quarta-feira, 17 de julho de 2013

O EQUILÍBRIO ATRAVÉS DO AROMA - A MASSAGEM AROMÁTICA

A MASSAGEM AROMÁTICA 


A massagem aromaterápica pode não ser o passo mais importante no tratamento de beleza, mas sem dúvida nenhuma é o que traz maior prazer e muitos benefícios, especialmente quando usamos óleos essenciais. Neste caso, estamos disponibilizando o poder de plantas aromáticas e seus mais variados efeitos no corpo, mente e alma.
  
   Enquanto os efeitos dos óleos essenciais podem ser em alguns, sedativos, outros são estimulantes; alguns analgésicos, outros cicatrizantes e citofiláticos, ou tudo isso junto em um só óleo. Já a massagem é responsável por proporcionar uma intimidade maior entre o cliente e o profissional, pois quase todos os sistemas do corpo são por ela afetados, produzindo um relaxamento e uma sensação de bem-estar através do toque. A massagem pode também auxiliar o corpo a se nutrir, aumentando a circulação sangüínea e diminuindo o esforço do coração para sua completa circulação. Isso traz como conseqüência uma quantidade maior de nutrientes e oxigenação para as células, os tecidos e órgãos. Por isso, uma massagem aromaterápica tem como resultado dupla vantagem e aplicabilidade.
  
   Por outro lado, a massagem traz um maior benefício pelo poder dos óleos essenciais em potencializar alguns dos efeitos esperados, tais como reduzir a dor, aliviar a fadiga e tonificar os músculos. A massagem também suaviza a pele, uma vez que ajuda a remover células mortas e minimiza rugas somente com suas manobras específicas. Mas isso não é tudo, porque durante uma massagem aromaterápica, há uma ligação estreita entre o aspecto físico e o psicológico, pois as tensões retidas nos tecidos são aliviadas através dela, tanto a nível fisiológico como também pelo fato desses mesmos óleos estarem atingindo o sistema límbico - diretamente através do olfato, que produz efeitos emocionais imediatos -, junto como os efeitos imediatos proporcionados pela absorção percutânea dos óleos essenciais.
  
   Falar de efeitos emocionais que os óleos essenciais podem proporcionar sem mencionar seus efeitos físicos é como olhar uma moeda por um lado só. Uma escolha aromaterápica deve caminhar necessariamente dentro de uma visão holística, ou seja, o homem em seus aspectos biofísico e social global. Não perder o foco do individuo como um todo, uno e indivisível é premissa básica da massagem aromaterápica e conceitualmente da Aromaterapia como uma terapia holística.
  
   Não podemos fazer escolhas baseadas somente no fato de um cliente estar estressado, sem considerar suas mais variadas formas de manifestações desse estresse, sejam elas as rugas mais acentuadas de uma noite mal dormida ou pela pele desvitalizada - conseqüência freqüente da má alimentação e falta de ingestão de água - , males comuns de uma vida agitada dos grandes centros urbanos frenéticos e agitados.
  
   Os óleos essenciais atuam na pele, mas também ajudam a criar um momento mágico de profundo relaxamento, de conforto e bem-estar. A escolha dos óleos essenciais deve seguir o critério de agrado olfativo, ao propósito dos cuidados com a pele e o enfoque emocional do trabalho.
  
   A escolha olfativa de acordo com o momento.
   Os diferentes aspectos relativos às escolhas aromaterápicas podem resultar em sinergias diferentes. Fala-se muito em sinergia relaxante, mas quantas possibilidades se abrem diante de uma escolha de óleos relaxantes? Talvez seja esse exatamente o maior desafio em se trabalhar com óleos essenciais: fazer a escolha diante de um universo infindável de possibilidades. Este não deve ser um fator limitador e inibidor de seu uso e sim, uma forma de caminhar para uma especificidade delimitada por escolha olfativa agradável ao indivíduo a quem se destina essa massagem.
  
   O que é o efeito relaxante?
   Quando ocorre a diminuição da tensão mental ou muscular e conseqüentemente a produção de uma sensação de repouso e bem-estar.
  
   Óleos relaxantes e analgésicos:
   Para aqueles momentos em que a tensão traz dor muscular, fadiga e cansaço. Se a massagem ocorre em diferentes tipos de pele, a escolha pode ser direcionada:
  
   * Em peles sensíveis e/ou desvitalizadas: lavanda, camomila e rosa.
   * Em peles oleosas: pinho, rosa e manjerona.
  
   Óleos relaxantes e adstrigentes:
  
   Biótipos cutâneos pedem óleos com ação específica quanto ao seu aspecto:
  
   * Em peles sensíveis e/ou desvitalizadas: benjoin e rosa.
   * Em peles oleosas: bergamota, cedro,petitgrain, e ylang-ylang.
   * Em peles desvitalizadas: olíbano, gerânio, sálvia esclaréia, palmarosa, pau-rosa e rosa.
  
   Óleos relaxantes e antiinflamatórios:
  
   A acne também pode ter suas manifestações exacerbadas por estresse:
  
   * Em peles sensíveis : lavanda e camomila.
   * Em peles oleosas: bergamota, gerânio, palmarosa e sândalo.
  
   Algumas sinergias para massagens relaxantes:
  
   1. Cedro com sálvia:
   O óleo essencial de sálvia esclaréia ajuda a promover uma sensação de bem-estar e relaxamento, que combinada com o cedro Virgínia, potencializa suas propriedades amaciantes sobre a pele. É um dos óleos de utilização mais antiga, também muito útil em momentos de busca interior ou meditação.
  
   2. Camomila com petitgrain :
   Sinergia que traz uma sensação de harmonia e tranqüilidade.
  
   O que é o efeito estimulante?
   Quando ocorre o aumento da atividade do organismo em geral, podendo ser físico e emocional, produzindo o aumento da circulação periférica com uma sensação de euforia e entusiasmo.
  
   Óleos estimulantes e analgésicos:
   Em peles oleosas: alecrim, hortelã-pimenta, pimenta negra e ho leaf.
  
   Óleos estimulantes e adstrigentes:
   Em peles sensíveis e/ou desvitalizadas: rosa.
   Em peles oleosas: alecrim, coriandro, petitgrain, e ylang-ylang.
   Em peles desvitalizadas: gengibre, coriandro e semente de cenoura.
  
   Óleos estimulantes e antiinflamatório:
   Em peles sensíveis : rosa.
   Em peles oleosas: rosa e eucalipto..
   Em peles desvitalizadas: rosa.
  
   Para reanimar-se:
   Pau-rosa com capim-limão:
   O pau-rosa é conhecido pelo seu efeito reanimador e revigorante, útil em momentos de baixo-astral. Quando misturado ao capim-limão, resulta em uma sinergia altamente restauradora e energizante.
  
   Laranja com gengibre:
   Uma mistura energizante e rivigorante que equilibra a energia do gengibre com o frescor e suavidade da laranja doce.
  
   Como aplicar essas sinergias?
   Antes de tudo é preciso atenção no uso de óleos essenciais, pois são substâncias puras, que estão em grande concentração. Para se ter uma idéia aproximada, uma gota de óleo essencial puro e natural equivale a quinze xícaras de chá da mesma planta. Os fito-cosméticos normalmente utilizam extratos vegetais em sua composição em concentrações inferiores a esta.
  
   Ao preparar uma massagem aromaterápica devemos lembrar que apenas três gotas em 10 a 20 ml de carreador são suficientes para obter os efeitos desejados de um cosmético de excelente concentração.
Autor: Julia Nunes
Publicado em: 08/06/2007
Fonte: Julia Nunes  - Bellarome Artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário