quinta-feira, 11 de outubro de 2018

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - OBATALA O CRIADOR

OBATALA


Quem é Obatalá?

Obatala é um Osha e está no grupo dos Oshas da Cabeça. Obatalá é o pai de todo o povo. Ele é o criador dos seres humanos e tudo o que vive no planeta. Como criador, ele governa todas as partes do corpo humano, principalmente da cabeça, os pensamentos e a vida humana, dona da brancura e tudo o que simboliza paz e pureza. Obatalá é o dono dos metais brancos, principalmente a prata. Ele representa a criação que não é necessariamente imaculada; ele é magnânimo e representa o ser superior, também o orgulho físico e mental, a ira, o despotismo e as pessoas com defeitos ou dificuldades.

Obatalá era um Irunmole convertido em Orisha por seus erros. Durante sua vida no plano terrenal ele foi o rei do Igbó. Seu nome vem do Yoruba Obbàtalá (rei da pureza). Este orixá agrada de todo limpo, branco e puro. Ele não admite nudez em sua presença e nem a falta de respeito é por isso que seus filhos devem ser muito respeitosos. Seus sacerdotes são chamados Oshabí. 

Na natureza ele é simbolizado por montanhas. Ele é aquele que interage antes de qualquer Osha ou Orixá por qualquer indivíduo por uma dificuldade que a pessoa tenha, porque ele é considerado o pai do tipo humano e o dono de todas as cabeças. Quando não é possível ser definido e não se sabe qual é o Anjo da Guarda de um indivíduo, Obatalá é o Osha que é dedicado a ele.

Seu número é o 8 e seus múltiplos e sua cor é branca. Ele é cumprimentado Jekúa Babá! 

Família de Obatalá:


Ele está descendo direto de Oloddumare. 

Diloggún em Obatalá:


Em diloggún fala por Elleunle (8). 

Ferramentas de Obatalá: 


Obatala vive em uma sopera que pode ser de prata, de metal prateado ou de chapa branca. Ele tem 4 Otás (pedras) e no caso que é Olorí, ele tem 8, seus atributos são uma alça de prata, igbín (lesmas), viscoso, dois ovos de marfim brancos, nácar ou ônix, além de um Iruke branco ( rabo de cavalo), cobra, sol, corrente, lua cheia, meia lua, uma mão segurando um cetro, cayado (poayé), pombas de metal e agogó ou sino prateado. Seus elekes são totalmente brancos, em outros casos, colocados com cores de acordo com o caminho. Todos os seus objetos estão embrulhados em algodão branco. 

Objetos de poder da Obatalá:


O cetro do poder chamado opa. Uma pulseira de prata. Iruke, objeto feito com crina de cauda. 

Fatos de Obatalá:


Obatala sempre se veste de branco No caminho de seu guerreiro, ele usa uma faixa vermelha no peito. Sóis e luas estão grudados no seu traje. Ele usa 8 lenços ao redor de sua cintura. 

Danças de Obatalá:


Quando Obbatala desce, ele dança de acordo com o caminho. Em sua homenagem, os dançarinos imitam os movimentos suaves e dublagens de uma pessoa muito velha. No caminho de seu guerreiro, ele dança como se estivesse brandindo uma espada. Ele fala e faz previsões, limpando os presentes com o iruke. 

Ofertas para Obatalá:


Para Babá são pombas brancas imoladas, galinhas brancas, cabras brancas, galinhas brancas da Guiné. Seus tabus são o álcool, os caranguejos e os feijões. Ele é oferecido arroz com leite, merengue, grageas silverplated, guanábana, granada, sementes de canário, ñame, manteiga de cacau, casca, milho, flores brancas, especialmente a do algodão. Suas ovelhas são a acácia, chicória, sino, algodão, bledo branco, artemisa, atiponlá, rattan da virgem, açafrão, lírio, purl dourado branco, cocconut, cocconut africano, galante dia, gallant noite, incenso, malva, sálvia, trébol , etc. 

Para coroar Obatalá. Kari-Osha: 

Para coroar este Osha deve-se ter recebido os Guerreiros Orisha. Durante a coroação, os Oshas e Orishas para receber são os seguintes.
Elegguá, Obatala, Oke, Yemayá, Shangó, Ogué, Oshún e Oyá.


Caminhos de Obatalá:


Seus caminhos são:

  • Obatala Oshanlá.
  • Obatala Oggán.
  • Obatala Orishanlá.
  • Obatala Ayágguna, Iyá Yagguna ou Ayággruna.
  • Obatala Ibaíbo, Igbá Ibó, Obbá Iba o Ibá Ibó.
  • Obatala Obálufón.
  • Obatala Oshagriñan, Osá Griñan, Osá Kriñán o Agguiriñá.
  • Obatala Yekú Yekú o Yekú Oño.
  • Obatala Alaguema, Aguemó Yemá o Aguema.
  • Obatala Ekaniké.
  • Obatala Talabí.
  • Obatala Baba Fururú.
  • Obatala Eyuaró, Eruadyé o Eluayé.
  • Obatala Ashó, Asholó o Babá Ashó.
  • Obatala Obá Moró, Obamoró u Obbámoró.
  • Obatala Orisha Ayé.
  • Obatala Ondó.
  • Obatala Ayalúa.
  • Obatala Alabalaché.
  • Obatala Olufón.
  • Obatala Oloyú Okuní.
  • Obatala Oshá Orolú.
  • Obatala Okeylú.
  • Obatala Aná Suaré.
  • Obatala Adema.
  • Obatala Segbo Lisa.
  • Obatala Oshalufón.
  • Obatala Oguiniyán.
  • Obatala Obalabí.
  • Obatala Elefuro.
  • Obatala Oba Akiyá.
  • Obatala Oba Malú.
  • Obatala Efún Yobí.
  • Obatala Alarmorere.
  • Obatala Orisha Yeyé.
  • Obatala Obón.
  • Obatala Obanlá.
  • Obatala Aikalambó.
  • Obatala Oshereilbo.
  • Obatala Airaniké.
  • Obatala Oyú Alueko.
  • Obatala Orisha Iwín.
  • Obatala Oyé Ladé.
  • Obatala Ekúndiré.
  • Obatala Orisha Obralá.
  • Obatala Bibí Niké.
  • Obatala Edegú.
  • Obatala Abany.
  • Obatala Ayenolú o Ayelú.
  • Obatala Yemmú o Yembó.
  • Obatala Agguidai.
Características gerais do Omo Obatala: 

O omo Obatala é possuidor de uma grande vontade, o que pode implicar ser visto como pessoas obstinadas em suas apreciações. Eles são dedicados geralmente a obras intelectuais, para que possam ser escritores ou artistas. Eles são introvertidos, reservados e acalmados. Geralmente eles não se arrependem das decisões que tomam. 

Patakies de Obatala: 

Orishanlá estava encarregado de uma tarefa que lhe confiava Olofin e começou a moldar em lama os corpos dos homens, aos quais o Supremo Criador soprava neles a vida. Mas não feliz com a tarefa que ele disse para si mesmo "por que não posso completar o meu trabalho?" 

Então, ocorreu-lhe que podia espiar Olofin para saber o que tinha que ser feito para que aqueles corpos inertes invocassem a vida. 

Então, Orishanlá naquela noite, em vez de ir dormir, se escondeu em um canto de sua fábrica esperando o Criador chegar. 

Olofin, que tudo vê, soube imediatamente do estratagema de Orishanlá e mandou-lhe um sono profundo para que não notasse nada do que acontecesse.

Na manhã seguinte, quando Orishanlá acordou, noticiou que todos os homens estavam vivos e compreendeu que não deveria estar em assuntos que não estivessem em seu negócio.

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