Respiração: Uma fonte de reposição energética
Podemos reabastecê-lo de energia através de diversas fontes:
- alimentos;
-energia vinda das fontes naturais: sol, plantas, cachoeiras..
- energia cósmica;
-sono;
-respiração
O ato de respirar leva oxigênio ( elemento fundamental para o trabalho cerebral) para todo o corpo alimentando nossas células. Quando há algum bloqueio ou diminuição da passagem do ar ( alterações nasais) consequentemente o corpo recebe menor quantidade de O2 ( menos alimento).
O fator emocional também altera imediatamente a respiração, percebemos que em estados de tensão retemos a respiração e bloqueamos o diafragma. Quando o medo surge há um aumento da freqüência respiratória. As emoções e os sentimentos estão relacionados diretamente com a freqüência respiratória.
A forma como cada pessoa respira também interfere na musculatura, como exemplo podemos usar os asmáticos que utilizam muito a musculatura respiratória acessória ( superior/apical) gerando encurtamento nestes músculos. Observa-se também que as pessoas com predominância da respiração diafragmática pouco expandem o tórax, gerando um encurtamento do músculo peitoral interferindo diretamente na postura.
É importante estarmos atentos a nossa respiração e praticar exercícios que façam o nosso corpo respirar para uma melhor nutrição celular e uma melhora da energia.
Christiane Zapelini
Nenhum comentário:
Postar um comentário