quarta-feira, 17 de julho de 2013

AS CORES REVELAM O QUE VOCÊ ESTA SENTINDO....

SUAS EMOÇÕES REVELADAS PELAS CORES
 
Somos seres maravilhosos : coloridos, energéticos e matemáticos. Fazemos parte de um todo e possuímos as mesmas partículas e, ao mesmo tempo, amorosos. Vivemos espelhando nossa alma uns nos outros pelo comportamento, pelas cores que usamos em nossas roupas e em nossas casas, pelas características complementares dos signos. Embora muitos não possuam essas informações, ainda assim, somos induzidos, inconscientemente, ao auto conhecimento pela simples análise dos números de nossos documentos, das placas de nosso carro, do número de nossa residência, do número da nossa conta bancária, etc.
Quanto à simbologia das cores, sabemos que ela está associada aos estímulos cerebrais que agem sobre o emocional do indivíduo.
As cores são apenas um veículo de comunicação do inconsciente com o mundo exterior. Sabe-se que a percepção visual humana está diretamente relacionada à luz, sem a qual nossos olhos não teriam como captar os reflexos que dão origem às cores na percepção cerebral. O processo é semelhante ao fenômeno do arco-íris, que é projetado pela dispersão da luz solar sobre as gotículas de água que ficam suspensas na atmosfera após uma chuva.
Por meio das cores que nos atraem podemos detectar um pouco dos nossos verdadeiros desejos, emoções, segredos e caráter. A identificação que temos com certas cores provém da própria simbologia da natureza, que nosso subconsciente associa aos sentimentos.
Apesar de serem apenas reflexos de luz, as cores têm a faculdade de influenciar a mente e o comportamento dos indivíduos, e, por sermos todos membros da Natureza, conhecemos inconscientemente o seu poder latente e as funções dos elementos do planeta : a terra, com  sua tonalidade marrom; o verde das matas; o azul do céu; o vermelho (ou laranja) do fogo; o amarelo do Sol; o escuro (ou negritude) da noite; o prateado (ou branco) da Luz; o pôr-do-sol com variações entre as cores vermelha, amarela, violeta, laranja, verde e azul; a tonalidade cinza de um tempo nublado e outras variações conforme as descargas elétricas e a dispersão da luz solar na atmosfera.
Observe as cores da roupa que você está usando agora e conheça um pouco mais sobre as suas emoções. É importante sabermos quais são os verdadeiros sentimentos que se escondem atrás de nossa personalidade, pois nem sempre nos damos conta do que carregamos em nosso corações.
BEGE: 
Simboliza uma variação do marrom e, portanto, é fixo como a terra, mas suave como a areia. Pessoa que se veste ou que se atrai por essa cor mostra egocentrismo e necessidade de pensar em si mesma. Tem suas opiniões formadas, mas não faz questão de mostrá-las. O senso de justiça do marrom é menor no bege, por ele prestar mais atenção em si do que para as injustiças que ocorrem ao seu redor. Possui tranquilidade e amor à natureza, respeita o ser humano, é coerente, mas prefere manter-se em silêncio e livre com seus valores. Não possui dinamismo, mas também não está passivo nem reflexivo. Na verdade, o bege está sonhando alto e profundo.

BRANCO :
Esta cor simboliza o dia, a Lua, o claro, e é a soma de todas as cores. A pessoa que veste ou se atrai por essa cor mostra mente clara e compreensiva. Tem necessidade de liderar de alguma forma. O branco significa mente pura, calma e esclarecida, que procura levar a paz aos ambientes em que frequenta. Denota um coração altivo, mas limpo. Essa cor possui o caráter de abrandar, porém sem comandar e é dona de sabedoria elevada para os padrões da sociedade; ultrapassa as barreiras dos preconceitos e das crenças. Está ligada à cura em geral, desde a medicina holística até a convencional e, também, a tudo que exige limpeza física e da alma. É a cor da energia mais elevada do universo e das entidades de luz. Usar o branco espontâneamente indica desprendimento e poder de liderança, sem intervir no livre arbítrio de outrem.
VIOLETA :
Simboliza o final do pôr-do-sol, que é o término de um ciclo de energia; é o descanso e a cura do dia; é a morte e o renascimento. Pessoas que vestem ou se atraem por essa cor estão em nível muito elevado, mental e espiritualmente, onde sua alma necessita curar outras almas, do cansaço e da dor. A cor violeta está associada, pelos hindus, ao 7º chacra, que é o mais elevado deles : o coronário ou sahashara, em sânscrito. O coronário situa-se acima do crânio sem tocar a cabeça, como se fosse uma coroa. Ele tem a qualidade da fusão com a Unidade ou mundo divino.  Mas se na aura da pessoa aparecer violeta com muita intensidade, pode estar ocorrendo um desgaste mental, quase um colapso nervoso, por exceder o seu limite espiritual e o de cura.
O lilás e o roxo diferem, na intensidade, em relação ao violeta que é sublime. Aquelas cores revelam desejos próprios e fantasias secretas, ao passo que o violeta é a cor máxima da cura física e espiritual e faz com que o ser humano ascenda para o mundo divino, pleno de amor e desapego.
O vidente, médico, físico, poeta, escritor e rosa cruz Conde de Saint Germain foi um dos grandes difusores do poder de cura e profundidade espiritual da cor violeta em todo o mundo.
É também usada na cromoterapia como recurso para a recuperação da saúde e eliminação de determinados espirituais.


CINZA : 
Simboliza a ausência de cores. Quem veste cinza, ou sente atração por essa cor, mostra que está necessitando se resguardar para refletir, porque não está "vendo" cores em sua vida. Quem rejeita o cinza mostra um espírito que foge da depressão. O cinza está em pessoas que se fecham com facilidade, mas não se revoltam, como os que usam preto. O uso exagerado do cinza mostra que a pessoa não percebe que está agindo sempre da mesma maneira para resolver os mesmos problemas, sem conseguir total êxito.
É necessário mais cor em nossas roupas e em nossa casa para que nossa mente exercite-se no sentido de dar e receber, como também no sentido do desenvolvimento da vontade, da ambição, do amor e da compaixão. Ser discreto nas atitudes é louvável, mas não perceber a falta de dinamismo na vida é acomodação acompanhada de insegurança e medo. Ou seja, o cinza é reflexivo e passivo e ajuda a mente a se distanciar um pouco das agitações. Quem o usa com frequência deve procurar acrescentar uma outra cor mais dinâmica, pois o espírito depende de movimento para ganhar energia e evoluir.

AZUL :
O azul simboliza o céu, que está acima de nós e envolve todo campo visual do homem. Quando se trata de assuntos espiritualistas, o céu é citado como um mistério a ser desvendado.
A pessoa que veste azul ou sente atração por essa cor tem necessidade de estar entre amigos e ser o centro das atenções. Tem sempre algo diferente ou interessante para comunicar e consegue fazer boas limpezas no campo emocional de outras pessoas. É deslumbrante, envolvente e fica sempre acima de qualquer mesquinharia ou mexericos. Ao vestir-se de azul, você está inconscientemente, transmitindo conhecimento, união de credos e purificação de ambientes, tanto pelas palavras, quanto pelo comportamento. É uma forma de a alma elevada se expressar.




VERMELHO :
Simboliza o fogo; a pessoa que se veste ou tem preferência pela cor revela determinação na busca de seus ideais. Está disposta a lutar para resgatar algo ou alguém, pouco se importando se tiver de invadir territórios ou enfrentar oposições. O perigo do vermelho está na alteração do sistema nervoso : mostra que pessoa carrega raiva ou ira em sua alma e que, a qualquer momento, poderá ter uma crise nervosa contra alguém ou algo. Também está relacionado à sexualidade e a toda a agressividade do ser humano.
Quando se usa o vermelho se está indicando, inconscientemente, a necessidade de extravasar esse fogo através do trabalho, do lazer ou pelo ato sexual. Não é saudável vestir crianças com roupas vermelhas, porque isso as torna agitadas, nervosas e briguentas.
O vermelho represente o chacra basal ou Kundalini.
MARROM :
Simboliza a terra, que é fixa e possui todos os nutrientes necessários para alimentar o planeta e gerar novas vidas. Também preenche os espaços vazios com acomodação e movimentos, gerando pequenos tremores ou grandes terremotos.
Quem está usando o marrom em suas roupas ou sente atração por essa cor: demonstra sede de justiça; silencia para observar uma situação e procura ser discreto para solucionar o problema. Tem senso profundo de colaboração, mas fica sempre na posição de aguardar e perceber para se adaptar. É a grande mãe ou o grande pai, que ampara com segurança; pode se tornar obstinadamente teimoso, o que conflita com seu poder de fazer justiça. Quando se sente anulado, provoca um terremoto para reequilibrar sua personalidade e seu ambiente.




VERDE :
Simboliza a mata, equilibra a terra, não permitindo que as chuvas provoquem erosões. Traz o oxigênio e a sombra para os seres vivos e consegue ser seu próprio adubo, com suas folhas velhas e secas. Através da vegetação escura, onde a região é mais úmida, que é onde estão os mananciais de água pura. A pessoa que veste verde ou se sente atraída por essa cor ; está ampla em sua alma, é receptiva, firme, simpática e procura ser equilibrada em seus pontos de vista.
Está harmoniosa em gestos e palavras e emana calma aos que se aproximam dela. Com o verde, a pessoa se torna boa ouvinte, sensível em seus sentimentos, mais forte para ajudar. Também sente sua alma mais tranquila e sabe ser flexível quando vem o vendaval. É muito bom usar o verde!!!   
PRETO :
Simboliza a noite, o escuro, a ausência das cores e de luz. A pessoa que se veste de preto ou se sente atraída por essa cor  mostra que está se defendendo de aborrecimentos e carrega uma rebeldia secreta. Quer se sentir forte e poderosa e chamar atenção discretamente.
Essa ausência de cores significa que a pessoa também está no seu limite para suportar os desafios e as inseguranças. No preto está escondida a revoltas contra alguém ou uma situação. Sente-se acuada, mas precisa reagir sem demonstrá-la. Os segredos se escondem no escuro, como no escuro estão os enganos e desencontros.
É preciso perspicácia e habilidade para trabalhar com a cor preta, pois pessoas desavisadas não percebem que estão cegas e radicais em seus juízos.
O preto nos ajuda a afastar os invasores e os inimigos, mas também nos priva de ver a luz nas aparências negativas.
É preciso usar mais a sabedoria e menos o preto, para que o coração se encha de amor e perdão, pois as pessoas que preferem esta cor, tem dificuldade de amar e de perdoar. Com isso, a alma se sentirá atraída por cores mais claras, pois passará a refletir a  LUZ QUE A CONSCIÊNCIA PERMITIR EMERGIR. O preto também está associado ao 1º chacra, o basal ou Kundalini.
Se você preferir o preto, por ser elegante ou discreto, para ir a uma festa, então observe se há outras pessoas de preto. Isso mostrará que são seus concorrentes ou rivais, competindo pela fama, a riqueza ou o poder. Nosso inconsciente coletivo tem faro e se expressa antes de o fato ocorrer.
Se soubermos deixar o coração falar, com certeza as cores nos guiarão para a realização dos nossos objetivos, porque elas, também, são expressões divinas.
LARANJA :
A cor laranja, ou alaranjada, simboliza igualmente uma variação do amarelo e do vermelho, por isso pessoas que se vestem com roupas ou são atraídas por essa cor mostram confiança em seus próprios recursos e conseguem tudo o que querem. Procuram ser mais íntegras e menos agressivas como os que usam o vermelho, mas lutam, igualmente, pelos seus ideais. Precisam carregar menos as responsabilidades dos outros e delegar poderes para poder relaxar um pouco.
O alaranjado está associado ao 2º chacka, o centro sacral, ou svadhisthana, em sânscrito. A etimologia dessa palavra significa "sua própria morada, sede de si". O sacral coloca a questão entre dar e pegar e a administração dos desejos. O laranja, por ter a tendência para o amor e a misericórdia, às vezes perde um pouco de rigor.Essa cor também mostra o apego aos seus velhos padrões mentais que dificulta, em parte, a conquista do novo em sua vida.Você deve aprender a soltar laços e situações do passado. Em festas místicas, os bruxos abusam dessa cor, que possui o poder de transmutar energias.
AMARELO : 
Simboliza o SOL e o ouro: nobres, brilhantes, auto suficientes, necessários, líderes, fortes, livres e estimuladores. A pessoa que se veste ou tem atração por essa cor, possui confiança em seus próprios recursos e mostra que é sua inteligência que está predominando e não o emocional. O amarelo, simboliza que psicologicamente, a pessoa está sentindo-se acima dos conceitos comuns da sociedade e tem necessidade de conquistar seus ideais à sua maneira e com liberdade de ação. O amarelo é utilizado em propaganda subliminar para estimular a fome. Os desenhos e pinturas feitos por crianças, quando analisados psicologicamente, revelam seus verdadeiros sentimentos. Desenhos que possuem cores pretas e amarelas, significam que a criança está sentindo o pai ausente fisicamente ou em seu afeto.  Como o preto representa a ausência de cores e o amarelo o grande protetor, isso simboliza a ausência do pai. Quando afirmamos que é bom usar o amarelo para atrair dinheiro é porque ela estimula a inteligência e atrai pessoas e acontecimentos q se identificam com a simbologia do Sol e do ouro. Esta cor está associada ao Chacra Umbilical ou manipura, centro do equilíbrio entre a vontade de vencer e os medos e a agressividade.
htpp://integracaoholistica.blogspot.com - fonte livro : Linguagem do Corpo 2 - Cristina Cairo

Nenhum comentário:

Postar um comentário