COMO AQUIETAR OS PENSAMENTOS
Na
Meditação, enquanto um lado da mente ordena que o praticante se
concentre e faça silêncio, o outro desfia razões infindáveis para
demovê-lo dessa intenção. Com método e disciplina, no entanto, é
possível neutralizar essa dicotomia
Uma das principais dificuldades do processo da meditação é a dicotomia
que se estabelece na mente do praticante, no momento em que ele se senta
para meditar e se criam duas forças oponentes que passam a disputar a
primazia de seu raciocínio: um lado da mente ordena que o praticante se
concentre e faça silêncio, enquanto o outro desfia razões infindáveis
para demovê-lo dessa intenção.
Isso significa que, no momento em a
pessoa se senta para descansar, procurando esvaziar a mente dos
pensamentos obsessivos, passa, em vez disso, a se debater perante duas
ordens contraditórias, sem conseguir definir a qual das duas deve
obedecer. No processo da meditação, o praticante não pode dar
continuidade ao pensamento que surge em sua mente no momento em que ele
está procurando concentrar-se em sua respiração, para uni-la com sua
consciência. Ou seja: não se deve alimentar pensamentos.
A pessoa
alimenta um pensamento quando dá livre continuidade ou rejeita
rispidamente esse pensamento; isso significa, na primeira situação,
deixar-se levar por quimeras e, na segunda, brigar com o pensamento,
dizendo para ele, por exemplo: “Vá embora, não se aproxime porque eu não
quero dialogar com você”. Em ambas as situações o praticante terá saído
do estado de meditação para conversar com seus pensamentos: na primeira
hipótese, uma conversa agradável, fundamentada em fantasias; e, na
segunda, uma polêmica disputa de forças. Se quem conversa durante a
meditação não está de fato meditando, a pessoa que conversa com seus
pensamentos terá deixado de meditar também, ainda que permaneça em
posição de lótus.
Como agir diante dessa situação? Para eliminar e
controlar rapidamente o pensamento, tão logo ele apareça em sua mente, é
preciso tomar consciência de sua existência e, imediatamente,
ignorá-lo, voltando sem demora a atenção para a respiração.
A concentração na respiração tem o poder de controlar pensamentos.
Quando o praticante age assim, o pensamento perde a força que o mantém
ativo na mente, interrompe sua trajetória e se desmancha por si mesmo.
Isso é fazer com que ele se torne quieto. A concentração na respiração
deve ser feita numa medida em que o praticante
consiga contemplar o ar que está respirando, sem apegar-se a ele nem
tampouco se desligar dele. E, para conseguir esse resultado, é preciso
não se afastar do estado de relaxamento.
A concentração excessivamente forte gera doenças físicas e psíquicas,
enquanto a falta de concentração gera devaneios. Por isso, é de
essencial importância a pessoa conseguir se manter na medida certa da
concentração, se quiser um resultado de excelência para sua prática. É
fundamental manter permanentemente a atenção no ar que se respira porque
assim, conforme o progresso, o praticante poderá alcançar o estado do
Vazio. Desse modo, e envolvido por uma energia harmoniosa, a luz
interior alcançará todo seu ser, criando a Plena Iluminação.
O beabá da Meditação Taoísta passo a passo
Procure uma posição confortável.
Cruze as pernas em posição de lótus ou semilótus.
Apóie o dorso das mãos sobre as coxas.
A mão esquerda deve ficar sob a direita e os polegares devem se tocar levemente.
A coluna deve ficar reta; porém, se houver dificuldade de mantê-la ereta, pode apoiar as costas. Feche os olhos e relaxe o corpo, da cabeça aos pés.
Encoste a ponta da língua no céu da boca.
Concentre a atenção na respiração, que deve ser suave, lenta e harmoniosa.
Mantenha a atenção na respiração, buscando a fusão da mente com a respiração.
A completa quietude interior é resultado da fusão da energia com a
consciência de uma pessoa, ou seja, da integração da mente com a
respiração.
Mergulhe nesse estado de integração entre mente e corpo até atingir o estado de extrema quietude.
Somente a partir desse ponto é que, na verdade, damos início à meditação…
Mestre Wu Jyh Cherng
Fonte: http://www.medicinachinesa.com
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http://padmashanti.blogspot.com/
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