Shiatsu - Reequilibrando a Energia Vital
Shiatsu é uma palavra que vem do japonês e quer dizer "pressão com os dedos". A pressão do polegar ao longo de pontos especiais do corpo dá corpo à terapia. Suas bases, porém são bem mais complexas, sendo o profissional de shiatsu alguém que estudou a medicina tradicional chinesa. Os pontos que o shiatsu terapeuta pressiona são os mesmos pontos da acupuntura, sendo essas duas terapias complementares.
O Shiatsu atua reequilibrando a energia vital (Ki), que circula através do nosso corpo em canais chamados meridianos. Quando o fluxo do Ki é perturbado por lesões, ansiedade ou estresse, há o aparecimento dos sintomas como dores, mal-estar físico e/ou psicológico. Através desse reequilíbrio é possível tratar praticamente qualquer mal, seja como um complemento à terapia convencional, seja como o carro chefe.
Indicações
Alguns desequilíbrios com tratamento de alta eficiência pelo shiatsu incluem insônia, stress, gastrite, dores de cabeça e nas costas, hipertensão, entre outros. Problemas mais graves como certos tipos de câncer, aids e outros podem ser auxiliados pelo shiatsu, que reforça o sistema imunológico do corpo.
Quem pode fazer shiatsu
Qualquer pessoa pode fazer shiatsu, não importa a idade, peso ou doenças adquiridas. A técnica possui especificidades segundo alguns casos. Por isso, algumas vezes é necessário que o terapeuta se especialize, como no caso do tratamento de pessoas com problemas infecciosos, oncológicos, crianças, gestantes, idosos, cardiopatas, etc.
- Não tem efeitos colaterais desde que aplicado corretamente dentro de seus procedimentos técnicos.
- O Shiatsu tem uma abordagem holística, isto é, trata o corpo como um todo, não em segmentos.
- O Shiatsu fortalece o sistema imunológico, melhorando a saúde física e emocional.
Os estilos do shiatsu
Há muitos estilos de shiatsu. Alguns vem de tradições familiares de várias gerações no Japão, e também da China. Alguns outros foram desenvolvidos a partir das grandes escolas de Medicina Tradicional Chinesa. esses possuem uma visão mais tecnicista do shiatsu. Dos últimos 30 anos para cá surgiram estilos mais modernos, surgidos com o intuito de resgatar no ser humano antigos valores, reaproximando os praticantes (o que recebe e o que aplica a técnica). É uma forma mais humanista de encarar a terapia corporal. Os estilos podem diferenciar em método, mas seu objetivo é sempre o mesmo, ou seja, equilibrar a energia.
Fonte: Portal Verde /Terapias
Nenhum comentário:
Postar um comentário