Cuidados com Rins e Sistema Urinário
As doenças renais e do trato urinário estão cada vez mais comuns, os principais fatores de risco são causas genéticas, o diabetes e a hipertensão.
No caso das doenças renais é preciso ficar atento ao consumo de dois itens: sódio e potássio, pois a filtragem e excreção destes elementos acontecem justamente nos rins. É preciso diminuir o consumo de sal e controlar a ingestão de potássio. Pacientes renais, além do tratamento médico convencional, devem ser acompanhados por nutricionista a fim de evitar maiores danos.
As mulheres tendem a sofrer mais com infecções na via urinária, inflamações na bexiga e cistites e os homens com infecções e problemas relacionados à próstata.
Cranberry: rico em compostos polifenólicos, o mirtilo-vermelho ou cranberry atua evitando que a bactéria causadora da infecção urinária (E. coli) “grude” nas paredes do sistema digestivo e urinário, impedindo a sua multiplicação e progressão.
L-Carnitina: auxilia no controle de distúrbios lipídicos e melhora o perfil hematológico de pacientes em hemodiálise.
Enzimas vegetais: as enzimas são substâncias orgânicas com a função de catalisar outras reações químicas e aperfeiçoar a produção de outros compostos essenciais para a nossa saúde. As de origem vegetal são extraídas diretamente de frutas, verduras, legumes e raízes, podem ser encontradas em extratos líquidos prontos e podem auxiliar no tratamento de várias doenças relacionadas aos rins.
Leia mais >> Saiba o que são enzimas vegetais e seus benefícios
Canela: apresenta uma composição micronutricional rica em oligoelementos e outros compostos, como aumentar/melhorar o sabor dos alimentos e é muito indicada para ser utilizada como temperos, a fim de reduzir o consumo de sal, principalmente por pacientes renais crônicos.
Ferro: é muito comum pacientes com doenças renais graves também apresentarem anemia. Nestes casos o acompanhamento médico e a suplementação de ferro torna-se também fundamental.
Cálcio: pacientes com doenças renais costumam apresentar deficiência de cálcio, o grande problema é que os alimentos que fornecem cálcio costumam ser os mesmos que fornecem fósforo, que deve ter a ingestão controlada, principalmente em pacientes que necessitam de diálise. Daí a indicação de suplementação com este importante mineral em sua forma mais pura.
Vitamina D: a vitamina D facilita a absorção e o uso de sais minerais como cálcio e fósforo pelo organismo, equilibrando a quantidade deles no sangue. Poucos sãos os alimentos que fornecem vitamina D, ela normalmente é produzida pelo organismo na presença do sol, daí ser chamada de “Vitamina do sol”. Uma forma interessante para ser ingerida é na forma de calcitriol, a forma ativa da Vitamina D, ela pode ser ingerida na forma de líquido ou cápsulas. Pacientes renais graves tem sua produção diminuída já que no organismo ela é sintetizada em sua forma ativa pelos rins.
Chás
Uxiriun: chá misto de unha de gato, uxi amarelo e capim limão pronto para beber, é diurético e atua na prevenção e tratamento de infecção urinária, endometriose e outros problemas femininos.
Funcho: possui vários compostos farmacológicos como flavonoides, vitamina C, ômega 3 e 9 e minerais. Por possuir ação diurética, antioxidante, antifúngico e antibacteriano auxilia no tratamento de doenças renais e do sistema urinário, sendo indicado também para auxiliar a eliminação de pedra nos rins.
Leia mais >> Funcho: Benefícios e Propriedades
Dente de leão: possui ação diurética, agindo contra nefrite, cistite e hidropsia.
Erva de bicho: possui propriedades anti-inflamatórias, atuando em doenças das vias urinárias.
Quebra-pedra: possui ação diurética, analgésica, relaxante muscular e desobstruinte, é utilizada no tratamento de doenças das vias urinárias e também contra o cálculo renal (pedra nos rins).
Alcaçuz: atua em inflamações e infecções diversas, inclusive das vias urinárias.
Alecrim: possui propriedades anti-inflamatórias que aliviam dores e diminuem inflamações nos rins.
Uxi Amarelo: sua casca é utilizada no tratamento de infecções urinárias.
Cavalinha: possui propriedades diuréticas sendo indicada no tratamento de doenças da próstata, bexiga e rins.
Cabelo de milho: conhecido por sua função diurética, o chá ajuda a reduzir a retenção de líquido, no controle de infecções urinárias e redução da pressão arterial.
Chapéu de couro: tem função diurética, sendo indicado no caso de retenção de líquidos e processos inflamatórios. Não deve ser utilizado por portadores de insuficiência renal e cardíaca.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. RESOLUÇÃO – RDC Nº 10, DE 9 DE MARÇO DE 2010. Anexo 1.
GRANDI, T. S. M. Tratado das plantas medicinais. Belo Horizonte: Adaequatio Estúdio. 2014. E-book.
Portal Diálise. Disponível em https://www.portaldadialise.com
Sociedade Brasileira de Nefrologia. Alimentação em Diálise. Disponível em https://sbn.org.br/publico/nutricao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário