segunda-feira, 3 de setembro de 2018

DICAS TERAPÊUTICAS - PODER DE CURA DAS PEDRAS E OS CRISTAIS E SUA IMPORTANCIA NA MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO DOS CHACRAS

OS CRISTAIS E OS CHAKRAS .


Os Chakras Correspondentes ao Corpo Físico. 

São sete os chakras principais, e cada um deles se associa a uma cor diferente, a glândulas diferentes e a cristais diferentes. Cada chakra é um vórtice energético em forma de cone, com o vértice no interior do corpo, ligado à coluna, e a base voltada para fora. O sétimo chakra tem a base arredondada no topo da cabeça, virada para cima, e o primeiro tem a base virada para baixo, em direção ao chão. Todos os outros são cones duplos, partindo do centro (coluna) para a frente e para trás Ao utilizar as pe.dras sobre os chakras, vamos colocá-las na frente do corpo, mas é preciso que a pessoa em que elas estarão sendo aplicadas visualize a energia das pedras atingindo também a parte posterior de cada chakra. O cristal de quartzo pode ser utilizado em conjunto com qualquer chakra, embora, por suas características principais, seja classificado como pertencente ao chakra coronário (sétimo). Descendo da cabeça para os pés, vamos iniciar nosso estudo pelo sétimo chakra


O Chakra Coronário (sétimo chakra) 

Situa-se na cabeça, bem no centro, e é também conhecido como coroa. Relaciona-se com a glândula pineal, sua cor é violeta, e está diretamente ligado à espiritualidade, ao contato com o Eu Superior, canalização e meditação. Fisicamente, rege nossa cabeça e o sistema nervoso central. É através do chakra coronário que entram no corpo as energias de transmutação, purificação e espiritualidade. As pedras que trabalham no sétimo chakra são as de cor branca transparente (incolores), violeta e dourada.
Branco transparente (incolor) Violeta/ Lilás                       
Violeta e dourado Dourado Outras Cores
Apofilita Incolor
Ametista
Ametrino
Calcita Dente de Cão
Alexandrita
Calcita Ótica
Charoita Calcita Dourada Moldavita
Cristal de Quartzo Fluorita Heliodoro
Danburita Halita Violeta Pirita
Diamante Iolita
Diamante Herkimer Lepidolita
Dolomita Sugilita
Escolecita Tanzanita
Fenacita
Goshenita
Selenita (Gipsita)
Topázio Incolor
Ulexita
Para ativar e energizar o sétimo chakra com um cristal de quartzo, sugerimos o seguinte exercício de meditação: Prepare o ambiente com incenso e música suave. Escolha a posição mais confortável para seu corpo, de preferência sentado numa cadeira de espaldar reto. Concentre-se praticando um relaxamento que se inicia pelos pés, subindo lentamente até a cabeça, e mentalize luz branca em volta de todo o seu corpo, para proteção. Segure com a mão direita um cristal de quartzo gerador ligeiramente inclinado, com a ponta direcionada a seu chakra coronário, mantendo uma distância de 10 a 12 centímetros. Feche os olhos e mentalize um raio de luz branca saindo pela ponta do cristal e penetrando em seu corpo através do chakra coronário, abrindo-o e energizando-o. Mantenha o cristal em constante movimento giratório, no sentido horário, por três a cinco minutos. Depois, baixe seu braço direito e, mantendo o cristal em suas mão e os olhos fechados, perceba quaisquer sensações, luzes, cores, imagens ou intuições. Terminada a meditação, é bom anotar as sensações para comparação com experiências futuras. Não se frustre se não houver nenhuma sensação nas primeiras experiências. Tudo vem com a prática e a regularidade, como em qualquer trabalho espiritual.

O Chakra Frontal (sexto chakra) 

Resultado de imagem para azurita pedra
Está localizado entre as sobrancelhas, e é também conhecido como terceiro olho ou terceira visão. Associa-se também com a glândula pituitária e é responsável por nossa concentração, memória, imaginação e visualizações. Pode-se compará-lo ao computador que registra em nosso cérebro as informações e sensações recebidas através do chakra coronário, para que possamos compreendê-las e dar forma a elas através de pensamentos ou imagens. Sua cor é o índigo (azul anil), e as pedras que trabalham com esse centro energético têm também esta cor. As principais são:
Apatita Azul
Azurita
Calcantita
Cianita Halita Azul Indicolita (Turmalina Azul)
Labradorita
Lápis Lazuli
Papagoita
Safira Azul
Sodalita
Vivianita
Fisicamente, este chakra e suas pedras correspondentes regem a visão, a audição, a memória, a capacidade de concentração e todas as funções cerebrais. Para energizar o sexto chakra, proceda da mesma forma que na meditação anterior, apontando o cristal ligeiramente inclinado na direção deste centro de energia. Lembre-se de visualizar a parte posterior do chakra também vibrando com esta luz. O sétimo e o sexto chakras devem ser trabalhados sempre em conjunto, começando-se pelo sétimo. Algumas das pedras do sexto chakra também agem sobre o quinto, como o Lápis Lazuli e a Indicolita. Para energizar o chakra laríngeo proceda exatamente como nos dois primeiros, modificando apenas a posição do cristal, que neste caso deverá ficar paralelo ao chão, horizontalmente apontando para este centro de energia, não esquecendo de girá-lo sempre em sentido horário e de visualizar sua parte posterior.

O Chakra Laríngeo (quinto chakra) 

Resultado de imagem para quartzo azul significado
O quinto chakra situa-se na região da garganta e se associa à tiróide, que por sua vez está ligada ao metabolismo do corpo. Este centro energético é responsável pela verbalização, pela comunicação de nossa verdade interior e pela respiração. Fisicamente rege a garganta, a laringe, a boca e o nariz. É através desse chakra que purificamos nossas energias. Sua cor é o azul, assim como a das pedras que aí trabalham. As mais importantes são:
Ágata Azul Rendada Crisocola
Água Marinha Euclásio
Ajoita Hemimorfita
Albita Larimar
Amazonita Quartzo Azul
Angelita Shattuckita
Calcantita Sílica Gema
Calcita Azul Topázio Azul
Celestita Turquesa
Algumas das pedras do sexto chakra também agem sobre o quinto, como o Lápis Lazuli e a Indicolita.
Para energizar o chakra laríngeo proceda exatamente como nos dois primeiros, modificando apenas a posição do cristal, que neste caso deverá ficar paralelo ao chão, horizontalmente apontando para este centro de energia, não esquecendo de girá-lo sempre em sentido horário e de visualizar sua parte posterior.

O Chakra Cardíaco (quarto chakra) 

Resultado de imagem para calcita verde
Localiza-se bem no centro do peito, entre os mamilos. É associado ao timo e é nele que se concentra a energia do Amor Incondicional, nossa fonte vital. É responsável também pela saúde e vitalidade do corpo físico, o coração e os pulmões. Sua cor é o verde, e as pedras a ele associadas são verdes (representando a cura e a energia vital) ou cor-de-rosa (representando o Amor).
Verde Rosa Verde e rosa Translúcida
Ágata Musgo Calcita Rosa Jade do Transvaal Opala
Apatita Verde Cobaltocalcita (Afrodite) Turmalina Melancia Pedra da Lua
Aventurina (Quartzo Verde) Halita Rosa
Apofilita Verde Kunzita
Brasilianita Morganita
Calcita Verde Quartzo Rosa
Crisoberilo Rodocrosita
Crisoprásio Rubelita (Turmalina Rosa)
Diopsídio Smithsonita Rosa
Dioptásio
Esmeralda
Hiddenita
Jade (Jadeíta e Nefrita)
Malaquita
Peridoto
Serpentina
Smithsonita Verde
Uvarovita
Variscita
Verdelita (Turmalina Verde)
Vesuvianita
As pedras de cor rosa trabalham diretamente com a energia do Amor Incondicional e promovem tranquilidade e paz ao coração. As verdes trabalham com a energia da cura, da saúde, da vitalidade, do amor físico e da prosperidade. A Turmalina Melancia é bastante especial por conter as duas cores básicas deste chakra, representando-o em sua totalidade. O chakra cardíaco é especialmente importante por ser o ponto central de nosso corpo, separando (e unindo) os chakras superiores (quinto, sexto e sétimo), que regem a espiritualidade, dos inferiores (primeiro, segundo e terceiro), que regem o físico. Para energizá-lo e ativá-lo, proceda como das vezes anteriores, mantendo o cristal paralelo ao chão, na posição horizontal, com a ponta direcionada ao quarto chakra, e visualize também um raio de luz branca saindo de dentro deste seu centro de energia, encontrando-se e unindo-se ao feixe de luz que sai pela ponta do cristal.

O Chakra do Plexo Solar (terceiro chakra) 

Este chakra se localiza de quatro a seis centímetros acima do umbigo. Controla toda a nossa energia emocional e é fortemente ligado ao Ego individual. Fisicamente rege o aparelho digestivo. Não é por coincidência que problemas emocionais sempre causam problemas digestivos. A emoção e a digestão estão intimamente ligadas. A cor do terceiro chakra é o amarelo e ele se associa diretamente ao pâncreas. As pedras que aí trabalham também são amarelas, destacando-se:
Adamita
Âmbar
Apatita
Amarela
Calcita Amarela
Citrino Natural
Enxofre Pedra do Sol
Piromorfita
Tempest Stone
Topázio Imperial
A energização e a ativação do plexo solar são feitas da mesma maneira que as anteriores, ficando o cristal na posição horizontal.

O Chakra Sexual (segundo chakra) 
O chakra sexual situa-se três a quatro centímetros abaixo do umbigo, e trabalha com a energia sexual e a criatividade. É ligado também à produção da adrenalina, e ao amor do homem pela Terra e pela Natureza. Tudo que criamos em nossa mente se ativa para manifestação através deste centro de energia. Fisicamente rege os órgãos sexuais. Sua cor é laranja, assim como a das pedras que lhe correspondem:
Andaluzita
Calcita Laranja
Coral Cornalina
Crocoita
Opala de Fogo
Orpimento
Vanadinita
Wulfenita
Siga o mesmo processo de energização e ativação dos chakras anteriores, posicionando o cristal inclinado levemente com a ponta direcionada ao segundo chakra. Ao visualizar a luz branca entrando em seu corpo através do chakra sexual, faça com que ela se espalhe em círculos concêntricos por toda a região abdominal.

O Chakra Básico (primeiro chakra)



O chakra básico fica situado na direção da base da coluna, bem acima dos órgãos de reprodução, e se relaciona com a parte inferior do corpo, os pés, o ancoramento e os instintos físicos. É através dele que plantamos nossos pés no chão e nos relacionamos com o mundo físico. Sua cor é o vermelho e as pedras que com ele se relacionam são vermelhas, marrons, cinzas, pretas ou multicoloridas.
Vermelho Marrom/Cinza/Outras Cores Preto
Bixbita
Ágata de Botswana
Crisântemo
Calcita Vermelha
Boji Stone
Obsidiana
Cinábrio
Galena
Ônix
Cuprita Howlita Turmalina Preta
Espinélio Jaspe Paisagem
Granada Jaspe Pele de Leopardo
Hematita Lingam
Heliotrópio (Bloodstone) Madeira Petrificada
Jaspe Vermelho Magnesita
Quartzo Vermelho Magnetita
Realgar
Quartzo Enfumaçado (Fumê)
Rodonita Quartzo Olho de Falcão
Rubi Quartzo Olho de Tigre
Rutilo Quartzo Rutilado
Thulita Quartzo Turmalinado
Zincita Unakita
Zircão
As pedras vermelhas se relacionam diretamente com o sangue e a circulação. As pretas são de proteção contra a negatividade. Todas, de qualquer cor, proporcionam ancoramento.
Para ativação e energização, proceda como nas meditações anteriores, mantendo o cristal ligeiramente inclinado com a ponta direcionada ao chakra básico. Importante: não gire o cristal, mantenha-o imóvel enquanto apontado para este centro energético.
Os exercícios de meditação para ativação e energização dos chakras devem ser praticados com regularidade, até que você consiga sentir reações nas áreas correspondentes aos chakras. É importante anotar o que acontece durante e após os exercícios e tentar reconhecer sua influência no cotidiano. Não espere nem procure resultados imediatos. Como em todas as coisas na vida, só com a prática e a regularidade nos exercícios é que se chega a reconhecer os resultados.




DICAS TERAPÊUTICAS - O PODER DOS CHACRAS - EM DESEQUILIBRIO NOS REVELA O QUE DEVEMOS CUIDAR EM NOSSO CORPO

Chakras em desequilibrio e as influencias orgânicas..

 
 
 
 
 
 
Chakras em desequilibrio e as influencias orgânicas..

A  ideia de que somos uma combinação das correntes de energia mental, emocional, psicológica e espiritual, que combinam para formar o corpo físico; e de que nossos corpos têm centros de energia chamados “chackras”.
Cada um dos sete centros, localizados em pontos seqüenciais ao longo da espinha dorsal, é responsável pela manutenção da saúde dos órgãos específicos e de funções orgânicas.

A energia flui continuamente pelo nosso corpo, através do topo da cabeça e, à medida que ela viaja pela espinha abaixo, ela “alimenta” cada um dos centros dos chackras. 
O mecanismo físico da respiração é a contrapartida dessa “respiração não física”, chamada de “prana” e que significa “força da vida” nas tradições orientais.

O fluxo dessas correntes de energia é regulado em nosso corpo por nossas crenças e atitudes, as quais criam todos os nossos padrões de medo, nosso conceito de realidade, nossa compreensão de Deus e do Universo, nossas memórias, e toda a informação que guardamos em nosso cérebro pelas experiências que tivemos e pelos nossos variados tipos de educação e de formação.

Cada chackra é como uma conta bancária que requer investimentos constantes. Investimentos são feitos na forma de gotas de sabedoria. “Gotas de sabedoria” representam o aprendizado adquirido nas experiências de vida da pessoa.
Os padrões específicos de medo e insegurança que correspondem ao primeiro chackra do corpo humano se relacionam à questão da segurança física. Os mais comuns são os seguintes:
   
Chacra Básico:

 Resultado de imagem para chacra básico
 
Medo de não ser capaz de suprir as necessidades da vida para si mesmo e para sua família.
Sentimento de que o mundo externo é um local ameaçador e que você é incapaz de se sustentar por si mesmo ou de se proteger. (Não se trata apenas de proteção física; isso inclui o medo e a vulnerabilidade que acompanham violações  dos direitos humanos ou a realidade de se encontrar numa situação sem direitos legais, quaisquer  que sejam eles.)
A insegurança gerada pela sensação de que nenhum lugar é a “sua casa”de que você não “pertence” a lugar nenhum.
O medo que se origina do fato de não ser capaz de acreditar que você pode atingir suas metas. 
Resultado de imagem para chacra básico
A sensação de que você só tem a você mesmo, sem o apoio de ninguém e completamente sozinho neste mundo.
Lembrem-se: O fato essencial do desenvolvimento da doença é a intensidade do medo. Embora muitas pessoas tenham em comum algumas variações desses medos, um indivíduo se torna fisicamente vulnerável quando qualquer um dos medos exerce controle sobre sua saúde emocional e psicológica.
Algumas das disfunções mais comuns, que podem ser criadas como resultado desses padrões de medo é dor crônica nas costas (lombar), ciática, veias varicosas, problemas no reto, tumores e câncer localizados nessas áreas do corpo.

Os padrões de medo e insegurança relativos ao Segundo Chackra:
 
 Resultado de imagem para o Segundo Chakra

A sensação de que você não tem poder sobre o que acontece com você sexualmente. Isso inclui experiências de abuso sexual, assim como relacionamentos especialmente manipulativos e controladores.
Sentir-se inadequado sexualmente ou ter aversão pela atividade sexual. Isso inclui a tensão que acompanha sentimentos de ressentimento com relação ao poder do seu parceiro ou do sexo oposto em geral, assim como sentimentos de aversão ou de culpa relativos à sua própria sexualidade ou às suas preferências sexuais.
Medo do parto ou sentimentos de culpa com relação à maneira de criar seu filho ou filhos. 
Resultado de imagem para o Segundo Chakra
Desvalorização de si mesmo como resultado de pouco ou mínimo poder econômico. Isso inclui ressentimento com relação ao fato de ser controlado financeiramente por outros.
Ressentimento resultante do fato de ser manipulado por outras pessoas.Isso inclui a sensação de ser vitimizado por circunstancias particulares tais como, raça, cor ou sexo.
Sentir-se tão desprotegido que precisa manipular outras pessoas para manter controle sobre a sua própria vida.
Praticar qualquer nível de desonestidade em seus negócios ou em seus relacionamentos sexuais ou interpessoais.
Medo de nunca ter o suficiente, que inclui medo da pobreza.
Algumas das disfunções mais comuns resultantes dessas tensões em particular são para as mulheres – todas as disfunções femininas tais como problemas menstruais, infertilidade, infecções vaginais, cistos nos ovários, endometriose, tumores ou câncer nos órgãos femininos.
Para os homens - impotência e problemas na próstata, incluindo câncer (essas disfunções estão associadas à perda de poder econômico ou político, principalmente). Tanto para os homens quanto para as mulheres, disfunções comuns incluem dor pélvica e nas costas (lombar), herpes e todas as outras doenças sexuais, problemas de deslocamento de disco, todos os problemas sexuais e problemas urinários e na bexiga.

Os padrões de medo e insegurança que estão relacionados ao Terceiro Chakra:

 Resultado de imagem para terceiro chakra plexo solar

 Também conhecido como Plexo Solar, é uma região do corpo particularmente sensível. Na linguagem energética, é a principal área “receptora” das primeiras impressões que a pessoa tem em qualquer situação em que ela se encontre , incluindo as primeiras impressões sobre as pessoas. Essa é a atividade da intuição. O plexo solar é o centro da intuição que orienta a atividade diária da vida humana.

Medo de intimidação, que impede a pessoa de estabelecer relacionamentos ou situações baseadas em igualdade.
Medo de assumir a responsabilidade por si mesmo, por suas necessidades, por seus compromissos, por suas finanças e por seus pensamentos, atitudes e ações pessoais.
Ressentimento por ter que assumir responsabilidade por outra pessoa que não tem condições emocionais ou se recusa a assumir responsabilidade por si mesmo. O ressentimento aumenta quando a pessoa também se sente incapaz de desafiar o parceiro irresponsável e, assim, permanece numa situação insustentável por achar melhor não desafia-la.
Medo pelo fato de acreditar que não é capaz de lidar com o processo de tomada de decisões na própria vida.
Raiva por ter seu poder de escolha desrespeitado, limitado forçosamente ou  invalidado pelos outros.
Raiva diante da sensação de abandono ou de negligência. Isso freqüentemente ocorre em pessoas que desenvolvem o padrão de se dedicar constantemente aos outros, enquanto nega suas próprias necessidades, pelo medo de não ser amada.
Medo de ser criticado ou necessidade de criticar os outros para se sentir mais forte.
Raiva e frustração por ser incapaz de se libertar do controle da expectativa dos outros.
O padrão de descontar a raiva em “vítimas indefesas” por não ter  suficiente coragem para desafiar a origem da própria raiva.
Medo do fracasso.
Obs; a saúde não pode ser mantida quando a pessoa está consumida pelo ódio por si mesma. De fato, nada positivo pode ser criado na vida de uma pessoa quando, internamente, ela se envergonha de seu comportamento na vida.
As disfunções mais comuns criadas pela energia desses padrões negativos específicos são artrite, úlceras, e todos os problemas relacionados com o estômago; problemas intestinais e no cólon incluindo câncer, pancreatite, diabetes e câncer no pâncreas; problemas de rins (também relacionado com o segundo chackra); problemas de fígado, incluindohepatite; problemas de vesícula; disfunções nas glândulas supra-renais; indigestão crônica ou aguda; anorexia e bulimia; náuseas e gripe.
 
Os padrões de medo e insegurança que estão associados ao Quarto Chackra:
 
 
 
Este é o chackra central do corpo e o amor é o centro de nossa vida. Uma pessoa pode enfrentar qualquer crise ou tensão se ela tem um sistema de apoio amoroso e forte.

A ausência de uma base de amor sólida cria uma situação interna na qual padrões específicos de medo, de raiva e de ressentimento podem se desenvolver no lugar do amor.
Sem amor é fácil ter medo da vida.
·        Medo de não ser amado ou a crença de que você não merece ser amado.
·        Assumir a culpa por participar de atos de rejeição ou de abandono emocional.
·        Ressentimento por ver outras pessoas recebendo mais amor e atenção do que você.
·        Medo de demonstrar ou compartilhar afeição.
·        Desenvolver sentimentos de culpa por demonstrar raiva, hostilidade ou criticismo como substitutos do amor.
·        Sentir-se emocionalmente paralisado ao passar solidão excessiva.
·        Envenenar-se emocionalmente  por acolher muitos sentimentos negativos e julgamentos com relação aos outros ou a outras formas de vida.
·        Envenenar-se emocionalmente apegando-se a velhas feridas e a ressentimentos antigos.
·        Desenvolver medos emocionais e amargura por acreditar que você não pode perdoar ou por se recusar a perdoar.
·        Criar continuamente relacionamentos que não são gratificantes ou são abusivos.
·        Culpa pela sensação de fracasso em satisfazer seu lado emocional.
·        Fazer algo ou estar com alguém quando o seu “coração não está presente”.
·        Muita mágoa e tristeza que resultam literalmente num “coração partido”.
Esses traumas e sofrimentos criam uma “congestão emocional”   e o corpo físico também reage a essas tensões.
As doenças físicas mais comuns são problemas no coração incluindo ataques cardíacos; dilatação cardíaca; artérias bloqueadas e colapso cardíaco congestivo; asma; alergias; problemas de pulmão; incluindo câncer; problemas nos brônquios; pneumonia; problemas de circulação e todos os problemas na parte superior da coluna e nos ombros.

O Quinto Chackra
 
 
O Quinto Chackra se localiza na garganta. 
A energia desse centro flui inicialmente pela tireóide, pela traquéia, pelo esôfago, pelas vértebras do pescoço, pela garganta e pela boca incluindo dentes, as gengivas e a região maxilar.

Corresponde ao desenvolvimento da expressão pessoal e, principalmente, do uso  da força de vontade do indivíduo.
A auto-expressão e a criatividade são cruciais para a saúde – e não apenas para a saúde física. A criação de uma vida saudável, assim como de um corpo saudável requer da pessoa o domínio sobre a sua vida. Isso inclui ter a capacidade de expressar suas próprias necessidades.
Os padrões de medo relativos ao Quinto Chakra:
·        Medo da asserção de seus próprios desejos e direitos – esse medo freqüentemente faz com que a pessoa permita que os outros a vitimizem devido à sua incapacidade de se comunicar de maneira firme em seu próprio benefício.
·        Medo de expressar suas necessidades emocionais, seus sentimentos e suas opiniões. Esse medo bloqueia quase totalmente qualquer nível  de criatividade.
·        Tornar-se desonesto ou mentiroso como forma de encobrir sentimentos ou negar responsabilidade sobre suas ações.
·        Usar sua vontade para controlar ou influenciar a vida de outras pessoas em proveito próprio.
·        Arrependimento e raiva dirigida contra si mesmo que vem da incapacidade de dizer “sinto muito”, “eu te amo”  ou “eu te perdôo”.
·        Incapacidade de expressar mágoa, tristeza e pesar. Isso inclui a incapacidade de chorar.
·        Acumular arrependimentos por não ser capaz de falar por si mesmo quando surgem oportunidades em sua vida.
·        Permitir que sua força de vontade não se desenvolvesse, pois espera que alguém tome as decisões por você.
·        Exagerar e enfeitar a verdade, um mau uso do quinto chackra. Isso inclui o hábito de fofoca.
Padrões negativos: garganta irritada e dor de garganta crônica, incluindo câncer na garganta e na boca. Problemas nas gengivas, nos dentes e desalinhamento do maxilar (chamado Síndrome da Articulação Temporomandibular); escoliose (espinha dorsal curva); torcicolo; laringite; amigdalite; dores de cabeça tensionais na base do pescoço; glândulas e tireóide intumescidas.
Também numa categoria própria estão os vícios: álcool; cigarros; açúcar; comida e qualquer outra forma de vício que indique uma incapacidade de controlar sua própria força de vontade e de desafiar os medos ou limitações presentes em sua vida.

O Sexto Chakra

 Resultado de imagem para o sexto chakra
 
Localiza-se no centro da testa. Também é denominado “o terceiro olho” ou o “olho da sabedoria”, já que é reconhecido como a porta de entrada da sabedoria mais elevada e da intuição. 
O cérebro, os ouvidos, o nariz, as glândulas pineal e pituitária são as regiões físicas do corpo que são alimentadas pela energia deste chackra. 
Essa energia ajuda na aprendizagem e no desenvolvimento da inteligência e da capacidade de raciocínio.

O desenvolvimento espiritual é o processo de dar atenção às capacidades e ás qualidades mais profundas da natureza humana e trabalhar para aperfeiçoá-las. A disciplina do desapego, por exemplo, é a prática de se desenvolver tamanha força pessoal que se é capaz de interagir em qualquer situação da vida, contribuindo no mais alto grau de visão e de sabedoria, sem necessidade de controlar o desenrolar dos acontecimentos.
É reconhecido como o ponto de entrada da intuição, da sabedoria e da intuição. O processo de desenvolvimento para se atingir a expressão espiritual requer da pessoa o aprendizado da linguagem da consciência: introspecção, auto-análise e responsabilidade pessoal. Esses são os
Instrumentos que então servem ao indivíduo quando ele procura uma disciplina espiritual pessoal, tal como a meditação ou a oração.
      A ausência dessas capacidades permite que o medo reine no seu mais alto grau dentro da consciência da pessoa.
Um extraordinário número de medos e de padrões de comportamento negativos são capazes de contaminar a energia do sexto chackra. Citamos alguns:
·        Medo de olhar para dentro de si mesmo, ou medo da auto-análise e da introspecção.
·        Medo de suas próprias habilidades intuitivas, que dá origem a bloqueios à sensibilidade interior.
·        O uso inadequado do poder intelectual, como a participação na criação de algo prejudicial à vida ou em atos deliberados de fraude.
·        Usar a capacidade de raciocínio contra si mesmo, como ao desenvolver mecanismos de negação psicológicos ou emocionais. Essa é a prática de negação da verdade, que resulta na incapacidade de discernir com clareza sua própria realidade.
·        Medo que resulta da crença de que você é intelectualmente inadequado.
·        Ciúme e insegurança com relação à capacidade criativa de outra pessoa.
·        Medo de ser influenciado pelo valor das idéias de outras pessoas.
·        Má vontade ou recusa em aprender com as experiências da vida. Isso freqüentemente leva a culpar constantemente outras pessoas por tudo que acontece de errado em sua própria vida, e a um padrão infindável de repetição das mesmas situações de aprendizado difíceis e dolorosas.
·        Comportamento paranóico, ansiedade devido á sensação de não conhecer a si mesmo.
Algumas das disfunções: tumores cerebrais, hemorragias cerebrais e coágulos de sangue no cérebro; problemas neurológicos; cegueira;surdez; problemas em toda a espinha dorsal; enxaqueca ou dores de cabeça devidas à tensão; ansiedade ou nervosismo, incluindo o colapso nervoso; coma; depressão; esquizofrenia; ataques epilépticos e outras formas de disfunções emocional-mentais, e dificuldade no aprendizado.

O Sétimo Chackra
 
 
Localiza-se no topo da cabeça (coroa). As partes físicas que correspondem à energia desse centro são os principais sistemas do corpo: sistema nervoso, sistema muscular, esqueleto e pele.

Na linguagem energética, o sétimo chackra é o ponto de entrada da força da vida humana propriamente dita – uma corrente de energia invisível que jorra ininterruptamente no sistema energético humano, nutrindo cada parte do corpo, da mente e do espírito.
Atitudes são ímãs. Atraímos pessoas, oportunidades e acontecimentos da mesma qualidade de nossas atitudes mais fortes e dominadoras.
E, o que é mais importante ainda, nossas atitudes são regidas pela Lei  Universal da Atração – igual atrai igual.
Nós criamos a nossa realidade. Os instrumentos usados no processo de criação são todos invisíveis. Eles são as nossas atitudes, crenças, valores,
Ética e energias emocionais. Atitudes negativas diminuem a força vital. A negatividade nessa escala é como represar um rio, é desconsiderar continuamente o valor e o propósito da vida. A força vital se enfraquece de maneira gradual, mas contínua. O corpo, a mente e o espírito começam a sofrer de “desnutrição energética”. Se essa espiral descendente continuar irrefreada, o espírito experimenta falta completa de energia. Acaba se tornando impossível reabastecer o espírito, e o corpo consequentemente morre.
Você tem que se conhecer para fazer escolhas que não coloquem seu eu interior em crise.
Medos ou padrões comportamentais que interferem na saúde do Sétimo chakra.
Esse chakra se relaciona com assuntos que envolvem a vida da pessoa como um todo, os padrões  de negatividade são da mesma dimensão.
·        Crise ao compreender que está vivendo uma vida sem sentido.
·        Crises espirituais como a falta de fé.
·        Crise que acompanha a incapacidade de confiar nos processos de vida naturais e solidários.
·        Falta de coragem e de fé em si mesmo.
·        Viver de acordo com a energia de atitudes negativas, que impedem o indivíduo de ver oportunidades de mudança.
·        Medo do próprio desenvolvimento – isso inclui o medo de conhecer a si mesmo.
·        Os padrões comportamentais negativos que resultam de uma incapacidade de pensar e de raciocinar além dos limites de suas próprias necessidades.
·        Os padrões comportamentais negativos que resultam de uma má vontade de crescer e de mudar para se ajustar aos desafios da vida.
·        A incapacidade de ter uma visão mais ampla do processo em curso na sua própria vida.
Os tipos de doenças que podem resultar  desses padrões de negatividade são disfunções do sistema nervoso, paralisia, problemas genéticos, problemas ósseos incluindo câncer nos ossos e doenças degenerativas tipo esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica (ELA).
 

 
 
 

 

DICAS TERAPÊUTICAS - RESPIRAR É UM ATO SIMPLES, QUE FEITO CORRETAMENTE NOS LEVA AO EQUILÍBRIO!

É aprendendo a respirar que nos tornamos inspirados.

 INSPIRAÇÃO/ RESPIRAÇÃO

Resultado de imagem para "O sopro de amor e inspiração divina caminha através de mim ."
A palavra Inspiração tem um interessante significado triplo. Enquanto é comumente definido como um momento de iluminação espiritual criativa, na origem, no latim, a palavra inspiração significa, "introduzir o ar nos pulmões". significa também, animar os outros.

Temos então, componentes físicos, mentais e espirituais para a inspiração.

Quando praticamos a respiração profunda, nós estamos "inspirando" - trazendo a respiração para os mais profundos espaços, treinando-a para circular através do corpo, do diafragma para o abdômen e para os pulmões, e para fora nas narinas.

Com a limpeza de nossos corpos, nosso sangue é recarregado, nosso ser é acalmado e revigorado, bloqueios mentais começam a se dissolver e os nossos chakras abrem-se, permitindo-nos um melhor e maior acesso a nossa energia divina que ilumina o nosso lado criativo e espiritual.

Sempre que somos tão inspirados, nós radiamos este sopro de vida para os outros.

Assim como o mestre da yoga, Paramahansa Yogananda comentou, "Quando nos sintonizamos com a mente infinita durante uma meditação, inspiração, poder criativo e energia fluem para dentro de nós, e alegria divina estende-se de nós para todos os seres "

Preste atenção em como esta respirando e tome o tempo para fazer uma profunda respiração e meditação todos os dias. Veja como a sua energia mental e física começam a mudar com o aumento do oxigênio fluindo pelo seu corpo. Fique alerta para inspirações correspondentes e pensamentos criativos que venham a surgir.

"O sopro de amor e inspiração divina caminha através de mim ."

Resultado de imagem para "O sopro de amor e inspiração divina caminha através de mim ."

  Respiração: uma maneira de equilibrar as emoções e administrar o stress

Uma forma simples de entender o estresse é pensar que ele ocorre quando nossa demanda é maior que nossa capacidade ou energia. Para lidar com isso temos que descobrir uma maneira não só de aumentar nossa energia, como de conservá-la.  É através da respiração que ganhamos tempo e gerenciamos o estresse, pois a respiração está associada com nossa mente, nossas emoções e nosso corpo.
Emoções como raiva, arrependimento, culpa preocupação, medo e ansiedade consomem nossa energia, porém, nem na escola, nem em casa aprendemos a lidar com estas emoções. Gastamos muito tempo em nosso dia-a-dia com emoções que estão associadas ao passado ou ao futuro e isso é desperdício de tempo. Vivendo o momento atual as emoções experimentadas são: alegria, amor, entusiasmo, paz, calma, afetividade, clareza, produtividade, eficiência; no entanto nossa mente está constantemente oscilando entre o passado e o futuro e muito pouco tempo é realmente vivido no momento presente.


Para vivermos mais tempo no presente e termos mais experiência destas emoções positivas temos que aumentar nosso Prana (energia vital). O Prana, também chamado “Chi” em chinês, está associado à respiração.  Aprendendo a respirar corretamente conseguimos nos livrar do estresse e com isso melhoramos nossa saúde, nosso sono, aumentamos nosso foco, nosso sistema imunológico torna-se mais forte e nossas relações pessoais melhoram. Respira bem é ter mais saúde e disposição para a vida!

 Benefícios do Exercício Respiratório.
  •  Incentivam respiração profunda e diafragmática (que é o tipo de respiração mais fisiológica);
  •  Melhoram a expansibilidade pulmonar e a mobilidade torácica;
  •  Permitem reversão de colapso pulmonar (reversão de atelectasias);
  •  Otimizam as trocas gasosas (com consequente aumento da oxigenação);
  •  Reduzem as complicações pulmonares nos períodos de pós-operatórios;
  •  Promovem bom condicionamento respiratório no pré-operatório de diversas cirurgias permitindo as pessoas realizarem as cirurgias com maior segurança;
  •  Previnem quadros de infecções respiratórias;
  •  Manutenção dos volumes e capacidades pulmonares de pessoas que ficam acamadas;
  •  Fortalecem a musculatura respiratória (reabilitação pulmonar, levando a melhora da qualidade de vida- ex: portadores de DPOC);
  •  Aliviam a dispnéia (falta de ar);
  •  Auxiliam na eliminação das secreções pulmonares (evitam o acúmulo de secreções traqueobrônquicas);
  •  Diminuem o trabalho respiratório;
  •  Minimizam os efeitos deletérios do envelhecimento sobre o sistema respiratório        
  • LIVRO - A SABEDORIA DOS ANJOS - TERRY LYNN TAYLOR

DICAS TERAPÊUTICAS - SIMBOLO XAMANICO O FILTRO DOS SONHOS PROTEGE EQUANTO DORMIMOS

FILTRO DOS SONHOS


Os videntes nativo–americanos ensinam que a Grande Aranha, teceu a Teia do Universo para relacionar todas as coisas. (Enquanto teço este texto, reflito que o mundo todo está ligado por uma "WEB" = teia em inglês). Para eles, a Aranha ao mesmo tempo é Avó e Criadora que cria novas energias dentro da existência. Ela tem a "Medicina da Criação". Num dos mitos da Criação, conta-se que no inicio do mundo só havia escuridão, os povos andavam às cegas, e viviam se colidindo, uns com os outros. A vovó aranha que trouxe o sol e o fogo aos índios e ensinou-lhes também a arte de fazer a cerâmica. 

Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. 
A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento á morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. 
Ela dizia : "Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios".
No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe:
"No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. 
Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. 
A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. 

Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia"
Esse círculo é conhecido como "dreamcatcher" (apanhador de sonhos). 
Aqui no Brasil é chamado de Filtro dos Sonhos ou Coletor de Sonhos.
Trata-se de um instrumento de poder para assegurar bons sonhos para aqueles que dormem debaixo dele, e também para trazer visões.
Geralmente são colocados onde a luz bate pela manhã, em frente a janela.




Os nativos nos ensinam que os sonhos passam pelo furo no centro e os maus sonhos ficam presos na teia e se dissipam à luz do amanhecer. Você poderá colocá-lo no seu quarto, escritório, ou até no berço ou carrinho do bebê. Os nativos ensinam que os bebês ao verem a pena balançar com o vento, se entretêm e aprendem a importância do ar. Ele é feito na forma de um círculo, tradicionalmente com galhos de Salgueiro. É feita uma rede na forma de uma teia de aranha com uma abertura ao centro. Tem muitas lendas de origem, de acordo com cada tribo e também diferentes formas de tecer.
É uma mandala. Segundo Jung, a mandala se encontra na própria alma humana, aparecendo nos sonhos e em diversas imagens criadas pelo nosso inconsciente. O Circulo
Representa, o Círculo da Vida. As rodas, ou círculos, representam a totalidade. O círculo é o símbolo do Sol, do Céu e da Eternidade. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim.Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer era e em qualquer cultura, um Círculo de Poder, serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do Universo e o Grande Tudo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais. A Teia e a Pena
Os fios da teia, que são ligados ao círculo, podem ser tecidos em 7 pontos (7 profecias) 8 pontos (8 pernas da aranha = oito direções sagradas ), 13 pontos (13 Luas), variando de acordo com cada tradição e intenção.
Pode ser colocada uma pena no centro, simbolizando a respiração, o elemento ar, e em alguns são colocados uma pedra/cristal. Tudo o que é colocado possui um significado.O Centro da Teia
Corresponde ao Grande Mistério, o Criador, a Força que abrange o Universo inteiro.
Coloque seu filtro de forma ritualística. Isso é o que diferencia um adorno de um instrumento de poder. Purifique antes o ambiente, o próprio filtro, e coloque sua intenção. Faça sua própria cerimônia. Peça proteção para o lar, família, pensamentos.



Atualmente muitas lojas vendem filtro dos sonhos, alguns industrializados com penas coloridas, espelhinhos. Particularmente, prefiro algo mais tradicional, mais rústico, feito artesanalmente com cipós colhidos, com preces e orações. Você poderá comprar em lojas ou aprender a fazer numa oficina de confecção (acho mais interessante !) No xamanismo evoca-se a essência espiritual da aranha para compreender melhor a "teia da vida", para evocar a criatividade e a imaginação. Inspira a visão e o poder para trazer nossos sonhos até a realidade. Para se obter independência e coragem, para rompermos com armadilhas que criamos, sejam emocionais ou espirituais. Para rompermos a teia da ilusão, construirmos novos sonhos, para sonharmos mais, para tecermos nossa própria vida. 

Serve para filtrar os sonhos, ou seja, para espantar os pesadelos e atrair os bons sonhos, ele é muito antigo e varias lendas envolvem a origem dele. 


O filtro dos sonhos deve ser colocado encima da cabeceira da sua cama, onde sua cabeça repousa, ou na janela do seu quarto, onde bate a luz do sol.