Segundo Raio Amarelo - Mestre Confucio
Segundo Raio: Mestre Confúcio
Templo: Templo da Precipitação
Local: Interior das Montanhas Rochosas do Royal Tecton, Wyoming, EUA.
Chama: Dourada
Atributos: Sabedoria, Iluminação, Veneração, Intuição
Palavra Chave: Imã Cósmico
Chacra Coronário (Topo da Cabeça)
Som: Cântico Gregoriano
Perfume: Enxofre
Dia da Semana: Segunda-Feira
Regência: Mercúrio
Símbolo: Caduceu de Hermes
Templo: Templo da Precipitação
Local: Interior das Montanhas Rochosas do Royal Tecton, Wyoming, EUA.
Chama: Dourada
Atributos: Sabedoria, Iluminação, Veneração, Intuição
Palavra Chave: Imã Cósmico
Chacra Coronário (Topo da Cabeça)
Som: Cântico Gregoriano
Perfume: Enxofre
Dia da Semana: Segunda-Feira
Regência: Mercúrio
Símbolo: Caduceu de Hermes
Ninguém
influenciou a China tão profundamente como Confúcio. Ele é reconhecido
como o primeiro e maior mestre da China. Por mais de 2.000 anos seus
ensinamentos tem sido o fundamento do sistema ético e social da China;
seu legado é inseparável do que significa ser chinês. Há um relato de
suas conversações com seus discípulos e com os governadores e ministros
de seu tempo – “Anacletos” , que é uma das mais importantes de suas
obras (foi escrita pelos seus discípulos). Estas palavras auxiliaram
muito a formar a cultura e a história da Ásia Ocidental, com sua
afirmação da ética humanística. Se a influência for determinada pelo
número de pessoas que viveram e morreram de acordo com a visão de um
filósofo, Confúcio provavelmente tenha sido o pensador mais influente
da história humana.
Confúcio
(nascido Kung-fu-tzu) nasceu na cidade de Zou, no país de Lu
(atualmente Província de Shandong) em 551 A.C.; era um descendente
pobre de uma família nobre deposta. Era uma época de muita violência,
pois sete dos estados mais fortes do mundo proto-chinês estavam
guerreando pela supremacia.
Quando
criança, ele fazia rituais de faz de conta no templo; quando jovem,
ele adquiriu a reputação de justiça, cortesia e amor pelo aprendizado.
Viajou extensivamente e estudou na capital imperial, Zhou, onde se diz
que ele encontrou Lao-Tsé, o fundador do Taoismo. Os ensinamentos de
Confúcio se harmonizam muito bem com os de Lao-Tsé. Enquanto a abordagem
de Lao- Tse era mística, Confúcio enfatizava a ética e a filosofia
social.
Tinha
grande popularidade como professor. Ele viajava de estado em estado
como filósofo itinerante para persuadir os líderes políticos de que
seus ensinamentos eram a fórmula para um sucesso político e social.
Eventualmente sua filosofia ditava o padrão de comportamento para toda a
sociedade – incluindo o próprio imperador.
Ele,
entretanto, não teve oportunidade de divulgar muito as suas teorias
até a idade de 50 anos, quando foi indicado como magistrado da cidade e
sob sua administração, a cidade floresceu. Foi promovido várias vezes,
eventualmente se tornando Secretário da Justiça e depois Ministro
Chefe do país. Seu objetivo era apresentar uma versão purificada e mais
abstrata da doutrina que ele acreditava estar inserida profundamente
nas práticas tradicionais e assim reviver a integridade pessoal e o
serviço desinteressado na classe governamental. Sua administração teve
muito sucesso: foram introduzidas reformas, a justiça se fez e o crime
foi quase que completamente eliminado.
Confúcio
acreditava que em algum lugar no passado havia existido uma época
mítica em que cada pessoa conhecia seu lugar e fazia seus deveres; seu
objetivo era o retorno a isso. Ele advogava o princípio da ordem – a
atribuição de tudo em seu lugar correto na experiência total. A
expressão prática disto era a sua grande disposição de apoiar
instituições que podiam assegurar a ordem, para produzir pessoas que
respeitassem a cultura tradicional, a boa forma, o bom comportamento e que procurassem realizar suas obrigações morais.
Seus
ensinamentos não são uma religião. Na verdade são um guia para um
comportamento pessoal adequado e para um bom governo, e eles enfatizam
as virtudes da auto-disciplina e generosidade. Numa época em que
somente a aristocracia tinha direito ao aprendizado, ele apresentava a
opinião radical de que todos que possuíssem a profundidade e o desejo
de aprender mereciam a oportunidade de uma educação formal.
Devido a problemas políticos, Confúcio largou seu emprego e abandonou o país.
Ele
passou os cinco anos seguintes andando pela China com seus discípulos,
mas foi perseguido pelos nobres. Quando percebeu que seus ensinamentos
não estavam sendo postos em prática, ele viajou para vários estados,
procurando um governante que ouvisse seus conselhos. Quando o Duque de
Wei pediu seu conselho e estratégia militar, Confúcio replicou que ele
não havia estudado como fazer guerras e partiu de Wei no dia seguinte.
Voltou
a Lu aos 67 anos e passou o resto dos seus dias meditando, ensinando e
finalmente, escrevendo. Morreu em 479 A.C., aos 72 anos.
Confúcio
ensinava que uma pessoa deve tornar sua própria conduta correta antes
de tentar corrigir ou mandar nos outros. O governante seria análogo aos
pais, cuja primeira obrigação é amar os filhos; portanto, o governante
deve amar o povo. O povo deve ser leal ao governante, mas para
Confúcio esta lealdade significava também advertir o governante quando
ele estivesse errado.
A
essência dos ensinamentos de Confúcio é humanidade (ren). A bondade é a
ação das pessoas que amam e a sabedoria é encontrada na compreensão
das pessoas. Talvez os ensinamentos de Confúcio com relação à paz
interior e paz na sociedade podem ser sumarizados num clássico a ele
atribuído, intitulado A Educação Superior. O Caminho da Educação
Superior é cultivado e praticado pela manifestação de um caráter
iluminado de poder espiritual, amando as pessoas enquanto elas crescem e
vivendo no bem maior.
Mestre Lanto
Até
o ano de 1956, o Diretor do Segundo Raio foi o Mestre Ascensionado
Kuthumi. Quando Kuthumi e o Mestre Ascensionado Jesus subiram na
Hierarquia e passaram ao posto de Instrutor do Mundo, Mestre Lanto, que
havia sido um poderoso governador da China e realizado sua ascensão há
muitos séculos, ofereceu-se para assumir o cargo de Kuthumi como
Diretor do Segundo Raio, num gesto amoroso e voluntário de amor a
Terra.
Na
época da submersão do Continente da Lemúria, entregaram a Mestre Lanto
a responsabilidade de cuidar da Chama da Precipitação e dos tesouros
espirituais de Teton, nas Montanhas Rochosas. Embora Mestre Lanto já
estivesse em condições de assumir posto mais elevado, entregou ao seu
discípulo Mestre Confúcio a guarda de seu Santuário, função que Confúcio
ainda exerce.
O
Segundo Raio é aquele doutrinador e professor. Ele representa a
Segunda Pessoa da Santíssima Trindade (ou Filho), requerendo de seus
discípulos a difícil tarefa de saber escutar e esperar o que traduz
sabedoria.
Os
que adotam a Chama Dourada da Sabedoria sabem que a verdade, a beleza e
sabedoria residem no coração do praticante humilde, que sabe ouvir a
Voz do Silêncio e que reconhece, na Presença Divina EU SOU, a autêntica
e legítima sabedoria que não é encontrada nos aspectos exteriores dos
fatos e pessoas, tampouco em seus atributos intelectuais. Este é o Raio
daqueles que procuram compreender com paciência e tolerância seu
semelhante e envidar esforços para ensinar-lhe as verdades.
Diz
Mestre Lanto que a sabedoria, respeito e devoção são fundamentais para
aqueles desejosos de progredir espiritualmente. Mestre Lanto não só
trouxe para o Segundo Raio a sabedoria e a iluminação, mas uma grande
reserva de forças (momentum) para que a Chama da Precipitação pudesse
prosperar.
A
Chama Dourada é a Chama da Precipitação do Bem. Ela deve ser altamente
estimulada para que os seres humanos progridam e somente manifestem o
Cristo onde quer que se encontrem.
Mestre Kuthumi
Kuthumi (citado como Koot Hoomi)
dava pouca importância ao reconhecimento exterior, vivendo de forma
reclusa e deixando escasso material registrado sobre sua existência.
Sabe-se que nasceu no século XIX, pertencente à classe dos punjabi, e
sua família havia se estabelecido na região da atual Cachemira.
Estudou na Universidade de Oxford a partir de 1850, e acredita-se que tenha contribuído para a obra O Sonho
de Ravan, para a revista universitária O Dublin, em 1854, antes de
regressar à sua terra natal. Ele ainda passou um tempo considerável em Dresden, Wurzberg, Nurenberg, e na Universidade de Leipzig, onde, em 1875, esteve com o dr. Gustav Fechner, o fundador da psicologia moderna.
Após essa vida de viagens, recolheu-se a um convento de lamas em Shigatse, Tibete,
de onde enviava vários escritos didáticos a alguns dos seus devotos
estudantes. Essas cartas encontram-se conservadas nos arquivos do Museu
Britânico.
Segundo
a Summit, Kuthumi foi o faraó Tutmósis III, que também se intitulou
profeta e alto sacerdote no período do Império Novo, por volta de 1460
a.C., expandindo de tal forma o poderio tecnológico, científico e
militar dos egípcios, que eles dominaram quase todos os povos do Oriente
Médio. Sua vitória decisiva foi numa batalha próxima do monte Carmel,
na qual conduziu as fileiras do exército pela estreita passagem de
Megido, surpreendendo e derrotando uma aliança de 330 chefes asiáticos,
numa jogada estratégica surpreendente para a época considerada uma
manobra audaciosa e desaprovada pelos seus mais altos oficiais.
Vitorioso, creditou a vitória ao deus Amon-Rá que, segundo afirmava,
havia lhe prometido a conquista.
Sua
alma também esteve presente como Pitágoras, considerado um dos maiores
filósofos gregos, vivendo no século VI a.C. É relatado por vários
estudiosos da época que, quando jovem, Pitágoras demonstrava uma série
de conhecimentos inéditos para sua idade, debatendo com sacerdotes e
estudiosos, buscando compreender as razões e os meios para obter provas
científicas da lei divina ' revelada a ele em meditação. Sua busca o
levou à Palestina, Arábia, índia e, finalmente, aos templos do Egito,
onde encontrou as respostas que procurava com os sacerdotes de Mênfis,
que o iniciaram nos mistérios de Ísis, em Tebas.
Quando
o conquistador Cambises veio da Ásia e invadiu o Egito, em 529 a.C.,
Pitágoras foi para a Babilônia, onde o profeta Daniel ainda servia como
ministro do rei. Ali, rabinos revelaram-lhe os ensinamentos internos
da qabbalah, que haviam sido legados por Moisés. Ele ainda teve contato
com vários magos zoroastristas, que lhe revelaram antigos segredos
dessa religião.
Posteriormente,
Pitágoras deixou a Babilônia e fundou uma comunidade de iniciados em
Crotona, no sul da Itália. Esta era uma escola de mistérios da Grande
Fraternidade Branca, na qual homens e mulheres cuidadosamente
selecionados seguiam uma filosofia baseada no estudo das leis
universais. Essa escola tornou-se conhecida pelo fato de seus
componentes seguirem um estilo de vida altamente disciplinado: ficavam
em silêncio por cinco. anos até estarem aptos a prosseguir com as
iniciações necessárias aos graus superiores.
O
sábio grego ainda formulou grande parte dos conhecimentos que dariam
origem à geometria de Euclides, e a idéias astronômicas que conduziriam
às hipóteses de Copérnico, influenciando grandes filósofos como
Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino e Francis Bacon. A
escola pitagórica ainda exerceu forte influência durante vários séculos
por toda a chamada Magna Grécia.
Baltazar,
um dos três reis Magos, também faz parte da linhagem encarnatória de
Kuthumi. É considerado Rei da Etiópia, e trouxe o tesouro do seu reino,
a dádiva do incenso, ao Cristo, o eterno alto sacerdote.
Em sua dedicação às forças da Divina Presença, ele esteve encarnado como São Francisco de Assis, uma
grande alma que renunciou à família e à sua fortuna, abraçando a
"Senhora Pobreza" e dando um grande exemplo para sua época ao viver
entre os pobres e leprosos. Afirmava que a sua alegria era indizível ao
imitar a compaixão de Cristo.
Ele
também esteve presente como imperador Mogul da índia, o Xá Jahan, no
século XVI. Derrubou o governo corrupto de seu pai, Jahangir, e
restaurou em parte a nobre ética do seu avô Akbar, o Grande. Durante o
seu reinado, foi considerado um rei iluminado e a corte Mogul atingiu
seu ápice. A índia entrou numa era de ouro, com grandes obras nas artes
e arquitetura. Ele construiu monumentos impressionantes por toda a
Índia, alguns dos quais podem ser vistos ainda hoje. 0 Taj Mahal "o
milagre dos milagres, a maravilha final do mundo" - foi construída como
um mausoléu para sua amada esposa, Murmaz Mahal, que morreu em 1631 ao
dar à luz seu décimo quarto filho. Xá Jahan não poupou esforços ao
fazer este templo "tão belo quanto ela". É o símbolo do princípio da
Mãe e o santuário de seu eterno amor por sua chama gêmea. Anteriormente,
mestre Kuthumi era chohan do segundo raio da iluminação divina, e
agora serve, com Jesus, como instrutor mundial. É o hierarca da
Catedral da Natureza, na Cachemira, índia, e líder dos Irmãos do Manto
Dourado. Kuthumi também mantém um foco em Shigatse, Tibete. Outro foco
de sua existência atual localiza-se na ilha de Cyprus, onde mantém uma
pequena e organizada colônia de estudos que por meio de sua música,
afinada com a música das esferas, ele atrai as almas, pelo som sagrado
que é Deus, para fora do plano astral até os retiros esotéricos da
Fraternidade.
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