sábado, 16 de julho de 2016

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - TAO – A SABEDORIA DO SILÊNCIO INTERNO

 A SABEDORIA DO SILÊNCIO INTERNO 



Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi (energia). Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia.

Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi.

Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada.
Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia.

O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.
Se você se identifica com o êxito, terá êxito.
Se você se identifica com o fracasso, terá fracasso.

Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna. 
Aprenda a ser como o Universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem (pré)conceitos.

Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluida.

Não se dê demasiada importância e seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões.

Seja discreto, preserve a sua vida íntima. Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente invisível, misteriosa, indefinível, insondável como o Tao.

Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre dá-nos o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos.
Tenha confiança em si mesmo. Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros. Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação.

Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão. Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria. Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o fato.

Não saber é muito incômodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal. Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.



Evite julgar ou criticar.

O Tao é imparcial nos seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade. Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas.

O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra. Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta defender-se, está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles.

Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz. O seu silêncio interno torna-o impassível. Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo.

Pratique a arte de não falar.

Tome algumas horas para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do Tao ilimitado, em vez de tentar explicar o que é o Tao. Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Graças a essa força, atrairá para si tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação. Porém, tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este converter-se-á num veneno, que o envenenará rapidamente.

Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno. Respeite a vida de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm a capacidade de ser. Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do Tao.

Sabedoria Taoísta




http://stelalecocq.blogspot.com/2015/12/tao-sabedoria-do-silencio-interno.html
Fonte: http://despertarcoletivo.com/tao-a-sabedoria-do-silencio-interno/
LUZ!
STELA

ENERGIA E EQUILÍBRIO - Restaure as energias, Viva Melhor! - DICAS DE COMO FAZER...

Restaure as energias, Viva Melhor!



 
Sempre é hora de recolocar a vida nos eixos e se preparar para todos os desafios que vêm pela frente.

Para resgatar a disposição e direcionar a mente para o trabalho, os estudos e todas as outras atividades, é preciso antes tratar com bastante carinho do próprio corpo.
Para recuperar as energias, existem uma série de opções naturais muito eficazes e simples de serem aplicadas. Veja algumas dicas:

Reflexologia – Técnica milenar no Oriente e trazida para o Ocidente no início do século XX, que associa pontos específicos dos pés com os órgãos vitais glândulas e estruturas ósseas do corpo.
A massagem nos pés, portanto, é uma forma eficaz de restaurar a livre circulação da energia por todo o organismo, fortalecendo a saúde e proporcionando um profundo bem estar.

Você pode pressionar com movimentos circulares as áreas doloridas, ou massagear os pés como um todo, utilizando um creme neutro ou óleo vegetal para tornar os movimentos mais agradáveis, já que diminuem o atrito com a pele.

Sucos Verdes:
Conferem um grande fluxo de energia ao organismo, principalmente se consumidos pela manhã, aumentando a disposição.

Além disso, mantém o corpo hidratado, bem nutrido e funcionam como preciosos auxiliares na prevenção de doenças, já que regulam o metabolismo e fortalecem o sistema imunológico.

Você pode usar a criatividade e testar diversas possibilidades de combinação de sabores e o ideal é que haja sempre uma variação nas misturas, para que se possa enriquecer o organismo com a ingestão de todos os tipos possíveis de nutrientes e vitaminas.
Mas, para quem está começando, experimente está receita:

Ingredientes:
2 folhas de couve
1 punhado de folhas de hortelã
1 maçã
1 cenoura ou beterraba
1/2 pepino
1 lasca de gengibre
Bata tudo no liquidificador ou centrifuga, tome imediatamente!
Florais – A essência Olive, dos florais de Bach, age como um grande regenerador fortalecendo a energia vital, o ânimo e a disposição.

Após um período de grande esforço físico, onde a fadiga começa a dar sinais mais intensos, este floral atua revitalizando o sistema energético e desperta a pessoa para a necessidade de aprender a utilizar mais adequadamente sua energia, reservando mais períodos de descanso para a mente e o corpo.

A Bioenergia é um meio ideal para manter a saúde e o 

equilíbrio no dia-a-dia.



O organismo funciona como unidade, estando todos os sistemas e órgãos interligados. A Bioenergia age a todos os níveis: físico, psicológico (intelectual) e espiritual.

Para qualquer pessoa, a Bioenergia é um meio ideal para manter a saúde e o equilíbrio ao nível da vida quotidiana, dissolvendo o stress do dia a dia, e conservando o organismo em harmonia. Este equilíbrio bioenergético pode ser conseguido através de técnicas de relaxamento e libertação energética.

A Bioenergia é a energia primordial do todo. É o campo onde tudo acontece, é a vida. O homem sempre teve a consciência da existência dessa energia que, ao longo do tempo, foi chamada de energia Ki, Energia Vital, Prana, Mana, Aura, entre outras.

O homem conhece essa energia que aparece como auréola na cabeça dos santos, está presente nas curas pela imposição das mãos, na bênção dos velhos, pais e clérigos, na rabdoscopia, nos fenómenos psi-kapa, na telepatia, e nas terapias alternativas como do-in, acupunctura, shiatsu, entre outras.

Hoje, com a kirleografia, fotografia da aura, podemos ver e estudar a bioenergia e os seus efeitos. Sabemos hoje que está ligada directamente à saúde física e mental dos seres vivos, e que toda e qualquer doença, antes mesmo de aparecer no corpo, já pode ser detectada através do fluxo da bioenergia corporal.

Corrigindo e equilibrando o fluxo de energia, conseguimos evitar a manifestação das doenças. Um dos objectivos do Tratamento Bioenergético (TB) é assim equilibrar a circulação de energia e estimular a corrente da energia de cima para baixo ou de dentro para fora, ou ambas as técnicas simultaneamente.

Stress

A maioria das pessoas sabe que a raiz de várias doenças é o stress. O TB resolve e dissolve com muita eficácia o stress, isto se a pessoa for minimamente disciplinada, bastante persistente e não for preguiçosa.

O stress, na verdade, pode ser chamado de "doença do século XXI", embora exista desde a criação do mundo. No entanto, floresceu nos últimos tempos. O ser humano sofre com as desilusões e as frustrações, que enfrenta desde o nascimento (se calhar mesmo a partir da concepção).


Assim, o organismo fica cada vez mais desequilibrado e, até, deformado fisicamente. A nossa energia corporal não passa normalmente e livremente por todo o organismo, alguns órgãos ou sistemas têm energia a mais, e alguns estão com "fome".

Para além disso, em excesso, acumula-se uma energia patológica. Um dos problemas da sociedade moderna é o desenvolvimento do que se considera "inteligente" ou "superior", em detrimento de algo "terrestre".

Valorizamos o intelecto e o nosso "superego" mais do que o "enraizamento" e o altruísmo. As pessoas, em geral, recusam-se a sentir as suas funções "vegetativas" e permitem-se cada vez menos senti-las com prazer e com alguma ligação cósmica ao nosso universo.

Como resultado temos uma mentalidade limitada, objectivos limitados e possibilidades limitadas. A saúde reflecte esta situação. O primeiro a sofrer é o sistema nervoso, a pessoa fica incapaz de se descontrair, tendo como objectivo principal - o dinheiro!

O descanso vem depois, mas muitas vezes "depois" já é tarde demais. Enganar a Natureza não é tão fácil como a si próprio…O organismo protege-se ao fixar um reflexo de contracção, aliás, não quer aceitar a energia negativa da "competição do dinheiro".

A perturbação do sistema nervoso central perturba, naturalmente, os sistemas autónomos e somáticos que, por seu lado, afectam o funcionamento dos vários sistemas e órgãos do corpo. A harmonia metabólica, assim como os processos digestivos são desequilibrados, a distribuição vasomotora e a respiração são afectadas.

Ao tentarmos medicar-nos engolimos calmantes, antibióticos (que destroem o nosso sistema imunitário), fazemos qualquer coisa para nos sentirmos bem. Mas assim tratamos apenas sintomas sem tratar a raiz do problema. Um organismo contraído não pode ser saudável…

A Bioenergia 


Quem quer na verdade ter saúde tem de lutar por isso, respeitando o próprio corpo, sabendo minimamente as regras do funcionamento do organismo. O stress provoca vários efeitos negativos, a contracção é um dos piores. O excesso da energia negativa tem ser drenada ou libertada.

Na maioria dos casos, a sobrecarga está localizada, formando um "curto-circuito". A distribuição da bioenergia tem como objectivo agir contra essas tendências, dirigindo a corrente de cima para baixo e de dentro para fora. Portanto, o terapeuta deve controlar sempre a direcção da bioenergia quando trabalha.

A "intenção psíquica" é um dos factores mais poderosos no tratamento, pois é capaz de normalizar, por si própria, o funcionamento do organismo. Aliás, tendo uma forte intenção para o "Bem" nunca vai acontecer o "Mal". O lema do Reiki por exemplo é: acontece melhor, e acontece!

A importância da nossa posição enquanto estamos a receber este tratamento é também importante para que a energia circule com maior eficácia. A pessoa tem que estar deitada com a coluna direita, assim a energia fluirá livremente.

Durante e depois do tratamento a pessoa pode sentir-se diferente. Pode surgir a sensação do calor ou frio, sentir picadas de agulha, leveza, e até levitação ou transparência, pode começar a ver cores, cristais, etc.

O bionergia leva a pessoa ao equilíbrio, estimula o processo de limpeza profunda, purificando os tecidos corporais, inclusivamente os líquidos, os quais retiram todas as toxinas do organismo.

A desintoxicação abrange todos os níveis corporais: ósseo, muscular, cutâneo, servindo também como um complemento poderoso na estética. Para além disso, este cuidado é ainda muito agradável, proporcionando prazer físico, emocional e energético.


O tratamento bioenergético é conseguido através de várias técnicas, uma das quais o reiki, a massagem relaxante, entre outras. A conjugação das várias técnicas e terapêuticas ajudam a completar este tratamento.

Contra-indicações

O Tratamento Bioenergético (TB) praticamente não tem contra-indicações, excepto para as pessoas cuja energia é muito passiva ou está fortemente bloqueada. Também não é indicado para as pessoas cujo nível do desenvolvimento corporal, intelectual e espiritual é tão baixo, que estas o consideram simplesmente monótono, cansativo e enfadonho.

Reiki

O reiki é um método terapêutico baseado na transferência de energia vital universal, e pode ser utilizado no Trabalho Bioenergético. Reiki é uma palavra de origem japonesa composta por duas sílabas: Rei - força cósmica universal (presente no macrocosmo) e Ki - energia vital (presente em todos os organismos vivos ou microcosmo).

A energia vital, ou Prana, é uma energia "inteligente", fluí para onde é necessária, presencialmente ou à distância. Harmoniza o corpo, a mente e o espírito.

Reiki é: 

- Uma técnica de "imposição de mãos", não sendo necessário tocar no cliente durante a terapia. 

- Utilizável em qualquer lugar ou situação. 

- Uma energia que activa, restaura e reequilibra a energia do receptor. 

- Um método de cura natural, profiláctico e de manutenção (diária) do bem-estar, que pode e deve ser usado em colaboração com outras terapias ou medicinas (Convencional ou Tradicional). 

- Uma prática que liberta energias bloqueadas a todos os níveis: físico, emocional, mental e espiritual, promovendo o crescimento pessoal.


Renovação de energias na sua casa através do Feng Shui

Para garantir o ânimo necessário para produzir as transformações na vida, reative e harmonize as energias da casa.
Nosso lar é o local onde restauramos nossas energias e convivemos com as pessoas mais queridas. Ele é um reflexo de como somos e como nos relacionamos com o mundo exterior, e merece, portanto, cuidado e atenção.
O lugar onde habitamos é um indicador importante de nossa vida interior e nos convida a reflexão sobre o que trazemos para dentro e o que mantemos. Pensando nisso, tornar a nossa casa um local que promove harmonia, impulsiona a criatividade e acolhe para um descanso reparador é uma prerrogativa de bem estar e qualidade de vida. Segundo a milenar tradição oriental do Feng Shui de harmonização de ambientes há ações simples e de baixo custo que ajudam a restaurar o equilíbrio, atrair prosperidade e beneficiar a circulação de boas energias no lar. Vamos a elas:

Purificação

O processo de renovação dos ambientes deve ser iniciado por uma boa limpeza nos armários e cômodos, proporcionando a saída das energias antigas e ajudando a ativar as novas.
Para garantir a purificação dos ambientes utilize um pano limpo embebido em água morna diluída com sal grosso ou vinagre.
O sal grosso é um conhecido e poderoso purificador de energias afastando as negativas e restaurando o equilíbrio do ambiente.  Já o vinagre tem comprovada ação bactericida e é um desinfetante natural, além de neutralizar odores e, diferentemente dos produtos de limpeza industrializados, é livre de qualquer toxicidade.
sal grosso

Organização

Espaços organizados acionam fluxos de movimento e criatividade dentro da casa e o contrário também é verdadeiro.
consultora de Feng Shui Renata Parisotto,  revela que energias estagnadas e bagunça no ambiente podem ocasionar uma redução considerável dos níveis de energia dos moradores da casa e obstruir processos criativos.
Caso o acúmulo seja grande e a tarefa de organizar tudo de uma vez só, dê um pouco de desânimo, utilize o método dos 30 minutos: reserve este tempo por dia (e apenas este) para investir na organização de um armário ou cômodo.
Ao começar o trabalho faça uso de um alarme para cronometrar o tempo, quando o alarme soar encerre as atividades e recomece no dia seguinte até finalizar toda a organização necessária.
Mesmo uma bagunça de anos pode ser vencida em algumas semanas, desde que haja comprometimento diário com o método, tanto da ação de organizar como do respeito ao tempo estipulado para dedicar-se a ela.
espaços arrumados

Desapego

Ainda no item limpeza, o próximo passo é retirar da casa os utensílios não usados e objetos quebrados.
Ao se desfazer dos objetos exercite o desapego e faça três checagens: gosto, preciso ou uso este objeto?
O ideal é não ficar com nada que esteja danificado, mas caso decida-se por reter um objeto quebrado, avalie se vale a pena em custo e o tempo necessários para consertá-lo. Se o objeto tiver valor afetivo e compense o conserto, cole sobre ele uma etiqueta com prazo para fazê-lo, se o prazo não for cumprido é hora de se livrar dele.
desfazer dos objetos

Restauração

O próximo passo é dar uma geral na infraestrutura da casa verificando se há vazamentos de água ou reparos que precisam ser feitos.
Segundo o consultor e professor de Feng Shui e de Geobiologia Franco Guizzetti, vazamentos de água são ladrões de prosperidade que levam embora a abundância que entra no lar.
É importante fazer uma checagem nas torneiras e vasos sanitários identificando vazamentos, segundo a SABESP uma torneira apenas gotejamento desperdiça mais de mil litros de água por mês e uma simples troca do courinho da torneira resolve a situação. A natureza e seu bolso agradecerão.
Portas de abrir e correr devem estar em perfeito estado e funcionamento, porque afinal, são pelas portas que entram as coisas novas e os presentes do universo.
reparos

Decoração

Por fim, com a casa limpa e organizada e os ajustes práticos feitos, é o momento de pensar na decoração dos ambientes, trazendo beleza e inspiração para a moradia.
Uma forma simples de renovar a casa gastando pouco é investir em novas capas de almofada, cortinas e mantas para sofás que proporcionam um toque de cor sem pesar no orçamento.
As cores afetam diretamente a qualidade de nossas emoções e podem ajudam a atrair nossos desejos, mas ainda se houver intenção clara na utilização de cada uma delas.
Segundo o Feng Shui, por exemplo, para atrair um novo amor, você pode  utilizar a cor vermelha no quarto e reforçar a vibração na sala, deixando sofás de frente para a porta.
No quarto, objetos aos pares (porta-retratos, criados mudos e abajures) atraem a energia dos encontros afetivos e dos novos relacionamentos.
A cor preta está relacionada com a abundância financeira, melhor ainda se combinada com metais – adquirir um pequeno móvel ou objeto com essas características ajudará neste propósito.
Para garantir mais disposição e ânimo o amarelo é a cor ideal, que pode ser reforçada também na forma de flores naturais como o girassol potencializando esta energia.
Para finalizar, uma pequena fonte com água fluindo, um aquário ou plantas vivas emanam o sentido do movimento e das trocas produtivas e saudáveis nos vários aspectos da vida.
fonte com água fluindo
E você, como renova as energias do seu lar? Conte pra gente nos comentários.