Saúde é um estado de completo bem estar, onde todas as funções do ser humano: físicas, mentais e emocionais se encontram em equilíbrio, promovendo a felicidade integral do ser.
O que é saúde emocional?
O equilíbrio das funções psíquicas se resume na capacidade de gerenciar as emoções, tendo como consequência a ausência de distúrbios emocionais e a garantia do bem estar na vida. A falta de um desequilíbrio emocional não quer dizer que a saúde e bem estar estejam em plena forma.
Não são somente os aspectos da saúde física que interferem em nossa saúde emocional e nos indica que devemos ter hábitos de vida melhores e isso é nossa a responsabilidade para atingirmos o nosso bem estar e fugir das doenças. Uma vida com falta de afetividade, relacionamentos complicados, uma fé pouco consistente, ansiedade e depressão, podem gerar um estado de desequilíbrio mental.
Precisamos entender que são os nossos hábitos que fazem a nossa saúde ser boa ou ruim.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde emocional como:
“Saúde emocional é um estado de bem-estar onde o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade.”
A OMS, na Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, disse que a saúde é “um recurso para a vida, não o objetivo de viver. A saúde é um conceito positivo enfatizando recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas”.
Wilfredo Rodriguez, no seu artigo “Como manter a saúde mental”, em seu site “Saúde e Lar”, diz que a saúde mental “consiste numa relação equilibrada entre as emoções (sentimentos), atitudes (pensamentos) e ações (comportamentos)”. Assim, entendemos que a mente e a emoção andam bem próximas. Saúde emocional e saúde mental não é a mesma coisa, mas ambas estão relacionadas. Por isso é muito importante cuidar de ambas as partes.
A saúde total é conseguida através de uma combinação entre o físico, o mental e o emocional.
Podemos evitar que muitos problemas surjam no decorrer da nossa vida com algumas mudanças simples e adquirindo práticas saudáveis, tanto emocionais, físicas e mentais. Observe alguns pontos que podem fazer toda a diferença na sua vida:
Alimentar a boa auto-estima
Saber valorizar a si mesmo como uma pessoa importante é ter amor-próprio. A auto-estima funciona como o “sistema imunológico da consciência”.
Quem possui uma auto-estima elevada tem mais resistência para enfrentar os problemas do dia-a-dia. Força de vontade e capacidade para ultrapassar os obstáculos e recomeçar após frustrações e fracassos.
Fazer o que gosta
É importante sentir prazer em nossa vida. Ter um hobby, fazer uma atividade
física, sair com os amigos e com a família, todos esses são hábitos que geram uma satisfação.
Ser alegre
A maioria das pessoas diria que busca a felicidade. Pessoas bem humoradas e alegres vivem mais e com mais saúde. Aprender a se divertir, achar graça de si mesmo, sentir a alegria e a felicidade de viver são muito importantes para a cura emocional.
Rir fortalece o sistema imunológico.
Ser otimista
Ter pensamentos de
esperança e otimismo, mesmo quando a situação não for o que você estava esperando. Este é um processo diário, seja em casa, no trabalho ou em sociedade. Podemos ficar viciados tanto com o negativo, quanto com o positivo, por isso é importante cultivar um bom pensamento sempre.
Evitar o isolamento
A solidão é uma escolha muito equivocada para nossa vida, mesmo que você goste de alguns momentos de solidão. Procure pessoas, faça amigos, esteja com eles, converse e se distraia.
Melhorar o pensamento
O pensamento é o início de tudo. Pensamos, sentimos e depois verbalizamos. Nossas emoções vêm do pensamento.
Se você quer ter saúde mental e emocional saudável, evite o pensamento negativo e não comprometa sua saúde alimentando raiva e ressentimentos.
Ter sonhos e objetivos
Os sonhos alimentam a
nossa alma, nos faz ter vontade de viver e ser feliz. Pense no que você quer conquistar, aonde você quer chegar, tenha metas e estabeleça prazos. Ocupe-se com os seus sonhos e corra atrás deles.
Ter hábitos saudáveis
Muitos hábitos podem ajudar na nossa saúde emocional. Ter um animal de estimação, estabelecer um diálogo saudável em família, estudar, fazer parte de um grupo, enfim, são muitas as possibilidades e isso pode variar de acordo com cada pessoa. Lembre-se que a harmonia parte do comportamento de cada um de nós.
O objetivo deste site é fazer você pensar sobre este assunto. A tomada de consciência é o primeiro passo para a construção de uma vida mais saudável em todos os aspectos que a envolvem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário