5 TIPOS DE CASAMENTOS:
Em análise feita às comunicações dos espíritos, referentes a casamentos
infelizes, Martins Peralva classifica em cinco os tipos de casamentos.
1. CASAMENTOS ACIDENTAIS:
É o encontro de almas inferiorizadas sem ascendentes espirituais.
Caracterizam-se pela falta de ligação afetiva.
A aproximação dá-se através dos impulsos inferiores do casal e o relacionamento é desprovido de simpatia ou antipatia.
Esses casamentos ocorrem em grande número e, segundo Peralva, podem até dar certo, pois é possível os cônjuges se adaptarem um ao outro, consolidando a união no tempo.
2. CASAMENTOS PROVACIONAIS
É o encontro de almas inferiorizadas com o objetivo de se reajustarem.
É o tipo mais comum.
Por haverem contraído débitos cármicos mútuos, a Providência Divina utiliza-se da união conjugal pra o necessário ressarcimento.
3. CASAMENTOS SACRIFICIAIS
São raros e caracterizam-se pelo encontro de uma alma iluminada com uma alma inferiorizada, tendo por fim reconduzi-la ao bem. Um exemplo desta categoria é o de
Lívia com o senador Públio Lêntulus, transcrito no livro "Há Dois Mil anos". O senador,
embora evoluído intelectualmente, era moralmente inferior à Lívia, devido ao seu
orgulho.
4. CASAMENTO DE ALMAS AFINS
É o encontro de almas amigas com objetivo de consolidar afetos.
Neste tipo de casamento não ocorrem separações e ambos buscam juntos aprimorar o amor que já
nutrem um pelo outro.
5. CASAMENTOS TRANSCENDENTES
Muito raros.
É o encontro de almas iluminadas com objetivos elevados para
trabalharem juntas com fins altamente construtivos.
Um exemplo de casamento transcendente é o do próprio A. Kardec, com Amélie G. Boudet, que embora seu nome não seja citado na Codificação, sua participação e apoio na vida de Kardec foram
fundamentais pra o cumprimento de sua missão.
O Espiritismo nos esclarece, portanto, que a instituição do casamento é uma importante oportunidade concedida pela Misericórdia Divina para o aperfeiçoamento de nosso espírito - e também dos espíritos de nossos familiares .
1. CASAMENTOS ACIDENTAIS:
É o encontro de almas inferiorizadas sem ascendentes espirituais.
Caracterizam-se pela falta de ligação afetiva.
A aproximação dá-se através dos impulsos inferiores do casal e o relacionamento é desprovido de simpatia ou antipatia.
Esses casamentos ocorrem em grande número e, segundo Peralva, podem até dar certo, pois é possível os cônjuges se adaptarem um ao outro, consolidando a união no tempo.
2. CASAMENTOS PROVACIONAIS
É o encontro de almas inferiorizadas com o objetivo de se reajustarem.
É o tipo mais comum.
Por haverem contraído débitos cármicos mútuos, a Providência Divina utiliza-se da união conjugal pra o necessário ressarcimento.
3. CASAMENTOS SACRIFICIAIS
São raros e caracterizam-se pelo encontro de uma alma iluminada com uma alma inferiorizada, tendo por fim reconduzi-la ao bem. Um exemplo desta categoria é o de
Lívia com o senador Públio Lêntulus, transcrito no livro "Há Dois Mil anos". O senador,
embora evoluído intelectualmente, era moralmente inferior à Lívia, devido ao seu
orgulho.
4. CASAMENTO DE ALMAS AFINS
É o encontro de almas amigas com objetivo de consolidar afetos.
Neste tipo de casamento não ocorrem separações e ambos buscam juntos aprimorar o amor que já
nutrem um pelo outro.
5. CASAMENTOS TRANSCENDENTES
Muito raros.
É o encontro de almas iluminadas com objetivos elevados para
trabalharem juntas com fins altamente construtivos.
Um exemplo de casamento transcendente é o do próprio A. Kardec, com Amélie G. Boudet, que embora seu nome não seja citado na Codificação, sua participação e apoio na vida de Kardec foram
fundamentais pra o cumprimento de sua missão.
O Espiritismo nos esclarece, portanto, que a instituição do casamento é uma importante oportunidade concedida pela Misericórdia Divina para o aperfeiçoamento de nosso espírito - e também dos espíritos de nossos familiares .
Nenhum comentário:
Postar um comentário