ORDEM ROSA CRUZ - AMORC
A
Ordem Rosacruz, AMORC é uma organização internacional de caráter
místico-filosófico, com sede mundial em São José na Califórnia, EUA,
fundada em 1915 por Harvey Spencer Lewis. A AMORC tem por missão
despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu
desenvolvimento, em espírito de fraternidade, respeitando a liberdade
individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruz. O nome AMORC,
siginifica: Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz e foi adotado para
diferenciá-la de outras ordens filosóficas com nomes semelhantes, mas
diferentes em essência.
ORIGENS
Segundo
seus adeptos, as origens da Ordem Rosacruz AMORC, remontam às antigas
escolas egípcias de mistérios, há 3.360 anos. E o faraó Tutmés III, da
XVIII dinastia, é tido como seu fundador por volta de 1350 a.C. Teria o
faraó fundado uma fraternidade secreta, com o objetivo de estudar os
mistérios da vida. A Fraternidade Rosacruz ainda não se auto denominava
assim, sendo oficialmente estabelecida em El Amarna pelo faraó Amenófis
IV, conhecido também como Akhenaton, porém essas informações não podem
ser comprovadas históricamente. A primeira menção histórica da ordem
data de 1614, quando surgiu o famoso documento intitulado "Fama
Fraternitatis", onde são contadas as viagens de Christian Rosenkreuz
pela Arábia, Egito e Marrocos, locais onde teria adquirido sua sabedoria
secreta, que só seria revelada aos iniciados.
A LENDA DE CHRISTIAN ROSENKREUZ
Segundo
a lenda, exposta no documento "Fama Fraternitatis" (1614), essa
fraternidade teria suas origens em Christian Rosenkreuz (de início
apenas designado por "Irmão C.R.C."), nascido em 1378 na Alemanha, junto
ao rio Reno. Os seus pais teriam sido pessoas ilustres, mas sem grandes
posses materiais. Sua educação começou aos quatro anos numa abadia onde
aprendeu grego, latim, hebraico e magia. Em 1393, acompanhado de um
monge, visitou Damasco, Egito e Marrocos, onde estudou com mestres das
artes ocultas, depois do falecimento de seu mestre, em Chipre. Após seu
retorno a Alemanha, em 1407, teria fundado a "Fraternidade da Rosa
Cruz", de acordo com os ensinamentos obtidos pelos seus mestres árabes,
que o teriam curado de uma doença e iniciado no conhecimento de práticas
do ocultismo. Teria passado, ainda, cinco anos na Espanha onde três
discípulos redigiram os textos que teriam sido os iniciadores da
sociedade. Depois, teriam formado a "Casa Sancti Spiritus" (a Casa do
Espírito Santo) onde, através da cura de doenças e do amparo daqueles
que necessitavam de ajuda, foram desenvolvendo os trabalhos da
fraternidade, que pretendia, no futuro, guiar os monarcas na boa
condução dos destinos da humanidade. Segundo o texto "Fama
Fraternitatis", C.R.C. morreu em 1484, e a localização da sua tumba
permaneceu desconhecida durante 120 anos até 1604, quando teria sido,
secretamente, redescoberta.
Uma
outra lenda menos conhecida, veiculada na literatura maçônica,
originada por uma sociedade secreta altamente hierarquizada do século
dezoito na Europa central e do leste, ao contrário dos ideais da
Fraternidade que se encontra exposta nos manifestos originais,
denominada "Gold und Rosenkreuzer" (Rosacruz de Ouro), que tentou
realizar, sem sucesso, a submissão da Maçonaria ao seu poder, dispõe que
a Ordem Rosa-cruz teria sido criada no ano 46, quando um sábio gnóstico
de Alexandria, de nome Ormus e seis discípulos seus foram convertidos
por Marcos, o evangelista. A Ordem teria nascido, portanto, da fusão do
cristianismo primitivo com os mistérios da mitologia egípcia. Segundo
este relato, Rosenkreuz teria sido, apenas um Iniciado e, posteriormente
Grão Mestre da Ordem e não seu fundador.
Assim
como ocorre com o Mestre Hiram Abif da lenda maçônica, a existência
real de Christian Rosenkreuz divide a opinião dos grupos que se
intitulam Rosacruzes. Alguns a aceitam, outros o vêem apenas como um
pseudônimo usado por personagens realmente históricos como, Francis
Bacon, por exemplo.
A ORDEM ROSA CRUZ E A MAÇONARIA
O
Rosacrucianismo, assim como a Maçonaria, é um sincretismo de diversas
correntes filosóficas-religiosas: hermetismo egípcio, cabalismo judaico,
gnosticismo cristão e alquimia. Existe ligação entre a Maçonaria e os
rosacruzes e essa ligação começou já na Idade Média. No fim do período
medieval e começo da Idade Moderna, com inicio da decadência das
corporações operativas (englobadas sob rótulo de maçonaria de Ofício ou
operativa), estas começaram, paulatinamente, a aceitar elementos
estranhos à arte de construir, admitindo, inicialmente, filósofos,
hermetistas e alquimistas, cuja linguagem simbólica assemelhava-se à dos
francos-maçons.
Como
a Ordem Rosa-cruz estava impregnada pelos alquimistas, deu-se a ligação
do rosacrucianismo e da alquimia com a Maçonaria. Leve-se em
consideração, também, que durante o governo de José II, imperador da
Alemanha de 1765 a 1790, e co-regente dos domínios hereditários da Casa
d'Áustria, houve um grande incremento da Ordem Rosa-cruz e sua
comunidade, atingindo até a Corte e fazendo com que o imperador
proibisse todas as sociedades secretas, abrindo exceção , apenas aos
maçons, o que fez com que muitos rosacruzes procurassem as lojas
maçônicas para alí poder continuar com os seus trabalhos.
Ambas
as Ordens são medievais, se for considerado o maior incremento da
Maçonaria de Ofício durante a Idade Média e o início de sua
transformação em "Maçonaria dos Aceitos" (também chamada, indevidamente,
de "Especulativa"). Se, todavia, considerarmos o início das corporações
operativas, em Roma, no século VI antes de Cristo, históricamente a
maçonaria é mais antiga. Isso, é claro, levando em consideração apenas,
as evidências históricas autênticas e não as "lendas", que faz remontar a
origem de ambas as instituições ao Antigo Egito.
A
maçonaria é uma ordem totalmente templária, ou seja, os ensinamentos só
ocorrem dentro das lojas. Seus graus vão do 1 ao 3 nas "Lojas Base" e
do 4 ao 33 nas "Lojas de Graus Filosóficos". Já a Antiga e Mística Ordem
Rosa-cruz dá ao estudante o livre arbítrio de estudar em casa ou em um
templo Rosa-cruz. O estudo em casa é acompanhado à distância, e assim
como na maçonaria, é composto de vários graus, que vão do neófito
(iniciante) ao 12º grau, conhecido como grau do ARTESÃO.
O
estudo no templo, mesmo não sendo obrigatório, proporciona ao estudante
além do contato social como os demais integrantes, a possibilidade de
participar de experimentos místicos em grupo, e poder discutir com os
presentes os resultados, e por último, a reunião templária fortalece a
egrégora da organização, o que também ocorre na maçonaria.
AS INICIAÇÕES
Uma
singularidade entre a AMORC e a Maçonaria, são as iniciações nos seus
respectivos graus, sendo que para ambas, a primeira é a mais marcante.
No caso da Maçonaria a iniciação é no grau de Aprendiz, na AMORC, a
admissão se dá no Primeiro Grau de Templo. As iniciações têm o mesmo
objetivo, impressionar o iniciante, levá-lo à reflexão, para que ele
decida naquele momento se deve ou não seguir adiante, e se o fizer,
assumir o compromisso de manter velado todos os símbolos, usos e
costumes da instituição de que fará parte.
O SIMBOLISMO
Vários
são os símbolos comuns às duas instituições, a começar pela disposição
dos mestres com cargos, lembrando os pontos cardeais, e a passagem do
Sol pela Terra, do Oriente ao Ocidente.
Cada
ponto cardeal é ocupado por um membro. A figura do venerável mestre na
maçonaria, ocupando sua posição no Oriente, encontra similar na Ordem
Rosa-cruz, na figura de um mestre instalado, que ocupa seu lugar no
leste. A linha imaginária que vai do altar dos juramentos ao Painel do
Grau, e a caminhada somente no sentido horário, também é similar. Em
ambos os casos o templo é pintado na cor azul celeste, e a entrada dos
membros ocorre pelo Ocidente.
O
altar dos juramentos encontra semelhança no Shekinah na ordem Rosa
Cruz, sendo que neste último não se usa a bíblia ou outro livro, mas sim
3 velas dispostas de forma triangular, que são acesas no início do
ritual e apagadas ao final deste, simbolizando a luz, a Vida e o Amor.
Outra
semelhança é o uso de avental por todos os membros iniciados ao
adentrarem o templo, enquanto que os oficiais, (equivalente aos mestres
com cargo), usam paramentos especiais, cada qual simbolizando o cargo
que ocupa no ritual.
O avental usado pelos membros não diferencia o grau de estudo.
Algumas das diferenças ficam por conta da condução do ritual, onde na rosa cruz tem caráter místico-filosófico.
Os
iniciantes na Ordem Rosa Cruz recebem seus estudos em um templo
separado, anexo ao templo principal, enquanto que os aprendizes maçons
recebem suas instruções juntamente com os demais irmãos e, finalmente, o
formato físico da loja maçônica lembra as construções greco-romanas,
enquanto que a Ordem Rosa Cruz (AMORC) lembra as construções egípcias.
ROSACRUZES FAMOSOS
Ramon
Llull, Dinis de Portugal (o Rei-Poeta), Rainha Santa Isabel (alquimia
das Rosas), Leonardo da Vinci, Paracelso, Nostradamus, Michael Servetus,
Luís Vaz de Camões, John Dee, Giordano Bruno, Heinrich Khunrath,
Lutero, Caspar Schwenckfeld, Sebastian Franck, Valentin Weigel, Johann
Arndt, Francis Bacon, William Shakespeare, Michael Maier, Robert Fludd,
Coménio (Jan Amos Komenský), René Descartes, Elias Ashmole, Isaac
Newton, Gottfried Wilhelm Leibniz, Alessandro Cagliostro, Johann
Wolfgang von Goethe, Conde de St. Germain, Johann Sebastian Bach, Vitor
Hugo, Paschal Beverly Randolph, Edward Bulwer-Lytton, Franz Hartmann,
William Wynn Westcott, Samuel Liddell MacGregor Mathers, Richard Wagner,
Rudolf Steiner, Max Heindel, Arnold Krumm-Heller, Reuben Swinburne
Clymer, Harvey Spencer Lewis, George Alexander Sullivan, Hermann Hesse,
J. van Rijckenborgh,Corinne Heline, Manly Palmer Hall, Elsa M. Glover
A ROSA CRUZ NA ATUALIDADE
Além
da AMORC, existem atualmente diversas Organizações Rosacrucianas.
Apresentamos à seguir uma breve descrição das mais conhecidas:
FRATERNIDADE ROSACRUZ
No
Brasil e em Portugal (em inglês, The Rosicrucian Fellowship), foi
fundada por Max Heindel entre 1909 e 1911, nos Estados Unidos, e não
reivindica o título de "Ordem Rosacruz". Considera-se apenas uma uma
escola de exposição de suas doutrinas e de preparação para o indivíduo
para ingresso em caminhos mais profundos na Ordem espiritual, sendo que a
verdadeira Ordem Rosacruz funciona apenas nos mundos espirituais. Ao
contrário da maioria das demais organizações rosacruzes, as escolas de
Max Heindel se consideram indissociáveis do Cristianismo considerando-o
como a única verdadeira religião universal e Cristo como o único
salvador, daí ser mais propriamente chamada de Cristianismo Rosacruz,
ou, por vezes, Cristianismo Esotérico. Outras organizações rosacruzes
também consideram-se cristãs, mas não com este ênfase.
FRATERNITAS ROSAE CRUCIS - FRC
Também
com sede mundial nos EUA, que se reinvindica a autêntica Ordem
Rosa-Cruz fundada em 1614 na Alemanha, mas na verdade foi fundada por
Reuben Swinburne Clymer por volta de 1920 e se diz representante de um
movimento originalmente fundado por Pascal Beverly Randolph em 1856.
FRATERNITAS ROSICRUCIANA ANTIQUA - FRA
Foi
fundada pelo esoterista alemão Arnoldo Krumm-Heller por volta de 1927, e
tem sede no Rio de Janeiro (está presente também nos países de língua
hispânica).
LECTORIUM ROSICRUCIANUM
Ou
"Escola Internacional da Rosacruz Áurea", é uma organização rosacruz
que começou a se estruturar em Haarlem, Holanda, em 1924, através do
trabalho de J. van Rijckenborgh (pseudônimo de Jan Leene) e Z.W. Leene,
quando esses dois irmãos entraram para a Sociedade Rosacruz (Het
Rozekruisers Genootschap), divisão holandesa do grupo americano
Rosicrucian Fellowship. Este grupo se tornaria independente da
Rosicrucian Fellowship em 1935 e, com o final da guerra em 1945 (quando
seu trabalho foi proibido pelas forças de ocupação nazista), o trabalho
exterior foi retomado e passou a adotar o nome Lectorium Rosicrucianum,
ou Escola Internacional da Rosacruz Áurea, apresentando-se cada vez mais
como uma escola gnóstica, "Gnosis" significando aqui o conhecimento
direto de Deus, resultado de um caminho de desenvolvimento espiritual.
Desde 1945, o grupo se expandiu por vários países da Europa, América,
Oceania e África, além de publicar inúmeros livros, muitos dos quais com
comentários sobre antigos textos da sabedoria universal, como os
Manifestos Rosacruzes do Século XVII, o Corpus Hermeticum (textos
atribuídos a Hermes Trismegistus), o Evangelho Gnóstico da Pistis
Sophia, o Tao Te Ching, entre outros.
FONTE - INTERNETE
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