As doenças psicossomáticas são aquelas causadas por distúrbios emocionais ou sentimentos como raiva, ansiedade, angústia, medo ou desejo de vingança,
Que podem produzir doenças reais e físicas como depressão, dores de barriga, diarreias ou tremores.
Assim, as doenças psicossomáticas estão relacionadas com emoções ou sentimentos que se transformam, com o tempo, em doenças físicas. Qualquer pessoa pode apresentar doenças psicossomáticas, quando estão passando por situações difíceis e tempos de stress e ansiedade. Saiba como pode tentar controlar as emoções negativas em 4 Passos para Vencer a Raiva e a Insegurança.
Alguns exemplos de doenças que podem ter causas emocionais são:
7 doenças que podem ter causas emocionais
Úlcera de estômago
Asma
Fibromialgia
Fadiga
Psoríase
Hipertensão
Dificuldade para engravidar
A mente aflita e angustiada altera principalmente a pele, deixando-a oleosa, com tendência à cravos e espinhas em adultos, e outras alterações como psoríase, urticária, queda de cabelo e eczemas que tendem a piorar quando se está ansioso. Sintomas de doenças causadas por problemas emocionais
Os sintomas mais comuns de doenças psicossomáticas são:
Taquicardia;
Tremores;
Suor;
Dor de barriga;
Aperto no peito;
Zumbido nos ouvidos;
Fadiga;
Problemas gástricos que geralmente se intensificam quando o stress aumenta.
O diagnóstico de uma doença psicossomática deve ser feito por um psicólogo, mas um clínico geral ou outro especialista pode apontar esta possibilidade.
Causas comuns
O desgaste profissional, afeta principalmente pessoas que trabalham com o público como professores, vendedores e profissionais de saúde, mas estudantes e desempregados também podem sofrer com estas complicações.
Um trauma na infância, carga horária de trabalho muito intensa, pressões do dia-a-dia e conflitos de família são algumas situações que podem deixar o indivíduo cansado e desmotivado, sem forças para seguir em frente. No entanto, quando estas situações se tornam frequentes podem surgir sintomas como dor de cabeça, aperto no peito, azia e má digestão que podem sugerir doenças que podem até mesmo levar à uma consulta médica.
No entanto, ao realizar os exames, o médico descobre que não existe nenhuma alteração, os resultados estão normais e assim, a doença não pode ser diagnosticada. O único exame que pode estar alterado é o cortisol na corrente sanguínea que pode estar elevado.
Como tratar doenças causadas por problemas emocionais
O tratamento para estas doenças pode envolver o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e anti-histamínicos, no entanto, é imprescindível o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra, para aprender a controlar as emoções, tratando assim a raíz do problema.
Antidepressivos e ansiolíticos podem ajudar a acalmar a mente, mas seu também não exclui a necessidade de acompanhamento psicológico.
Algumas estratégias simples que podem ajudar a lidar os problemas emocionais são tomar chás calmantes como camomila e valeriana para acalmar os nervos, tirar férias para descansar a mente e procurar resolver um problema de cada vez. Fazer algum tipo de exercício físico como caminhada, corrida, Yoga ou Pilates também pode ajudar a liberar endorfinas na corrente sanguínea promovendo o bem-estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário