domingo, 29 de maio de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - A FORÇA DA ENERGIA SEXUAL EM EQUILÍBRIO - Svadhisthana Chakra Esplênico – Segundo Chakra ou Sexual.

Chakra Esplênico – anima e o animus, Integração dos opostos


                                                                                                      
Svadhisthana Chakra Esplênico – Segundo Chakra ou Sexual.

“Aquele que medita em Svadhisthana torna-se imediatamente libertado de seus inimigos, como a culpa, o egoísmo e assim por diante Torna- se um lorde entre os yogues e sua luz ilumina a escuridão da ignorância”. (Avalon, 1964, p.364). 


Para Jung em Svadhisthana estamos no mundo do inconsciente. Inundado pelos conteúdos deste, o ego deve absorvê-los e integrá-los, ou defender-se de alguma forma, sob o risco de ser aniquilado pelo monstro marinho.

Significação de Svadisthana: Lugar de permanência do Eu. Sua própria Morada. Morada do Sol. Esplênico. Sacral. Lugar sagrado. Doçura (centro do prazer físico) para alguns estudiosos. Deriva de SVA aquilo que pertence a si mesmo e Svadhistana, que significa “o seu verdadeiro lugar”. Também é conhecido como o Chacra do baço.


É o centro das emoções, da musculatura, da identidade sexual e da sexualidade, que vai além da necessidade primária de procriação do Primeiro Chakra.

Função: desejo, prazer, sexualidade, procriação. Filtrar e distribuir energia, através da circulação dos líquidos que levam os hormônios para o corpo. Sua função mais importante é absorver a vitalidade do campo energético, modificá-la, e distribuir aos outros centros. Movimento e da expansão. Alegria de viver, e prazer em todos os sentidos. Regula a entrada do prana no duplo etérico do homem.

Para alguns estudiosos do assunto, este Chakra está relacionado com os fenômenos mediúnicos, pois é através de seu campo magnético que os espíritos incorporam nos médiuns. 

As descrições dos chakras variam; em algumas tradições ele está localizado acima do baço e é considerado como um dos sete principais centros, em outros é tido como auxiliar.

Para Leadbeater, encontra-se localizado um pouco acima do centro sacro, à altura do baço e tem a função de especializar, subdividir e difundir a vitalidade oriunda do Sol.  

Chakra da vida vegetativa, é mais brilhante que o anterior e desempenha contudo um papel bastante importante no sistema de chakras.  Sua função mais importante é absorver a vitalidade do campo energético, modificá-la, e depois distribuí-la aos outros centros.

Localização: Está ligado ao osso sacro, ao plexo sacral e prostático. Baixo ventre, área genital, útero. Lugar vibratório situado dois dedos abaixo do umbigo. Está conectado com o nervo ciático, é o centro de movimento do corpo.

O sacro é o centro de massa do corpo, a pressão aplicada em ou perto dele tem um efeito muito maior sobre o corpo inteiro. As meninges (o revestimento da medula espinhal) está anexada ao sacro e, assim é possível colocá-lo em movimento recíproco com os ossos do crânio como o fluido cérebro-espinhal é produzido e liberado no canal espinhal.

O plexo sacral afeta os órgãos pélvicos, incluindo a parte inferior do trato digestivo e, juntamente com o plexo coccígeo controla o reto, tornozelos, pés, glândula arcos, pés, pernas, nervo ciático, e próstata. 

OUTRAS ÁREAS ATINGIDAS ANATÔMICAS – através deste Chakra trata-se as Glândulas supra-renais, problemas com menstruação, rins, bexiga, fluidos corporais, circulação sanguínea, diarréia, eliminação da urina,  útero, rins, sistema reprodutor, sistema circulatório, bexiga, cólicas, colite,  ovários, testículos. Síndrome do intestino irritável.



Palavras chaves: 

Água, Lua, Mudança, polaridades, movimento, prazer, emoções, procriação, sedução, atração, sexualidade, criatividade, cuidados, clarissenciência, nascimento, degradação, momento da concepção. Fantasia, imaginação, mundo astral, éter. Esfera da emoção e do desejo. É o centro da sexualidade, das sensações, do prazer do movimento e do cuidar.

Esse Chakra afeta o fluxo dos fluídos em todos os níveis. No físico, a absorção e eliminação está ligada ao metabolismo, no campo espiritual, ao conhecimento. Este centro inclui a função genital, a absorção e a eliminação.

Quando esta energia está equilibrada o ser gerencia bem o dar e o receber: é hospitaleiro, empático, estabelece limites na relação, cordial, compassivo, revela sentimento de pertencimento, tem amor a vida, capacidade de doar e amor pelo reino vegetal. Assimilação de novas idéias. Criatividade.  Harmonia. Equilíbrio à nível emocional e físico. Saúde.  

O segundo chakra é também o centro da identidade sexual, Supõe-se que todos os seres humanos devam manter um equilíbrio psicológico, emocional, físico e espiritual entre macho e fêmea, mas a maioria não consegue fazer isso. Sexo e sexualidade se tornam confusos. 

A liberação de energia desse Chakra é mais exteriorizada na mulher do que no homem. 

“A totalidade, o Tao busca o equilíbrio a integração dos opostos, a união no universo; e o gerador de todo e qualquer mal é o egoísmo, o agir contra a Unidade, é colocar-se em desequilíbrio com as forças mantenedoras da vida rompendo com a harmonia que lhes é própria.
O símbolo do Tao traz em si a unidade, a mutação e permanência, o processo de individuação,  o movimento dinâmico e interativo na sua seqüência infinita de ciclos e forças complementares geradoras da vida, entre elas o masculino e o feminino. (2)
O processo de individuação não exclui a pessoa do mundo, mas aproxima o mundo da pessoa” 
“O conceito de individuação foi criado pelo psicólogo Carl Gustav Jung e é um dos conceitos centrais da sua psicologia analítica.

A individuação, conforme descrita por Jung, é um processo através do qual o ser humano evolui de um estado infantil, imaturo, emocionalmente carente de identificação para um estado de maior diferenciação, o que implica uma ampliação da consciência, maturidade emocional e equilíbrio.

Através desse processo, o indivíduo identifica-se menos com as condutas e valores encorajados pelo meio social, cultural  e familiar; e assim encontra mais com as orientações emanadas do Si-mesmo, do Self, ou podemos  simbolicamente relacionar com o  Eu Interior, Alma, Divina Presença, Mônada, Cristo Interno. Considera o Self como a  totalidade (consciente e inconsciente) da personalidade e seu centro diretor.
A psique é constituida pelo consciente e inconsciente, é  um sistema auto-regulador teleologicamente orientado  pela interação entre eles. O atingimento da consciência, da totalidade é a meta de desenvolvimento da psique, que contem um impulso em direção à totalidade e tem a tendencia a se equilibrar atravé da função compensatória do inconsciente, do equilíbrio interno, da integração dos opostos; 

Sabemos que  eventuais resistências em permitir o desenrolar natural do processo de individuação é uma das causas do sofrimento e da doença psíquica, uma vez que o inconsciente tenta compensar a unilateralidade do indivíduo através do princípio da enantiodromia

A integração da anima, isto é, a incorporação do elemento feminino na personalidade consciente do homem faz parte do processo de individuação. A anima aparece com frequencia em sonhos ou fantasias com várias formas, com vários rostos femininos. 

A anima representa a ligação com a fonte da vida que está no inconsciente.
Jung, que nos trouxe o conceito de Anima e Animus. 
O arquétipo da anima constitui o lado feminino no homem, e o arquétipo do animus constitui o lado masculino na psique da mulher.  Ambos os sexos possuem aspectos do sexo oposto, não só biologicamente, através dos hormônios e genes, como também psicologicamente, por meio de sentimentos e atitudes.
No relacionamento do homem e com a mulher acontece o encontro, a entrega para o amor.



“O orgasmo é como "uma pequena morte", como o é o sono, e como o é a menstruação, já que este é um pequeno processo de morte que se manifesta quando o óvulo ao morrer, se dissolve no sangue mensal. Porém, a morte expõe o simbolismo de libertação do Eu e de suas manipulações, para deixarmos que as coisas "sigam o seu curso".

O orgasmo é uma "pequena morte" porque pede a morte do Eu na fusão com o Outro. Ao permanecermos ligados ao nosso Eu não conseguimos nos entregar ao orgasmo. Abrindo mão do poder e do controle sobre o outro, nos deixamos a natureza seguir o seu curso’(1).





Emma Jung diz que “quando não existe ligação desse tipo, ou quando ela é interrompida, instaura-se um estado de estagnação ou de endurecimento que muitas vezes é sentido como tão perturbador que a pessoa atingida se vê levada a ‘procurar um psicoterapeuta. Gottfried Keller descreveu este estado de maneira muito impressionante em sua poesia:


Noite de Inverno
Nem mesmo um rumor de asas passava pelo mundo,
A neve branca continuava quieta e ofuscante.
Nem uma nuvenzinha no dossel de estrelas,
Nem uma onda no lago congelado.
Do fundo ergueu-se a árvore do lago,
Até que no gelo a copa congelou;
Por seus ramos subiu a ninfa,
Olhando através do gelo verde.
Eu estava em pé sobre o gelo fino,
Que me separava da negra profundeza;
Bem embaixo sob meus pés eu vi
A beleza branca de seus membros.
Com lamentos sufocados ela apalpava
A dura coberta, aqui e ali;
Jamais esqueço o rosto triste.
Que ficará comigo para sempre!

O chakra sacro, pode ficar fechado se o homem está “imobilizado” inconscientemente para o contato com o seu feminino, com a sua anima.

“A ninfa presa no gelo corresponde à princesa encantada na montanha de vidro que foi mencionada acima; tanto o gelo como o vidro constituem igualmente uma couraça fria e dura que aprisiona o que está vivo e que dela precisa ser libertado. 

O poema nos lembra que a perda do contato com a anima é sofrido, e o homem sente a solidão do frio do inverno. 

Quando a água congela, ou as emoções congelam perdemos o contato com os nossos sentimentos, com a afetividade acolhedora e empática e e nos tornamos agressivos ou nos perdemos nos braços da solidão.

A simbologia da água aparece frequentemente em sonhos nos quais questões, valores e complexos do analisando estão se dissolvendo nas águas do inconsciente (morte simbólica), para que algo novo possa surgir (renascimento).


Este chakra está muito vinculado aos relacionamentos, porque o primeiro relacionamento é com a nossa mãe e todos os outros seguem-se baseados neste 2º chakra, que está vinculado às glândulas sexuais ou gónadas.  Estes órgãos sexuais é que produzem as hormonas que precisamos, Os ovários na mulher, por exemplo, produzem várias espécies de hormonas necessárias para a reprodução e de uma série de outras funções do nosso organismo. E as hormonas dos homens também são produzidas nos seus órgãos sexuais. 





Quando uma pessoa tem problemas de relacionamentos, ou uma baixa auto-estima, ou seja, a relação com ela mesma, este chakra é afectado e começa a funcionar aquém da sua capacidade e acaba por prejudicar o funcionamento das glândulas que não produzem mais as hormonas necessárias e o organismo pára de funcionar como deveria, e aí a doença vem. 

O sistema é bem lógico: o chakra não consegue transferir para a glândula a energia que ela precisa, essa glândula desequilibra-se e não produz mais o que o organismo precisa e a pessoa tem de recorrer a uma forma sintética de repor aquilo que o organismo poderia produzir naturalmente. 

Todo o ser humano possui internamente uma força capaz de curar qualquer desequilíbrio, e todos nós temos essa força interna, basta aprendermos a usá-la e a colocar os nossos chakras em equilíbrio. 

O que tira um chakra do equilíbrio?


Pensamentos, sentimentos e emoções negativas. 


Este texto é resultado de uma pesquisa e está inspirado em vários mestres.
1. site astrosirius.com
2. site universus.com
3.Emma Jung
Motoyama, Jung,  Joy Gadner e outrros.
Dharma Dhannya

EQUILÍBRIO E HARMONIA - O PODER DE HARMONIZAR DAS FLORES

A VIDA FICA MAIS FELIZ COM AS FLORES....

A Harmonia das Flores



As flores representam a etapa de máxima sutilização da matéria no reino vegetal.
Para elas convergem substâncias e forças terrestres que ascendem do solo e se elevam de patamar em patamar dentro do campo vital da planta.

Por outro lado, as flores são o gesto sublime de entrega do vegetal à luz.
Nessa doação ele incorpora os elementos imponderáveis que lhe chegam de todas as direções do cosmo e os expressa como cores, harmonia de formas, aromas e vibrações.

Por meio das folhas as plantas se abrem diretamente às influências da luz do Sol.
Assimilam sua energia radiante, materializam-na pela fotossíntese sob a forma de substâncias, e assim a introduzem na vida vegetal. 

Por meio das flores, porém, as plantas se doam por completo à luz e trazem à manifestação material o resultado dessa comunhão.

 Assim, na formação floral as plantas se elevam acima da vida vegetativa e se relacionam mais intensamente com a vida solar e cósmica, seus ritmos e movimentos.
Nas flores se materializa em alto grau o padrão de harmonia da planta. 

Esse concentrado de energias, impregnado de impulsos de ordem e pureza, atua no organismo e no psiquismo humano, favorecendo seu reequilíbrio.

A irradiação das flores tocam o ser humano sobretudo no plano etérico e no astral-emocional. 

Suas cores, a simetria das suas formas, seus perfumes e emanações sutis elevam também o campo etérico do ambiente.

Mas há ainda aspectos mais profundos das flores, aspectos que atingem até a periferia do corpo causal (*)do ser humano, influenciando suas disposições anímicas. 

É dessa influência que derivam as demais, acima citadas.

Cada vegetal está em sintonia especial com determinadas correntes de energia cósmica.

(*) Corpo causal: veículo de expressão da alma em níveis supramentais. Trata-se de uma estrutura energética que sintetiza as experiências do ser nas suas passagens pela Terra.


Namastê!

SAÚDE E EQUILÍBRIO - DICAS TERAPÊUTICAS - ÓLEO DE ABACATE PODEROSO - protege o coração e ajuda a emagrecer, entre outras coisas....

Azeite das Américas. 



É assim que o óleo de abacate ficou conhecido e, apesar de ainda não ser muito comum no Brasil, o produto tem destaque na lista dos óleos funcionais que protegem o organismo contra diversas doenças. 

"Basta acrescentar uma colher de sopa a preparações cruas ou nas saladas", afirma a nutricionista Noadia Lobão, do Rio de Janeiro. 

Conheça os benefícios de mais este aliado da saúde e incremente o sabor das receitas.


Efeito anti-inflamatório


O óleo possui altas concentrações de vitamina E, que oferece ação antioxidante e anti-inflamatória ao organismo. 

"A vitamina E oferece proteção contra os efeitos nocivos dos radicais livres, contra aterosclerose, inflamações das articulações e complicações provocadas pelo diabetes", diz o nutricionista Wellington Pinheiro, de São Paulo. 
   

Previne doenças cardiovasculares


Assim como o azeite de oliva, o óleo de abacate possui ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, que contribuem para a saúde do coração. "O óleo age diminuindo os níveis triglicérides colesterol ruim, sem alterar os níveis de colesterol bom', diz a nutricionista Myrla Merlo, da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte. "Além disso, o óleo de abacate ajuda a prevenir o desenvolvimento de lesões das artérias, outro fator de proteção para doenças cardiovasculares."


Câncer de próstata


O óleo de abacate contém uma substância chamada beta-sitosterol, que inibe a enzima esteroide 5-alfa-reductase (relacionada à redução na produção de testosterona). 
'Inibindo a ação dessa enzima, o organismo produz mais testosterona e evita um desequilíbrio hormonal, prevenindo o aumento progressivo da glândula da próstata e, consequentemente, o câncer de próstata, diz o nutricionista Wellington. "O beta-sitosterol também age reduzindo a hiperplasia prostática, que é a dilatação da próstata."


Controle da glicemia


As gorduras insaturadas e o beta-sitosterol presentes no óleo promovem a aceleração dos processos metabólicos nas células, que produzem mais energia de forma eficaz. 

"Com a respiração acelerada, a utilização de glicose é aumentada e isso contribui para o controle da insulina e do açúcar presente no sangue", diz a nutricionista Raquel Maranhão, da Clínica BeSlim. 

Essa ação é benéfica para qualquer pessoa, mas em especial para quem tem intolerância ao açúcar, resistência à insulina e diabetes. 


Fortalece a imunidade


"Por possuir uma combinação única de lipídios, fitoquímicos, vitaminas, ômegas e antioxidantes essenciais para a saúde, o óleo de abacate é muito eficaz para manter o sistema imunológico fortalecido e o corpo livre de radicais livres", afirma a nutricionista Noadia Lobão, do Rio de Janeiro. 

"Além disso, a enzima beta-sitosterol age aumentando a produção de células de defesa no corpo", diz o nutricionista Wellington. 


Ajuda no emagrecimento


Mais uma vez as gordura insaturadas e a beta-sisterol são as responsáveis por esse benefício. 

"Eles controlam os níveis do hormônio cortisol que, em excesso, pode diminuir o gasto de energia e aumentar o apetite, a retenção de líquidos e a absorção de gorduras e açúcares", afirma a nutricionista Raquel. 

Segundo Myrla Merlo, o cortisol controlado evita o acúmulo de gordura abdominal e favorece o aumento de massa magra.
 
olhos azuis - Foto Getty Images 

Protege os olhos contra doenças


Devido à presença abundante de antioxidantes como a luteína, vitamina E e glutationa, o óleo de abacate age na prevenção de doenças oftalmológicas. 

"Esses antioxidantes agem impedindo o cristalino (conjunto de células dos nossos olhos responsável por focalizar as imagens) de ficar opaco, processo desencadeador por exemplo da catarata", diz a nutricionista Myrla. 

O óleo também possui vitamina A e carotenoides, nutrientes essenciais para a saúde dos olhos. 


Rejuvenescimento da pele


As vitaminas A, D e E presentes no óleo de abacate possuem um alo poder antioxidantes e participam da produção de colágeno, formando um time campeão na luta contras as rugas

"A vitamina A ajuda prevenir a pele seca, enquanto as vitaminas E e D são eficazes contra rugas da pele e retardam o processo de envelhecimento", diz a nutricionista Noadia. 

Os especialistas também recomendam o uso do óleo de abacate como produto cosmético, porém mediante consulta ao dermatologista e compra do produto recomendado para esse fim. 


Por Carolina Gonçalves 
Fonte: Minha Vida

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O CORPO FALA - O ÚTERO E SEUS SEGREDOS

O Útero - A MAGIA DE SER MULHER...






























Embora haja diferenças distintas entre a energia dos ovários e a do útero, muitas mulheres têm problemas com ambas, simultaneamente. Por exemplo, muitas mulheres cujos ovários são afectados por endometriose também apresentam fibromiomas no útero. Portanto, é de toda a utilidade discutir, na sua generalidade, a natureza global dos padrões de energia emocionais e psicológicos, tendentes a gerar saúde e doenças nos órgãos pélvicos. 
 
Os órgãos pélvicos internos (ovários, trompas e útero) estão relacionados com aspectos do segundo chakra. A sua energia depende de um instinto feminino capaz, competente ou potente para gerar abundância e estabilidade emocional e financeira, e para expressar a criatividade na sua plenitude. 

A mulher deve ser capaz de se sentir bem consigo mesma e com as suas relações com os outros no decorrer da sua vida. 
Por outro lado, as relações que ela acha cansativas e limitadoras podem afectar adversamente os seus órgãos pélvicos internos. 
Assim, se uma mulher permanece numa relação não saudável porque pensa não poder bastar-se a si mesma, económica e emocionalmente, os seus órgãos internos podem correr um sério risco de contraírem doença.
 
A doença só surge quando uma mulher se sente frustrada nas suas tentativas de efectuar mudanças que ela precisa fazer na sua vida. A probabilidade e gravidade da doença dependem do quão eficientemente funcionam as diversas áreas da sua vida. Um casamento e uma vida familiar que a apoiem, por exemplo, podem compensar parcialmente um trabalho cansativo. 

Um padrão psicológico clássico associado a problemas físicos na pelve é o de uma mulher que quer libertar-se de comportamentos limitativos nas suas relações (com o marido ou no trabalho, por exemplo) mas não consegue confrontar-se com os seus medos relativamente à independência que essas alterações lhe trariam. Embora ela possa aperceber-se de que outros estão a limitar a sua capacidade de se libertar, na realidade, o seu maior conflito desencadeia-se dentro de si mesma em torno dos seus próprios medos.



Um outro aspecto que afecta os órgãos pélvicos é a competição entre as várias necessidades. Quando as suas necessidades mais íntimas de companheirismo e apoio emocional entram em competição com as suas outras necessidades exteriores, autonomia e aprovação familiar, esta situação pode interferir com os órgãos pélvicos, os ovários e o útero. 

A nossa cultura ensina-nos que não podemos estar ao mesmo tempo emocionalmente preenchidas e ser bem sucedidas financeiramente e que as nossas necessidades relativamente a ambos os aspectos são mutuamente exclusivas; que, como mulheres, não podemos ter tudo. 

As mulheres não são geralmente ensinadas a ser competentes nas áreas financeira e económica porque o sistema patriarcal assenta na própria dependência feminina. Uma vez que ter dinheiro e estatuto nos protege e nos faz sentir seguras, foi-nos ensinado que, para adquirir segurança temos que casar, e aos homens que devem providenciar para que não falte dinheiro nem estatuto às suas esposas. 

O sucesso, no sistema aditivo, permite-nos controlar os outros. 

Estas crenças e o comportamento determinante que geram são a base para o aparecimento dos problemas pélvicos.

O útero está energeticamente relacionado com o mais íntimo sentido de independência de uma mulher e com o seu mundo interior. Simboliza os seus sonhos e as personagens que gostaria de gerar. O seu estado de saúde reflecte a sua realidade emocional e a sua crença em si mesma ao nível mais profundo. 

A saúde do útero está em risco se uma mulher não acreditar em si mesma, ou se for excessivamente autocrítica.
 
A energia uterina é mais lenta que a energia ovárica. O tempo de gestação biológica do feto é de nove meses lunares, enquanto que o tempo de gestação de um ovo é de apenas um mês lunar. Pensa-se no útero como sendo a terra, quer simbolicamente, quer biologicamente, na qual as sementes produtivas dos ovários crescem a seu tempo.

A energia ovárica é mais dinâmica e de alteração mais rápida que a do útero. Nos ano
s reprodutivos, os ovários saudáveis libertam mensalmente novas sementes de uma forma dinâmica. 

Quando esta energia ovárica dinâmica precisa da nossa atenção, os ovários são capazes de mudar muito rapidamente. Um quisto ovárico pode desenvolver-se numa questão de dias, sob determinadas circunstâncias.
 
A saúde ovárica está directamente relacionada com as relações da mulher com as pessoas e coisas exteriores a si mesma. 

Os ovários estão em risco quando as mulheres se sentem controladas ou criticadas pelos outros, ou quando elas, por seu turno, criticam e controlam os outros.  
 
in Corpo de Mulher, Sabedoria de Mulher de Christiane Northrup

EQUILÍBRIO E HARMONIA - SUAS INTENÇÕES DEFINI AS SUAS AÇÕES 10 Maneiras de Praticar o Fortalecimento de suas Intenções

SUAS INTENÇÕES DEFINI AS SUAS AÇÕES

 


A seguir, estão dez maneiras práticas para fortalecer a sua intenção de respeitar a si mesmo em todos os tempos: 


 Passo 1: Procure em um espelho, conecte-se com você mesmo através do olhar e dizer "Eu me Amo" tantas vezes quanto possível durante o dia. Eu me Amo: 
Estas três palavras mágicas ajudam você a manter a sua auto-estima. Agora, tenha consciência de que dizer estas palavras talvez seja difícil no início pelas condições a que vocês tem sido expostos há mais de uma vida e porque as palavras podem trazer para a superfície de restos de desrespeito a que seu ego quer que você se apegue.
Seu impulso imediato poderá ser o de ver isto como uma expressão do desejo do seu ego sentir-se superior aos demais. Mas esta não é de forma alguma uma declaração do ego - trata-se de uma afirmação de amor próprio. 
Passo 2: Escreva a seguinte afirmação e repita varias vezes sem para si mesmo: 


Eu Sou inteiro e perfeito como Eu fui criado! Carregue este pensamento com você para onde quer que vá. Recorte-o e coloque em seu bolso, no seu painel, em sua geladeira ou ao lado de sua cama - permita que as palavras se tornem uma fonte de energia elevada e auto-estima. Pelo simples fato de transportar estas palavras com você e estar no mesmo espaço com elas, a energia irá fluir diretamente para você.

Passo 3: Auto-estima emerge do fato de você respeitar a Fonte de onde você veio e você decidiu se reconectar a essa Fonte, não importando o que os outros podem pensar. 


É muito importante no início manter-se lembrando que você é digno de infinito respeito vindo da Fonte com a qual você sempre pode contar , o pedaço da energia de Deus que o define. 
Esta lembrança vai fazer maravilhas pela sua auto-estima e, conseqüentemente,com a sua capacidade de usar o poder da intenção em sua vida.
De novo e de novo, recorde-se: eu não sou o meu corpo. 
Eu não sou o meus bens. 
Eu não sou minhas conquistas. 
Eu não sou a minha reputação. Eu Sou inteiro e perfeito como eu fui criado! 

 Passo 4: Afirme para si mesmo e para todos os outros que você encontrar, eu pertenço!


O sentimento de pertencer é um dos maiores atributos de Abraham Maslow da pirâmide de auto-realização (ver questão da phenomeNEWS fevereiro 2007). 
A sensação de que você não pertence ou que você está no lugar errado pode ser devido a uma falta de auto-estima. 
Respeite a si mesmo e a sua divindade sabendo que cada um pertence. 
Isto nunca devia ser questionado. Sua presença aqui no Universo é a prova única de que você pertence . 
Nenhuma pessoa decide se você pertence a ele. Nenhum governo determina que alguns pertencem e alguns não. 
Este é um sistema inteligente do qual você é parte . 
A sabedoria da Criação o destinou para estar aqui, neste lugar, nessa família com estes irmãos e pais, ocupando este precioso espaço. 
Diga para si mesmo e afirme quando necessário: eu pertenço! E o mesmo acontece com todos os outros. Ninguém está aqui por acaso! 

Passo 5: Lembre-se de que você nunca está sozinho. 


Minha auto-estima permanece intacta enquanto eu sei que é impossível para mim estar sozinho . 
Eu tenho um "sócio senior" que nunca me abandonou e que esteve comigo até mesmo em momentos nos quais eu aparentemente abandonei a minha Fonte. 
Eu sinto que se a mente universal tem respeito suficiente para me permitir vir até aqui e para trabalhar através de mim- e para me proteger em momentos nos quais eu me embrenhei em caminhos não espirituais perigosos- então esta parceria merece meu respeito recíproco. 
Eu me recordo meu amigo Pat Mcmahon, um apresentador na rádio KTAR em Phoeniz, Arizona, me contando sobre seu encontro com Madre Teresa em seu estúdio antes de entrevistá-la para seu programa. Ele implorou para que ela permitisse que ele fizesse algo por ela. 
"Qualquer coisa", ele pediu. 
"Eu apenas quero ajudá-la de alguma forma" . 
Ela olhou para ele e disse "Amanhã de manhã acorde às 4:00 AM e vá pelas ruas de Phoenix. Ache alguém que more lá e que acredite que está sozinho e o convença de que ele não está só". 
Grande conselho, pois todo aquele que se afunda em dúvidas sobre si mesmo ou aparenta estar perdido , perdeu sua auto-estima pois esqueceu que não está sozinho. 

Passo 6: Respeite seu corpo! 


Você foi provido de um corpo perfeito para abrigar seu ser invisível por breves momentos na eternidade.
A despeito de tamanho, forma, cor ou qualquer enfermidade imaginárias, é uma criação perfeita para o propósito para o qual você foi destinado aqui.
Você não precisa trabalhar para ser saudável, saúde é algo que você já possui se você não perturbá-la. 
Você pode ter perturbado sua saúde por comer demais, exercitado-se pouco e estimulado-se com toxinas e drogas que o fizeram doente, fatigado, ansioso, deprimido, envaidecido ou uma lista interminável de mazelas. 
Você pode começara alimentar a intenção de viver uma vida de amor próprio por honrar o templo que o abriga. Você não necessita de outra dieta, manuais de exercícios ou personal trainer. 
Vá para dnetro, ouça seu corpo e trate-o com dignidade e amor que sua auto-estima necessita. 

Passo 7: Medite para permanecer em contato com a sua Fonte, que sempre o respeita. 



Eu não posso dizer isto o suficiente: meditação é o caminho para experenciar o que os cinco sentidos não podem detectar. 
Quando você está conectado com o campo da intenção, você está conectado com a sabedoria que existe dentro de você. 
A sabedoria divina tem grande respeito por você e cuida de você enquanto você está aqui.
Meditação é um caminho para assegurar que você permaneça num estado de amor próprio. 
Não importa o que aconteça ao seu redor quando você penetra no sagrado espaço da meditação, todas as dúvidas sobre o seu valor como uma criatura estimada são dissolvidas. 
Você irá emergir da solitude da meditação sentindo-se conectado com a sua Fonte e experimentando respeito por todos os seres, particularmente por si mesmo. 

Passo 8: Faça as pazes com seus adversários. 


O ato de fazer as pazes envia um sinal de respeito por seus adversários. Irradiando esta energia de perdão, você pode encontrar o mesmo tipo de respeito e energia positiva retornando em sua direção. 
Sendo grande o suficiente , perdoando e repondo a energia de raiva , amargura e tensão com gentileza- mesmo que você insista que você está certo- você irá se respeitar muito mais do que antes de seu ato de perdão. 
Se você está cheio de raiva de álguém, existe uma grande parte de você que se ressente da presença desta energia debilitante. 
Tire um momento aqui e agora para simplesmente encarar a pessoa que está em sua mente como alguém que você machucou, ou que diretamente o feriu e diga a ele ou à ela que você gostaria de fazer as pazes. Você irá notar o quão melhor você irá se sentir. 
Este sentimento de ter limpado o ar é o amor-próprio. É necessário muito mais coragem, força de carater e convicção interna para fazer as pazes do que para permanecer nos sentimentos debaixa vibração. 

Passo 9: Sempre lembre-se de si mesmo com amor próprio. 


Para fazer isto voce tem que reconhecer que as opiniões dos outros a seu respeito não são fatos, são opiniões. 
Quando falo para uma audiência de 500 pessoas, existem 500 opiniões sobre mim na sala no fim do evento. Eu não sou nenhuma dessa opiniões. 
Eu não posso ser responsável por como eles me vêem. 
A única coisa pela qual eu posso ser responsável é meu próprio caráter e isto é verdade para cada um de nós. Se eu me respeito, então eu conto com meu amor proprio. 
Se eu duvido de mim, me puno, eu não apenas perco minha auto-estima, eu continuo atraindo mais e mais dúvidas e opiniões de baixa vibração com as quais futuramente eu irei me punir.Você não pode permanecer ligado a mente universal, que nos dirige a todos aqui, se você fracassar em tratar a si mesmo com respeito. 

Passo 10: Permaneça em um estado de gratidão.


Você irá descobrir que a gratidão é o degrau final em cada capítulo de sucesso.
Seja um apreciador ao invés de um depreciador de tudo que aparece em sua vida.
Quando você está dizendo, Obrigado, Deus, por tudo, e quando você esta expressando gratidão pela sua vida e por tudo aquilo que você vê e experimenta, você está respeitando a Criação. 
Este respeito está dentro de você, e você só pode dar aquilo que está dentro de você. 
Permanecer num estado de gratidão é exatamente a mesma coisa que permnecer num estado de respeito-respeito por si mesmo, que você dá livremente e que retornará para você multiplicado. Eu uso as palavras de Jesus de Nazaré, falando através de seu apóstolo São Matheus ( Matheus 5:48) 
"Seja perfeito, portanto, como seu Pai celestial é perfeito."
Reconecte-se com a perfeição da qual você se originou. 
Você não pode ter mais auto-estima do que isso!

 Uma mensagem de Wayne W. Dyer