AS QUATRO NOBRES VERDADES
Assim foi dito por Budha o iluminado.
Por
não compreender e não realizar quatro coisas, que eu discípulos, da
mesma forma que vocês, tivemos que vagar tão longamente através desta
roda dos renascimentos.
E quais são essas quatro coisas?
1- A nobre verdade do sofrimento.
2- A nobre verdade da causa do sofrimento.
3- A nobre verdade da extinção da causa do sofrimento.
4- A nobre verdade da senda que leva à extinção do sofrimento.
Enquanto
o absoluto e verdadeiro conhecimento e introspecção relativos a estas
Quatro Nobres Verdades não estavam perfeitamente claros em mim, eu não
estava certo que tinha atingido a suprema iluminação que é insuperável
em todo o mundo.
Mas
tão logo o absoluto e verdadeiro conhecimento e introspecção relativos a
estas Quatro Nobres Verdades se tornaram perfeitamente claros em mim,
surgiu a certeza que tinha atingido esta suprema iluminação insuperável.
Então
descobri essa profunda verdade, tão difícil de perceber, difícil de
compreender, tranqüilizante e sublime à qual não é para ser ganho por
mero intelecto e é visível apenas ao sábio.
1ª - A Nobre Verdade do Sofrimento
Nascimento
é sofrimento, doença é sofrimento, morte é sofrimento, tristeza,
lamentação, dor, pesar e desespero são sofrimento. Não ter o que se
deseja é sofrimento, separação do que se deseja é sofrimento, união com o
que não se deseja é sofrimento. Saudade é sofrimento, ser escravo de um
passado já morto e um futuro inexistente é sofrimento. Ser presa fácil
de estímulos exteriores de toda ordem é sofrimento. Quando sopram os
ventos da sensibilidade nós vamos cegamente a sensualidade, quando
sopram os ventos da raiva nós vamos cegamente a violência, quando sopram
os ventos da agitação e preocupação nós vamos cegamente em direção a
ansiedade e angústia, quando sopram os ventos da dúvida nós vamos
cegamente ao ceticismo.
Todo
sofrimento, assim como toda a nossa felicidade está na própria mente,
pois nenhum inimigo nos poderá fazer tão infelizes quanto nossa mente
mal dirigida. Também nenhum parente, seja pai, mãe ou irmão nos tornará
tão felizes quanto nossa própria mente bem dirigida.
Em resumo, os cinco agregados da existência quando objetos de apego, isto é, quando tomados como “eu” e “meu” são sofrimento.
Os cinco agregados da existência são: corpo, sensações, percepções, consciência e formações mentais.
2ª - A Nobre Verdade da Causa do Sofrimento
Qual
é a causa do sofrimento? é a ignorância, o desejo, o apego, a cobiça, o
ódio, e a ilusão. Mas aonde o desejo e a ignorância surgem? aonde estão
suas raízes? Aonde houver coisas deliciosas e agradáveis lá o desejo e
ignorância surgem, lá eles têm as suas raízes.
Visão,
audição, olfato, paladar, tato e a mente são deliciosos e agradáveis lá
o desejo e a ignorância surgem, lá eles fincam raízes. Quando
percebemos um objeto pela visão, se o objeto é agradável a pessoa é
atraída e se é desagradável a pessoa o repele.
Então,
seja qual for a sensação que experimente, se a pessoa o aprova e acha
agradável então a sensação condiciona o desejo, e desejando a pessoa se
apega ao objeto desejado. Então o desejo condiciona o apego. Quando a
pessoa se apega ela irá agir pela palavra ou pelo o corpo para possuir o
objeto desejado.
Deste
modo, então o apego condiciona a ação (Karma) ou processo de vir a ser.
O processo de vir a ser (ou existência) condiciona o nascimento.
Dependendo do nascimento, a decadência e a morte, tristeza e lamentação dor e pesar, ressentimento e desespero.
Assim surge essa imensa massa de sofrimento.
3ª - A Nobre Verdade da Extinção da Causa do Sofrimento
O
que é a extinção do sofrimento? É a completa erradicação e
desaparecimento da ignorância, desejo, apego, cobiça, ódio e ilusão e em
conseqüência o abandono e libertação da ilusão do EU e do MEU.
Com a extinção da ignorância o desejo é extinguido.
Pela cessação do desejo cessa-se o apego.
Pela cessação do apego o processo de vir a ser ou as ações (Karma) é extinguido.
Pela cessação de vir a ser ou existência, o nascimento é extinguido.
Pela
cessação do nascimento, a decadência e a morte, tristeza e a
lamentação, dor pesar, ressentimento e desespero serão extinguidos.
Assim se dá a extinção de toda esta massa se sofrimento.
Nirvana
Isso
verdadeiramente é a paz, isto é, o mais elevado a saber o fim de todas
as formações Kármicas, o abandono de todo substrato de ressarcimento, o
fim da ignorância, do desejo, e apego, da cobiça, ódio e ilusão.
Encantado
pelo desejo, irado pela cobiça, vendado pela ilusão, derrotado com a
mente enganada, o homem, pela ignorância provoca a sua própria ruína, a
ruína de outros e a ruína de ambos, e ele experimentará sofrimento
mental e pesar. Mas se a ignorância e desejo e apego, cobiça, ódio, e
ilusão forem abandonados, o homem não mais provocará a sua própria
ruína, a ruína de outros, nem a ruína de ambos, não mais experimentando
sofrimento mental e pesar.
Assim é o Nirvana, imediato, visível nesta vida, convidado, atrativo e compreensível apenas pelo sábio.
A
extinção completa, total e global, sem deixar qualquer vestígio da
ignorância, desejo e apego, cobiça, ódio e ilusão, isto verdadeiramente é
chamado de NIBBANA.
O Arahat (Monge) - O Santo Sábio e Iluminado
-E
para o discípulo assim livre, em cujo coração reina a paz não há nada
mais a ser acrescentado àquilo que ele já faz, nem nada mais resta para
ele a fazer. Como uma sólida massa de rocha. Formas visuais ou sons,
odores ou gostos, contatos de qualquer natureza, o desejável ou o
indesejável, nada poderá fazê-lo entrar em vibração, inabalável está a
sua mente. Foi ganha a libertação.
E
ele que já atingiu o supremo equilíbrio e equanimidade à todas as
coisas deste mundo, não é mais perturbado por nada, seja o que for. Ele
está livre da raiva, da tristeza e da saudade, ele passou além do
nascimento, decadência e morte.
4ª - Nobre Verdade da Senda que Leva à Extinção do Sofrimento
Os
dois extremos e a Senda do meio. Os prazeres sensuais, o comum, o
vulgar, o mundano, sem qualquer sentido para o progresso na Senda
espiritual. Ou:
A mortificação do corpo que é dolorosa e também sem vantagem qualquer para a vida santa.
Ambos
estes extremos, o iluminado evitou e descobriu a Senda Média, a qual
propícia qualquer um ver e a compreender, leva à paz, ao discernimento, a
iluminação e ao NIBBANA.
E qual é a Senda do Meio? É a nobre Senda Óctupla:
1) Palavra Correta
2) Ação Correta
3) Meio de Vida Correto
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(Moralidade)
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4) Esforço Correto
5) Plena Atenção Correta
6) Concentração Correta
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(Concentração)
| |
7) Correta Compreensão
8) Correto Pensamento
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(Sabedoria)
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Livre
da dor e tortura é esta Senda, livre de lamentos e sofrimento uma Senda
perfeita. Verdadeiramente, como esta Senda não existe outra para a
purificação dos seres. Se você seguir está Senda porá fim ao sofrimento.
Mas cada um tem que lutar por si próprio, o iluminado apenas aponta o
caminho.
1) Palavra Correta
a) Abster-se de mentir e de Caluniar.
b) Abster-se de levar e de trazer conversas que causem desarmonia e discórdia.
c) Abster-se de palavras pesadas, duras e ofensivas.
d) Abster-se de tagarelice e de conversas frívolas.
2) Ação correta
a) Abster-se de destruir os seres vivo, isto é, não matar.
b) Abster-se de pegar para nós aquilo que não nos pertence, isto é, não roubar.
c) Abster-se de errôneo comportamento sexual ( infidelidade, adultério etc.)
d) Abster-se de tóxicos e de bebidas alcoólicas que entorpeçam a mente.
3) Meio de vida correto
Abster-se de profissões como:
a) caçador, pescador, abatedor;
b) comércio de armas e drogas, bebidas, cigarros etc.
O meio de vida deve ser honesto, para o bem comum e nunca prejudicando e explorando nosso semelhante.
4) Esforço Correto
a) O Esforço de evitar o mal.
b) O Esforço de superar o mal.
c) O Esforço de fazer surgir o bem.
d) O Esforço de manter e de desenvolver o bem.
5) Plena Atenção Correta
a) Atenção sobre o corpo
b) Atenção sobre as sensações.
c) Atenção sobre os estados de consciência.
d) Atenção sobre os objetos da mente.
6) Concentração Correta
A concentração é a mente unipolarizada, isto é: mente voltada para um único ponto.
Existem cinco obstáculos para o desenvolvimento da concentração:
l - Sensualidade (luxúria)
II - Raiva, ira, ódio.
III - Sonolência, preguiça e torpor.
IV - Agitação e preocupação.
V - Dúvida
7) Correta Compreensão
a) Compreender as quatros nobres verdades.
b) Compreender as três características da existência.
c) Compreender as ações meritórias e a raiz dessas ações.
d) Compreender as ações demeritórias e a raiz dessas ações.
a) As Quatros Nobres Verdades
O
homem comum, desprovido de correta compreensão, é ignorante dos
ensinamentos dos homens Santos e não é treinado na nobre doutrina. Seu
coração é possuído e dominado pela:
1) Ilusão da existência de um eu;
2) Pela dúvida;
3) Pelo apego e meras regras e rituais;
4) Pelo desejo sensual;
5) Pela raiva.
E
como livrar-se destas coisas ele não sabe! Não sabendo o que é digno de
considerações e o que é indigno (para libertar-se desses cinco
grilhões) ele acaba considerando justamente o que é indigno e não o que é digno.
E pela ignorância ele se preocupa e reflete dessa maneira:
O
mundo é eterno ou temporal? Finito ou infinito? O princípio vital é
idêntico ao corpo ou alguma coisa diferente? O Buda continuará depois a
morte ou não? Eu existi no passado ou não existi numa vida passada? O
que eu fui na vida passada? Quem eu fui na vida passada? Eu existirei
numa vida futura ou eu não existirei numa vida futura? Eu sou ou eu não
sou? O que sou eu? Como sou eu? Este ser, de onde ele veio, para onde
vai? "Sábias" Considerações!
O
instruído e nobre discípulo entretanto, que sabe os ensinamentos dos
homens Santos e é bem treinado na nobre doutrina; compreende o que é
digno de consideração e o que é indigno. E assim sabendo, ele considera o
digno e não o indigno.
O que é sofrimento, ele sabiamente considera.
O que é a origem do sofrimento, ele sabiamente considera.
O que é a extinção do sofrimento, ele sabiamente considera.
Qual é a Senda que leva a extinção do sofrimento, ele sabiamente considera.
b) As três características da existência são:
1) Impermanência
2) Insatisfatoriedade
3) Impessoalidade
O
corpo é impermanente, as sensações, são impermanentes, as percepções
são impermanentes, as formas mentais são impermanentes, e as
consciências são impermanentes. E tudo o que é impermanente é sujeito ao
sofrimento e mudança, não se pode corretamente dizer:
isto pertence a mim,
isto sou eu,
isto é o meu ego.
Assim
como a bolha d’água é oca, vazia e insubstanciável, da mesma forma
todos os fenômenos psíco-físicos são também ocos, vazios e sem um ego.
c) As ações Meritórias são de três tipos:
1) Pelo corpo, o mesmo que ação correta.
2) Pelo o verbo, o mesmo que Palavra Correta.
3) Pela mente, o mesmo que Pensamento Correto.
Quais são as raízes das Ações Meritórias:
1) Renúncia
2) Desapego
3) Boa vontade
4) Benevolência
5) Generosidade
6) Moralidade
7) Meditação
8) Reverência, gratidão e respeito
9) Serviço inegoísta ao próximo
10) Transferência de mérito
11) Alegrar-se com o sucesso e o mérito de outros.
12) Ouvir o Dhamma (Doutrina)
13) Expor o Dhamma
14) Ter corretos pontos de vista e correta compreensão
15) Gratidão
16) Respeito.
As Ações Demeritórias são também de três tipos:
1) Pelo corpo: destruir seres vivos roubar e explorar, adultério, ingerir tóxicos e bebidas alcoólicas.
2)
Pelo verbo: mentir e caluniar, levar e trazer conversas, palavras
pesadas, duras e ofensivas, tagarelice e conversas frívolas.
3) Pela mente: cobiça-egoísmo, vaidade, má vontade, ódio e raiva, errôneos pontos de vista
As raízes das Ações Demeritórias são:
Cobiça, ódio, ilusão ou ignorância, egoísmo. .
8) Pensamento Correto
São todos os pensamentos baseados na renúncia e desapego, tais como:
Boa vontade, benevolência e amor.
Bondade e camaradagem.
Correta compreensão e corretos pontos de vista.
Todo
pensamento que for motivado pela Cobiça, Ódio, ilusão e ignorância,
egoísmo, vaidade, inveja etc. Serão necessariamente pensamentos
incorretos.
Que todos os seres que estejam em sofrimento, possam se libertar do seu sofrimento.
Que todos os seres que estejam inseguros e com medo, possam se libertar de sua insegurança e do seu temor.
Que todos os seres que estejam tristes e em lamento, passam se libertar de sua tristeza e da sua lamentação.
Pela
realização dessas afirmações que todos os seres, sem nenhuma exceção,
possam se sentir verdadeiramente muito bem e muito felizes.
Gassho
Possa ser esse para o bem de todos os seres.
Fonte:Getulio Taigen-http://www.budismosimples.kit.net/
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