quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Aromaterapia e Óleos Essenciais

Aromaterapia e Óleos Essenciais - Cedro Atlas


Um Óleo Essencial Fortalecedor
Aromaterapia no dia a dia
Cedro Atlas pode atuar como expectorante e descongestionante. Ajuda a aliviar os sintomas da bronquite e do catarro., fazer vaporização , usar no ambiente no colar pessoal.
Tem afinidade com o trato urogenital e pode, portanto se benéfico na cistite. Banho de acento.
Estimula a drenagem da linfa e a decomposição das gorduras acumuladas. Tem ação  diurética e pode ajudar em casos de celulite, edema e gordura excessiva, dilua em óleo para massagem ou creme vegetal , banho e aroma ambiente.
Acne, caspa , dermatite, pele seca , oleosa ou mista. Útil nas infecções por fungos como o pé de atleta.
Estimula o crescimento do cabelo.
Produz um efeito calmante e pode ser muito útil na meditação.Tem aroma prolongado, capaz de  elevar e estimular o espírito, combater a depressão e aliviar a tensão ou o medo.
Curiosidades
Usos Através dos Tempos
  • A palavra cedro vem do árabe kedron , que significa “poder”.
  • Tradicionalmente era cultivado nos cemitérios porque se pensava que ele promovia longevidade. A sua madeira era usada nos caixões.
  • O óleo era exportado do Líbano para o antigo Egito, onde a sua madeira, considerada imperecível, era utilizada no embalsamento, em cosméticos e perfumes.
  • Acredita-se que o óleo aguça a espiritualidade e fortalece a conexão com o divino.
  • É um dos ingredientes do mitridato, um antigo antídoto contra venenos.
Propriedades   
 Anti-seborreico,afrodisíaco, adstringente, diurético, emoliente, expectorante, fungicida, mucolitico, sedativo do sistema nervoso, estimulante circulatório e tônico.
 Mistura-se bem com
 Bergamota, salvia sclareia, cipreste, olíbano, jasmim, lavanda, limão , camomila, néroli, rosa, alecrim, vetiver, ylang ylang.
 Método de extração – Destilação a vapor da madeira picada.
Cultivado- Marrocos, Argélia, Estados Unidos, China
Nota- baixa
Aroma – cálido, balsâmico, lenhoso , quente.
Composição química – Cedrol ( álcool), cadineno, alfa e beta cedreno, cariofileno, cedrenol( sesquiterpenos), atlantone, cardineno.
Cuidados e precauções
 Usar sempre diluído. Manter fora do alcance de crianças. Evitar durante a gravidez.
Bibliografia
The A to Z of essential oils – E.Joy.Bowles / Barron´s.
The Illustrated Encyclopedia oh ESSENTIAL OILS – Julia Lawless / Element
Aromaterapia para uma vida Saudável – Clare Walters / Konemann.

Aromaterapia e Óleos Essenciais - Gerânio


O gerânio é cultivado em larga escala, seja para servir como ornamento, seja para ser utilizado nas indústrias de cosméticos e alimentar. Também é usado como remédio para a disenteria, cólera e fraturas. As mulheres consideram-no muito benéfico no combate à tensão menstrual e também durante a menopausa.
Propriedades  :Equilibra, anima, tonifica, revigora e desperta. Regenerador, hemostático, adstringente, antidepressivo, diurético, anti infeccioso, antibiótico, tônico.
 Aromaterapia no dia a dia
Tem o poder de equilibrar os níveis hormonais do organismo.
Estimula o córtex.
Pode ser útil na síndrome pré-menstrual e na menstruação abundante, bem como nos problemas associados à menopausa.
Pode ajudar a reduzir a retenção de água e o edema, sendo duplamente benéfico no tratamento da celulite, pois atua também como um estimulante do sistema imunitário.
Pode ter um efeito positivo no sistema respiratório, e ajuda a aliviar as dores de garganta e a amidalite.
É um tónico para o fígado e rins, podendo ajudá-los a limpar as toxinas do organismo. Pode também limpar o muco digestivo e ser um ponto de quando se abandona um vício.
É um tónico para o sistema circulatório, tornando-o mais fluido.
Exerce um efeito tónico e sedativo sobre o sistema nervoso: num banho quente, é profundamente repousante; num banho mais frio, restaura as energias.
Pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça.
Um bom repelente de insetos.
Pode ser útil para todos os tipos de pele, uma vez que equilibra a produção de sebo, a substancia gordurosa que mantém a pele flexível.
Um bom produto genérico de limpeza da pele, que pode revigorar uma pele pálida, aumentando a circulação.
Também pode ser útil em caso de acne, caspa, eczema, queimaduras, herpes zoster, tinha, frieiras e pé-de-atleta.
Aplique uma única gota na área afetada.
Sendo um tônico para o sistema nervoso, combate a depressão (principalmente em combinação com a bergamota), reduzindo o stress e a tensão nervosa.
Curiosidades
Usos Através dos Tempos
  • A crença nos poderes      do gerânio tem levado as pessoas a planta-lo em volta das suas casas para      afastar os maus espíritos. A erva Robert, uma espécie nativa da Inglaterra      da mesma família do gerânio, era muito usada com esta finalidade antes de      o gerânio ter sido importado.
  • Tem sido      diferentemente respeitada como um remédio para feridas, tumores, cólera,      disenteria e fraturas.
Método de extração –  Destilação a vapor das folhas, hastes e flores.
Cultivado – Madagascar, Egito, Marrocos, Rússia, China, França, Estados Unidos
Nota- média
Aroma – Doce porém penetrante.
Composição química
Gerânico (ácido); geraniol, citronelol, linalol, mirtenol, terpineol (álcoois); citral (aldeído); me tona (cetona); eugenol (fenol); sabineno (terpeno).
Mistura-se bem com
Cedo do Atlas, bergamota, salvia esclareia, grapefruit/toranja, jasmim, alfazema, mandarina/ tangerina, neroli, patchouli, camomila-romana, rosa, alecrim, sândalo e manjericão.
Cuidados e precauções
>  Usar sempre diluído. Manter fora do alcance de crianças. O gerânio é perfeitamente seguro em casa, se usado com moderação. Em quantidades muito grandes, pode causar irritação em peles sensíveis.
Bibliografia
The A to Z of essential oils – E.Joy.Bowles / Barron´s.
The Illustrated Encyclopedia oh ESSENTIAL OILS – Julia Lawless / Element
Aromaterapia para uma vida Saudável – Clare Walters / Konemann.

