quarta-feira, 17 de outubro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - 7 livros para ler neste ano que podem mudar sua vida

Os livros que podem mudar sua vida


Já se foi o tempo em que eu detestava livros sobre autoconhecimento e histórias de pessoas reais do mundo dos negócios. Hoje em dia eu estou constantemente em busca de livros que me façam evoluir e que me inspirem de alguma forma, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Em 2017 li alguns livros – e estou na metade de outros – que me inspiraram a buscar grandes mudanças em minha vida e que melhoraram demais a forma como eu lido comigo, com meu trabalho e com os outros. Por isso, hoje vou compartilhar aqui os livros que acredito que você deveria ler neste ano que podem mudar sua vida – e que mudaram a minha!

1 – “Criatividade“, Osho

Muito mais do que um livro sobre criatividade, esse é um livro sobre evolução. Nesta obra incrível Osho ensina como nossa criatividade vai sendo assassinada desde crianças e como nossos comportamentos e nossos medos vão ajudando a enterrar ela ainda mais fundo.
Você consegue compreender, através de uma leitura leve e prática, como não somente pessoas que trabalham diretamente com uma profissão considerada criativa precisam e devem ser criativas. Osho apresenta ponderações e toca em pontos importantes para que possamos fazer uma autoavaliação e melhorar os aspectos necessários para sermos seres criativos, além de ajudar a melhorar outros aspectos da vida. Vale muito a leitura.

2 – “Roube como um artista”, Austin Kleon

Outro livro sobre criatividade, porém, um pouco menos profundo que o livro do Osho, que ensina de forma prática como ser mais criativo através de pontos-chave sobre como pensar criativamente e como tornar as ideias “roubadas” mais pessoais, transformando-as sem que sejam cópias das pessoas nas quais nos espelhamos. É aquele livro bem humorado e fácil de ler, que te prende do começo ao fim e te motiva a colocar as lições em prática no mesmo instante.

3 – “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, Dale Carnegie

Este é um livro antigo, porém, é aquele livro que todos deveriam ler e reler. Não, você não vai aprender a ser um manipulador inescrupuloso, você apenas vai aprender a tratar as pessoas do jeito que elas gostam de ser tratadas para tentar persuadi-las a ver as coisas pelo seu ponto de vista e fazer o que você gostaria que elas fizessem – não porque você quer que elas façam, mas porque você consegue fazer com que elas queiram fazer.
Eu amei ler este livro e ele oferece vários exemplos práticos (datados de outrora porque o livro é um pouquinho antigo) relatados pelo autor. Apesar de ser antigo ele é ainda muito atual porque os seres humanos não mudaram tanto desde os anos 20, aparentemente. A leitura é muito fácil e prática, e eu posso dizer que as dicas realmente funcionam (eu testei e aprovei).

4 – “Propósito”, Sri Prem Baba

Um daqueles livros que você lê com calma e que te fazem pensar e repensar toda a sua vida. Em “Propósito“, Sri Prem Baba nos mostra como tudo que o ser humano viveu até hoje nos levou a viver uma vida vazia e sem propósito e porquê estamos cada vez mais ansiosos, deprimidos e desanimados. Se você está em busca do seu propósito ou simplesmente quer melhorar a forma como encara a vida, dinheiro, medos e anseios, recomendo que leia este livro. Se não está em busca de nada disso também recomendo que leia. Leitura obrigatória para nos tornarmos seres humanos melhores, mais amorosos e compreensivos.

5 – “Girlboss”, Sophia Amoruso

Sophia Amoruso, a famosa dona da Nasty Gal – que roubava lojas e revirava caçambas de lixo – e que ganhou até mesmo uma série – cancelada – de mesmo nome, é uma verdadeira #girlboss. Controversa, ela é uma daquelas pessoas que você ou ama ou odeia, mas que sem dúvidas vai te inspirar a sair do conforto de onde está e fazer algo incrível acontecer.
É um livro fácil e espontâneo, que te faz sorrir e também refletir sobre vários aspectos da vida e carreira. De forma natural, Sophia consegue nos motivar a tirar aqueles projetos da gaveta, parar de desperdiçar oportunidades e acreditar mais em nosso próprio potencial. É aquele tapa na cara que a gente precisa levar de vez enquanto.

6 – “O ano em que eu disse ‘Sim’“, Shonda Rhimes

Quem nunca viu pelo menos uma cena de alguma série criada por Shonda Rhimes que atire a primeira pedra. A criadora e produtora executiva de “Grey’s Anatomy“, “Private Practice” e “Scandal“, e produtora executiva de “How to Get Away with Murder” tem aqui um outro grande sucesso, um livro para ler e reler. É um daqueles livros sinceros e bem humorados, que mesmo sem ser um livro de auto-ajuda, acaba te fazendo evoluir de alguma forma.
Além disso, a maior vantagem de “O ano em que eu disse ‘sim’” é que ele é escrito por uma contadora de histórias, uma mulher que tem a capacidade de te envolver e cativar do começo ao fim e que parece te motivar a dizer mais “sims” a cada página.

7 – “Trabalhe 4 horas por semana”, Tim Ferriss

O título do livro é um pouco apelativo? É! Porém, não é por isso que você deve descartar ele. Não, o Tim Ferris não está doido! Este livro foi o mais life changing pra gente até hoje, foi o livro que nos motivou a ser nômades digitais e que nos fez ter uma perspectiva de vida completamente diferente.
Em “Trabalhe 4 horas por semana” é possível aprender a tornar nossos dias e trabalhos mais produtivos, delegar funções, modificar sua rotina, fazer ajustes em seu trabalho e parar de pensar em trabalhar demais para só aproveitar sua vida na aposentadoria – quando você já não estará mais tão saudável e motivado. Não se desanime se você não conseguir aplicar tudo que ele aplicou na vida dele, mas use as experiências dele para melhorar um pouco sua vida e seu trabalho. O pouco que aplicamos do que aprendemos com ele já nos ajudou a mudar de vida.
E aí, gostou das indicações? Agora é a vez de vocês me indicarem livros! Quais livros já leram e que são “imperdíveis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário