OBATALA
Obatala é um Osha e está no grupo dos Oshas da Cabeça. Obatalá é o pai de todo o povo. Ele é o criador dos seres humanos e tudo o que vive no planeta. Como criador, ele governa todas as partes do corpo humano, principalmente da cabeça, os pensamentos e a vida humana, dona da brancura e tudo o que simboliza paz e pureza. Obatalá é o dono dos metais brancos, principalmente a prata. Ele representa a criação que não é necessariamente imaculada; ele é magnânimo e representa o ser superior, também o orgulho físico e mental, a ira, o despotismo e as pessoas com defeitos ou dificuldades.
Obatalá era um Irunmole convertido em Orisha por seus erros. Durante sua vida no plano terrenal ele foi o rei do Igbó. Seu nome vem do Yoruba Obbàtalá (rei da pureza). Este orixá agrada de todo limpo, branco e puro. Ele não admite nudez em sua presença e nem a falta de respeito é por isso que seus filhos devem ser muito respeitosos. Seus sacerdotes são chamados Oshabí.
Na natureza ele é simbolizado por montanhas. Ele é aquele que interage antes de qualquer Osha ou Orixá por qualquer indivíduo por uma dificuldade que a pessoa tenha, porque ele é considerado o pai do tipo humano e o dono de todas as cabeças. Quando não é possível ser definido e não se sabe qual é o Anjo da Guarda de um indivíduo, Obatalá é o Osha que é dedicado a ele.
Seu número é o 8 e seus múltiplos e sua cor é branca. Ele é cumprimentado Jekúa Babá!
Família de Obatalá:
Ele está descendo direto de Oloddumare.
Diloggún em Obatalá:
Em diloggún fala por Elleunle (8).
Ferramentas de Obatalá:
Obatala vive em uma sopera que pode ser de prata, de metal prateado ou de chapa branca. Ele tem 4 Otás (pedras) e no caso que é Olorí, ele tem 8, seus atributos são uma alça de prata, igbín (lesmas), viscoso, dois ovos de marfim brancos, nácar ou ônix, além de um Iruke branco ( rabo de cavalo), cobra, sol, corrente, lua cheia, meia lua, uma mão segurando um cetro, cayado (poayé), pombas de metal e agogó ou sino prateado. Seus elekes são totalmente brancos, em outros casos, colocados com cores de acordo com o caminho. Todos os seus objetos estão embrulhados em algodão branco.
Objetos de poder da Obatalá:
O cetro do poder chamado opa. Uma pulseira de prata. Iruke, objeto feito com crina de cauda.
Fatos de Obatalá:
Obatala sempre se veste de branco No caminho de seu guerreiro, ele usa uma faixa vermelha no peito. Sóis e luas estão grudados no seu traje. Ele usa 8 lenços ao redor de sua cintura.
Danças de Obatalá:
Quando Obbatala desce, ele dança de acordo com o caminho. Em sua homenagem, os dançarinos imitam os movimentos suaves e dublagens de uma pessoa muito velha. No caminho de seu guerreiro, ele dança como se estivesse brandindo uma espada. Ele fala e faz previsões, limpando os presentes com o iruke.
Ofertas para Obatalá:
Para Babá são pombas brancas imoladas, galinhas brancas, cabras brancas, galinhas brancas da Guiné. Seus tabus são o álcool, os caranguejos e os feijões. Ele é oferecido arroz com leite, merengue, grageas silverplated, guanábana, granada, sementes de canário, ñame, manteiga de cacau, casca, milho, flores brancas, especialmente a do algodão. Suas ovelhas são a acácia, chicória, sino, algodão, bledo branco, artemisa, atiponlá, rattan da virgem, açafrão, lírio, purl dourado branco, cocconut, cocconut africano, galante dia, gallant noite, incenso, malva, sálvia, trébol , etc.
Para coroar Obatalá. Kari-Osha:
Caminhos de Obatalá:
Seus caminhos são:
O omo Obatala é possuidor de uma grande vontade, o que pode implicar ser visto como pessoas obstinadas em suas apreciações. Eles são dedicados geralmente a obras intelectuais, para que possam ser escritores ou artistas. Eles são introvertidos, reservados e acalmados. Geralmente eles não se arrependem das decisões que tomam.
Patakies de Obatala:
Orishanlá estava encarregado de uma tarefa que lhe confiava Olofin e começou a moldar em lama os corpos dos homens, aos quais o Supremo Criador soprava neles a vida. Mas não feliz com a tarefa que ele disse para si mesmo "por que não posso completar o meu trabalho?"
Então, ocorreu-lhe que podia espiar Olofin para saber o que tinha que ser feito para que aqueles corpos inertes invocassem a vida.
Então, Orishanlá naquela noite, em vez de ir dormir, se escondeu em um canto de sua fábrica esperando o Criador chegar.
Olofin, que tudo vê, soube imediatamente do estratagema de Orishanlá e mandou-lhe um sono profundo para que não notasse nada do que acontecesse.
Na manhã seguinte, quando Orishanlá acordou, noticiou que todos os homens estavam vivos e compreendeu que não deveria estar em assuntos que não estivessem em seu negócio.
Obatalá era um Irunmole convertido em Orisha por seus erros. Durante sua vida no plano terrenal ele foi o rei do Igbó. Seu nome vem do Yoruba Obbàtalá (rei da pureza). Este orixá agrada de todo limpo, branco e puro. Ele não admite nudez em sua presença e nem a falta de respeito é por isso que seus filhos devem ser muito respeitosos. Seus sacerdotes são chamados Oshabí.
Na natureza ele é simbolizado por montanhas. Ele é aquele que interage antes de qualquer Osha ou Orixá por qualquer indivíduo por uma dificuldade que a pessoa tenha, porque ele é considerado o pai do tipo humano e o dono de todas as cabeças. Quando não é possível ser definido e não se sabe qual é o Anjo da Guarda de um indivíduo, Obatalá é o Osha que é dedicado a ele.
Seu número é o 8 e seus múltiplos e sua cor é branca. Ele é cumprimentado Jekúa Babá!
Família de Obatalá:
Ele está descendo direto de Oloddumare.
Diloggún em Obatalá:
Em diloggún fala por Elleunle (8).
Ferramentas de Obatalá:
Obatala vive em uma sopera que pode ser de prata, de metal prateado ou de chapa branca. Ele tem 4 Otás (pedras) e no caso que é Olorí, ele tem 8, seus atributos são uma alça de prata, igbín (lesmas), viscoso, dois ovos de marfim brancos, nácar ou ônix, além de um Iruke branco ( rabo de cavalo), cobra, sol, corrente, lua cheia, meia lua, uma mão segurando um cetro, cayado (poayé), pombas de metal e agogó ou sino prateado. Seus elekes são totalmente brancos, em outros casos, colocados com cores de acordo com o caminho. Todos os seus objetos estão embrulhados em algodão branco.
Objetos de poder da Obatalá:
O cetro do poder chamado opa. Uma pulseira de prata. Iruke, objeto feito com crina de cauda.
Fatos de Obatalá:
Obatala sempre se veste de branco No caminho de seu guerreiro, ele usa uma faixa vermelha no peito. Sóis e luas estão grudados no seu traje. Ele usa 8 lenços ao redor de sua cintura.
Danças de Obatalá:
Quando Obbatala desce, ele dança de acordo com o caminho. Em sua homenagem, os dançarinos imitam os movimentos suaves e dublagens de uma pessoa muito velha. No caminho de seu guerreiro, ele dança como se estivesse brandindo uma espada. Ele fala e faz previsões, limpando os presentes com o iruke.
Ofertas para Obatalá:
Para Babá são pombas brancas imoladas, galinhas brancas, cabras brancas, galinhas brancas da Guiné. Seus tabus são o álcool, os caranguejos e os feijões. Ele é oferecido arroz com leite, merengue, grageas silverplated, guanábana, granada, sementes de canário, ñame, manteiga de cacau, casca, milho, flores brancas, especialmente a do algodão. Suas ovelhas são a acácia, chicória, sino, algodão, bledo branco, artemisa, atiponlá, rattan da virgem, açafrão, lírio, purl dourado branco, cocconut, cocconut africano, galante dia, gallant noite, incenso, malva, sálvia, trébol , etc.
Para coroar Obatalá. Kari-Osha:
Para coroar este Osha deve-se ter recebido os Guerreiros Orisha. Durante a coroação, os Oshas e Orishas para receber são os seguintes.
Elegguá, Obatala, Oke, Yemayá, Shangó, Ogué, Oshún e Oyá.
Caminhos de Obatalá:
Seus caminhos são:
- Obatala Oshanlá.
- Obatala Oggán.
- Obatala Orishanlá.
- Obatala Ayágguna, Iyá Yagguna ou Ayággruna.
- Obatala Ibaíbo, Igbá Ibó, Obbá Iba o Ibá Ibó.
- Obatala Obálufón.
- Obatala Oshagriñan, Osá Griñan, Osá Kriñán o Agguiriñá.
- Obatala Yekú Yekú o Yekú Oño.
- Obatala Alaguema, Aguemó Yemá o Aguema.
- Obatala Ekaniké.
- Obatala Talabí.
- Obatala Baba Fururú.
- Obatala Eyuaró, Eruadyé o Eluayé.
- Obatala Ashó, Asholó o Babá Ashó.
- Obatala Obá Moró, Obamoró u Obbámoró.
- Obatala Orisha Ayé.
- Obatala Ondó.
- Obatala Ayalúa.
- Obatala Alabalaché.
- Obatala Olufón.
- Obatala Oloyú Okuní.
- Obatala Oshá Orolú.
- Obatala Okeylú.
- Obatala Aná Suaré.
- Obatala Adema.
- Obatala Segbo Lisa.
- Obatala Oshalufón.
- Obatala Oguiniyán.
- Obatala Obalabí.
- Obatala Elefuro.
- Obatala Oba Akiyá.
- Obatala Oba Malú.
- Obatala Efún Yobí.
- Obatala Alarmorere.
- Obatala Orisha Yeyé.
- Obatala Obón.
- Obatala Obanlá.
- Obatala Aikalambó.
- Obatala Oshereilbo.
- Obatala Airaniké.
- Obatala Oyú Alueko.
- Obatala Orisha Iwín.
- Obatala Oyé Ladé.
- Obatala Ekúndiré.
- Obatala Orisha Obralá.
- Obatala Bibí Niké.
- Obatala Edegú.
- Obatala Abany.
- Obatala Ayenolú o Ayelú.
- Obatala Yemmú o Yembó.
- Obatala Agguidai.
O omo Obatala é possuidor de uma grande vontade, o que pode implicar ser visto como pessoas obstinadas em suas apreciações. Eles são dedicados geralmente a obras intelectuais, para que possam ser escritores ou artistas. Eles são introvertidos, reservados e acalmados. Geralmente eles não se arrependem das decisões que tomam.
Patakies de Obatala:
Orishanlá estava encarregado de uma tarefa que lhe confiava Olofin e começou a moldar em lama os corpos dos homens, aos quais o Supremo Criador soprava neles a vida. Mas não feliz com a tarefa que ele disse para si mesmo "por que não posso completar o meu trabalho?"
Então, ocorreu-lhe que podia espiar Olofin para saber o que tinha que ser feito para que aqueles corpos inertes invocassem a vida.
Então, Orishanlá naquela noite, em vez de ir dormir, se escondeu em um canto de sua fábrica esperando o Criador chegar.
Olofin, que tudo vê, soube imediatamente do estratagema de Orishanlá e mandou-lhe um sono profundo para que não notasse nada do que acontecesse.
Na manhã seguinte, quando Orishanlá acordou, noticiou que todos os homens estavam vivos e compreendeu que não deveria estar em assuntos que não estivessem em seu negócio.
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