O Que é Colesterol Alto?
O colesterol é um tipo de gordura (lípido) no sangue. Suas células precisam de colesterol, e seu corpo faz tudo o que precisa. Mas você também obtém colesterol dos alimentos que você come.
Se você tem colesterol demais, ele começa a acumular-se em suas artérias. As artérias, por sua vez, são os vasos sanguíneos que levam sangue para longe do coração. Este processo é chamado de endurecimento das artérias ou aterosclerose. Geralmente é um processo lento que piora à medida que você envelhece.
Para entender o que acontece, pense sobre como uma tampa se forma na tubulação debaixo de uma pia de cozinha. Como o acúmulo de gordura no tubo, o acúmulo de colesterol estreita suas artérias e torna mais difícil para o sangue fluir através deles.
Isto reduz a quantidade de sangue que chega aos tecidos do seu corpo, incluindo o seu coração, podendo levar a sérios problemas, incluindo ataque cardíaco e derrame.
- Colesterol alto é 240 ou acima.
- Limite é de 200 a 239.
- Melhor é menos de 200.
Quais são os diferentes tipos de colesterol?
- LDL é o colesterol “ruim”, o tipo que pode obstruir suas artérias se você tiver muito dele. Este é o colesterol que você precisa diminuir, se você tem colesterol alto.
- HDL é o colesterol “bom”. HDL ajuda a eliminar a gordura do sangue. Você quer que seu HDL seja alto. Um alto nível de HDL está ligado a um menor risco de doença cardíaca .
- Os triglicerídeos são outro tipo de gordura no sangue. Se você tem triglicérides elevados e LDL alto, suas chances de ter um ataque cardíaco são maiores.
Algumas das causas de colesterol alto incluem os alimentos que você come, o excesso de peso, a inatividade física, o histórico familiar e a saúde geral, por exemplo.
Quais são os Sintomas e Sinais do Colesterol Alto?
O colesterol alto é um fator de risco para outras doenças e por si só não causa sintomas. Exames de sangue de rastreamento de rotina podem revelar elevados níveis de colesterol no sangue.
Quando e Quem Deve Verificar seu Colesterol?
As diretrizes do Programa Nacional de Educação sobre o Colesterol sugerem que todo mundo com 20 anos ou mais deve ter seu nível de colesterol no sangue medido pelo menos uma vez a cada 5 anos. É melhor ter um exame de sangue chamado um perfil de lipoproteína para descobrir seu nível de colesterol.
Há um Teste para o Colesterol Elevado?
Os níveis de colesterol no corpo são medidos por testes de sangue. Além do colesterol e seus diferentes tipos, os níveis de triglicérides também podem ser incluídos em um perfil lipídico (gordura).
A parte comumente medida do teste de sangue de perfil de lipoproteína inclui:
– Colesterol total
– A lipoproteína de alta densidade (HDL)
– A lipoproteína de baixa densidade (LDL)
– Triglicerídeo
– A lipoproteína de alta densidade (HDL)
– A lipoproteína de baixa densidade (LDL)
– Triglicerídeo
Alimentos capazes de controlar o colesterol e regular a pressão arterial
Morango, soja, mirtilo, iogurte, clara de ovo, chocolate amargo; conheça os diversos alimentos que controlam o colesterol e regulam a pressão arterial
Apesar de apresentar funções importantes no organismo, como a produção de hormônios e de vitamina D, o colesterol – um tipo de gordura – precisa ser controlado. Quando está em excesso no sangue é prejudicial, aumentando os riscos de a pessoa desenvolver diversos tipos de doença, como as cardiovasculares. Além disso, outro problema que pode comprometer o funcionamento do coração é a hipertensão.
Ela é causada, principalmente, devido à contração dos vasos em que o sangue circula, podendo resultar em rompimento ou entupimento das artérias. Com isso, é possível que a pessoa sofra um derrame ou tenha um infarto, por exemplo. E é justamente por isso que esse problema deve ser combatido.
Uma boa alternativa para manter os níveis de colesterol na medida indicada por especialistas e evitar que a pressão fique elevada é consumir alimentos capazes de proteger a saúde nesse sentido. Pronto para conferir algumas opções?
Abacate
Essa fruta é rica em ômega-3, uma gordura benéfica ao organismo. Contudo, é considerada muito calórica e, por isso, ficou longe da mesa dos brasileiros por muito tempo. Então, é aconselhável consumir o abacate com moderação para aproveitar seus benefícios.
Azeite
O ômega-3 e o ômega-9, gorduras conhecidas por serem benéficas ao coração, podem ser encontrados no azeite. Dessa forma, esse alimento, além de prevenir a formação de placas de gordura nas artérias, também reduz o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom (HDL).
Banana
Como contém bastante potássio, essa fruta torna-se uma ótima aliada no controle da pressão arterial. Uma dieta rica nesse nutriente contribui para a eliminação do sódio do organismo, auxiliando na redução da pressão.
Beterraba
Esse legume é rico em uma substância chamada nitrato, que é conhecida por ser a precursora do ácido nítrico – um potente vasodilatador natural. Para confirmar isso, existe um estudo da Universidade Queen Mary feito com hipertensos que demonstrou que os pacientes que consumiam 250ml de suco de beterraba tinham uma redução da pressão arterial.
Chocolate amargo
Quando consumido com moderação (30g ao dia já é suficiente), esse alimento proporciona vantagens ao organismo, como maior disposição e melhor funcionamento cerebral. Além disso, o chocolate amargo também é capaz de reduzir os índices do mau colesterol.
Clara de ovo
Segundo especialista da Universidade Jilin (China), a clara do ovo possui uma substância conhecida como peptídeo, que tem a capacidade de inibir uma substância que contribui para o estreitamento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, para o aumento da pressão arterial.
Iogurte
Assim como o leite e seus demais derivados, esse alimento é uma importante fonte de cálcio, o que estimula a redução do sódio do corpo. Essa ação tem a capacidade de controlar a pressão arterial (mas lembre-se de escolher a opção com menor teor de gordura).
Mirtilo
“Ele combate os radicais livres, é anti-inflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim”, afirma a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro.
Morango
Cientistas das universidades de East Anglia (Inglaterra) e Harvard (Estados Unidos) acompanharam os hábitos de cerca de 156 mil pessoas ao longo de mais de 10 anos e perceberam uma diminuição de quase 10% no risco de hipertensão entre os consumidores de morango e outras frutas vermelhas. A explicação é porque elas são ricas em antocianina, um antioxidante que dá cor a essas frutinhas, responsável pelo combate e radicais livres.
Soja
“O consumo de proteína de soja diminui o índice do LDL (colesterol ruim). As gorduras encontradas nesse grão são as poli-insaturadas e as monoinsaturadas, que não provocam obstrução de artérias”, ensina Márcia Dal Médico, nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário