Incensos,Defumos e Suas Propriedades
Incenso (do latim: Incendere, “queimar”) é composto por materiais aromáticos chamados bioticos (originado por seres vivos no caso plantas)que liberam fumaça perfumada quando queimado. O “incenso” refere-se a substância em si, mais do que o cheiro que ela produz. Ele é usado em cerimônias religiosas, ritual de purificação, aromaterapia,meditação, Para a criação de um estado de espírito, e para mascarar algum mal odor. O uso do incenso se originou no Antigo Egito, onde as resinas de goma e resinas oleosas de árvores aromáticas foram importadas das costas da Arábia e Somália para ser usado em cerimônias religiosas.
Incenso é composto de materiais provenientes de plantas aromáticas, muitas vezes combinados com óleos essenciais. As formas do incenso tem mudado com os avanços da tecnologia, as diferenças de cultura subjacente, e da diversidade nas razões para queimá-lo.Os dois principais tipos geralmente podem ser divididos em “queima indireta” e “queima direta”. O incenso de queima indireta, também chamado de “incenso não-combustível”, requer uma fonte separada de calor, uma vez que não é capaz de queimar-se. O incenso de queima direta, também chamado de “incenso combustível”, é acesso diretamente por uma chama e depois se espalha, a brasa do incenso irá arder e liberar a fragrância. Exemplos de incenso queima direta são varas de incenso (incenso) cones ou pirâmides.
O recipiente em que se queima o incenso é chamado incensário ou turíbulo.
Informação retirada de: FONTE
***COMPOSIÇÃO***
Ao longo da história, uma grande variedade de materiais têm sido utilizados no fabrico de incenso. Historicamente, tem havido uma preferência pela utilização de ingredientes disponíveis localmente. Por exemplo, a sálvia e o cedro eram utilizados pelos povos indígenas da América do Norte. Esta foi uma preferência, e comércio antigo em materiais de incenso de uma área para outra composta por uma parte importante do comércio ao longo da Rota da Seda e outras rotas de comércio, um especial chamado de Rota do Incenso.
O mesmo poderia ser dito para as técnicas usadas para fazer incenso. O conhecimento local e as ferramentas eram extremamente influente no estilo, mas os métodos também foram influenciados por migrações de estrangeiros, entre eles o clero e os médicos que estavam ambos familiarizados com artes incenso.
***BASE PARA COMBUSTÃO***TIPOS
A base de combustível de uma mistura directa a queima de incenso não só liga o material aromático em conjunto, mas também permite que o incenso produzido a arder com uma brasa auto-sustentado, que se propaga lenta e uniformemente através de uma peça inteirade incenso com regularidade de tal modo que ele pode ser usado para marcar o tempo. A base é escolhida de tal modo que não produz um odor perceptível. Comercialmente, dois tipos de base de incenso predominam:
Combustível oxidante e misturas: carvão vegetal ou pó de madeira forma o combustível para a combustão. Gomas tais como goma arábica ou goma adragante são usados paraligar-se a mistura em conjunto, enquanto um oxidante tal como o nitrato de sódio ounitrato de potássio sustenta a queima do incenso. Materiais perfumados são combinadasna base antes da formação, como no caso de materiais incenso em pó ou após a formação, como no caso de óleos essenciais. A fórmula para o incenso carvão vegetal é superficialmente semelhante a pó preto, mas não possui o enxofre.
Naturais à base de plantas ligantes: material mucilaginoso, que podem ser derivados a partir de muitas fontes botânicas, é misturado com materiais aromáticos e água. A mucilagem a partir do pó molhado ligação segura o material aromático em conjunto, enquanto a celulose no pó arde para formar uma brasa estável quando lit. O pó seco de ligação compreende geralmente cerca de 10% do peso seco no incenso acabado. Isto inclui:
Makko ( incenso em pó): feita a partir da casca de várias árvores da Perseacomo Persea thunbergii
Xiangnan pi: feita a partir de árvores do gênero, como Phoebe Phoebe nanmu
Jigit: uma resina com base utilizado na Índia
Laha ou Dar: pó de casca base utilizados no Nepal, Tibet e outros países do Leste Asiático.
Queima indirecta de incenso
também chamado de “incenso não-combustível”, é uma combinação de ingredientes aromáticos que não estão preparados de forma particular ou incentivados em qualquer forma particular, deixando-a em sua maioria impróprias para combustão direta. A utilização desta classe de incenso requer uma fonte de calor separado, uma vez que não tem geralmente acender um fogo capaz de queimar-se e não pode inflamar em tudo sob condições normais. Este incenso pode variar na duração da sua queima com a textura do material. Ingredientes mais finos tendem aqueimar mais rapidamente, enquanto pedaços grosseiramente moída ou inteira pode ser consumido muito gradualmente à medida que tem menos área de superfície total. O calor é tradicionalmente fornecida pelo carvão ou brasas.
No Ocidente, os melhores materiais incenso conhecidos deste tipo são incenso e mirra,provavelmente devido a suas inúmeras menções na Bíblia cristã. Na verdade, a palavra “incenso” em várias línguas europeias faz também alusão a qualquer forma de incenso.
Todo: O material incenso é queimado diretamente em sua forma bruta não transformadosem cima de brasas de carvão.
Em pó ou granulado: O material de incenso é dividido em pedaços mais finos. Este incenso queima rápida e fornece um curto período de cheiros intensos.
Colar: O material incenso em pó ou granulado é misturado com um ligante pegajoso e incombustível, tais como frutos secos, mel, ou uma resina macia e, em seguida, formada para bolas ou pastilhas pequenas. Estes podem então ser autorizados a amadurecer em um ambiente controlado onde as fragrâncias podem misturar e se unir. Muito incenso da Arábia, também chamada de “Bukhoor” ou “Bakhoor”, é deste tipo (Bakhoor, na verdaderefere-se a incenso, tanto libanês e árabe, eo Japão tem uma história de incensoamassada, chamado nerikō ou awasekō, utilizando este método. Dentro da tradiçãodo Oriente cristão ortodoxo, raw incenso é moído em um pó fino e misturado com várias adocicados óleos essenciais.
No Ocidente, os melhores materiais incenso conhecidos deste tipo são incenso e mirra,provavelmente devido a suas inúmeras menções na Bíblia cristã. Na verdade, a palavra “incenso” em várias línguas europeias faz também alusão a qualquer forma de incenso.
Todo: O material incenso é queimado diretamente em sua forma bruta não transformadosem cima de brasas de carvão.
Em pó ou granulado: O material de incenso é dividido em pedaços mais finos. Este incenso queima rápida e fornece um curto período de cheiros intensos.
Colar: O material incenso em pó ou granulado é misturado com um ligante pegajoso e incombustível, tais como frutos secos, mel, ou uma resina macia e, em seguida, formada para bolas ou pastilhas pequenas. Estes podem então ser autorizados a amadurecer em um ambiente controlado onde as fragrâncias podem misturar e se unir. Muito incenso da Arábia, também chamada de “Bukhoor” ou “Bakhoor”, é deste tipo (Bakhoor, na verdaderefere-se a incenso, tanto libanês e árabe, eo Japão tem uma história de incensoamassada, chamado nerikō ou awasekō, utilizando este método. Dentro da tradiçãodo Oriente cristão ortodoxo, raw incenso é moído em um pó fino e misturado com várias adocicados óleos essenciais.
Queima directa de incenso
também chamado de “incenso combustível”, geralmente requer pouca preparação antes da sua utilização. Quando aceso directamente por uma chama (daí a denominação) e, em seguida, se espalharam, a brasa incandescente do incenso continuará a arder e queimar o resto do incenso sem aplicação continuada de calor ou de chama a partir de uma fonte exterior. Esta classe de incenso é feita a partir de um substrato de moldável finamente moído perfumado (ou líquido) materiais de incenso e ligante inodoro. A composição deve ser ajustada para proporcionar fragrância na concentração adequada e para assegurar mesmo queima. Os seguintes tipos de direct-queima de incenso são comumente encontrados, embora o material em si pode ter virtualmente qualquer forma, de acordo com a conveniência ou capricho:
Bobina: extrudado e moldado em uma bobina sem um núcleo. Este tipo de incenso é capaz de queimar por um período prolongado, a partir de horas ou dias, e é normalmente produzidos e utilizados pela cultura chinesa
Cone: Incenso neste formulário queima relativamente rápido. Cones de incenso foram inventados no Japão em 1800.
Vara Cored: Esta forma de vara de incenso tem um núcleo de apoio de bambu.Variedades de maior qualidade desta forma têm núcleos de sândalo perfumado. O núcleo é revestido por uma camada espessa de material de incenso que queima com o núcleo. Este tipo de incenso é comumente produzido na Índia e China. Quando usado para o culto na religião popular chinesa, sem o miolo varas incensados são por vezes conhecidos como “incenso”.
Vara Solida: Este incenso vara não tem núcleo de apoio e é totalmente feita de material de incenso. Facilmente quebrado em pedaços, que permite determinar a quantidade específica de incenso que deseja gravar. Esta é a forma mais comum de incenso produzido no Japão e no Tibete.
Pó: O pó de incenso solta usado para fazer incenso queima indireta às vezes é queimado sem tratamento posterior. Eles são geralmente acondicionados em longas trilhas em cima de cinza de madeira usando um stencil e queimado em turíbulos especiais ou relógios de incenso.
Papel: Papel impregnado de incenso, sanfona dobrada, aceso e apagado. Exemplos disso são a Arménia ea Carta d’Papier d’Arménie.
Rope: O pó de incenso é enrolado em folhas de papel, que são enroladas em cordas, hermeticamente, em seguida, dobrou e torceu novamente, produzindo uma corda de duas cadeias. A extremidade mais larga é a reentrância, e pode ser ficou verticalmente, num prato raso de areia ou cascalho. A extremidade menor (pontas) está aceso. Este tipo de incenso é altamente transportáveis e permanece fresco por períodos extremamente longos. Ela tem sido usada durante séculos no Tibete e Nepal.
Direct-queima incenso dessas formas é ou extrusada, prensada em formas, ou revestir um material de apoio.
Os discos de artemísia em pó chamado de “moxa” vendidos em lojas de chineses e ervanárias são usadas na medicina tradicional chinesa para tratamento moxabustão. Os comprimidos não são moxa incensos; o tratamento depende de calor, em vez de fragrância.
Bobina: extrudado e moldado em uma bobina sem um núcleo. Este tipo de incenso é capaz de queimar por um período prolongado, a partir de horas ou dias, e é normalmente produzidos e utilizados pela cultura chinesa
Cone: Incenso neste formulário queima relativamente rápido. Cones de incenso foram inventados no Japão em 1800.
Vara Cored: Esta forma de vara de incenso tem um núcleo de apoio de bambu.Variedades de maior qualidade desta forma têm núcleos de sândalo perfumado. O núcleo é revestido por uma camada espessa de material de incenso que queima com o núcleo. Este tipo de incenso é comumente produzido na Índia e China. Quando usado para o culto na religião popular chinesa, sem o miolo varas incensados são por vezes conhecidos como “incenso”.
Vara Solida: Este incenso vara não tem núcleo de apoio e é totalmente feita de material de incenso. Facilmente quebrado em pedaços, que permite determinar a quantidade específica de incenso que deseja gravar. Esta é a forma mais comum de incenso produzido no Japão e no Tibete.
Pó: O pó de incenso solta usado para fazer incenso queima indireta às vezes é queimado sem tratamento posterior. Eles são geralmente acondicionados em longas trilhas em cima de cinza de madeira usando um stencil e queimado em turíbulos especiais ou relógios de incenso.
Papel: Papel impregnado de incenso, sanfona dobrada, aceso e apagado. Exemplos disso são a Arménia ea Carta d’Papier d’Arménie.
Rope: O pó de incenso é enrolado em folhas de papel, que são enroladas em cordas, hermeticamente, em seguida, dobrou e torceu novamente, produzindo uma corda de duas cadeias. A extremidade mais larga é a reentrância, e pode ser ficou verticalmente, num prato raso de areia ou cascalho. A extremidade menor (pontas) está aceso. Este tipo de incenso é altamente transportáveis e permanece fresco por períodos extremamente longos. Ela tem sido usada durante séculos no Tibete e Nepal.
Direct-queima incenso dessas formas é ou extrusada, prensada em formas, ou revestir um material de apoio.
Os discos de artemísia em pó chamado de “moxa” vendidos em lojas de chineses e ervanárias são usadas na medicina tradicional chinesa para tratamento moxabustão. Os comprimidos não são moxa incensos; o tratamento depende de calor, em vez de fragrância.
***STICKS DE INCENSO***
Sticks de Incenso são usados para uma variedade de efeitos associados com o ritual e devoção religiosa na China e na Índia. Eles são usados em chinês influenciaram Ásia Oriental e Sudeste da Ásia, tradicionalmente queimada antes no limiar de uma casa ou empresa, diante de uma imagem de uma divindade da religião popular chinesa ou espírito do lugar, ou no pequeno santuário e humilde ou grande e elaborada encontrada em a entrada principal para a aldeia cada. Aqui, o deus da terra é propiciada na esperança de trazer riqueza e saúde para a aldeia. Eles também podem ser queimados em frente de uma porta ou janela aberta como uma oferenda aos céus, ou devas. A palavra chinesa “joss” para Joss (Deus) é derivado do latim deus (deus), através de Português.
***INCENSO GRANDE DRAGÃO***
Joss vara de queima é uma prática cotidiana na religião tradicional chinesa. Há muitos tipos diferentes de incenso utilizados para fins diferentes ou em diferentes dias festivos.Muitos deles são longas e finas e muitas vezes são de cor amarela, vermelha e, mais raramente, preto. Incenso grossas são utilizadas para cerimônias especiais, tais como funerais. Incenso espiral também são usados em uma base regular, que são encontrados pendurados acima tetos do templo, com tempo de gravação que são excessivamente longos. Em alguns estados, como Taiwan, Cingapura, Malásia ou, onde se celebra o Festival dos Fantasmas, grande, coluna-como o incenso de dragão são por vezes usados. Estes geram uma quantidade enorme de fumaça e calor que eles são apenas queimados fora.
Incensos chineses para uso na religião popular são geralmente sem aroma ou apenas o menor indício de jasmim ou rosa, uma vez que é a fumaça não, o cheiro, o que é importante na transmissão das orações dos fiéis para o céu. Eles são compostos de raiz seca em pó de uma espécie não-perfumado de canela nativa para o Camboja, Cinnamomum cambodianum. Pacotes de 300 baratas são freqüentemente encontrados à venda nos supermercados chineses. Apesar do fato de que eles não contenham madeira de sândalo em tudo, que muitas vezes incluem o caractere chinês para sândalo no rótulo, como um termo genérico para o incenso.
Altamente perfumadas incensos chineses só são usados por alguns budistas. Estes são frequentemente bastante caros, devido à utilização de grandes quantidades de sândalo, aloeswood, ou aromas florais utilizados. O Sândalo usado em chinês incensos não vem da Índia, sua terra natal, mas sim de bosques plantados no território chinês. Sites como pertencente a Tzu Chi, Tai Chung Shan, budismo no Sri Lanka, o budismo na Birmânia e no budismo coreano não usa incenso.
***INCENSO NAS VARIAS CULTURAS***
CHINAPor mais de dois mil anos, os chineses usaram o incenso (em chinês: 香; pinyin: xiang;”fragrância; aroma; perfume; tempero, incenso” significado) em cerimônias religiosas, a veneração ancestral, medicina tradicional chinesa ea vida quotidiana.
Agarwood (沉香; Chenxiang) e sândalo (檀香; tánxiāng) são os dois ingredientes mais importantes na incenso chinês.
Junto com a introdução do budismo na China chegou incensos calibrados e relógios deincenso (香 钟; xiāngzhōng; ”relógio incenso”, ou 香 印; xiāngyìn; ”incenso selo”). O poeta Yu Jianwu 庾 肩 吾 (487 -551) registrado pela primeira vez deles: ”Ao queimar incenso sabemos a horas da noite, com velas graduadas que confirmam a contagem dos relógios”.o uso destes dispositivos de cronometragem incenso se espalhar demosteiros budistas em chinês secular sociedade.
É errado assumir que os chineses só queimar incenso em casa diante do altar da família.Nas tradições taoístas, o incenso está intimamente associado com os ”Yin” energias dos mortos, templos, santuários e fantasmas. Portanto, taoístas chineses acreditam quequeimar incenso não dedicada em casa atrai os fantasmas temidos famintos, que consomem o fumo e arruinar a fortuna da família.
No entanto, desde os tempos neolíticos, os chineses têm evoluído usando incenso não só para as cerimônias religiosas, mas também para aromaterapia pessoal e ambiental.Apesar de deturpado até que estudos recentes, a arte chinesa incenso é agora considerado como uma das formas de arte chinesas estimados - ao lado de caligrafia, chá, arranjos de flores, antiguidades, etc.INDIAIncenso índianos podem ser divididos em duas categorias: masala e carvão.
Masala incensos são feitos misturando vários ingredientes sólidos perfumadas em uma pasta e, em seguida, rolando que colar em uma vara de bambu núcleo. Estes incensosgeralmente contêm pouco ou nenhum perfume líquido (que pode evaporar ou diminuir ao longo do tempo).
Carvão incensos são feitas por meio de imersão um unscented ”em branco” (antiaderenteperfume) em uma mistura de perfumes e / ou óleos essenciais. Estes blocos geralmente contêm uma resina de ligação que mantém as varas dos ingredientes juntos. A maioria do carvão vegetal incensos são de cor preta.TIBETEIncenso tibetano se refere a um estilo comum de incenso encontrado no Tibete, Nepal,Butão e. Estes incensos têm uma característica perfume ”terreno” para eles. Ingredientesvariam de canela, cravo, e zimbro, a Kusum flor, ashvagandha, ou jeera Sahi.
Muitos tibetanos incensos são pensados para ter propriedades medicinais. Suas receitasvêm de antigos textos védicos que são baseados em ainda mais antigos textos de medicina. As receitas mantiveram-se inalteradas durante séculos.JAPÃONo folclore Japonês a apreciação do incenso inclui arte, cultura, história e cerimônia. Ele pode ser comparado e tem algumas das mesmas qualidades que música, arte ou literatura.A queima de incenso pode ocasionalmente ocorrer dentro da cerimônia do chá, assim como caligrafia, ikebana, arranjo e Scroll. No entanto, a arte da apreciação incenso ouKoh-do, é geralmente praticada como uma forma de arte separada da cerimônia do chá, no entanto geralmente praticada dentro de um salão de chá do design Zen tradicional.
Agarwood (沉香 Jinko) e sândalo (白 檀 Byakudan) são os dois ingredientes mais importantes na incenso japonês. Agarwood é conhecido como “Jinko” no Japão, que se traduz como ”incenso que afunda na água”, devido ao peso da resina na madeira.Sândalo é um dos ingredientes de incenso mais calma e se presta bem a meditação. Ele também é usado na cerimônia do chá japonesa. O Sândalo mais valorizados vem deMysore, no estado de Karnataka, na Índia.
Outro ingrediente importante na incenso japonês é kyara (伽罗). Kyara é um tipo deagarwood (empresas incenso japonês dividir agarwood em 6 categorias, dependendo da região obtidas e as propriedades do agarwood). Kyara é atualmente vale mais do queseu peso em ouro.Alguns termos utilizados na cultura incenso japonês incluem:
Artes Incenso: [ Kodo]
Agarwood: a partir do cerne das árvores Aquilaria, originais, o incenso de madeira mais utilizado na cerimônia de incenso, os outros nomes são: aloés lignum oualoeswood, gaharu, Jinko, ou oud.
Incensário / Incenso queimador: geralmente pequenas e usado para aquecerincenso não queima, ou maior e usado para queimar
Carvão: apenas o tipo inodoro é usado.
Incenso madeiras: uma madeira resinosa naturalmente perfumado.
*** USO PRATICO DO INCENSO ***
Fragrâncias de incenso pode ser de grande força de tal forma que elas obscurecem outros odores menos desejáveis. Este utilitário levou ao uso de incenso em cerimônias funerárias, pois o incenso pode abafar o cheiro de decomposição. Outro exemplo desse uso, bem como do uso religioso é o turíbulo Botafumeiro gigante que balança no teto da Catedral de Santiago de Compostel. Ele é usado, em parte, para mascarar o cheiro de muitos cansados, os peregrinos sujos amontoados na Catedral de Santiago de Compostela .
Um uso similar utilitarista de incenso pode ser encontrada na Igreja pós-Reforma da Inglaterra. Embora o uso cerimonial de incenso foi abandonado até que o Movimento de Oxford, era comum ter incenso (tipicamente incenso) queimada antes grandes ocasiões, quando a igreja estaria lotada. O incenso era levados ao redor por um membro da sacristia antes que o serviço em um navio chamado de “pan perfumar ‘. Na iconografia do dia, este vaso é mostrado a ser alongado e achatado, com uma pega única longo de um lado. É importante notar que o pan perfumar foi usado em vez do turíbulo, como este último provavelmente teria ofendido a sensibilidade protestantes dos séculos 17 e 18.
Um uso similar utilitarista de incenso pode ser encontrada na Igreja pós-Reforma da Inglaterra. Embora o uso cerimonial de incenso foi abandonado até que o Movimento de Oxford, era comum ter incenso (tipicamente incenso) queimada antes grandes ocasiões, quando a igreja estaria lotada. O incenso era levados ao redor por um membro da sacristia antes que o serviço em um navio chamado de “pan perfumar ‘. Na iconografia do dia, este vaso é mostrado a ser alongado e achatado, com uma pega única longo de um lado. É importante notar que o pan perfumar foi usado em vez do turíbulo, como este último provavelmente teria ofendido a sensibilidade protestantes dos séculos 17 e 18.
A queima regular de incenso combustão direta tem sido utilizado para a medição cronológica em relógios de incenso. Estes dispositivos podem variar de uma simples trilha de material calibrado incenso para queimar em um período de tempo específico, a instrumentos elaborados e ornamentado com sinos ou gongos, projetados para envolver e cativar vários dos sentidos.
Incenso feito de materiais como citronela pode repelir mosquitos e outros insetos agravantes, distracção ou pestilento. Este uso tem sido implantado em conjunto com os usos religiosos por zen-budistas que afirmam que o incenso que faz parte de sua prática meditativa é projetado para manter os insetos incômodos de distrair o praticante.Atualmente, mais eficaz piretróide baseado incenso repelente de mosquito está amplamente disponível na Ásia.
Papier d’Arménie foi originalmente vendido como um desinfectante, bem como para a fragrância.
O incenso é também muitas vezes utilizado em pessoas que fumam dentro de casa, e não querem o perfume para ficar.
***USO ESTÉTICO DO INCENSO***
Muitas pessoas queimam incenso para apreciar o seu cheiro, sem atribuir qualquer outro significado específico para ele, da mesma forma que os itens renunciando pode serproduzido ou consumido apenas para a contemplação ou fruição da experiência sensorialrefinado. Esta utilização é talvez melhor exemplificado no kodo , Onde(frequentemente caro) matérias-primas como o incenso agarwood são apreciadas em um ambiente formalizado.
***USO RELIGIOSO DO INCENSO***
O uso de incenso na religião é prevalente em muitas culturas e podem ter suas raízes nosusos práticos e estéticos, considerando que muitas religiões, com não muito mais emcomum incenso todos os usos. Um motivo comum é o incenso como uma forma de oferta de sacrifício para uma divindade. Esse uso era comum na adoração judaica e permanece em uso por exemplo, nas Igrejas Católica e Ortodoxa, taoístas e budistaschineses Jingxiang
**INCENSO E A SAUDE***
Fumaça do incenso contém vários contaminantes, incluindo gases poluentes, como monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), óxidos de enxofre (SOx), compostos orgânicos voláteis (VOCs) , e absorvidos poluentes tóxicos (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e metais tóxicos). As partículas sólidas variar entre ~ 10 e 500 nm. A taxa de emissão diminui na linha de sândalo indiano> japonês aloeswood> Taiwan aloeswood> sândalo sem fumaça. Não há dúvida de que esses contaminantes são cancerígenas e podem causar doenças respiratórias, mas o risco de aqueles depende da exposição. Citação [necessário ]
Pesquisa realizada em Taiwan em 2001, ligado a queima de incensos para a lenta acumulação de possíveis carcinógenos em um ambiente mal ventilado, medindo os níveis de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (incluindo benzopireno) dentro de templos budistas. O estudo descobriu aldeídos alifáticos gasosos, que são cancerígenos e mutagênicos, na fumaça do incenso.
Uma pesquisa de fatores de risco para câncer de pulmão, também realizado em Taiwan, observou uma associação inversa entre a queima de incenso e adenocarcinoma do pulmão, embora o resultado não foi considerado significativo.
Pesquisa realizada em Taiwan em 2001, ligado a queima de incensos para a lenta acumulação de possíveis carcinógenos em um ambiente mal ventilado, medindo os níveis de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (incluindo benzopireno) dentro de templos budistas. O estudo descobriu aldeídos alifáticos gasosos, que são cancerígenos e mutagênicos, na fumaça do incenso.
Uma pesquisa de fatores de risco para câncer de pulmão, também realizado em Taiwan, observou uma associação inversa entre a queima de incenso e adenocarcinoma do pulmão, embora o resultado não foi considerado significativo.
Em contraste, um estudo realizado por diversos centros de pesquisa do cancro da Ásia mostrou: “Não foi encontrada associação entre a exposição a queima de incenso e sintomas respiratórios como tosse crônica, expectoração crônica, bronquite crônica, nariz escorrendo, chiado, asma, rinite alérgica, pneumonia ou entre os três populações estudadas. ou seja, crianças de escolas primárias, as suas mães não-fumantes, ou um grupo de idosos não-fumadores controles do sexo feminino A queima de incenso não afetam o risco de câncer de pulmão entre não fumantes, mas reduziu significativamente o risco entre os fumantes, mesmo após o ajuste para a quantidade de fumar vida. “ No entanto, os pesquisadores qualificados os resultados notando que queimar incenso na população estudada foi associada com determinadas baixo risco de câncer hábitos alimentares, e concluiu que “a dieta pode ser um fator de confusão significativo de estudos epidemiológicos sobre a poluição do ar ea saúde respiratória”.
Frankincense foi mostrado para causar um comportamento antidepressiva em ratinhos.Isso ativou os canais de íon mal compreendidos no cérebro para aliviar a ansiedade e depressão.
II. Associa o homem à divindade, o finito ao infinito. Alguns, ainda, afirmam que os incensos possuem a incumbência de levar a prece para o céu.
III. O incenso está relacionado ao elemento ar e representam a percepção da consciência que, no ar, está presente em toda parte. De fato, estas são apenas algumas das inúmeras afirmações devotadas a este “santo remédio”, se assim podemos chamá:lo.
Os Incensos são misturas de ervas, aromas, ou seja, misturas de componentes alquímicos que possuem a função básica de elevar espiritualmente, tanto o ambiente como o próprio ser, servindo como agente mediúnico das intenções humanas ao Astral.
Para manipular corretamente o incenso, devemos tomar certos cuidados tais como:
a) Acender o incenso sempre com uma intenção clara, podendo ser um puro agradecimento, prece, meditação ou o que mais tiver em mente;
b) Nunca devemos apagar o incenso com sopros;
c) Tentar sempre escolher a fragrância ou mistura conciliando com o que buscamos.
Alguns escritores descrevem a fumaça como sendo o, abstratamente, a transmutação da matéria em espírito , ou seja carvão com o aroma, respectivamente. Talvez isto explique o porque da necessidade de se ter uma intenção.
INCENSO E AS SUAS PROPRIEDADES
Abeto: Combate à fadiga.
Absinto: Perfume exótico que estimula a imaginação, criatividade e sensualidade. Favorece a clarividência, e também, para proteção e amor.
Acácia: Evita pesadelos e transmite um sono tranqüilo. Bom para saúde e sucesso nos negócios.
Agreste: Estimulante e antidepressivo.
Água Fresca: Combate à dificuldade de concentração.
Alecrim: Planta sagrada usada na magia e na medicina das mais antigas tradições. Afasta a depressão, purifica o local em questão, eleva o nível de pensamentos, acalma as pessoas.
Alfazema: Eleva o astral, transmite tranqüilidade, acalma a mente, evita estress e nervosismo, atrai a paz, é recomendado para pessoas sensíveis a odores e para crianças.
Algas: Combate tensão e ansiedade.
Almíscar: Aumenta a sorte o sucesso e a intuição, fornece confiança, inspira determinação e estimula para o amor.
Aloe Vera (Babosa): Conhecida desde os tempos bíblicos por suas propriedades curativas que agem do nível do espírito para o corpo físico.
Âmbar: Elo de ligação à energia cósmica, produz atração divina e espiritual. Bom para dar início a qualquer atividade e vencer a timidez. Protege dos maus espíritos e do mau olhado.
Amêndoas: Combate à insônia e seus males.
Andiroba: Combate à preguiça.
Angélica: Aumenta a proteção.
Anis: Combate vertigens apreensão.
Anis Estrelado: Atrai a boa sorte.
Anjos: Protege contra o mal em geral, possibilita os sonhos proféticos e a visão.
Anti-Fumo: Purifica o ar restaurando a vibração energética.
Anti-Magia: Retira energias negativas.
Aradhana: A essência do mais puro Jasmim que tranqüiliza e induz ao relaxamento. Aradhana: significa suprema devoção.
Arruda: Confere proteção espiritual e aumenta a segurança. É muito eficiente na eliminação de energias negativas e sua purificação. Autodefesa. Poderosos para inveja e mau olhado.
Artemísia: Faz aflorar a clarividência.
Bálsamo: Indicado para harmonizar e acalmar ambientes carregados. Afasta negatividades. Combate à irritabilidade.
Baunilha: Combate depressão e atitudes impulsivas.
Benjoim: Aumenta a criatividade, seja em trabalhos artísticos ou escritos, expulsa os espíritos malignos. Usado também para proteção, sucesso, riquezas e felicidade. Purifica o ambiente, atraem energias positivas e combate as forças negativas.
Bergamota: Relaxante.
Bouquet: Combate à frieza emocional.
Cajepute: Combate desânimo e apatia.
Calandre: Relaxante, combate insônia.
Calêndula: Conforta o coração e o espírito. Pode ser usado em terapias no sentido mais amplo, por suas propriedades benéficas.
Camomila: Aroma leve e agradável com propriedades calmante e sedativa. Acalma o sistema nervoso.
Cananga: Possui propriedades afrodisíacas.
Canela: Anti-séptico, pode ser utilizado no quarto dos doentes. Traz bons fluídos financeiros, boa sorte, felicidade e alegria de viver, tranqüiliza o ambiente. Exala um odor muito sensual.
Cânfora: Aumenta a realização emocional e profissional e elimina todo tipo de energia negativa. Produz limpeza astral, dissolve energias densas e alivia antigos ressentimentos.
Capim Cheiroso: Para perfumar ambientes.
Capim Limão (Lemongrass): Possui efeito tônico e estimulante. Indicado para pessoas depressivas, acomodadas e sem ânimo.
Cardamono: Controla o comportamento explosivo.
Cedro: Usado como rejuvenescedor, acredita:se que proporcione longevidade. Foi usado no Egito como componente para embalsamar. Seu aroma masculino está ligado a tradicional reputação de afrodisíaco. Muito indicado para purificar os ambientes, pois atrai vibrações de harmonia. Quanto aos negócios, ajuda a ter sucesso com as vendas. Bom para concentração.
Cenoura: Limpa a mente estimulando a reflexão.
Cereja: Afrodisíaco.
Césamo: Combate insegurança, medo.
Chandan: Incenso de sândalo de qualidade superior. Cria no ambiente uma atmosfera de bem estar. Indicado para meditação.
Cipreste: Aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio. Proporciona prosperidade e fortuna.
Citronela: Tranqüilizante. Afasta os insetos.
Citrus: Combate nervosismo e depressão.
Coco: Traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões.
Copaíba: Estabiliza emoções fortes.
Cravo: Abre os caminhos, atrai dinheiro, destrói as energias negativas reinantes e confere segurança. Indicado para energizar comércios e negócios. Bom para pessoas que exigem muito da voz.
Cravo e Canela: Bem estar físico e mental.
Cristal: Mistura de cânfora, olíbano e benjoim. Ótimo para limpeza de ambientes carregados.
Dama da Noite: Estimula a sensualidade.
Ecstasy: Formulação especial de rosa, canela, jasmim, Ylang:Ylang, âmbar e beijoim. Combate à depressão e o pessimismo.
Erva Cidreira: Confere felicidade e sucesso; assim como promove o encontro de verdadeiro amor.
Erva Doce: Eficaz no “olho gordo”, também promove a harmonia e paz.
Eucalipto (Eucalyptus): Renova as energias e promove uma verdadeira limpeza energética do local. Estimula e refresca a mente, aumenta a concentração. Provoca uma reavaliação de conceitos e valores. Auxilia em problemas respiratórios, antibióticos respiratório em geral.
Flor de Laranjeira: Relaxante, proporciona um sono tranqüilo. Estimulante da memória e da concentração, reduz ansiedade emocional.
Flor de Lótus: Atrai altas vibrações espirituais. Traz boa saúde, abundancia de bens materiais, felicidade, vida longa.
Flor de Pitanga: Fortalece o emocional.
Flor do Campo: Combate desgosto e apatia. É ótimo para crianças.
Flor do Nepal: Combate à depressão e estimula a reflexão.
Floral: Mistura de flores perfumadas, para o aspecto emocional, tranqüiliza e relaxa.
Funcho Doce: Espanta crises existenciais e depressão.
Gardênia: Restaura a paz, protegendo a alma.
Gengibre: Combate cansaço e fadiga. Gnomos e Duendes gostam deste aroma.
Gerânio: Poderoso anti:stress, é um estimulante para casos de fadiga física ou desgaste mental. Aumenta a coragem, afugenta o medo, protege contra prejuízos e perigos. Excelente para benzer um novo lar. Para fechar bons negócios.
Gita: Incenso de gerânio. Regenerador emocional. Aumenta a capacidade de superar obstáculos.
Grape Fruit: Aguça a imaginação.
Harmonia: Traz equilíbrio energético ao ambiente.
Herbal: Combate tensão e insegurança.
Hora Íntima: Estimula a sensualidade.
Hortelã: Anula as energias negativas. É muito indicado para aumentar a compreensão, o poder de decisão, a ordem e a consciência ecológica.
Hortelã Pimenta: Estimula a criatividade.
Incenso da Sorte: Aroma proveniente de uma fruta exótica da Austrália semelhante à cereja. Proporciona boa sorte.
Indian Gold: Sua composição com menta e lavanda proporciona relaxamento e aumento da acuidade intelectual.
Indígena: Ameniza pequenos males.
Ipê Roxo: Estimula a concentração.
Jaborandi: Traz bem estar e energias positivas.
Jasmim: Sagrado na antiga Pérsia, acalma a mente, harmoniza emoções e induz ao otimismo. Usado para receber benção, proteção e sorte. Ajuda a aumentar as energias espirituais. Bom para ser usado em preces, meditações, relaxamentos; emana amor espiritual. Aumenta a resistência física e melhora os negócios. Acalma o ambiente. Bom para pessoas sombrias e tímidas.
Kashmir: Valoriza e da um ar de sensualidade ao ambiente.
Lama Negra: Controla a euforia em demasia.
Lavanda: Elimina a depressão e confere um sono tranqüilo. Próprio para meditações respiratórias. Relaxa, acalma e refresca a mente. Traz boa sorte e tranqüilidade aos negócios e relacionamentos.
Limette: Traz ânimo e disposição.
Lírio: Estimula a criatividade e a presença de espírito. Seu aroma eleva os pensamentos e refina as emoções.
Lírio do Vale: Promove a paz espiritual, acalma os nervos e reduz acessos de raiva.
Maçã: Dá disposição para o desempenho das tarefas diárias.
Maçã Verde: Beneficia a saúde física, ajuda as pessoas enfermas e convalescentes. Poderoso auxiliar em todos os processos de cura física.
Madeira: Para obter glória individual e em empreendimentos.
Madressilva: Regenerador em todos os níveis. Ideal para ser usado em trabalhos de cura.
Manjericão: Traz sorte, felicidade, prosperidade e proteção.
Maracujá: Estabiliza o emocional.
Marine: Estimula a criatividade e a personalidade.
Megha Mala: Incenso preparado com resinas de madeira. Seu aroma traz ao usuário tranqüilidade e segurança emocional.
Mel: Indicado para suavizar momentos difíceis e adoçar relacionamentos. Atrai sucesso, brilho e reconhecimento.
Mel e Rosas: Uma exótica combinação que induz atmosfera de romantismo e sensualidade.
Melaleuca: Sensação de bem estar.
Melissa: Combate apreensão e insônia.
Menta: Estimula a inteligência e facilita a assimilação de informações nova.
Mil Flores: Canaliza força para as realizações pessoais.
Mirra: Estimula a intuição. Eficaz para afastar o mal e quebrar encantos em rituais de magia. Popularmente usado para proteção energética, além de ser usado para limpezas espirituais, também afasta influências maléficas. Cria um bom ambiente para preces, meditações e trabalhos espirituais.
Morango: Para acalmar ambientes, refresca atmosfera tensa.
Moscatel: Energizante, aguça a criatividade.
Musgo de Carvalho: É aconselhável para a cura, tanto emocional como material.
Musk: traz sensualidade ao ambiente.
Narciso: Traz amor e afetividade.
Nardo: Concede intuição.
Noz Moscada: Alegra o ambiente e atrai dinheiro, da maneira justa e merecida. Aumenta o grau de segurança emocional. Gera energia e disposição, melhora as condições materiais.
Olíbano: Atuam na respiração, relaxamento e harmonização. Considerava: se que servia para apaziguar os deuses.
Om Shanti: Laranja e Patchouli. Acalma trazendo otimismo e alegria.
Ópium: para energizar o ambiente. Desperta a sensualidade de forma sutil e: envolvente.
Orquídea: Indicado para purificar o ambiente de trabalho e, ajudar a encontrar soluções para problemas práticos.
Paco: Combate à agressividade e estimula o raciocínio.
Palmarosa: Combate insônia.
Papaia: Energético, traz disposição.
Paradise: Mistura de mirra e benjoim. Tem ação repousante e relaxante. Facilita a meditação e expande o campo da consciência. Proporciona elevação espiritual.
Patchuli : Traz abundância e reativa a fertilidade. Proporciona paz de espírito. Facilita a meditação e aguça a intuição. Atrai o sexo oposto, dizem que quando usado no corpo perde: se amigos.
Pau Rosa: Ajuda a combater mágoas e desânimo.
Pêssego: Para fazer novas amizades.
Petit Grain: Estimula a memória.
Phebo: Combate depressão, stress.
Pimenta da Jamaica: Elimina brigas dentro de casa; atrai dinheiro e boa sorte.
Pinho: Atrai proteção e aumenta a fertilidade.
Pitanga: Facilita ganho financeiro.
Prashanti: Mistura de rosa com mel, traz para o ambiente romantismo e sensualidade.
Precious Fragance: Composta de lírio, rosa, sândalo e madeira, facilitam a meditação e produz no ambiente um aroma inebriante.
Primavera: Combate raiva, pânico e medo.
Querubim: Fortalece relacionamentos em crise.
Raízes: Equilibra sentimentos, proporciona paz de espírito.
Rosa: Para despertar o amor.
Rosa Branca: Limpa o ambiente contra as energias maléficas e acalma as pessoas que estão ao seu redor. Traz uma nova consciência espiritual gerando desapego e tranqüilidade em momentos de dificuldades.
Rosa Musgosa: Alivia tensão e ansiedade.
Rosa Vermelha (Real Rose): Eleva o ânimo e incentiva o amor pela vida. Espanta solidão.
Sálvia: Equilíbrio entre mente e corpo.
Sândalo (Sandal Wood): Eleva o estado de consciência e cria uma atmosfera de bem estar. Sendo indicado para a meditação e paz de espírito. Ajuda na expansão da intuição. Bom para prática de viagem astral e meditação.
Sândalo Branco: Traz sucesso, proteção e aumenta o poder da meditação.
Sapthagirl: Fragrância floral que traz um toque de requinte e suavidade para o ambiente onde é usado.
Sete Ervas: Atrai energias positivas.
Silvestre: Evita vertigens e nervosismo.
Sucess Sândalo com rosa.: Equilibra as emoções e aumenta o bom: senso. Ideal para pessoas indecisas.
Suganda Sarathi: Deliciosa combinação de flores perfumadas. Tem ação estimulante que favorece a sensualidade.
Talco: Estimula a concentração.
Tangerina: Fortalece a memorização.
The Moon: Incenso de Nardo. Traz paz, amor e tranqüilidade ao ambiente. Amplia a intuição e a imaginação.The Sun: Mistura equilibrada de lavanda, alecrim, olíbano, canela e sândalo. Possui um delicioso perfume. Atrai as vibrações positivas.
Tomilho: Restaura o equilíbrio emocional.
Tuberosa: Tradicionalmente usado para facilitar contato com esferas superiores.
Tulasi: Afasta lembranças negativas.
Uva: Afrodisíaco.
Vetiver: É a fragrância que protege o comercio, favorecendo as boas vendas, atraindo dinheiro e a boa sorte. Afasta más influências. É ótimo para ser utilizado em ambientes onde circulam muitas pessoas.
Violeta: Transmuta a negatividade de ambientes e pessoas, isto é, transforma o negativo em positivo, modifica a vibração. É indicado para equilibrar o emocional depois de choques e traumas. Ajuda a espantar as energias negativas. Poderoso para reverter casos de depressão ou mágoas profundas. Reaproxima pessoas.
Vivre Traz: Traz alegria e felicidade.
Ylang: Ylang: Natural da Indonésia, cuja tradição é a “flor das flores”, traz auto: estima e amor próprio, sendo poderoso afrodisíaco.
Zimbro: Traz transcendência e renovação.
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