domingo, 28 de abril de 2013

SUPERANDO O MEDO - 5 DICAS PARA VENCER O MEDO

5 DICAS PARA VENCER O MEDO

5 DICAS PARA VENCER O MEDO

1. ACEITÁ-LO
ENGANA-SE AQUELE QUE CRÊ PODER SUPERAR SEUS TEMORES RENEGANDO-OS. TAMBÉM SE ENGANA QUEM PENSA EM CONFRONTÁ-LOS A FIM DE FINDÁ-LOS. EM AMBOS OS CASOS O QUE EXISTE É APENAS A PERMANÊNCIA DO MEDO. ELE É UMA CRIAÇÃO PERPETUADA NO REINO DAS EMOÇÕES, LOGO SUA DISSIPAÇÃO NATURALMENTE NÃO SE DÁ POR SI SÓ. DA MESMA FORMA, CONFRONTÁ-LO É REALIMENTÁ-LO, POIS É DISSO QUE ELE VIVE.
EXISTE ALGO QUE SUPORTA TODA A MATÉRIA E TUDO O QUE DELA PROVÉM. É UM FLUXO CONSTANTE, COMO A CORRENTEZA DE UM RIO. QUANDO ESSE FLUXO É BLOQUEADO, DIZ-SE QUE SE ESTÁ DISTORCENDO A NATUREZA DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA. BEM-AVENTURADOS SÃO OS QUE O COMPREENDEM E SEGUEM-NO EM HARMONIA E PAZ. QUANDO ISSO É APRENDIDO, O HOMEM TORNA-SE SENHOR DE SUA VIDA, POIS NÃO ESTÁ MAIS CONTRA A NATUREZA.
LOGO, ELE COMPREENDE QUE PARA VENCER O MEDO É NECESSÁRIO ACEITÁ-LO, POIS SENDO SUA PRÓPRIA CRIA, RENEGÁ-LO OU CONFRONTÁ-LO É FERIR O PRÓPRIO FILHO. O MEDO EXISTE E CONTINUARÁ EXISTINDO A MENOS QUE VOCÊ O EDUQUE E O TRANSFORME EM ALGO MELHOR. DESTE MODO, RECONHECÊ-LO COMO EXISTENTE É O PRIMEIRO PASSO PARA INSTRUÍ-LO CORRETAMENTE, RECOLOCANDO-O DE VOLTA A FAVOR DO DHARMA, DO FLUXO DA CRIAÇÃO.

2. CONHECÊ-LO PROFUNDAMENTE
DIZIA-SE QUE NA ANTIGA ARTE DA GUERRA, A TAREFA PRINCIPAL DO ESTRATEGISTA ERA A DE CONHECER O INIMIGO PARA ENTÃO PODER DERROTÁ-LO. AQUI NÃO HÁ GUERRA, NÃO HÁ LUTA, NÃO HÁ CONFLITO. TODAVIA, MESMO NUMA ATITUDE PACÍFICA AINDA SE FAZ NECESSÁRIO CONHECER AQUELE O QUAL SE DESEJE INSTRUIR. "VENCER O MEDO" É APENAS UMA ALEGORIA. DE FATO, O QUE SE PRETENDE É PURIFICÁ-LO, TRANSFORMANDO-O EM OUTRA COISA.
CONHECÊ-LO NÃO É APENAS NO REINO DA SUPERFICIALIDADE, MAS EM TODAS AS NUANCES NA QUAL ELE AGE E POR QUAIS RAZÕES O FAZ. É PRECISO DESMISTIFICÁ-LO, DESTRINCHÁ-LO A FIM DE ENTENDÊ-LO DE MANEIRA PROFUNDA. SENDO PARTE DE VOCÊ, SENDO SUA CRIA, O MÍNIMO QUE LHE É PEDIDO PELA NATURALIDADE DA SITUAÇÃO É QUE CONHEÇA SEU FILHO.
SAIBA POR QUE ELE SURGE, POR QUE ELE ESTÁ SEMPRE À ESPREITA, POR QUE VOCÊ AINDA NÃO FOI CAPAZ DE SUPERÁ-LO. CONHEÇA-O COMO A VOCÊ MESMO.

3. DESVENDAR SUA ORIGEM
TUDO O QUE É DA MATÉRIA, TUDO O QUE É DO LIMITADO TEM UMA ORIGEM. A PRÓPRIA MANIFESTAÇÃO TEM UMA ORIGEM. LOGO, PARA INSTRUIR O SEU MEDO A FIM DE SUBLIMÁ-LO É NECESSÁRIO IR FUNDO E DESVENDAR SUA ORIGEM. EM ALGUM MOMENTO O MEDO FOI CRIADO. NO INSTANTE DE SEU NASCIMENTO, SUA INCONSCIÊNCIA PERMITIU QUE ESTA CRIA SE TORNASSE SENHORA DE SEU CRIADOR, VOCÊ. VOLTE NO TEMPO E TENTE ENCONTRAR O MOMENTO EXATO EM QUE O MEDO SURGIU.
ISSO ABRIRÁ SEUS OLHOS PARA UMA NOVA PERSPECTIVA, A DO OBSERVADOR DISTANTE. ENTENDERÁ, DESTE MODO, O QUÃO TOLO FOI AO ACEITAR A VINDA DESTA CRIAÇÃO PARA SUA VIDA, UMA VEZ QUE OS MOTIVOS, AGORA A OLHOS DISTANTES, SÃO PUERIS E, QUEM SABE, NÉSCIOS.
COMPREENDER A ORIGEM DO MEDO É SABER O PONTO EXATO EM QUE O SENTIMENTO DA VERDADE, DO NÃO-MEDO, DEIXOU DE EXISTIR. E TRAZER DE VOLTA, OU REAVIVAR, TAL VERDADE, TAL SENTIMENTO TORNA-SE MUITO MAIS SIMPLES QUANDO SABEMOS EXATAMENTE DO QUE SE TRATA.

4. ENTENDER SUAS IMPLICAÇÕES
O MEDO TRAZ DIVERSAS IMPLICAÇÕES QUE SÓ PODEM SER COMPREENDIDAS QUANDO SE TEM TOTAL ACEITAÇÃO SOBRE ELE E TOTAL CONHECIMENTO A RESPEITO DE SUA PERSONALIDADE E ORIGEM. LOGO, APÓS ESTAR CIENTE DO QUE O MEDO É E DE ONDE ELE SURGIU, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE OLHAR DE FORMA CONTUMAZ E ATENTA PARA TODOS OS EFEITOS COLATERAIS ADVINDOS DELE.
ENTENDER ESSAS IMPLICAÇÕES TRAZ DE VOLTA A RAZÃO, UMA VEZ QUE AGORA, CONSCIENTE DO QUE ESTÁ ACONTECENDO, PODE-SE COMPREENDER QUE NADA DO QUE SE ORIGINA DO MEDO DEVERIA ESTAR PRESENTE EM SUA VIDA. A PARANÓIA, A ANSIEDADE, A IRRITAÇÃO, A RECLUSÃO, O CANSAÇO, A IGNORÂNCIA, TUDO ISSO SÃO IMPLICAÇÕES DO MEDO. IDENTIFICÁ-LAS SÓ É POSSÍVEL ATRAVÉS DOS TRÊS ESTÁGIOS CITADOS ACIMA.
LOGO, FICA BASTANTE EVIDENTE QUE NÃO EXISTE NENHUM BENEFÍCIO PARA QUE O MEDO CONTINUE INSTALADO EM SUA VIDA. ESSA CONSTATAÇÃO NÃO É SUPERFICIAL OU MENTAL, MAS PROFUNDA. AQUI JÁ SE ESTÁ PRONTO PARA SUBLIMÁ-LO.

5. POSITIVÁ-LO
UMA VEZ QUE ESTEJA COMPLETAMENTE CÔNSCIO DE QUE O MEDO NÃO TEM MOTIVOS PARA ESTAR EM SUA VIDA, O PRÓXIMO PASSO É DE UMA SIMPLICIDADE ABSURDA. TRATA-SE DE OLHÁ-LO PROFUNDAMENTE NOS OLHOS E AMÁ-LO VERDADEIRAMENTE. ISSO SÓ É POSSÍVEL APÓS ACEITÁ-LO E COMPREENDÊ-LO EM TODAS AS SUAS VARIANTES, POIS SE PERCEBE O QUÃO FRÁGIL ELE É, ASSIM COMO VOCÊ O FORA.
NATURALMENTE, DE MANEIRA SILENCIOSA, ELE IRÁ DESVANECER POR COMPLETO. AO NOTAR-SE SEM QUALQUER MOTIVO PARA EXISTIR, TENDE A DISSIPAR-SE, POIS SÓ PODE EXISTIR COMO MEDO. AO TRANSFORMAR-SE EM CORAGEM, JÁ NÃO MAIS É O QUE ERA. DIZ-SE QUE ELE FOI SUBLIMÁ-LO. AO NÃO TER MAIS MOTIVOS PARA EXISTIR E MESMO ASSIM RECEBENDO AMOR DE SEU CRIADOR, O MEDO SE TRANSFORMA EM SUA CONTRAPARTE. ESSE ENTÃO É O DESAPEGO AMOROSO.
LOGO, DE FORMA NATURAL, SILENCIOSA E PACÍFICA, O MEDO DESAPARECE E JAMAIS TORNARÁ A NASCER, UMA VEZ QUE CADA MEDO É UM SER INDIVIDUAL E ÚNICO. QUEM APRENDE A TRANSFORMAR SEUS TEMORES, DESEJOS, ANSEIOS, TRISTEZAS E RAIVAS EM SUAS CONTRAPARTES, TORNA-SE SEU PRÓPRIO MESTRE. ISSO É ALQUIMIA INTERIOR.








Marcos Keld
(texto extraído do site Portal Arco Íris)

Nenhum comentário:

Postar um comentário