Chakra Soma
Significado do nome do chakra
Néctar; a lua
Localização
Um dos menores chakras dentro do sétimo, Soma está localizado acima do “terceiro olho” no centro da testa.
Planeta regente
Rahu
Forma Yantra
Um crescente prateado em um lótus branco-azulado. O chakra Soma é
também conhecido como chakra Amrita; tanto soma como amrita significam
“néctar”. É um chakra com um lótus de doze pétalas (algumas escrituras
falam em dezesseis), no centro do qual está a lua crescente, a fonte do
néctar.
Este néctar vem para a lua através de Kamadhenu, a vaca realizadora
dos desejos. Ele vaza constantemente no nirjhara gupha, o espaço vazio
entre os dois hemisférios.
Três nadis, Ambika, Lambika, Talika, junto com o Kamadhenu, são as
quatro fontes do néctar. Em seu curso natural ele desce, e quando atinge
o Chakra Manipura é queimado pela energia solar do plexo solar. Através
da prática do khechari mudra, yogues conseguem bloquear a descida do
fluxo do néctar enquanto desfrutam os sons sutis do nada pela meditação
no lótus de oito pétalas do chakra Hameshvara ( outro chakra menor
dentro do sétimo). Aqui os três Nadis Vama, Iyeshtha e Raudri formam o
Triangulo Á – Ka – Thã, bem conhecido dos yogues. Dentro desse triângulo
estão sentados Kameshvara em união eterna, cobertos por pétalas
branco-azuladas de lótus.
Triângulo Á – Ka – Thã. Esta forma cotém uma combinação de três
energias. Brahmi é a energia do criador Brahma; Vaishnavi, do
preservador Vishnu e Maheshvari, do transformador Maheshvara, senhor dos
senhores, o próprio Shiva. Estes três shaktis fluem através dos três
Nadis Vama, Iyeshtha e Raudri, que formam o triangulo Á – Ka – Thã. O
mesmo triângulo formado pelos mesmos nadis existe no Chakra Muladhara,
onde Shiva está sob a forma de Lingam Svayamohu, e Shakti sob a serpente
enroscada em torno do lingam. Os Nadis Vama, Iyeshtha e Raudri
correspondem a Brahma; Vaishnavi Maheshvari, respectivamente. Estas
energias formam os três aspectos da consciência: o conhecimento, o
sentimento e a ação, dos quais emanam a verdade, beleza e bondade. A
realização da verdade (satyam), beleza (sundaram) e bondade (shivam) em
todas as formas de expressão é o mais alto objetivo da vida, e a
incorporação dele no comportamento, o mais elevado estado de realização.
Deidade
Kameshvra e Kameshvara é o próprio Senhor Shiva. É o senhor do
princípio do desejo (kama, “desejo”; ishvara, “senhor”). É aquele que
está sentado em cima do famoso triângulo Á – Ka – Thã e com quem os Devi
estão ansiosos para se encontrar ( Adya, Kundalini, Kula, Tripua e
Kameshvari). Kameshvari está sentada no Muladhara como uma energia
adormecida. Através da estreita passagem do Nadi Brahma, ele corre para
se encontrar com seu senhor Kameshvara, utilizando qualquer um dos cinco
movimentos. Girando as pétalas dos lótus dos chakras, ela atinge o mais
alto deles para encontrá-lo. Descreve-se Kameshvara como a mais bela
forma masculina. Está sentado como um yogue, mas em um abraço eterno com
a bela-amada Sundari Tripura, que é Kameshvari, o mais beleo aspecto
feminino nos três mundos (tri, “três”; pura, “planos, mundos”; sundari,
“bela”). Kameshvara é também chamado de Urdhvareta ( urdhva, “para
cima”; reta, “corrente, fluxo”), pela sua capacidade de retirar a
essência do líquido seminal ascendente através do Sushuma; é o senhor do
conhecimento do movimento ascendente da energia. O Vamachara (“mão
esquerda”) Tantra fornece uma descrição completa deste processo de
movimento ascendente e afirma ser este o local para onde deve ser
trazida a semente: aqui a semente física masculina (bindu) use-se à
feminina, e a união interior e exterior torna-se tantra (consciência
expandida) por ser uma combinação de bhoga e yoga, isto é, diversão e
afastamento. Kameshvara concede o poder do movimento ascendente e a
retenção da semente; portanto, a meditação em Kameshavara apazigua o
ego, e o yogi, sentado no Chakra Soma, desfruta bragmananda (felicidade
de Brahman). Kameshvari está, então, em paz e união com o seu bem-amado.
Não é mais a serpente furiosa que respira fogo, como acontece quando
subitamente desperta seu sono.
Efeitos da meditação
Aquele que medita neste chakra e interrompe o fluxo descendente deste
amrita, ou néctar – pelo mudra Khechari ( khe, “éter”; chari,
“movimento”) – torna-se imortal no corpo físico. É capaz de interromper o
processo de envelhecimento e permanecre jovem para sempre, cheio de
vitalidade resistência. Obtém vitória sobre a doença, decadência e
morte, e defruta da felicidade eterna através da união de Shiva e Shakti
– o último objetivo do Kundalini Yoga. O mudra Khechari aumenta o fluxo
ascendente da energia, e o yogui é capaz de permanecer no Mandala
Gagana, ou Mandala Shunya, “o vácuo”, isto é, o espaço vazio entre os
dois hemisférios, conhecido como décimo portal do corpo. Está localizado
no Sahasrara, o sétimo chakra. O Chakra Soma está acima do Ajna e
abaixo do Kameshvari, alinhado no meio da testa, sendo o local do soma
(a lua), amrita (néctar) e kamadhenu. A cor de Kamadhenu é branca, sua
face é a do corvo, a testa é ahamkara (ego) e os olhos são humanos, de
natureza brâmica. Possui os chifres de uma vaca, pescoço de cavalo,
cauda de pavão e asas de um cisne branco (hamsa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário