quinta-feira, 23 de junho de 2016

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Como curar o mal-estar e a tristeza dia a dia? VENCENDO A TRISTEZA PELA ORAÇÃO

Como curar o mal-estar e a tristeza dia a dia?

A luz do sol pode ser a sua grande aliada. Não permita que a sua tristeza lhe impeça de sair na rua. Levante-se todas as manhãs com a intenção de abraçar o mundo.




1
Chore. Segundo alguns estudos, chorar libera endorfinas no organismo, o que gera um efeito relaxante no corpo, além de ativar o sistema nervoso parassimpático, que o ajuda a se recuperar de traumas e do estresse.[2]
  • De acordo com pesquisadores, o choro é um mecanismo de enfrentamento útil pois informa os outros de que você está sofrendo, o que pode fazer com que o apoiem.[3]
  • Há uma teoria, elaborada pelo doutor William Frey, de que o choro remove as toxinas do organismo. Essa ideia é bastante popular e talvez seja real, mas não há nenhum estudo que identifique as quantidades em que as toxinas são realmente eliminadas do organismo, pois a maioria das lágrimas é absorvida pela cavidade nasal.[4]
  • Outro estudo alega que a visão que sua cultura tem do choro é responsável pelo modo com o qual você se sente após chorar. Caso seu país (ou sua família) considere o choro algo vergonhoso, você pode se sentir ainda pior após chorar.[5]
  • Não se force a chorar. Algumas pessoas dizem que é ruim não chorar após uma situação triste, mas isso não é verdade. Chorar "por obrigação" pode prejudicar a recuperação.[6]
2
Pratique exercícios. Diversos estudos confirmam que a prática de atividades físicas auxilia na liberação de substâncias químicas no organismo que combatem a tristeza, como é o caso das endorfinas.[7] Em um estudo conduzido, os participantes que realizaram atividades moderadas por dez semanas se sentiam mais positivos, calmos e enérgicos do que aqueles que ficaram sedentários no mesmo período. Os benefícios dos exercícios foram ainda melhores para as pessoas deprimidas.[8]
  • As atividades físicas também o ajudarão a se focar em objetivos específicos e se distrair da tristeza.
  • Atividades leves, como caminhar ou cuidar do jardim, já devem ajudá-lo. Não é necessário entrar para um time de futebol ou frequentar a academia todos os dias para aproveitar os benefícios dos exercícios.
3
Sorria. Diversos estudos comprovaram que sorrir pode ajudá-lo a se sentir melhor, mesmo quando se está triste.[9] Os sorrisos que, além dos músculos da boca, utilizam os olhos têm um efeito ainda mais positivo no humor. Mesmo se estiver triste e não sentir vontade de sorrir, tente. É possível que você acaba se sentindo melhor.
  • Outro estudo revelou que as pessoas que ficam de cara feia quando estão tristes têm mais chances de continuar tristes.[10]
4
Ouça um pouco de música para relaxar. O motivo pelo qual você decide ouvir música é tão importante quanto a música que decide ouvir. Algumas pessoas podem ficar mais felizes ouvindo músicas clássicas que são "belas, mas tristes".[11][12]
  • Evite utilizar músicas que reflitam situações ou experiências tristes, pois isso pode piorar a tristeza, de acordo com alguns pesquisadores. Escolha músicas que considera bonitas para aliviar a tristeza.[13]
  • Caso esteja estressado por conta da tristeza, utilize a lista com as músicas mais relaxantes do mundo montada pela Academia Britânica de Terapia Sonora. A lista de reprodução inclui artistas como Enya, Marconi Union, Aristream e Coldplay.[14]
5
Tome um banho quente. Como o calor físico possui um efeito relaxante, tome um banho quente – de banheira, se possível – para relaxar e aliviar a tristeza.[15]


O PODER DA ORAÇÃO NOS LEVA A SENTIR A VERDEIRA ALEGRIA, VENCENDO A TRISTEZA





A VERDADEIRA ALEGRIA 
é a que vem da proximidade de Deus, da sua presença na nossa vida. Desde quando Jesus entrou na história, com o seu nascimento em Belém, a humanidade recebeu o germe do Reino de Deus, como um terreno que recebe a semente, promessa da colheita futura. Não é preciso continuar a procurar noutra parte! Jesus veio trazer a alegria para todos e para sempre!” (Ângelus, 14 dez 2014)
 
Mas às vezes experimentamos a tristeza em nossa vida e não sabemos como enfrentá-la.
 
Sabendo que Deus nos quer alegres e que a tristeza é uma ferramenta do demônio para levar-nos a pecar, precisamos buscar combater essa tristeza em todo momento. Para isso, a Bíblia nos oferece o segredo da sabedoria: "Alguém entre vós está triste? Reze!" (São Tiago 5, 13).
 
A verdadeira alegria nos vem de Deus, e precisamos recorrer a Ele em oração, pedindo-lhe que nos ajude a restaurar nosso coração ferido. Apresentamos, a seguir, uma poderosa oração de cura da tristeza:
 
ORAÇÃO
 
Senhor Jesus,
tu conheces a minha tristeza,
essa tristeza que invade meu coração,
e sabes a origem dela.
Hoje me apresento a ti
e te peço, Senhor, que me ajudes,
pois já não posso continuar assim.
 
Sei que tu me convidas a viver em paz,
com serenidade e alegria,
inclusive em meio às dificuldades cotidianas.
Por isso, eu te peço que coloques tuas mãos
nas feridas do meu coração,
que me fazem ser tão sensível aos problemas,
e me libertes da tendência à tristeza e à melancolia,
que tomam conta de mim.
 
Hoje te peço que tua graça restaure a minha história,
para que eu não viva escravizado
pela lembrança amarga
dos acontecimentos dolorosos do passado.
Como eles já passaram,
não existem mais,
eu te entrego tudo aquilo por que passei e sofri.
 
Quero perdoar-me e perdoar,
a fim de que a tua alegria comece a fluir em mim.
 
Eu te entrego as tristezas unidas às preocupações
e aos temores do amanhã.
Esse amanhã tampouco chegou e,
por isso, só existe na minha imaginação.
Devo viver somente o hoje,
e aprender a caminhar na tua alegria no momento presente.
 
Aumenta minha confiança em ti,
para que minha alma cresça em júbilo.
Tu és Deus e Senhor da história e da vida,
das nossas vidas.
Por isso, toma a minha existência
e a das pessoas a quem amo,
com todos os nossos sofrimentos,
com todas as nossas necessidades,
e que, com a ajuda do teu poderoso amor,
cresça em nós a virtude da alegria.
 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário