segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - COMO VENCER O VÍCIO DA PROCRASTINAÇÃO? VEJA DICAS!

COMO VENCER O VÍCIO DA PROCRASTINAÇÃO? 


Imagem relacionada

Eu penso que não há um ser humano nessa terra criada por Deus que nunca tenha praticado a procrastinação.
Se existir temos que estudá-lo (risos), porque procrastinar faz parte a rotina de milhares de pessoas mundo afora, simplesmente porque é  mais cômodo e mais confortável adiar a resolução de algumas tarefas, principalmente se forem chatas de se fazer.
procrastinação
O problema é que o pseudo-conforto se transforma em tormento quando vemos tudo aquilo que precisamos realizar acumulado, porque paramos no meio do caminho ou nem tivemos a iniciativa de começar.

Consequências ruins da procrastinação

Algumas horas perdidas podem parecer inocentes diante daquele seriado que amamos.
Não estou querendo dizer com isso que você não deva ter momentos de lazer, você precisa deles também, mas até para o lazer é necessário limites, do contrário isso roubará tanto do seu tempo que comprometerá outras coisas que você precisa fazer.
Quando adiamos tarefas importantes o nosso cérebro se condiciona de forma preguiçosa, fazendo-nos achar que sempre haverá tempo sobrando e que poderemos fazê-las depois.
O problema é que o depois nunca chega, pois sempre haverá tempo sobrando e então se fixa o círculo vicioso da procrastinação.
A segunda fase desse processo é o sentimento de frustração.
Por não termos feito o que precisava ser feito  começamos a nos sentir mal, parados no tempo, ineficientes. É como se a vida andasse para frente e nós para trás.
A procrastinação também causa estresse. Quando deixamos para a última hora aquele trabalho da faculdade, o projeto de publicação de um livro ou ainda nossas atividades corriqueiras do trabalho, a pressão que poremos para tentar acabar a tempo fará os níveis de cortisol se elevem e até a pressão sanguínea também.

Mas como parar de procrastinar?

Vamos ver agora algumas dicas para ajudar a driblar a procrastinação. Vou logo adiantando que vai requerer um pouco de esforço, mas valerá a pena se você puser em prática:

1 – Não confie na força de vontade

Em seu livro O Poder do Hábito, Charles Duhigg diz que a força de vontade é um recurso limitado. Partindo dessa afirmação podemos dizer que confiar num recurso limitado para se motivar a fazer algo é perigoso.
Você escova os dentes todos dias antes de dormir? A maioria de nós sim e fazemos isso sem pestanejar porque se tornou um hábito.

2 – Crie um novo hábito ou transforme os hábitos ruins em bons

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um feito, mas sim um hábito.”… ARISTÓTELES

Os hábitos surgem, segundo os cientistas, pelo fato de nosso cérebro estar constantemente procurando economizar energia.
Os hábitos nos fazem poupar esforço. Imagine como seria complicado se de uma hora para outra um motorista esquecesse como faz para dar partida no carro e dirigir?
Haveria muito esforço para aprender tudo de novo a cada dia, semana, mas quando se está no modo automático, a coisa flui naturalmente.
O hábito é formado por três elementos , segundo o livro de Charles Duhigg (O poder do hábito)
  • Deixa (ou gatilho);
  • Rotina;
  • Recompensa
Esses três elementos servem tanto para criar um novo hábito quanto para modificar um hábito existente.

A deixa ou o gatilho

É o que servirá de lembrete para você executar tarefa X ou Y.

Rotina

É aquilo que você deseja fazer todo dia

Recompensa

É o ajuda seu cérebro a saber se vale ou não a pena continuar a fazer isso
Aprendendo a observar deixas e recompensas podemos mudar a rotina e criar novos hábitos ou transformar aqueles que são ruins.

3- Trabalhar com microrresoluções ajuda a criar ou transformar hábitos

Para começar a criar novos hábitos ou mudar aqueles que você acredita serem prejudiciais , sugiro que comece a trabalhar com microrresoluções.
Elas ajudam a construir ou transformar hábitos no longo prazo, principalmente se a mudança for mais penosa de se fazer.
Dividir algo grande em tarefas menores ajuda muito a evitar a tentação de procrastinar, mas não será fácil mudar o hábito.
Nosso cérebro tende a colocar no piloto automático aquelas coisas corriqueiras de todo o dia, a fim de poupar energia, como já vimos.
Por isso, o piloto automático vai querer que o hábito antigo prevaleça, pois é mais econômico. Você terá que ter muita perseverança! Mas depois que mudar, seu novo hábito se tornará automático.
Não esqueça de comemorar cada pequena vitória, mesmo que pareça boba, pois é importante para manter você motivado.
Um exemplo prático: Há algum tempo, comecei a sentir a formação de uma pequena montanha no meu abdômen e queria que essa barriga sumisse.
Comecei a caminhar todos os dias da semana, mesmo na chuva (sério). A caminhada nem sempre é de manhã, nem sempre é de uma hora, mas eu faço todo dia.
Eu já caminhava antes , mas no máximo quatro vezes por semana. O meu gatilho? Olhar para um vestido que começou a ficar feio em mim. A minha rotina? Caminhar todo os dias!
A recompensa? O meu vestido de volta e mais saúde, graças a Deus, porque gordura localizada não é coisa boa!

4 – Aproveite-se da cascata da mudança de hábito

Meu novo hábito de caminhar todos os dias acabou puxando outro: fazer ginástica localizada depois da caminhada, pelo menos três vezes (antes era só caminhada) por  semana.
Isso puxou ainda para um outro hábito: diminuir a ingestão de carboidratos de absorção rápida, fazendo bolos caseiros sem farinha de trigo , mais fibras e proteínas e frutas secas (ótimas para o intestino).
Esse terceiro hábito rendeu uma boa economia, pois bolos caseiros e funcionais são caros e o que eu gastaria comprando um bolo, consigo material para fazer mais de um, um para cada semana.
Fazer exercícios pode ser considerado um hábito-chave .
O que é hábito-chave? Aquele que motiva você a criar novos hábitos. Um outro hábito-chave que mudou muita coisa na minha vida foi acordar mais cedo, inspirei-me no livro o Milagre da Manhã.
Criar uma rotina para fazer que meu cérebro entendesse que acordar cedo era bom para mim não foi tarefa fácil e houve muita resistência no início, mas os frutos foram felizes.
Passei a ter mais tempo para minhas tarefas, para minha família, para fazer o que amo sem ficar reclamando de falta de tempo.
Importante: nosso cérebro pode ser educado, infelizmente para hábitos ruins também o sistema é o mesmo, por isso é tão importante se manter vigilante!

5 – Visualize os benefícios da tarefa completada

Imagine que você deseja economizar dinheiro para uma viagem , mas nunca consegue começar a guardar nem um centavo, sempre deixa para amanhã.  Segundo Ersner-Hershfield (psicólogo da Universidade da Califórnia em Los Angeles),
“Para pessoas distantes delas mesmas no futuro, economizar é como escolher entre gastar dinheiro agora ou entregá-lo a uma pessoa estranha no futuro”.
Ver um retrato de si mesmo daqui a alguns anos parece ajudar o cérebro a crer que esse futuro pode ser real e isso nos motiva a começar aquilo que insistimos em procrastinar.
Você pode trabalhar com um pequeno mural para visualizar os benefícios da tarefa completada.
Faça colagens  com a foto daquele lugar que deseja conhecer e que sempre adia a viagem porque cai na tentação de gastar o dinheiro com outras coisas que não são, muitas vezes, nem necessárias.
Se o dinheiro está curto e só da mesmo para o necessário, visualize-se num trabalho que paga mais, pode ser um oriundo de um concurso público, mas para isso você deverá criar o hábito de estudar e para não perder a motivação pense em você mesmo lá no cargo, usufruindo de todas as benesses do fruto do seu esforço.

6 – Utilize a “Técnica do 3, 2, 1, agora!”

procrastinação
“Um corpo parado tende a continuar parado. Um corpo em movimento tende continuar em movimento.” Isaac Newton
Desenvolvida pelo psicólogo clínico Thomas Pelan, essa técnica ajuda a evitar a inércia diante de uma atividade que você costuma procrastinar.
Vou dar um exemplo com uma tarefa que não gosto muito de fazer, que é elaborar provas:
  • Tarefa: elaborar uma prova;
  • Meta: fazer hoje;
  • Momento: Estou no sofá;
  • Decisão: tenho que começar agora;
  • É só começar a contar: 3, 2, 1, agora!
A técnica promete ajudar a agir de imediato e dessa forma evitar que a inércia domine seu corpo.
Quando decidimos  , em torno de 3 a 5 segundos, realizar algo naquele momento, com o cuidado de permanecer na atividade por pelo cinco minutos, rompe-se o ciclo da procrastinação que foi construído na nossa mente.
Use essa técnica da contagem para tarefas desagradáveis. Elaborar provas é uma dessas tarefas desagradáveis para mim, mas que faço rápido, graças a Deus, porque se tornou um hábito, mas até isso acontecer eu sofri um “cadinho”.
Para não ficar exausta na realização de uma tarefa grande, por exemplo, faça pausas. A técnica Pomodoro é uma das que utilizo para isso.
No começo  rumo ao “parar de procrastinar para o que é importante” você precisará de uma boa dose de esforço até chegar no resultado desejado. A  maioria das pessoas quer soluções mágicas, mas a não ser que você tenha como pagar alguém para fazer o seu trabalho , ele não vai sumir.

7- Outras dicas rápidas

Conte com um apoiador: Está difícil manter o hábito? Que tal uma ajudinha? Peça alguém para ajudar você com uma tarefa que possa ser difícil tanto de começar quanto de terminar;
Elimine as distrações: para manter o foco na tarefa. Eu costumo desligar o wi-fi do celular e colocá-lo bem longe de mim quando estou escrevendo artigos para o blog, por exemplo.
O seu distrator pode ser outro, mas o importante é mantê-lo educado enquanto você realiza o que precisa;
Não se cobre exageradamente: nada de síndrome da perfeição e nem de querer ser o super herói da produtividade logo de cara.
Também nada de querer o equipamento perfeito, o escritório perfeito para começar o que deve ser começado, use o que estiver ao seu alcance e vá se aprimorando com o tempo. provocar frustração;
Uma coisa de cada vez é muito melhor que tentar ser multitarefas, que pode ter o efeito contrário.
Bom, agora é com você! Que tal começar mesmo a driblar a procrastinação?
Se precisar de uma forcinha extra para mudanças de hábitos ainda mais consistentes sugiro a leitura dos  livros abaixo, que tenho aqui em casa e me ajudaram bastante:
Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos! Tenha um excelente dia! Grande abraço!!!

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - QUANTO TEMPO LEVA PARA CRIARMOS UM NOVO HÁBITO?

Qualquer pessoa que já tentou adotar um novo hábito em sua vida


Resultado de imagem para QUANTO TEMPO LEVA PARA CRIARMOS UM NOVO HÁBITO?

 – tipo fazer academia, ou acordar às 6:00, ou meditar diariamente – sabe que não é nada fácil incorporar esta mudança à sua rotina.
Às vezes temos sucesso durante uma semana. Ou duas. Ou até um mês. E, de repente, falhamos um dia. “Ah, só hoje não tem problema.” Aí também relaxamos no dia seguinte. E, quando nos damos conta, já faz um ano que abandonamos o projeto.
Se você já passou por isso – e provavelmente passou – não precisa se sentir mal. Acontece com todo mundo. Adquirir um novo hábito não é tarefa fácil e requer um esforço tremendo. Com a vida corrida que temos, às vezes é difícil encontrar a disciplina necessária para levar o projeto em frente.

REGRA DOS 66 DIAS

Mas temos uma boa notícia, senhores: existe uma espécie de prazo mágico no qual, se você conseguir repetir a atividade rotineiramente, vai condicionar seu cérebro a praticar o hábito automaticamente, segundo a ciência.

Antigamente, havia uma lenda que bastavam 21 dias para atingir isso. Mas vamos ser honestos? Esse número parece muito fácil, né? O psicólogo Jeremy Dean também achou e, por isso, foi investigar mais a fundo o assunto.
Ele descobriu que para automatizar as escolhas do cérebro e adquirir um novo hábito (ou se livrar de um antigo) leva-se em média 66 dias. Ou seja, em torno de 2 meses. Nada impossível de atingir, não acham?

DIFICULDADE DO HÁBITO

Só que tem uma pegadinha na história. Segundo Dean, que escreveu um livro inteiro sobre o assunto, esse número vai variar de acordo com a dificuldade da atividade. Por exemplo, em sua pesquisa, ele descobriu que beber um copo de água depois de acordar leva em torno de 20 dias para virar um hábito. Já fazer exercício físico? Na casa dos 84 dias.
Claro, o prazo pode variar entre cada pessoa. Mas como se tivermos a força de vontade de repetir algo durante 2 a 3 meses, provavelmente teremos sucesso no objetivo de criar um novo hábito. Como dizia Aristóteles, nós somos o que fazemos. Bora se esforçar para fazer coisas boas, então?

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Fluxo Do Sucesso: Usando O Kaizen Para Melhoria Contínua

Fluxo Do Sucesso

Resultado de imagem para Fluxo Do Sucesso: Usando O Kaizen Para Melhoria Contínua



Como isto pode melhorar? Como minha vida pessoal pode melhorar? Como minha vida profissional pode melhorar? Como meus resultados podem melhorar?
Perguntas! Elas te tiram da zona de conforto mental trazendo novos estímulos, que trazem novas ideias, que ocasionam novas soluções.
Hoje falaremos sobre um método japonês que prega a melhoria contínua e isto vai com certeza te ajudar a entrar no fluxo do sucesso e fazer acontecer.
Pegue papel e caneta, fique comigo até o final, pois estas dicas te ajudarão a alcançar suas metas.

Fluxo Do Sucesso: Usando O Kaizen Para Melhoria Contínua

Em um dos vídeos anteriores falamos sobre o kanban, uma técnica japonesa que pode ser utilizada para planejamento e organização de projetos mas também para suas metas.
Hoje quero falar contigo sobre mais uma técnica que pode te ajudar a chegar no sucesso desejado: kaizen.

O que é Kaizen?

Kaizen - Melhoria Continua - Paty Pegorin
Kaizen é uma palavra de origem japonesa que significa mudança para melhor, usada para transmitir a ideia da melhoria contínua.
No contexto empresarial, o kaizen é uma metodologia que permite baixar os custos e melhorar a produtividade. Mas podemos usar esta filosofia em nossa vida para alcançarmos o que desejamos também!
Para você alcançar resultados diferentes, precisa em primeiro lugar ser diferente. E tudo começa por sua mente. Por onde começar para fazer acontecer então? Expandindo sua mentalidade! Pessoas de sucesso tem invariavelment uma mentalidade de sucesso.

O processo de melhoria contínua é composto por 4 passos:

1. Planejar
Pergunte-se sempre: Como posso melhorar? O que você deseja fazer acontecer? Faça esta pergunta para os processos que envolvem isto.
Ex: Você quer ter mais produtividade. Pegue papel e caneta e anote tudo o que pode melhorar em seu dia para melhorar sua produtividade.
2. Fazer
Aquilo que pode fazer, comece hoje mesmo a fazer e mudar! Só assim saberá se dará certo ou não. Testar é a chave.
3. Checar
Meça os resultados da mudança. No exemplo: O dia foi mais produtivo? Quais foram os resultados disto na prática? Anote tudo e analise o que deu certo!
4. Agir
Estabeleça aquilo que deu certo como novo padrão e a partir de então utilize o kaizen para cada processo daquilo que deseja mudar em sua vida!
Resultado de imagem para Fluxo Do Sucesso: Usando O Kaizen Para Melhoria Contínua

Frase - Velhos Caminhos Nao Abrem Novas Portas - Paty Pegorin - Frase sobre o novo

Planejar / Fazer / Checar / Agir

Desta forma estará sempre no processo de melhoria contínua expandindo sua mente te levando ao sucesso desejado!
E não se esqueça: sempre é tempo de fazer acontecer!

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - QUAL O SIGNIFICADO DAS CORES NOS NOSSOS SONHOS? DESCUBRA.

O QUE SIGNIFICA SONHAR COM CORES?

Qual o significado das cores nos nossos sonhos? Descubra.

Quando estamos acordados, as cores atuam ativamente em nosso cérebro estimulando emoções. De forma semelhante, as cores podem estimular emoções também nos nossos sonhos. Entenda no artigo o que sonhar com cada cor quer dizer.

O QUE SIGNIFICA SONHAR COM CORES?

A presença marcante das cores nos nossos sonhos mostra não só o nosso estado emocional como também traços da nossa personalidade. As informações contidas abaixo são resultado de uma pesquisa realizado pelo cientista e PhD Robert Ross e exposta em seu artigo The Significance of Color in Dreams(que em português quer dizer “O significado das cores nos Sonhos”) apresentado em uma conferência internacional em Copenhagen em 2004. Veja um resumo deste estudo abaixo.
  •  

    SONHAR COM A COR VERMELHA

    Quando os nossos sonhos têm a predominância da cor vermelhasignifica que temos desejo por mais vitalidade, intensidade, animação, sexualidade, vontade de sair e aproveitar a vida, pode significar que estamos nos sentindo sexys, sensualizados. Outra interpretação possível é a presença se uma inflamação ou lesão em nosso corpo.
  •  

    SONHAR COM A COR LARANJA

    Quando os sonhos têm a predominância da cor laranja, significa que nós estamos precisando expandir as nossas necessidades, atingir novos campos, mudar a direção da nossa vida.  Mostra uma inquietação, vontade de ter novos desejos e esperança, querendo mais contato com outras pessoas.
  •  

    SONHAR COM A COR AMARELA

    Quando os sonhos têm a predominância da cor amarela, pode significar que nós estamos procurando soluções para nossa vida, sentindo esperança quanto ao futuro, tentando encontrar os melhores caminhos para situações da nossa vida que precisam de mudança e alívio.
  •  

    SONHAR COM A COR VERDE

    Sonhar com a cor verde mostra a necessidade de estabelecer-se, de obter reconhecimento por seus atos, mostra a sua necessidade de controlar eventos que estão acontecendo em sua vida. Mostra também que você está precisando de mais dinheiro para ter segurança e estabilidade, ou que precisa de cura ou melhoria em sua saúde.
  •  

    SONHAR COM A COR AZUL

    Sonhar com a cor azul mostra a necessidade de descanso, de paz e de tranquilidade. Pode demonstrar também a necessidade de estar em um relacionamento onde exista confiança mútua, onde exista muito companheirismo. A cor mostra a necessidade de maior sensibilidade e harmonia.
  •  

    SONHAR COM A COR VIOLETA (ROXO)

    Ter sonhos com predominância da cor violeta traz diferente significados. Pode querer dizer a necessidade da união mística com alguém ou algo. A necessidade de sentimentos íntimos ou eróticos com alguém, a sua sensibilidade ou mediunidade pode estar elevada. Vou pode estar vivenciando sonhos irrealistas e idealizados.
  •  

    SONHAR COM A COR BRANCA

    Sonhos com a cor branca pode ser interpretado como anseio por novidades, novos começos, nova consciência, a necessidade de se sentir mais aberto e tolerante com o mundo. Mostr que você está isolado ou sozinho e que precisa mudar essa realidade.

FATOS INTERESSANTES SOBRE AS CORES NOS SONHOS

  • A maior parte das pessoas não se lembram bem das cores dos seus sonhos, e podem mesmo indica-los como incolor.
  • Apenas 25% das pessoas realmente lembram-se das cores dos seus sonhos. Isso acontece porque normalmente só lembramos das partes mais estimulantes e marcantes dos nossos sonhos, deixando os detalhes (como as cores) esquecidos.
  • As cores e formas presentes nos sonhos aparecem devido a estímulos internos e são baseadas em associações psicológicas da pessoa que sonham com essas cores e objetos.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - SONHOS QUE SIGNIFICAM DINHEIRO

LISTA DE SONHOS QUE SIGNIFICAM DINHEIRO

Sonhos que significam dinheiro

Os sonhos possuem uma linguagem simbólica. Eles instigam a curiosidade dos seres humanos, que sempre querem descobrir o significado dos sonhos. Nossos sonhos não têm limites, nos permitem voar e transformar nossas vidas em mundos imaginários. Os sonhos que significam dinheiro podem estar associados a uma lança, uma ferradura, um barco, um microfone, dentre vários outros. Se qualquer um destes símbolos aparecer nos seus sonhos, esteja certo que a sorte está a seu favor.  São objetos que significam riqueza e prosperidade. Conheça melhor treze sonhos que significam dinheiro e riqueza.

LISTA DE SONHOS QUE SIGNIFICAM DINHEIRO

sonhos que significam dinheiro

SONHAR COM BARCO

Se você sonhou que estava atravessando um rio de barco, pode significar prosperidade em sua vida. No caso de o barco estar encalhado, pode representar dinheiro entrando em sua conta.

SONHAR COM CRESCIMENTO

Sonhar que está crescendo, significa recompensas a caminho. Caso sonhe com outras pessoas crescendo, denota sucesso financeiro.

SONHAR COM EQUIPE

Quando você sonhar que está trabalhando com uma equipe, pode ser que tenha sucesso em negócios que atraem dinheiro.

SONHAR COM ESTRELAS

Sonhar com estrelas, representa fartura e prosperidade. Se você sonhar com uma estrela cadente, provavelmente terá muito sucesso financeiro.

SONHAR COM FERRADURA

Se você encontrar uma ferradura em seu sonho, indica que terá sorte em jogos de aposta. Se a ferradura estiver atrás da porta, quer dizer que você terá ótimas notícias relacionadas a finanças.

SONHAR COM FERROVIA

Sonhar que está caminhando em uma ferrovia, significa que terá uma ascensão em seus negócios. Caso sonhe que sua família está em uma ferrovia, significa que receberão uma boa quantia de dinheiro.

SONHAR COM LANÇA

Se uma lança aparecer em seu sonho, significa que muito prosperidade virá para sua vida. Caso um homem esteja segurando esta lança, denota sucesso nos negócios. Se uma mulher estiver segurando a lança, quer dizer que vai receber um dinheiro vindo de uma herança ou uma aposta.

SONHAR COM LUZ

Sonhar com luzes quer dizer que sua vida financeira pode melhorar. Também pode significar uma boa quantia de dinheiro entrando em sua conta.

SONHAR COM MICROFONE

Caso você quebre um microfone em seu sonho, quer dizer que terá prosperidade em seus negócios. Se você sonhar que está batendo em alguém com um microfone, significa que vai receber um dinheiro que alguém te deve.

SONHAR COM MILHO

Se um milho aparecer em seu sonho, quer dizer que você vai ganhar uma generosa quantia em dinheiro. Caso sonhe que está comendo um milho, significa que vai ter sucesso em seus planos.

 SONHAR COM ORQUESTRA

Sonhar com orquestra pode significar que em breve você estará com o bolso cheio de dinheiro. Também pode denotar prosperidade e poder.

SONHAR COM RECIBO

Caso você rasgue um recibo em seu sonho, quer dizer que terá sorte com suas finanças. Se você apenas vir um recibo em seu sonho, significa que vai receber um dinheiro que está esperando.

SONHAR COM RIQUEZAS

Se você sonhou com riquezas, terá muito sucesso em sua vida e nos seus negócios. Caso sonhe que não é uma pessoa rica, ainda sim terá um futuro com vitórias profissionais, que, consequentemente te, trarão dinheiro. Sonhar que tem um marido ou esposa ricos, significa que terá prosperidade e sorte na vida, em todos os âmbitos.