Aromaterapia e Óleos Essênciais - Gengibre


O gengibre tem sido usado como remédio medicinal e afrodisíaco há milhares de anos, sobretudo no Oriente. A medicina chinesa usa o gengibre para tratar muitas doenças. Ele é um ingrediente de inúmeras preparações. Os gregos e romanos também o incluíam nas suas porções.
Propriedades   analgésica, antitérmico, antioxidante, afrodisíaco, carminativo, cefálico, expectorante, febrífugo, laxante, rubefaciente, estimulante (circulatório), estomáquico, sudorífico e tónico.
Aromaterapia no dia a dia
Diminui o excesso de umidade no catarro e na rinite e ameniza as dores de garganta e a sinusite.
Combate as doenças causadas pela umidade e baixa a febre, por estimular a transpiração.
É útil no edema e no reumatismo, quando o corpo pede mais calor.
Tonifica e acalma o sistema digestivo, estimula o apetite e, quando inalado, ajuda a aliviar o enjôo matinal e o enjôo provocado por viagens.
Estimula a circulação e pode atenuar a angina.
Numa massagem ou em compressas é bom para a artrite, dores musculares, incluindo as cãibras e os espasmos, bem como distensões e entorses, principalmente nas costas.
Ajuda a reduzir as frieiras, equilibra a taxa de colesterol no sangue e, até certo ponto, alivia as varizes.
Bom para contusões, feridas e antrax.
Reconfortante, cálido e animador.
Pode aguçar os sentidos e ajudar a memória.
Estimulante e estabilizador.
Sendo um poderoso tônico para os nervos, serve para amenizar a sensação de exaustão, principalmente quando usado em combinação com outros óleos.
Mistura-se bem com
Cedro da Atlas, eucalipto, incenso, gerânio, limão, lima, mandarina/ tangerina, neroli, patchouli, camomila-romana, rosa, alecrim,sândalo e vetiver.
Curiosidades- Usos Através dos Tempos
Em todos os tempos, a raiz seca do gengibre sempre foi um condimento muito popular, usado pelo seu sabor, pelo seu cheiro e pelo seu potencial como remédio contra a malária.
A medicina tradicional chinesa utiliza o gengibre fresco para combater a fleuma, fortalecer o coração e ajudar em casos de reumatismo, dores de dentes e tudo o que se relacione com desequilíbrios provocados pela umidade.
Chegou à Europa através da Rota  das Especiarias, na Idade Média, e era muito estimado durante a Peste em virtude das suas propriedades anti-infecciosas.
Os gregos deram-lhe o nome de ziggiber, usando-o pela sua capacidade de aquecer o estômago e combater os efeitos do veneno.
Dizem que o nome vem do distrito de Gingi na Índia, onde se bebe o chá de gengibre em caso de problemas estomacais.
Método de extração – Destilação a vapor das folhas frescas, agulhas, ramos e frutos
Cultivado – Índia, Malásia, áfrica, Estados Unidos, Índias Ocidentais e todas as zonas tropicais.
Nota- Alta
Aroma – Apimentado e quente, mas também fresco e agradável.
Composição química
Borneol (álccol); citral (aldeído); cineol (cetona); zingibereno (sesquiterpeno); canfeno, limoneno e felandreno (terpenos).
Cuidados e precauções
>  Usar sempre diluído. Manter fora do alcance de crianças. Evitar durante a gravidez. Se tem pele sensível tenha o cuidado de diluir este óleo completamente antes de o usar numa massagem ou num banho.
Bibliografia
The A to Z of essential oils – E.Joy.Bowles / Barron´s.
The Illustrated Encyclopedia oh ESSENTIAL OILS – Julia Lawless / Element
Aromaterapia para uma vida Saudável – Clare Walters / Konemann.

Os Benefícios da Camomila





Planta Camomila de nome cientifico (Matricaria chamomilla). É um desinflamatório; esta planta medicinal alivia as úlceras gástricas. Melhora a conjuntivite e a rinite. As flores decamomila tomadas em infusão aliviam os transrornos digestivos e alergias; em compressas alivia a inflamação dos olhos e do intestino. Sedativa, antiespasmódica. A infusão favorece o sono e alivia inflamações da pele. 


A camomila é conhecida como "o médico dos vegetais", pois pensa-se que ela ajuda no crescimento e na saúde de muitas outras plantas, especialmente aquelas que produzem óleos essenciais. A ideia que surge é que ela seja a unica responsavel pelo aumento da produção desses óleos, tornando certas ervas, como a hortelã (hortelã pimenta, sálvia, orégão) e o manjericão fortes no aroma e no sabor. 




OS BENEFICIOS DO CHÁ DE CAMOMILA
Receita de Chá Relaxante 

Misture em partes iguais flores de camomila, tília e folhas de erva cidreira ou verbena. Faça o chá de modo habitual. Este chá é muito agradável e útil especialmente para reduzir o stress, diz-se que pode ser tomado sem restrições, mas no entanto não é bem assim. A camomila junto com o alecrim fazem tambem um óptimo chá para as dores de cabeça.
Combate a Sinusite
Um excelente remédio para a sinusite são as inalações de vapor com camomila, de duas a três vezes por dia. Elas produzem um alívio rápido em gripes, resfriados, congestões nasais e sinusites frontais, seja ela aguda ou crônica, e promove alívio dos sintomas até mesmo da sinusite alérgica.
Coloque 6 colheres de chá de flores de camomila numa taça com 1 a 2 litros de água fervente. Espere esfriar um pouco, coloque uma toalha na cabeça e então coloque o rosto sobre a taça inalando o vapor do chá.
É importante respirar o vapor o mais profundamente possível durante 10 minutos, no mínimo. Esta inalação deve ser repetida , no mínimo, 2 vezes ao dia durante a crise de sinusite.


Óleos Essênciais - Capim Limão

Capim Limão 

Usado na medicina tradicional da Índia no tratamento de doenças infecciosas e também como antitérmico. O seu uso como repelente de insetos beneficia tanto homens como animais. É um estimulante digestivo e também usado para dar sabor aos alimentos.
Aromaterapia no dia a dia
 Ativa o sistema nervoso parassimpático e é um bom tónico após um enfermidade.
Estimula o apetite e pode ajudar em casos de gastrenterite, colite e indigestão, uma vez que estimulada as secreções glandulares e os músculos usados na digestão.
Alivia varizes e frieiras.
As suas poderosas propriedades anti-sépticas tornam-no muito útil no quarto do doente, principalmente quando se trata de laringite, dor de garganta, febre e doenças infecciosas em geral.
Elimina o ácido úrico, tonifica e melhora a circulação em músculos doridos e fatigados.
Ajuda a combater as dores de cabeça e a sensação de cansaço e confusão mental de quem faz viagens longas com bruscas mudanças do fuso horário (jet-lag).
Um bom desodorizante e repelente de insetos.
Repele traças.
Pode ser usado em animais (em diluição) para protegê-los de pulgas e carcaças.
Pode ajudar no fluxo de leite de mães a amamentar.
Dá ânimo e capacidades de realização às pessoas.
É estimulante, revigorante e confere energia.
Pode ser útil em casos de fadiga mental e de stress.
Efeitos na pele
Tonifica a pele ajudar a alisar a pele flácida de quem perdeu muito peso.
Pode ser de utilidade em casos de pé-de-atleta e outras micoses.
Melhora as condições de que tem pele oleosa e transpiração excessiva.
Mistura-se bem com
Cedro do Atlas, bergamota, eucalipto, gerânio, gengibre, jasmim, alfazema, mirra, neroli, niaouli, patchouli, camomila-romana, alecrim, manjerico, melaleuca
Curiosidades – Usos Através dos Tempos
Um óleo muito apreciado na medicina tradicional da Índia, usado para baixar a febre, conter doenças infecciosas e tornar mais lento o desenvolvimento de tumores.
Também é conhecido como citronela indiana e óleo de citronela da Índia.
Era tradicionalmente usado para curar doenças de pele e matar germes.
Pesquisas modernas realizadas na Índia demonstraram que ele produz um efeito sedativo no sistema nervoso central e reconheceram as sua propriedades anti-sépticas e bactericidas.
A Índia foi o principal fornecedor do óleo até pouco depois da 2ª Guerra Mundial, quando as Índias Ocidentais assumiram a liderança da produção.
A exposição ao ar e à luz diminui o teor de citral, que compõe 70-80% do óleo.
É um ingrediente comum em sabonetes detergentes, perfumes e cosméticos e muito popular também como aromatizante de comida, sobretudo na cozinha tailandesa.
Método de extração – destilação a vapor das folhas
Cultivados- Índia , Estados Unidos, Brasil, Sri Lanka,China.
Nota – Alta
Aroma – Invasivo e refrescante.
Composição química – Farnesol, geraniol, nerol (álccois); citral, citronelal (aldeídos); limoneno e mirceno (terpenos)
Propriedades
Analgésico, anti-depressivo, anti-microbiano, anti-séptico, antioxidante, antipirético, adstringente, bactericida, carminativo, desodorizante, diurético, febrífugo, fungicida, galactagogo, inseticida,nervino, profiláctico, sedativo, (nervoso), estimulante e tónico.
Cuidados e precauções
 este óleo pode causar irritação à pele sensível, por isso use-o em baixas dosagens. Uma versão adulterada às vezes é vendida como verbena de limão, embora exista também um óleo essencial extraído da planta da verbena de limão (Lippia citriodora).

  • Usar sempre diluído. Manter fora do alcance de crianças.
Bibliografia
The A to Z of essential oils – E.Joy.Bowles / Barron´s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário