajuda no crescimento e desenvolvimento espiritual.

Pedras Boji
Usar no 1º chakra (raiz) para eliminar ressentimentos e sentimentos e emoções negativas. Promove o livre fluir da energia vital. Ajuda na artrite, dores nas costas e osteoporose.

Pirita
Esta é uma pedra que protege das energias negativas a um nível físico, etérico e emocional. Deve ser usada quando se executam trabalhos perigosos. A Pirita é também uma pedra que estimula o poder do intelecto.

Quartzo Cabelo de Anjo
Usar em todos os chakras. Potencia toda a energia positiva que entra na aura, afasta a energia negativa e acelera a cura.

Quartzo Laser
Usar em todos os chakras. Ótimo para libertação de medos, para encorajar e descobrir o propósito da vida, para promover a intuição a acelerar a cura. Diz-se que alguns contêm informação sobre processos de cura provenientes da Lemúria.

Quartzo Rosa
Usar no 4º chakra (garganta) para promover a cura do coração pelo amor próprio, para curar dores de coração e solidão e para despertar a divindade interna.

Rodocrusita
Usar no 4º chakra (coração) para limpar o corpo emocional libertando sofrimento de vidas passadas e reprogramando-o para receber alegria. Cura o sentimento de culpa.

Sodalita
Usar no 6º chakra (terceiro olho) para encorajar visões psíquicas. Ajuda na cura do sistema nervoso central.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Cromoterapia e seus efeitos no cerebro.

Cromoterapia e seus efeitos no cerebro.


Imagem relacionada

  • AZUL – Parte do cérebro: Córtex Pré-Frontal
EFEITO: Em tom escuro relaciona-se ao poder. Em tom mais claro, provoca sensação de frescor e higiene. Está ligado a produtividade e sucesso.
  • LARANJA – Parte do cérebro: Sistema de recompensa – responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazerosa.
EFEITO: Mudança, expansão e dinamismo.
  • AMARELO – Parte do cérebro: Sistema de Recompensa.
EFEITO: Passa a mensagem de transparência nas negociações ou no objetivo do lucro. Combinada com outras cores significa credibilidade.
  • ROSA – Parte do cérebro: Área Tegmentar Ventral – controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo.
EFEITO: Um tom claro dá a ideia de inocência. O tradicional, feminilidade e rompimento de preconceitos. O pink, o desejo de iniciar ações individuais.
  • CINZA – Parte do cérebro: Putâmen – regula a distribuição de dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de prazer. Ínsula – coordena as emoções.
EFEITO: É a expressão de neutralidade. Pode significar indecisão ou ausência de energia.
  • VERDE – Parte do cérebro: Córtex Pré-Frontal – ligado às decisões, pensamento abstrato e criativo, respostas afetivas e capacidades para conexões emocional e julgamento social.
EFEITO: Remete à natureza. Transmite frescor, harmonia e equilíbrio. Reforça a ideia de ponderações e coerência.
  • MARROM – Parte do cérebro: Sistema Límbico – estrutura interna que responde pelas emoções.
EFEITO: É uma cor pesada. Sugere conservadorismo.
  • BRANCO  Parte do cérebro: Córtex Cerebral Esquerdo – responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa.
EFEITO: Sugere pureza. Cria impressão de luminosidade. Transmite ideia de frescor e calma. Combinado com outras cores proporciona harmonia.
  • ROXO – Parte do cérebro: Pólo Frontal – ligado ao planejamento de ações e de movimento e ao pensamento abstrato.
EFEITO: Pode remeter a mistério. Também se relaciona a calma e sensatez.
  • VERMELHO – Parte do cérebro: Amígdala e Núcleo Accumbens – estrutura ligada ao prazer.
EFEITO: Emoção, dinamismo, sexualidade, virilidade e masculinidade. Em relação ao consumo pode estimular, no caso de alimentos, ou evitá-los (objetos e lazer).
  • PRETO – Parte do cérebro: Amígdala – regula comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional.
EFEITO: Sugere mistério, curiosidade ou superioridade, além de nobreza e distinção.



AS MATIZES DANDO VIDA AOS NOSSOS SENTIDOS



O PODER DAS CORES


terapia através das cores fundamenta-se em estudos físico-químicos que comprovam que matéria e energia são manifestações diferentes de uma mesma coisa. A luz é uma onda eletromagnética e como tal apresenta frequências e comprimentos de onda. A energia da luz é proporcional à frequência, ou seja, quanto maior a frequência maior a energia. Heinrich Hertz observou que a luz quando incide em superfícies metálicas provoca a liberação de fótons e elétrons e esse efeito não é proporcional à intensidade da luz, mas à sua frequência. Os fótons são capazes de penetrar na matéria e geralmente transferem sua energia a partículas eletricamente carregadas - as células do nosso corpo, por exemplo.
       A incidência de luz sobre a pele, principalmente sobre pontos de Acupuntura, dependendo da frequência luminosa e do número de fótons envolvidos, aceleram elétrons e aumentam a quantidade de elétrons ativados. Estes devem então produzir os fenômenos biológicos da Cromoterapia.
      Segundo a teoria de Peter Mandel, os receptores da pele reconhecem informações luminosas e as transmitem para o sistema endócrino através de impulsos nervosos. O sistema endócrino é responsável pela produção hormonal do organismo. 
      Para a Colorterapia ou Colorpuntura a doença é uma informação incorreta na comunicação entre células. A terapia das cores é uma das maneiras de equilibrar essa comunicação
     Os pontos de acupuntura têm afinidade com as ondas eletromagnéticas principalmente aquelas com frequência na faixa de luz visível que começa no vermelho e vai até o violeta.

Leia mais: http://www.padmananda.com/acupuntura/cromoterapia/

DICAS TERAPÊUTICOS - AURICULOTERAPIA X CATARATA


AURICULOTERAPIA X CATARATA

Resultado de imagem para AURICULOTERAPIA FUNCIONA MESMO?

CATARATA E DEGENERAÇÃO MACULAR

A catarata é uma condição onde o cristalino (conhecido popularmente como “lente”), uma parte do olho que focaliza a luz, se torna turva. As lentes nos olhos são normalmente claras ou transparentes, mas com a idade, a estrutura ou composição química da lente muda, tornando-a mais turva. Isso causa uma perda gradual e sem dor da visão, que pode eventualmente levar à cegueira. Felizmente, o processo pode quase sempre ser corrigido com cirurgia e com exercícios visuais.
A catarata é muito comum. E geralmente começa a aparecer depois dos 50 anos, e aproximadamente metade das pessoas com idade acima de 75 é afetada.
Enquanto todos nós estamos em risco de ter conforme ficamos mais velhos, algumas coisas fazem da catarata mais provável, incluindo fumar cigarro, falta de vitaminas, exposição solar e certos remédios.

CAUSAS PARA CATARATA

As lentes dos olhos são principalmente feitas de proteínas arranjadas ordenadamente. Às vezes, estas proteínas se juntam, quebrando a formação e perdendo transparência. Isso torna as lentes turvas. O mundo se torna mais escuro, nebuloso e menos colorido. A área não tratada, turva pode se espalhar, progressivamente diminuindo a visão neste olho.
Algumas pessoas nascem com catarata congênita, que geralmente afeta os 2 olhos. Estas nem sempre afetam a visão.
A catarata traumática se refere a uma condição que pode aparecer imediatamente seguindo de uma lesão no olho, ou pode ocorrer anos mais tarde.
A catarata secundária é causada por certas doenças crônicas. A diabetes é a causa mais comum da catarata secundária.
Obviamente, o envelhecimento é a causa mais comum da catarata. Esta catarata previamente foi chamada de catarata senil, mas este termo caiu em desuso.
Os fatores seguintes podem adicionar ao risco de desenvolver catarata:
  • Exposição excessiva à luz solar aumenta o risco de catarata senil. A radiação do sol, especialmente raios ultravioleta B, danifica as proteínas na lente.  As pesquisas recentes falam que o excesso de luz (não precisa ser nem a luz solar) pode provocar a catarata. Isso faz sentido ao pensar que metade da população acima de 75 anos tem problema.
  • A fumaça do cigarro danifica as proteínas na lente.
  • A falta de algumas vitaminas e outros antioxidantes como vitaminas C e E, selênio, beta-caroteno, e licopeno foi mostrada por pesquisa a ser associada à catarata. Os antioxidantes protegem o corpo de oxidantes, também conhecidos como radicais livres. Os radicais livres reagem com as células, efetivamente “oxidando-as”. Se não estiver obtendo suficientes antioxidantes na dieta, como vitaminas C e E, pode estar se colocando em risco para catarata.
  • Diabetes mal controlada
  • Hipertensão Arterial.
  • Certos medicamentos podem também causar catarata.

SINTOMAS E COMPLICAÇÕES DA CATARATA

A catarata causa uma perda gradual, sem dor da visão. Em pessoas mais velhas que usam óculos para leitura, visão próxima podem realmente melhorar de início. Isso é porque estão seguindo de hipermetropia para miopia. A visão dupla pode também aparecer temporariamente cedo no curso da doença.
Outros sintomas incluem:
  • mudanças frequentes nos óculos ou lentes de contato
  • visão turva ou borrada
  • cor maçante, desbotada
  • visão noturna precária
  • efeitos visuais estranhos ao redor das luzes, como brilho ou círculos
A catarata não “pula” de um olho para outro. Mas as pessoas que têm um, muitas vezes terminam a desenvolver no outro olho.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO PARA CATARATA

A catarata ainda cega milhões de pessoas no mundo em desenvolvimento, mas na América do Norte, por exemplo, é prontamente removida com cirurgia. A operação leva em torno de uma hora ou menos. É geralmente feita sob um anestésico local, enquanto a pessoa fica acordada. A lente velha embaçada é recolocada com uma lente nova, clara, plástica. A operação melhora a visão em mais de 90% das pessoas, geralmente muito dramaticamente. Geralmente, apenas um olho é operado de cada vez.
Após a cirurgia, algumas pessoas notam que o mundo explode em cor tão intensa que é quase doloroso. Isso porque o cérebro compensou para a ingestão de luz inferior por amplificar os sinais de cor. E pode levar um tempo para o cérebro se acostumar para a visão melhorada. E a pessoa pode não ser capaz de dirigir o carro por algumas semanas se este for o caso.
A catarata acontece com envelhecimento natural, mas se pode seguir passos para prevenir. Para evitar exposição dos olhos para luz solar, usar óculos de sol que filtram os raios UVA e UVB. Os óculos de sol que apenas filtram UVB podem realmente aumentar o risco de catarata, porque eles resguardam os olhos, causando que as pupilas abram, e isso permite mais luz UVA para entrar no olho.
É possível obter mais antioxidantes na dieta por comer frutas cítricas e vegetais verdes folhosos. E também vai ajudar a equilibrar o risco de doença cardíaca e câncer. Se for fumante, é possível melhorar as chances até mesmo por parar.
Ao final desse artigo mostro um caso de sucesso de Catarata e Degeneração Macular só com Exercícios Visuais e Auriculoterapia! Assista o vídeo até o final porque os exercícios estão lá!

DEGENERAÇÃO MACULAR

Mais de 10 milhões de americanos sofrem os efeitos potencialmente de incapacitação da degeneração macular, uma doença que é a causa principal de perda da visão em pessoas com mais de 50 anos de idade, segundo American Macular Degeneration Foundation.
A condição, que obscurece a visão central, é também chamada de degeneração macular relacionada à idade, porque é associada com envelhecer, segundo National Eye Institute. A visão central é necessária para dirigir, ler e reconhecer rostos e cores, entre outras tarefas.
A degeneração macular é a deterioração na área central da retina, chamada de mácula. A mácula é uma estrutura responsável pela visão central, e é localizada no centro da retina, a camada traseira interior do globo ocular que converte a luz e imagens em sinais elétricos que são enviados ao cérebro. A degeneração macular relacionada à idade pode ocorrer em um ou ambos os olhos.

SINTOMAS DA DEGENERAÇÃO MACULAR

A degeneração macular relacionada à idade normalmente se desenvolve gradualmente e não é dolorosa, assim os sintomas iniciais podem ser confundidos para mudanças normais de visão relacionadas à idade.
Em outros, a doença progride mais rapidamente, e pode levar à perda da visão em um ou 2 olhos. Segundo a Mayo Clinic, os sintomas incluem:
  • linhas retas ou faces parecendo onduladas
  • portas parecendo tortas
  • objetos parecendo menores ou mais distantes
  • dificuldade maior de se adaptar para níveis de luz baixos
  • intensidade de cor diminuindo ou brilho
  • dificuldade em reconhecer rostos
  • aumento da nebulosidade da visão
  • pontos cegos ou embaçados na visão central
Se um paciente percebe qualquer distorção em um olho, deve ver um oftalmologista imediatamente.

CAUSAS PARA DEGENERAÇÃO MACULAR

As causas exatas da degeneração macular relacionada à idade não são conhecidas, mas o risco de desenvolver aumenta com a idade, e certas condições físicas e escolhas de estilo de vida aumentam a chance de desenvolver. Estes fatores de risco incluem:
  • histórico familiar
  • fumo
  • obesidade
  • pressão arterial alta
  • colesterol alto
  • ser caucasiano
  • ser mulher
  • dieta pobre em frutas e vegetais
Há 2 tipos de degeneração macular relacionada à idade, a molhada e a seca. A degeneração macular relacionada à idade seca é a forma mais comum, e ocorre quando as células sensíveis à luz na mácula gradualmente se deterioram. Os depósitos amarelos atrás da retina chamados de Drusen desalojam a mácula de seu lugar normal, e seu tamanho e número muitas vezes indicam o quanto severo a degeneração macular seca se tornou.
A maioria das pessoas desenvolve drusen muito pequena conforme envelhecem, mas quando drusen são numerosas ou grandes, a degeneração macular seca é geralmente mais avançada. As mudanças no pigmento da retina podem também ser um sinal da doença.
A degeneração macular relacionada à idade molhada, é relativamente rara, ocorrendo em apenas aproximadamente 15 por cento de todos os casos.
Ela se desenvolve quando os vasos sanguíneos anormais crescem por baixo da retina e vazam sangue e fluido, causando inchaço e dano à mácula. A degeneração macular molhada é mais grave do que a seca e pode desencadear rápida perda da visão.
degeneração macular relacionada à idade tem 3 estágios, parcialmente definidos pelo tamanho e número de drusen abaixo da retina. Em degeneração macular de estágio inicial, os pacientes têm drusen de tamanho médio, e geralmente nenhuma perda de visão.
Em degeneração macular intermediária, os pacientes têm drusen grande, mudanças de pigmento na retina, ou ambos, e a maioria das pessoas não vivencia qualquer perda da visão.
Os pacientes de última degeneração macular têm drusen e perda da visão, e desenvolver degeneração macular seca ou molhada.

TRATAMENTOS PARA DEGENERAÇÃO MACULAR

Enquanto uma cura para degeneração macular relacionada à idade ainda não existe, vários tratamentos são disponíveis dependendo do tipo da doença. A progressão da degeneração macular relacionada à idade seca de intermediária para avançada pode ser reduzida por ingerir uma combinação diária de alta dose de vitaminas antioxidantes e zinco, segundo um estudo conduzido por NEI (National Eye Institute). A formulação inclui:
  • 500 mg de vitamina C
  • 400 IU de vitamina E
  • 15 mg de beta caroteno
  • 80 mg de zinco
  • 2 mg de cobre
Outro estudo de NEI descobriu que substituir beta-caroteno com uma mistura de 5 a 1 de vitaminas luteína e zeaxantina pode ajudar mais a reduzir o risco de desenvolver tardia degeneração macular relacionada à idade, e não carregar o mesmo risco de câncer de pulmão em fumantes que o beta-caroteno pode causar.
A degeneração macular relacionada à idade molhada tem 3 tratamentos principais, nem todos dos quais são apropriados para todos os pacientes. E incluem:
  • cirurgia de laser, que destrói os vasos sanguíneos que vazam por trás da retina
  • injeções no olho com uma droga que bloqueia um fator de crescimento estimulante anormal de desenvolvimento do vaso sanguíneo
  • terapia fotodinâmica, que inclui a injeção de uma droga ativada de luz na corrente sanguínea. Após a injeção, uma luz é iluminada no olho por 90 segundos, causando a droga a destruir novo crescimento de vaso sanguíneo, segundo NEI
Várias mudanças de estilo de vida podem ajudar os pacientes de degeneração macular relacionada à idade a lidar melhor com perda da visão resultante, segundo Mayo Clinic. Estas incluem usar lentes de aumento e óculos, ajustar o tamanho da fonte do computador, e níveis de brilho, usar aparelhos adaptáveis como relógios e telefones com números extras grandes, e níveis de luz da sala com brilho.
Segue agora um caso de uma paciente (mãe de uma aluna) que tem (ou tinha) catarata e degeneração macular e melhorou só com os exercícios que ensinei somado à Auriculoterapia. Assista ao vídeo e veja que há uma alternativa.
Obviamente cada caso é um caso e você deve usar essas técnicas em conjunto com o seu médico, isso é uma terapia complementar e não uma terapia alternativa!