Esse sintoma desconfortável pode estar ligado ao estresse do dia a dia ou a problemas mais graves
Quem nunca teve aquele tremor irritante nas pálpebras, que surge de repente e não dá pra controlar? Esse sintoma pode durar dias e incomoda bastante, mas a boa notícia é que, na maioria dos casos, o motivo não é nada grave. Prevenir é sempre melhor que remediar, então veja o que você pode fazer para não ter esse problema. Caso você tenha, saiba o que pode ser e quando é necessário procurar um médico.
1. Tremor na pálpebra por estresse
O excesso de estresse pode liberar hormônios que atuam contraindo levemente os músculos. Como a musculatura em torno das pálpebras é pequena e sensível, essa alteração se torna mais visível. Normalmente, os sintomas duram poucos dias, e a indicação para resolver o problema é relaxar! Que tal dar uma pausa nessa correria de fim de ano, assistir a um bom filme e relaxar um pouco?
O tremor também pode ser sinal de que você está dormindo mal. Evite bebidas ricas em cafeína e outros estimulantes e deixe o ambiente do seu quarto aconchegante, sem bagunça ou distrações de trabalho, para garantir pelo menos 8 horas de sono por dia. Em casos de insônia persistente, porém, é necessário procurar orientação médica.
2. Tremor na pálpebra por secura nos olhos
Nos dias de hoje, em que passamos cada vez mais horas em frente ao computador, é comum haver a tremedeira por conta de secura nos olhos. Mantenha sempre à mão um colírio hidratante, e tente se afastar da tela por alguns momentos a cada duas horas, pelo menos. Outro motivo para a secura é o uso constante de lentes de contato. Não deixe de higienizar e trocar suas lentes segundo as orientações do fabricante.
A falta de hidratação no corpo, de um modo geral, também influi na condição dos olhos. Mais um motivo para tomar pelo menos 8 copos d’água por dia!
3. Tremor na pálpebra por problemas na visão
Quando forçamos a vista, para a leitura, por exemplo, estimulamos a musculatura das pálpebras, o que pode causar o tremor involuntário. Essa necessidade de “forçar”, no entanto, pode ser indício de problemas como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Consulte o oftalmologista periodicamente para verificar se há necessidade de uso de óculos ou aumento do grau.
Quando o tremor estiver acompanhado de vermelhidão nos olhos, pode ser sintoma de alergias ou conjuntivite, que também demandam tratamento médico.
4. Blefaroespasmo
Parece um palavrão, mas é uma doença relativamente rara. No caso, as pálpebras tremem o tempo todo e outros músculos do rosto e do pescoço também são afetados. O tratamento médico inclui injeções de Botox, para paralisar a parte da musculatura facial que sofre com os tremores constantes.
Você já teve tremor nas pálpebras? Conhece alguém que teve? Mande essa matéria para essa pessoa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário