Shiatsu
O que é shiatsu?
O shiatsu é uma antiga técnica japonesa que consiste em exercer, com os dedos, uma pressão sobre determinados pontos do corpo.
O shiatsu utiliza, em certa medida, os mesmos pontos e meredianos da acupunctura, mas é diferente desta porque a pressão exercida é baseada em técnicas de massagem orientais.
O shiatsu nasceu mais ou menos no mesmo período da acupunctura, e ambas estas técnica se baseiam em conhecimentos e princípios semelhantes, para além de terem efeitos aparentemente análogos cuja natureza, aliás, não foi ainda compreendida completamente. Pelo contrário, muitos médicos ocidentais afirmam que esta técnica não produz nenhum resultado. Apesar de tudo, o shiatsu criou adeptos entre quem faz recurso às medicinas alternativas, assim como não faltam os testemunhos positivos de quem se submeteu a ele.
Apesar do cepticismo manifestado pela medicina tradicional, o shiatsu encontra um grande sucesso e o número de terapeutas que o praticam está a aumentar. Esta técnica é utilizada para as anestesias dentárias, para a terapia de cefaleias, ciáticas, cãibras nas pernas, dores lombares e outras perturbações caracterizadas pela dor crónica.
Como é que se desenvolve uma sessão de shiatsu?
Existem duas técnicas fundamentais. A primeira consiste numa massagem indolor efectuada com mais do que um dedo sobre determinadas partes do copo, como por exemplo, a região lombar ou o pescoço.
A segunda técnica utiliza simplesmente a extremidade de um dedo para exercer uma pressão sobre um ou mais pontos utilizados em acunpuctura. Alguns terapeutas recorrem à quiroprática, ou seja, à manipulação da coluna vertebral. Outros afirmam que a quiroprática seria uma adaptação ocidental do shiatsu. O shiatsu é muitas vezes utilizado em combinações com outros princípios da medicina alternativa, como por exemplo, as dietas macrobióticas ou vegetarianas. Alguns terapeutas oferecem também um apoio psicológico. Como a acupuctura , o shiatsu baseia-se na neutralização de determinadas correntes energéticas com o objectivo de restabelecer a harmonia interna. Segundo a filosofia oriental, a doença é causada por factores internos, enquanto que a medicina ocidental a atribui quer a uma causa interna, quer a uma causa externa. Alguns pensam que o shiatsu actua sobre os impulsos eléctrico do corpo. Segundo outros, os seus efeitos são essencialmente psicológicos.
O shiatsu é desagradável?
A massagem shiatsu alcança quase o limiar da dor, mas, muitas vezes, os paciente consideram-na relaxante.
Quanto tempo dura uma sessão de shiatsu?
Uma sessão dura, em princípio, 45 minutos. Pode tratar-se de uma sessão isolada (anestesia dentária) ou de uma terapia que se prolonga por diversas semanas ou meses (dor crónica).
Atenção aos horários
O shiatsu, nascido no Japão, usa desde há muito tempo aquilo que a medicina ocidental definiu recentemente conobiologia, que consiste em prestar atenção aos horários da realização de uma terapêutica particular. Cada órgão deve ser tratado numa faixa horária precisa, para que a massagem se revele eficaz. Por exemplo, o estômago é tratado das 7 às 9, o coração das 11 às 13, os rins das 17 às 19 horas.
O shiatsu é perigoso?
O shiatsu não compreende nenhum perigo, mas se recorrermos a este para tratar qualquer doença então podem insurgir alguns riscos.
É necessário saber que o shiatsu, como qualquer medicina alternativa, apresenta alguns limites. Esta não tem eficácia, por exemplo, no tratamento da hipertensão, diabetes, cancro e outras doenças graves, que requerem necessariamente uma terapia médica tradicional.
- Dores de cabeça/enxaquecas
- Dores de costas/coluna/pescoço/ombros
- Dificuldades emocionais (depressão, baixa auto-estima...)
- Stress/Tensão/Ansiedade
- Cansaço/Fraqueza
- Insónias
- Distúrbios intestinais
- Perturbações menstruais
- Problemas respiratórios (asma, bronquite...)
- Problemas reprodutivos
- Sinusite
- Constipações e tosse
- Artrite
- Lesões desportivas
Benefícios do Shiatsu
- Relaxa os músculos e tecidos a um nível profundo
- Reduz e gere o nível de stress
- Liberta as toxinas do organismo
- Previne doenças
- Aumenta a flexibilidade
- Melhora a circulação sanguínea
- Reduz a tensão arterial
- Reduz a ansiedade
- Equilibra a energia
- Acalma o sistema nervoso
- Aumenta o conhecimento mental e espiritual
Nenhum comentário:
Postar um comentário