Equilíbrio Mental e Espiritual…
15 Frases Budistas para deixar o seu trabalho mais inspirado
Gentileza, equilíbrio, desapego. Não precisa necessariamente ser Budista para ver a importância desses valores para a felicidade na vida e na carreira.
De acordo com a Monja Zentchu, professora da Comunidade Zen Budista , a filosofia ensinada por Buda por volta do século VI a.C. continua fazendo falta na actualidade.
Em tempos de culto excessivo ao trabalho e cargas horárias cada vez mais pesadas, procurar uma rotina equilibrada – ou, como dizem os budistas, trilhar “o caminho do meio” – pode salvar muitos profissionais do stress.
Lazer e obrigação, em doses sensatas, devem fazer parte do quotidiano de todos. Segundo a Monja Zentchu, trabalhar excessivamente é tão nocivo quanto faltar por uma semana inteira no emprego.
AutoconhecimentoPrecisão, moderação e suficiência, aliás, são ideias recorrentes nos ensinamentos budistas. “Em qualquer tipo de trabalho, precisa de ter um olhar correto para empreender a acção correcta no momento correcto”, diz a professora.
Mas o que seria o correcto? Monja Zentchu explica que não existe um padrão estabelecido. Cada indivíduo deve encontrar a forma de agir mais natural e adequada para si, a partir de exercícios de auto-conhecimento e meditação.
Aqui reunimos 15 frases de figuras como Dalai Lama, Buda e Gandhi.
. “Temos de ser a Transformação que queremos no Mundo” – Gandhi.
. “Não procure defeitos nos outros. Se eles se comportam mal, não precisa de sofrer” – Ajahn Chah
. “Só há um livro que merece ser lido: O Coração” – Ajahn Chah
. “Eu preciso seguir as minhas pessoas, porque sou o líder delas” – Gandhi
. “Se algo não for bom, deixe-o morrer. Senão morrer torne-o bom” – Ajahn Chah
. “A satisfação está no esforço e não na conquista. Esforço completo significa vitória completa” – Gandhi
. “Se quer ser gentil para outros, seja gentil para si mesmo” – Buda
. “Procurar professores não vai resolver dúvidas. Procure a verdade. Dentro, não fora” – Ajahn Chah
. “Havendo relacionamento, faço. Não havendo crio relacionamento” – Mestre Zen anónimo.
. “Coisas ruins e prejudiciais para si são fáceis de fazer. Coisas positivas e benéficas são dificílimas” – Buda
. “Compaixão e tolerância não são sinais de fraqueza, mas sim de força” – Dalai Lama
. “Não valorize demais o que tem, nem inveje o outro. O invejoso não obtém paz de espírito” – Buda
. “Um ‘não’ pronunciado com convicção profunda é melhor que um ‘sim’ pronunciado apenas para agradar, ou pior, apenas para evitar problemas”. – Gandhi
. “Ter um coração bondoso não envolve nenhuma religiosidade sentimental normalmente associada com isso (…), É para qualquer um que se considera da família humana” – Dalai Lama
O alinhamento com sua natureza espiritual vai eventualmente evocar um senso de responsabilidade moral, social , emocional e mental.
EM BUSCA DE EQUILÍBRIO COMO FERRAMENTA PRINCIPAL
É importante neste momento não permitir que a aceleração de nossas vibrações energéticas se manifeste em ações maníacas, ou ações e pensamentos sem foco em nossa realidade. Há uma necessidade de compreender que a aceleração da energia deve ser apoiada pela energia da paz e do equilíbrio, em vez de um ritmo de movimento rápido na Terra, ou em nossas práticas espirituais. Assim, práticas de relaxamento, meditação, respiração, são essenciais neste momento, a fim de permitir que ocorra o equilíbrio em nosso ser físico e em nossos sistemas energéticos, caso contrário, podemos perceber que nós e o nosso corpo se tornam mais estressados, ansiosos e desequilibrados.
Neste momento, o equilíbrio é muito importante. Vamos nos permitir permanecer equilibrados e em harmonia com a Terra e com os planos internos. Lembremo-nos de que a Terra e os planos internos estão se transformando conosco, e assim há uma necessidade de que nós permaneçamos profundamente conectados com ambos neste momento sagrado. Pode haver também uma necessidade de observar os nossos pensamentos e emoções, para compreender se estamos aceitando, reconhecendo ou aprovando extremos, em vez de nos permitirmos ficar neutros, em paz e centrados em nosso ser e podemos até achar que a nossa dedicação ao Plenum Cósmico/Deus/ Criador e ao nosso caminho espiritual se torna muito intenso neste momento. É importante descobrir de onde está vindo esta intensidade. Ao alcançarmos o equilíbrio, começaremos a nos reconhecer e a nos compreender mais plenamente, pois até isto é um processo de liberação, permitindo-nos acompanhar o fluxo da Fonte, confiando e nos amando incondicionalmente, enquanto compartilhamos abertamente com essa Fonte.
TÉCNICAS E DICAS PARA O EQUILÍBRIO COM A NATUREZA E A FONTE
Precisamos nos tornar mais ancorados em nossas energias. Há uma necessidade de que entremos na natureza, ou simplesmente pisemos no solo da Terra e imaginemos os nossos pés estando plantados profundamente, como se fossemos uma árvore. Imaginemos toda a luz e todo o amor que estão sendo compartilhados, á partir dos nossos chacras dos pés na Terra e com a alma da Mãe Terra/Gaia. Permitamo-nos respirar com maior alívio e relaxamento, sabendo que estamos seguros e somos amados pela Mãe Terra. Nossa amada Mãe Terra deseja que saibamos que ela nos está apoiando, as nossas mudanças e a nossa ascensão neste momento. Ela não nos deixará sem o seu apoio e amor e nos pede neste momento que simplesmente relaxemos mais profundamente Nela, especialmente na natureza e com as energias elementais, bem como com o coração expansivo da Mãe Gaia. Isto não só nos permitirá nos tornarmos mais equilibrados, mas atuará quase que como um lembrete para a nossa alma e todo o nosso ser, do nosso propósito e missão neste momento na Terra. Ao nos ancorarmos desta maneira, não estamos apenas nos permitindo incorporar toda a luz que somos e que estamos recebendo, mas estamos retornando novamente ao nosso centro e foco que precisamos neste momento, para nos estimular na evolução espiritual. Este processo permitirá um despertar mais profundo em nosso ser, que nos incentive a aceitar e a receber mais luz do que jamais pensamos ser possível.
APRENDENDO A SE EQUILIBRAR ATRAVÉS DO AMOR INCONDICIONAL
Visto que esse tipo de amor é uma emoção penta dimensional, nós o chamaremos de uma “ressonância”.Para uma forma-pensamento se desenvolver totalmente, a frequência dos pensamentos e das emoções precisa estar em sincronismo.Portanto, se sentimos o amor incondicional e de alguma forma temos um pensamento temeroso (o que é improvável de ocorrer enquanto experimentando o amor incondicional) as frequências de nossos pensamentos e emoções estariam fora demais do sincronismo para criar uma forma-pensamento saudável e equilibrada.Por outro lado, se sentimos a emoção do medo e temos um pensamento temeroso, nós iniciamos o processo de criar um ciclo de feedback de emoção temerosa criando uma forma-pensamento tridimensional temerosa e vice-versa.
Podemos também experimentar emoções de felicidade, amor humano e/ou entusiasmo presas à nossa aura, influenciando nossos pensamentos.Então, quando temos um pensamento feliz, amoroso e/ou entusiasmante, podemos criar uma forma-pensamento tridimensional feliz.No aspecto dimensionalmente superior do espectro está o amor incondicional, que é mais uma ressonância, como explicado acima.Esta ressonância de alta frequência, convoca nossa mente multidimensional para completar a forma-pensamento.Neste caso, a forma-pensamento serve como um portal para dimensões superiores de realidade.
Podemos também experimentar emoções de felicidade, amor humano e/ou entusiasmo presas à nossa aura, influenciando nossos pensamentos.Então, quando temos um pensamento feliz, amoroso e/ou entusiasmante, podemos criar uma forma-pensamento tridimensional feliz.No aspecto dimensionalmente superior do espectro está o amor incondicional, que é mais uma ressonância, como explicado acima.Esta ressonância de alta frequência, convoca nossa mente multidimensional para completar a forma-pensamento.Neste caso, a forma-pensamento serve como um portal para dimensões superiores de realidade.
Todas as formas-pensamento multidimensionais somente podem ser percebidas pelas nossas percepções superiores tais como clariaudiência (ouvir mensagem de uma fonte dimensionalmente superior), clarividência (ver configurações de luz de uma frequência mais alta) e clarissenciência (sentir a forma-pensamento com seu corpo e aura).
Enquanto que as formas-pensamento normais da 3D nos ajudam a sermos os criadores de nossa vida diária, formas-pensamento multidimensionais servem como portais pelos quais podemos receber mensagens de nossa mente multidimensional, nosso Terceiro Olho e nosso Coração Superior.
Cuide de seu exterior tanto quanto cuida de seu interior, pois tudo é um só!
Estejamos equilibrados nos aspectos corpo-mente-espírito, pois tudo é um só, segundo a sabedoria budista. Vamos cuidar de nosso bem-estar físico, emocional, espiritual, estejamos conscientes desse equilíbrio interno e externo, dessa forma, nossa vida se transformará cada vez para melhor.
Atitudes capazes de esgotar as energias
• Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo
• Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo
Quando o descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.
• Pensamentos obsessivos
• Pensamentos obsessivos
Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos – mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles.
Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas
• Sentimentos tóxicos
Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas
• Sentimentos tóxicos
Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade, é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpas também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energias e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.
• Fugir do presente
• Fugir do presente
As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: “bons tempos aqueles!”, costumam dizer. Tanto os saudosistas que se apegam às lembranças do passado, quanto àqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.
• Falta de perdão
• Falta de perdão
Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagens interior carregamos e gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica “energeticamente obeso”, carregando fardos passados.
• Mentira pessoal
• Mentira pessoal
Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.
• Viver a vida do outro
• Viver a vida do outro
Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.
• Bagunça e projetos inacabados
• Bagunça e projetos inacabados
A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. Na medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro “escape” de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe “diz” inconscientemente: “você não me terminou! Você não me terminou!”.
Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude.O desenvolvimento do autoconhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.
• Afastamento da natureza
• Afastamento da natureza
A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.
• Posicionar os móveis de maneira corretA
• Posicionar os móveis de maneira corretA
Usar espelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos de vento para elevar a energia ou ter fontes d’água para acalmar o ambiente são medidas que se tornarão ineficientes se quem vive neste espaço não cuidar da própria energia. Portanto, os efeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos ambientes estão diretamente relacionados à contenção da perda de energia das pessoas que moram ou trabalham no local. O ambiente faz a pessoa, e vice-versa.
A perda de energia pessoal pode ser manifestada de várias formas, tais como: falha de memória (o famoso “branco”), cansaço físico, sono deixa de ser reparador; ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas. Para economizar energia – o crescimento pessoal, a prosperidade e a satisfação – diminuem, os talentos não se manifestam mais por falta de energia, o magnetismo pessoal desaparece, medo constante de que o outro o prejudique, aumentando a competição, o individualismo e a agressividade, falta proteção contra as energias negativas e aumenta o risco de sofrer com o “vampiro energético”.
A perda de energia pessoal pode ser manifestada de várias formas, tais como: falha de memória (o famoso “branco”), cansaço físico, sono deixa de ser reparador; ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas. Para economizar energia – o crescimento pessoal, a prosperidade e a satisfação – diminuem, os talentos não se manifestam mais por falta de energia, o magnetismo pessoal desaparece, medo constante de que o outro o prejudique, aumentando a competição, o individualismo e a agressividade, falta proteção contra as energias negativas e aumenta o risco de sofrer com o “vampiro energético”.
Cuide-se!