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No processo da auto-realização, o mais
        alto objetivo, identificado com o despertar da kundalini, é reconhecido como uma
        versão  macrocósmica do poder feminino de Shakti. Os tantrikas identificam o poder
        de Shakti com a Consciência cósmica, uma vez que ela projeta a unidade bilateral dos
        princípios masculino e feminino. 
  Para conseguir este objetivo, o discípulos das asanas tântricas
        desenvolveu uma formidável série de práticas psicofísicas que requerem o mesmo tipo de
        disciplina requerida na meditação.  De acordo com o Tantra, a Kundalini Sakti pode
        ser despertada pelas asanas da Tantra yoga. 
   Por era, o sexo tem sido associado
        com procriação e satisfação física grosseira. Os Tantrikas, entretanto, perceberam a
        imensa potencialidade da energia sexual, e através das tantra-asanas, transformaram a
        energia do sexo e a libertaram para um novo plano de consciência cósmica O sexo é visto
        como divino e uma fonte inesgotável de energia vital capaz de agir com uma força
        tremenda no estado psicofísico que por sua vez reage num plano cósmico superior. 
  Na Kundalini Yoga, o fluxo
        cinético de Kundalini Sakti que em seu curso normal está direcionada para baixo, é
        revertida para um fluxo ascendente para uni-la a Shiva, a Consciência Cósmica. Neste
        estágio, as funções fisiológicas do corpo também passam por uma transformação
        progressiva. 
 O
        ritual de Tantra-asana é performado com um parceiro do sexo oposto. A pasrceira feminina
        é vista como o reflexo de Shakti, o princípio feminino dinâmico do universo. Antes do
        começo do ritual, a escolha do ambiente e a determinação de um momento e hora
        apropriados, são feitos com a ajuda de um Guru. Seria ótimo se fosse uma Bhairavi (guru
        feminina). Os Tantrikas enfatizam a necessidade de performar o ritual em lugares
        solitários, numa atmosfera longe de distúrbios e poluição. Os atos de se banhar, se
        vestir e sentar-se para os rituais de oferendas das flores e dos outros ingredientes,
        juntamente com os rituais nyasa e bhuta-sudhi (purificação do corpo e dos elementos)
        são feitos para preparar a atmosfera adequada. 
  No ritual Pancha-makara, a
        figura feminina nua, venerada não é mais vista como um ser humano mas uma deusa, como
        Sakti que incorpora as forças fundamentais do cosmos. A transferência da divindade não
        é algo separado da realidade, e sim, considerada uma coisa dentro da 
  experiência. O homem
        e a mulher são, ambos, parte de um drama que eles se rendem em total permissão e
        lucidez. A interação é um movimento complementar de pensamento e sentimento não
        havendo lugar para para abstrações. Portanto, a experiência da transubstancialização
        da mulher em deusa é vista como uma revelação muito especial da realidade, que pode ser
        vista, sentida e apreendida de uma única forma.. 
  O homem e a mulher se encontram, e
        ao fazê-lo, eles se relacionam mais inteiramente consigo mesmos. Esta atividade contínua
        de verem-se no outro em vários rituais com climaxes em sexo-yoga-asana, imerge o grupo em
        um anonimato onde o sentido pessoal de ego é dissolvido para uma aceitação de um
        objetivo comum. Por um processo de projeção ritualística, os adeptos são imbuídos com
        uma divindade até que ambos, masculino e feminino, que representam os princípios
        dialéticos, alcançam uma consciência existencial de unidade similar ao símbolo do
        círculo: "So ' ham = Eu Sou Ele" ou "Sa ' ham = Eu Sou
        Ela" pois NÃO HÁ DIFERENÇA ENTRE O EU E VOCÊ.  
  A energia sexual também pode ser
        desencadeada pela Hatha-yoga e outros processos como a Padmasana, Siddhasana, Yoni asana,
        Rati asana, e or meio de certos mudras, sendo os mais importantes: o   Vajroli,
        Sahajoli, Yoni, Khechari, Asvani e o Mahamudra. Pelas bandhas, contrações da região
        pélvica, também é possível, sendo os mais efetivos a  Uddiyana e a Mula-bandha. 
   As Asanas são usadas para controlar o corpo e a mente, para
        permitir o curso livre das forças psíquicas por meio de mecanismos fisiológicos. É um
        caminho de contemplação e união, um estado alterado de onde uma nova realidade se
        expande, uma nova unidade vem à existência. Nas palavras de Rajneesh, 'A união sexual
        tântrica é um apaixonar-se com o Cosmos, numa total entrega. Ao nos entregarmos, nós
        nos tornamos femininos, as profundezas femininas de nossa psique então se dissolvendo,
        transcendem em uma total experiência de Unicidade - e uma energia imensurável é
        liberada. Do ponto de vista tântrico, o ser humano consumado é homem e mulher fundidos
        em uma só unidade. Quando a idéia da unidade básica, que os dois são inseparáveis,
        surge o estado de ananda , de felicidade infinita
        ou benção perpétual, é alcançado. Este estado de benção é o mais perto que se irá
        chegar do estado de liberação total. A força vital interior jorra com toda a sua
        potência pelos processos místicos do despertar da Kundalini Sakti. 
  E quem alcançar a transformação
        que significa um renascimento espiritual, não manifesta mais desejos e se tornam meros
        canais de partes diferentes do Todo. E todos os meios que existem para isto estão dentro
        de nós mesmos. 
   Um outro método usado para este despertar é
        o uso de ervas (sasc.:aushadhi) podendo-se alcançar a ativação dos canais Ida , Pingali e
        até mesmo do Sushumna (com relação à este último significaria o despertar completo da
        Kul-Kundalini). É sempre bom lembrar que o uso destas ervas devem ser acompanhadas da
        assistência de um Guru. Portanto, o despertar por meio de ervas (Aushadhi) pode ser muito
        perigoso sendo necessário a consulta de alguém que tenha total conhecimento desta
        ciência. 
  Como todo estado alterado de
        consciência induzido por uma droga, os primeiros instantes da experiência pode ser muito
        incontrolável produzindo visões e sensações de regiões obscuras e estranhas à nossa
        consciência. 
  Portanto, apesar deste ser um
        método rápido, não se pode confiar muito nos resultados imediatos. | 
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