CEFALEIA - ENXAQUECA E SINUSITE
Exercícios Terapêuticos para a dor cervical- Também
Indicados para Cefaleia Tensional
O QUE É
Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais frequência para a terapia da dor cervical (cervicalgia) e Cefaleia Tensional. Eles foram compilados para dar a você, mais um apoio em seu programa de exercícios. Seu médico ou fisioterapeuta selecionará os mais adequados para seu caso, e, conforme a evolução do mesmo, irão indicando outros exercícios, substituindo ou adicionando conforme a sua necessidade específica.
O que é Cefaleia tensional?
Sinônimos: Dor de cabeça de contração muscular
Uma cefaleia tensional é uma dor ou desconforto na cabeça, couro cabeludo ou pescoço, geralmente associada à tensão muscular nessas áreas.
A maioria das cefaleias é causada por contração muscular ou problemas de fluxo sanguíneoCausas
A cefaleia tensional é uma das formas de dor de cabeça mais comuns. Ela pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos e adolescentes.
Se uma dor de cabeça ocorrer duas ou mais vezes por semana durante vários meses ou por mais tempo, a doença é considerada crônica. As cefaleias crônicas e diárias podem ser resultado do tratamento insuficiente ou excessivo de uma cefaleia primária. Por exemplo, os pacientes que tomam analgésicos mais de três vezes por semana, regularmente, podem desenvolver cefaleias de rebote.
A cefaleia tensional pode ocorrer quando o paciente também apresenta enxaqueca.
Ela ocorre quando os músculos do pescoço e do couro cabeludo ficam tensos ou se contraem. As contrações musculares podem ser uma resposta a estresse, depressão, trauma na cabeça ou ansiedade.
Qualquer atividade que exija que a cabeça seja mantida em uma mesma posição por muito tempo sem se mover pode causar uma dor de cabeça. Isso inclui atividades como digitar ou realizar outras ações no computador, trabalhos manuais delicados que exigem precisão e atenção e a utilização de um microscópio. Dormir em um quarto frio ou dormir com o pescoço em uma posição incomum também pode desencadear uma cefaleia tensional.
Outros desencadeadores da cefaleia tensional são:
- Álcool
- Cafeína (em excesso ou abstinência)
- Gripe e resfriado
- Problemas odontológicos como apertamento da mandíbula ou bruxismo
- Fadiga visual
- Fumo em excesso
- Fadiga
- Congestão nasal
- Esforço excessivo
- Sinusite
- Má Posturas
Sinusites, cefaleias, tensões e enxaquecas afetam o corpo de diferentes maneiras
A cefaleia tensional não está associada a alterações estruturais no cérebro.
A cefaleia tensional não está associada a alterações estruturais no cérebro.
Exames
Uma dor de cabeça de leve a moderada que não ocorre junto com outros sintomas e responde ao tratamento caseiro em poucas horas talvez não precise de exames ou testes mais detalhados, principalmente se ela já tiver ocorrido anteriormente. A cefaleia tensional não revela descobertas anormais em um exame neurológico. Entretanto, é possível perceber, com frequência, pontos doloridos (nódulos de tensão) nos músculos da região do pescoço e dos ombros.
Se a dor de cabeça for aguda, persistente (não desaparecer) ou se outros sintomas estiverem presentes, consulte seu médico para descartar outros distúrbios que podem causar dor de cabeça.
As cefaleias que perturbam o sono, que ocorrem sempre que você está ativo ou que são recorrentes ou crônicas podem exigir exames e tratamentos recomendados por um médico.
O que é a sinusite?
A sinusite é uma doença causada por fungos, bactérias ou vírus e atinge grande parte da população mundial. A sinusite atinge os seios da face que são cavidades ósseas que ficam ao redor de seu nariz, olhos e testa. Os seios da face são responsáveis por eliminar a mucosa criada por glândulas para exterminar secreções e bactérias.
O problema da sinusite acontece quando ficamos resfriados ou com outro problema como a rinite alérgica e ficamos com as narinas trancadas, não conseguindo eliminar as secreções dos seios da face. Consequentemente, a mucosa se acumula e gera um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e germes. E essa multiplicação de bactéria, germes ou vírus é que causa a sinusite, e hoje iremos ver mais sobre os sintomas de sinusite.
Sintomas de sinusite
A multiplicação dos germes e bactérias nos seios da face dão início a sinusite e logo que você está contaminado pela sinusite, já é possível sentir a sinusite e os sintomas.
Os sintomas de sinusite variam muito conforme o organismo e a intensidade da sinusite, é normal que as pessoas sintam ao menos alguns dos sintomas de sinusite mais comuns que vamos citar agora:
Sintomas de sinusite – Dor de cabeça
É um dos sintomas de sinusite que mais incomoda e que é comum sentir, a dor é um pouco diferente e não se parece com uma dor de cabeça normal, você sentirá uma dor na testa que poderá te causar pontadas, ficar pulsando ou passar uma sensação de pressão como se algo estivesse tentando furar a sua testa. Você também irá sentir a cabeça pesada e provavelmente vai doer muito caso precise abaixar a cabeça, olhar para baixo.
Sintomas de sinusite – Dor de Garganta
A dor de garganta é mais um dos sintomas de sinusite comuns já que com a proliferação dos oportunistas vírus, germes e bactérias em nossos seios da face, fica fácil para os mesmos irem até a nossa garganta, podendo inflamar e causar dores. Além disso a sinusite frequentemente vem acompanhada de gripes e resfriados que conseguem acentuar os sintomas de sinusite, entre eles a dor de garganta.
Sintomas de sinusite – Fadiga e cansaço
A fadiga e o cansaço são sintomas de sinusite que irão atingir mais aos pacientes que tem a sinusite crônica pois é algo que interfere mais a longo prazo. A sinusite vai deixando o paciente cada vez mais cansado e com os sintomas incomodando diariamente e a dificuldade de dormir por conta da tosse vão aumentando cada vez mais a fadiga.
Para curar a sinusite sem médico ou medicamentos agressivos, clique aqui.
Sintomas de sinusite – Febre
Nem sempre é presente, é um sintoma mais comum em crianças que são mais sensíveis. Fique atento e vá ao médico se a febre ficar fora de controle.
Sintomas de sinusite – Mal Estar
O mal estar nos pacientes que sofrem com os sintomas de sinusite é natural pois a doença, assim como qualquer outra vai prejudicando o organismo das pessoas e debilitando cada vez mais a pessoa.
Sintomas de sinusite – Perda de Apetite
A perda de apetite é um dos sintomas de sinusite que acompanham o mal estar e tem a mesma causa.
Sintomas de sinusite – Perda do Olfato
A perda do olfato acontece por conta do acúmulo de secreções e incapacidade de eliminar as mesmas. Com esse acúmulo as saídas e entradas do fluxo de ar ficam impedidas de realizar o seu trabalho o que acaba resultando em grande perda do olfato como um dos sintomas de sinusite.
Sintomas de sinusite – Secreções
As secreções são naturais entre os sintomas de sinusite já que a própria doença é relacionada ao acúmulo de secreção nos seios da face.
Sintomas de sinusite – Tosse
A tosse costuma ser o sintoma de sinusite predominante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse. Acessos de tosse são particularmente frequentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.
Com quais sintomas de sinusite devo procurar um médico?
- Se os sintomas de sinusite te incomodarem por mais de 10 dias
- Se você estiver com febre
- Se houverem sintomas diferentes e preocupantes
- Se os sintomas de sinusite estiverem te incomodando muito
- Se você não conseguir dormir
Esperamos que vocês tenham resolvido suas dúvidas, qualquer coisa você pode deixar sua pergunta em nossos comentários.
ESCLARECIMENTOS E RECOMENDAÇÕES:
Para que você possa fazer seus exercícios de melhor forma e com mais segurança leve em conta o seguinte:
1. Faça apenas os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta, na quantidade e intensidade indicados por ele. Leve em conta de que está num programa de terapia e não de musculação.
2. Se você sentir que não se adapta bem a um exercício, entre em contato com o fisioterapeuta em vez de simplesmente interrompê-lo ou substituí-lo..
3 . Pesos, tiras elásticas e outras cargas: use a carga recomendada, mesmo que pareça poder aumentá-la. Não fazendo assim você poderá estar piorando sua condição em vez de melhorá-la.
4. Use a dor como guia. Se a dor aumentar, pare o exercício e informe ao seu fisioterapeuta como e quando ela começou.
Antes, saiba um pouco mais sobre Cefaleia Tensional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário