quinta-feira, 14 de julho de 2016

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - TUDO TEM O PESO QUE DAMOS - DESCONTRAINDO A CONSCIÊNCIA

 CONSCIÊNCIA LIVRE SEM CULPAS



UMA SOLUÇÃO ESPIRITUAL - RESPOSTAS PARA OS MAIORES DESAFIOS DA VIDA.
NINGUÉM VAI DISCORDAR QUE A VIDA TRAZ DESAFIOS, MAS DÊ UM PASSO PARA TRÁS, POR UM MOMENTO, E PERGUNTE A QUESTÃO MAIS PROFUNDA SOBRE O PORQUÊ DISSO.

POR QUE A VIDA É TÃO DIFÍCIL? NÃO IMPORTA COM QUAIS VANTAGENS VOCÊ NASCE: COM DINHEIRO, INTELIGÊNCIA, UMA PERSONALIDADE ATRAENTE, UMA BOA PERSPECTIVA DE VIDA, OU UMA VIDA SOCIAL COM BOAS CONEXÕES; NADA DISSO FORNECE UMA CHAVE MÁGICA PARA UMA EXISTÊNCIA FÁCIL.
DE ALGUMA FORMA A VIDA CONSEGUE TRAZER PROBLEMAS DIFÍCEIS, CAUSAS DE SOFRIMENTOS INCALCULÁVEIS E DE MUITAS LUTAS. A FORMA COMO VOCÊ ENFRENTA SEUS DESAFIOS, FAZ TODA A DIFERENÇA ENTRE A PROMESSA DE SUCESSO, E O ESPECTRO DO FRACASSO.

EXISTE UMA RAZÃO PARA ISSO, OU A VIDA É SIMPLESMENTE UMA SÉRIE ALEATÓRIA DE EVENTOS QUE NOS MANTÉM FORA DO EQUILÍBRIO, E QUASE INCAPAZES DE LIDAR COM ISSO?

A ESPIRITUALIDADE COMEÇA COM UMA RESPOSTA DECISIVA PARA ESSA PERGUNTA. ELA DIZ QUE A VIDA NÃO É ALEATÓRIA. EXISTE UM PADRÃO E UM PROPÓSITO DENTRO DE CADA EXISTÊNCIA. A RAZÃO PELA QUAL SURGEM OS DESAFIOS É SIMPLES: PARA TORNÁ-LO MAIS CONSCIENTE DO SEU PROPÓSITO INTERIOR.

SE A RESPOSTA ESPIRITUAL É VERDADEIRA, DEVE HAVER UMA SOLUÇÃO ESPIRITUAL PARA CADA PROBLEMA QUE EXISTE. A RESPOSTA NÃO SE ENCONTRA AO NÍVEL DO PROBLEMA, EMBORA A MAIORIA DAS PESSOAS CONCENTREM TODAS AS SUAS ENERGIAS NESTE NÍVEL...
A SOLUÇÃO ESPIRITUAL ESTÁ ALÉM. QUANDO VOCÊ PODE TER A SUA CONSCIÊNCIA FORA DO LOCAL ONDE A LUTA ESTÁ SEMPRE PRESENTE, DUAS COISAS ACONTECEM AO MESMO TEMPO: SUA CONSCIÊNCIA SE EXPANDE E, COM ISSO, NOVAS RESPOSTAS COMEÇAM A APARECER.

QUANDO A CONSCIÊNCIA SE EXPANDE, EVENTOS QUE PARECEM ALEATÓRIOS, NA VERDADE NÃO SÃO. UM PROPÓSITO MAIS AMPLO ESTÁ TENTANDO SE DESENROLAR ATRAVÉS DE VOCÊ. QUANDO VOCÊ SE TORNA CONSCIENTE DESSE PROPÓSITO, QUE É ÚNICO PARA CADA PESSOA, VOCÊ SE TORNA COMO UM ARQUITETO, A QUEM FOI ENTREGUE UM PROJETO. EM VEZ DE COLOCAR TIJOLOS E TUBOS DE ENCAIXE DE FORMA ALEATÓRIA, O ARQUITETO PODE AGORA AVANÇAR COM A CONFIANÇA DE QUE ELE SABE COMO O EDIFÍCIO DEVE PARECER E COMO CONSTRUÍ-LO.

O PRIMEIRO PASSO NESTE PROCESSO É O RECONHECIMENTO DE QUAL NÍVEL DE CONSCIÊNCIA, VOCÊ ESTÁ TRABALHANDO NESTE MOMENTO. TODA VEZ QUE UM DESAFIO SURGE EM SEU CAMINHO, MESMO QUE, SOBRE RELACIONAMENTOS, TRABALHO, TRANSIÇÕES PESSOAIS, OU UMA CRISE QUE EXIGE UMA AÇÃO IMEDIATA, EXISTEM TRÊS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA. TOME CONSCIÊNCIA DELES, E VOCÊ VAI DAR UM PASSO ENORME NO SENTIDO DE ENCONTRAR UMA RESPOSTA MELHOR.


NÍVEL 1: CONSCIENTIZAÇÃO CONTRAÍDA

ESTE É O NÍVEL DO PROBLEMA, E POR ISSO IMEDIATAMENTE TOMA A SUA ATENÇÃO. ALGO DEU ERRADO. AS EXPECTATIVAS SE AZEDARAM. VOCÊ ENFRENTA OBSTÁCULOS QUE NÃO QUEREM SE MOVER. À MEDIDA QUE AUMENTA A RESISTÊNCIA, A SUA SITUAÇÃO AINDA NÃO MELHOROU. SE VOCÊ EXAMINAR O NÍVEL DO PROBLEMA, OS SEGUINTES ELEMENTOS ESTÃO GERALMENTE PRESENTES:
1 - SEUS DESEJOS SÃO FRUSTRADOS. ALGO QUE VOCÊ DESEJA ENCONTRA UMA OPOSIÇÃO. VOCÊ SENTE COMO SE CADA PASSO À FRENTE, FOSSE UMA BATALHA.
2 - VOCÊ CONTINUA FAZENDO MAIS, DAQUILO QUE INICIALMENTE NÃO FUNCIONOU.
3 - HÁ UMA ANSIEDADE BROTANDO, E O MEDO DE FRACASSAR.
4 - SUA MENTE NÃO ESTÁ CLARA. HÁ UMA PERTURBAÇÃO E UM CONFLITO INTERNO.
5 - À MEDIDA QUE AUMENTA A FRUSTRAÇÃO, SUA ENERGIA SE ESGOTA. VOCÊ SE SENTE MAIS E MAIS EXAUSTO.
6 - VOCÊ PODE DIZER SE VOCÊ ESTÁ PRESO AO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA CONTRAÍDO, POR UM SIMPLES TESTE: QUANTO MAIS VOCÊ SE ESFORÇA PARA SE LIVRAR DE UM PROBLEMA, MAIS VOCÊ FICA PRESO A ELE.



NÍVEL 2: EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA
 
ESTE É O NÍVEL EM QUE AS SOLUÇÕES COMEÇAM A APARECER. SUA VISÃO SE ESTENDE PARA ALÉM DA REGIÃO DO CONFLITO, DANDO-LHE MAIS CLAREZA. PARA A MAIORIA DAS PESSOAS ESTE NÍVEL NÃO ESTÁ IMEDIATAMENTE DISPONÍVEL, PORQUE A PRIMEIRA REAÇÃO A UMA CRISE É CONTRAIR-SE. ELAS SE TORNAM DEFENSIVAS, DESCONFIADAS, CAUTELOSAS E COM MEDO. MAS SE VOCÊ SE PERMITIR EXPANDIR-SE, VAI PERCEBER QUE OS SEGUINTES ELEMENTOS ENTRARÃO EM SUA CONSCIÊNCIA:
1 - A NECESSIDADE DE LUTAR COMEÇA A DIMINUIR.
2 - VOCÊ COMEÇA A DEIXAR ACONTECER. (EXPECTATIVA POSITIVA INTERIOR)
3 - MAIS PESSOAS SE CONECTAM COM VOCÊ. VOCÊ OS PERMITE MAIS ACESSO.
4 - VOCÊ SE APROXIMA DE DECISÕES COM MAIS CONFIANÇA.
5 - VOCÊ ENCARA O MEDO DE FORMA REALISTA E ELE COMEÇA A DIMINUIR.
COM UMA VISÃO MAIS CLARA, VOCÊ NÃO MAIS SE SENTE CONFUSO E CONFLITUOSO. VOCÊ PODE DIZER QUE ATINGIU ESTE NÍVEL DE CONSCIÊNCIA QUANDO JÁ NÃO SE SENTE PRESO: O PROCESSO JÁ COMEÇOU. COM UMA MAIOR EXPANSÃO, FORÇAS INVISÍVEIS VÊM EM SEU AUXÍLIO. VOCÊ AVANÇA DE ACORDO COM O QUE VOCÊ DESEJA DA SUA VIDA.

NÍVEL 3: PURA CONSCIÊNCIA

 

ESTE É O NÍVEL EM QUE NÃO EXISTEM PROBLEMAS. CADA DESAFIO É UMA OPORTUNIDADE CRIATIVA. VOCÊ SE SENTE COMPLETAMENTE ALINHADO COM AS FORÇAS DA NATUREZA. O QUE TORNA ISSO POSSÍVEL É QUE A CONSCIÊNCIA PODE SE EXPANDIR SEM LIMITES. EMBORA POSSA PARECER QUE É PRECISO UMA LONGA EXPERIÊNCIA NO CAMINHO ESPIRITUAL PARA ATINGIR A PURA CONSCIÊNCIA, A VERDADE É EXATAMENTE A OPOSTA.

A CADA MOMENTO, PURA CONSCIÊNCIA ESTÁ EM CONTATO COM VOCÊ, ENVIANDO IMPULSOS CRIATIVOS. TUDO O QUE IMPORTA É A FORMA COMO VOCÊ ESTÁ ABERTO PARA AS RESPOSTAS SENDO APRESENTADAS. QUANDO ESTIVER TOTALMENTE ABERTO, OS SEGUINTES ELEMENTOS ESTARÃO PRESENTES:
1 - NÃO HÁ LUTA.
2 - DESEJOS CHEGAM À SUA PLENITUDE DE FORMA ESPONTÂNEA.
3 - A PRÓXIMA COISA QUE VOCÊ DESEJA É A MELHOR COISA QUE PODERIA ACONTECER. VOCÊ BENEFICIA A SI MESMO E AQUELES AO SEU ENTORNO.
4 - O MUNDO EXTERIOR REFLETE O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM SEU MUNDO INTERIOR.
5 - VOCÊ SE SENTE COMPLETAMENTE SEGURO. VOCÊ SE SENTE EM CASA, NO UNIVERSO.
6 - VOCÊ VÊ A SI MESMO E AO MUNDO COM COMPAIXÃO E COMPREENSÃO.
PARA ESTAR COMPLETAMENTE EM PURA CONSCIÊNCIA, É A ILUMINAÇÃO, UM ESTADO DE UNIDADE COM TUDO O QUE EXISTE. EM ÚLTIMA ANÁLISE, TODA A VIDA ESTÁ SE MOVENDO NESSA DIREÇÃO.

SEM ATINGIR O OBJETIVO FINAL, VOCÊ PODE DIZER QUE ESTÁ EM CONTATO COM A PURA CONSCIÊNCIA, SE VOCÊ SE SENTE VERDADEIRAMENTE, A SI MESMO, EM UM ESTADO DE PAZ E LIBERDADE CONSTANTE.

CADA UM DESTES NÍVEIS TRAZ SEU PRÓPRIO TIPO DE EXPERIÊNCIA. ISTO PODE SER FACILMENTE VISÍVEL QUANDO HÁ UM ACENTUADO CONTRASTE OU UMA MUDANÇA SÚBITA. AMOR À PRIMEIRA VISTA, LEVA UMA PESSOA, SEM AVISO ALGUM, DE UMA CONSCIÊNCIA CONTRAÍDA, PARA A CONSCIÊNCIA EXPANDIDA.

EM VEZ DE SE RELACIONAR DE UMA FORMA NORMAL SOCIAL, DE REPENTE VOCÊ VÊ UM IMENSO APELO, E MESMO A PERFEIÇÃO, EM UMA OUTRA PESSOA.

NO TRABALHO CRIATIVO, HÁ A EXPERIÊNCIA DO "AHA!". EM VEZ DE LUTAR COM UMA IMAGINAÇÃO BLOQUEADA, DE REPENTE, A RESPOSTA SE APRESENTA, FRESCA E NOVA. NINGUÉM DUVIDA QUE EXISTAM TAIS MANIFESTAÇÕES DIVINAS. ELES PODEM MUDAR A VIDA, COMO NA EXPERIÊNCIA MÁXIMA, ASSIM CHAMADA, QUANDO A REALIDADE É INUNDADA DE LUZ E UMA REVELAÇÃO DESPONTA.

O QUE AS PESSOAS NÃO VEEM É QUE A CONSCIÊNCIA EXPANDIDA DEVERIA SER NOSSO ESTADO NORMAL DE CONSCIÊNCIA, NÃO APENAS UM MOMENTO DE EXTRAORDINÁRIA DIFERENÇA. TORNAR ISSO NORMAL É O PONTO PRINCIPAL DA VIDA ESPIRITUAL.

AO OUVIR AS PESSOAS CONTAREM SUAS HISTÓRIAS DE PROBLEMAS, OBSTÁCULOS, FRACASSOS E FRUSTRAÇÕES, UMA EXISTÊNCIA PRESA EM UMA CONSCIÊNCIA CONTRAÍDA, UMA PESSOA ENXERGA QUE A OBTENÇÃO DE UMA NOVA VISÃO, É FUNDAMENTAL.

É MUITO FÁCIL SE PERDER EM DETALHES. AS DIFICULDADES DE ENFRENTAR CADA DESAFIO SÃO MUITAS VEZES ESMAGADORAS. NÃO IMPORTA O QUÃO INTENSAMENTE VOCÊ SENTE A SUA SITUAÇÃO, QUE TEM SUAS PRÓPRIAS DIFICULDADES ÚNICAS; SE VOCÊ OLHAR PARA A DIREITA OU ESQUERDA, VOCÊ VERÁ OUTRAS PESSOAS QUE ESTÃO MUITO ENVOLVIDAS EM SUAS SITUAÇÕES.
DESCASQUE OS DETALHES, E O QUE RESTA É UMA CAUSA GERAL DO SOFRIMENTO: “A FALTA DE CONSCIÊNCIA”.

POR “FALTA” EU NÃO ESTOU INSINUANDO FRACASSO PESSOAL. A MENOS QUE A VOCÊ LHE SEJA MOSTRADO COMO EXPANDIR A SUA CONSCIÊNCIA, VOCÊ NÃO TEM ESCOLHA, A NÃO SER EXPERIMENTAR O ESTADO DE CONTRAÇÃO.
ASSIM COMO O CORPO SE ENCOLHE DIANTE DA DOR FÍSICA, A MENTE TEM UM REFLEXO QUE A FAZ RECUAR QUANDO CONFRONTADA COM A DOR MENTAL. AQUI, NOVAMENTE, UM MOMENTO DE CONTRASTE SÚBITO FAZ COM QUE SEJA FÁCIL EXPERIMENTAR O QUE SE SENTE COM UMA CONTRAÇÃO. IMAGINE-SE EM QUALQUER DAS SEGUINTES SITUAÇÕES:

1 - VOCÊ É UMA JOVEM MÃE QUE LEVOU O SEU FILHO AO PLAYGROUND INFANTIL. VOCÊ CONVERSA POR UM MOMENTO COM OUTRA MÃE, E QUANDO VOCÊ SE VIRA NÃO CONSEGUE VER SEU FILHO.
2 - NO TRABALHO, VOCÊ ESTÁ SENTADO EM SEU COMPUTADOR QUANDO ALGUÉM CASUALMENTE MENCIONA QUE HAVERÁ DEMISSÕES, E QUE, O CHEFE QUER FALAR COM VOCÊ.
3 - VOCÊ ABRE SUA CAIXA DE CORREIO E ENCONTRA UMA CARTA DO IMPOSTO DE RENDA.
4 - ENQUANTO DIRIGIA SE APROXIMA DE UM CRUZAMENTO QUANDO, DE REPENTE, UM CARRO ATRÁS DE VOCÊ, DESVIA E PASSA DO SEU CARRO, E ATRAVESSA A LUZ VERMELHA.
5 - VOCÊ ENTRA EM UM RESTAURANTE E VÊ SUA ESPOSA SENTADA COM UM COMPANHEIRO ATRAENTE. ELES ESTÃO SE INCLINANDO EM DIREÇÃO UM DO OUTRO, FALANDO EM VOZ BAIXA.


NÃO É PRECISO MUITA IMAGINAÇÃO PARA SENTIR A SÚBITA MUDANÇA DE CONSCIÊNCIA QUE ESTAS SITUAÇÕES PROVOCAM. ANSIEDADE, PÂNICO, RAIVA E APREENSÃO INUNDAM A SUA MENTE, ESTES SÃO O RESULTADO DE ALTERAÇÕES CEREBRAIS, ENQUANTO A MENTE INFERIOR PREVALECE SOBRE A MENTE SUPERIOR, DESENCADEANDO A LIBERAÇÃO DE ADRENALINA, COMO PARTE DE UMA SÉRIE DE REAÇÕES FÍSICAS, CONHECIDAS COMO RESPOSTA AO ESTRESSE. QUALQUER SENTIMENTO É TANTO MENTAL QUANTO FÍSICO.

O CÉREBRO FORNECE UMA REPRESENTAÇÃO PRECISA DO QUE A MENTE ESTÁ EXPERIMENTANDO, COM BASE EM INFINITAS COMBINAÇÕES DE SINAIS ELETROQUÍMICOS QUE CRUZAM CEM BILHÕES DE NEURÔNIOS. UM PESQUISADOR DO CÉREBRO PODE IDENTIFICAR COM PRECISÃO CADA VEZ MAIOR, EXATAMENTE NESSAS REGIÕES QUE PRODUZEM TAIS MUDANÇAS.

O QUE NÃO PODE SER VISTO EM UMA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA É O EVENTO MENTAL QUE INCITA TODAS ESSAS MUDANÇAS, PORQUE A MENTE FUNCIONA AO NÍVEL INVISÍVEL DE ALERTA OU DE CONSCIÊNCIA. PODEMOS TOMAR ESSES DOIS TERMOS COMO SINÔNIMOS, MAS VAMOS EXPLORÁ-LOS MAIS UM POUCO.

ESPIRITUALIDADE TRATA DO SEU ESTADO DE ALERTA, ESTADO DE CONSCIÊNCIA. NÃO É A MESMA COISA QUE A MEDICINA OU A PSICOTERAPIA. MEDICINA LIDA COM O ASPECTO FÍSICO, ONDE OCORREM MUDANÇAS CORPORAIS. PSICOTERAPIA LIDA COM A UMA DIFICULDADE ESPECÍFICA, TAIS COMO ANSIEDADE, DEPRESSÃO OU DOENÇA MENTAL EFETIVA.

ESPIRITUALIDADE CONFRONTA A CONSCIÊNCIA ALERTA, DIRETAMENTE; ELA OBJETIVA PRODUZIR UMA CONSCIÊNCIA MAIS ELEVADA. EM NOSSA SOCIEDADE ISSO É VISTO COMO MUITO MENOS REAL, DO QUE AS OUTRAS FORMAS DE ABORDAR PROBLEMAS.
EM MOMENTOS DE ANGÚSTIA, AS PESSOAS LIDAM COM OS PROBLEMAS DO DIA A DIA, DA MELHOR FORMA QUE PODEM, MAS COM MUITA CONFUSÃO, AGITAÇÃO E MEDO, RAIVA E MAL HUMOR. NEM SEQUER LHES OCORRE EMPARELHAR AS DUAS PALAVRAS: “ESPIRITUAL” E “SOLUÇÃO” NA MESMA FRASE. ISSO APONTA PARA UMA VISÃO LIMITADA SOBRE O QUE A ESPIRITUALIDADE REALMENTE É, E O QUE ELA PODE FAZER PARA AJUDAR A VENCER OS DESAFIOS DE TODOS OS DIAS!


ESPIRITUAL SOLUTION
DEEPAK CHOPRA
(texto extraído do site Anjo de Luz)

O PODER DE DECRETAR - SER LIVRE É NÃO CARREGAR CULPAS E MAGOAS - SEM CULPAS

SEM CULPAS





 
Shin Chet Hei

SEM CULPA


Entendo e assumo a
responsabilidade pela dor e
pelo sofrimento que posso ter
causado, e ao voltar no tempo,
para aquele momento, vejo
como poderia ter agido de
forma diferente.
 
Assumo o compromisso de ser
uma versão melhor de mim
mesmo, e ao olhar para a
escuridão que criei, envio Luz,
alegria e amor, pedindo ao
Criador para erradicar essa
escuridão do Universo
 
Sinto a Luz me banhar e me purificar

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - NATUREZA VIVA QUE "EU SOU" - HARMONIZAÇÃO COM OS QUATRO ELEMENTOS - Os Elementos e seus Mistérios

HARMONIZAÇÃO COM OS QUATRO ELEMENTOS



Elemento Água

Bem-Amada Presença Divina Eu Sou em mim
e Bem-Amada Astréa

Encerrai, dentro de vosso círculo e espada de Chama Azul
todo o registro etérico de desgosto
causado pelo mau uso do elemento água,
por mim e por toda a humanidade,
desde a criação da discórdia humana sobre o nosso planeta.

Chamejai o Fogo Violeta do amor pela liberdade
Através de mim e da humanidade.

Transmutai, transmutai, transmutai tudo em perfeição

E que a vitória do Plano divino se cumpra.

Nós vos agradecemos!


Elemento Fogo

Eu Sou, Eu Sou, Eu Sou a Lei do Perdão
dos Mestres Ascencionados e da Chama Transmutadora
de todo a mau uso que eu e toda a humanidade
praticamos com o elemento fogo
através dos tempos.

Eu Sou, Eu Sou, Eu Sou a Lei do Perdão
da Chama Transmutadora dos Mestres Ascencionados
a respeito de todo o mau uso que fiz da vida
através das idades
e que tudo seja revertido pela substância
emitida pelo Elohim da Pureza.


Elemento Ar

Bem-Amada Presença Divina Eu Sou em mim
e em toda a humanidade,
Bem Amado Mestre Ascencionado Saint Germain

Flamejai, flamejai, flamejai
Vossa transmutadora Chama Violeta
E Iibertai cada Sílfide das
Tendências e desejos
de seguir os modelos destrutivos
arquitetados pela humanidade

Eu Sou, Eu Sou, Eu Sou a Lei do Perdão
e a Chama Transrnutadora de cada membro desta evolução
que tem, consciente ou inconscientemente,
usado o elemento ar ou as Sílfides
para propósitos egoístas ou destrutivos.

Eu Sou, Eu Sou, Eu Sou a Lei do Perdão
e a Chama Transmutadora dos Mestres Ascencionados
para todo a mau uso que fiz do elemento ar
ou mal feito por qualquer membro do humanidade ou ser desencarnado.



Elemento Terra

Eu Sou, Eu Sou, Eu Sou a Lei do Perdão
e a Chama Transmutadora dos Mestres Ascencionados
para todo o mau uso das dádivas da Terra,
para todas as torturas infligidas, consciente ou
inconscientemente, aos Gnomos e Espíritos da Natureza,
por mim mesmo, por cada pessoa
e por toda a humanidade.

Bem-Amada Presença Divina Eu Sou em mim
e em toda a humanidade,
e Bem Amada Astréa,
encerrai todo o caos, desastres e tormentas
cousados pelais rebeliões, ressentimentos e ódios
dos seres do Terra para com a humanidade,
em vosso círculo cósmico e espada da chama Azul,

e transmutai, transmutai, transmutai tudo isto
em amorosa e confiante cooperação
entre as gnomos e a humanidade.

Afastai de toda a humanidade a cupidez
E a capacidade de usar a Terra,
as riquezas dos minas e de seus depósitos montanhosos
e de todas as suas dádivas
para propósitos destruidores.

Dissolvei e transmutai tudo
Em Beneficio do próximo.
Libertai, Libertai, Libertai
Todo espírito do natureza,
Os Gnomos, as Sílfides, as Ondinas e as Salamandras
das influências destruidoras do humanidade,
e os Espíritos da Terra
da lembrança de tal associação
com atividades destruidoras.

Os Elementos e seus Mistérios







Temos que nos aproximar dos elementos com calma e equilíbrio, isso se queremos de fato entrar na essência dos mesmos e não apenas brincar de fazer "contato”.

Em muitas mitologias os seres nascem da lama (água e terra) tem a vida soprada em si (ar) e o fogo é lhes dado via de regra por seres que revolucionam a ordem estabelecida para isso (Prometeu, A serpente que dá o fruto da árvore do conhecimento). 

Há um porque na localização dos elementos nas quatro direções. A água a oeste está ligado ao fato que o poente é a morte, a grande imersão no inconsciente e tudo que isto simboliza. A água tem esse papel primordial como símbolo do grande inconsciente.

AR a leste, onde o sol nasce, onde a vida se renova, onde o prana é fortalecido toda manhã.
O FOGO, para nós do hemisfério sul, vem do norte, de onde vem o calor.
A TERRA, símbolo do frio e do recolhimento ao sul, onde temos o frio do gelo e do coagula.
Os animais simbólicos de cada direção variam de povo para povo, de tradição para tradição, de acordo com o símbolo que cada povo dava a cada animal.

Pois é como se diz, Elementais são legais, mas antes devemos saber MUITO, mas muito bem com o que estamos lidando. Elementais são forças plenas dos elementos da natureza, entrar em contato com eles sem entender bem o que está fazendo é se expor a muitos riscos e perigos desnecessários.
Temos que entender uma coisa antes de qualquer coisa.
Nenhum ser elemental ou ente da natureza leva a sério um ser humano, no princípio. Um judeu confiaria em alguém de uniforme nazista?

Pois a "forma humana" está associada aos que entram nas matas para destruir, poluir e matar. Aos que prometem algo de manhã para fazer o contrário à noite. Aos que prometem um ano "novo" a cada dia 31, para caírem na mesmice logo que fevereiro chega. Portanto a espécie humana está em guerra com a natureza e nós temos que aprender a sair da "estupidez" humana predominante e recuperar o elo com a magia. Aí vamos entender outro papel da iniciação.

Uma iniciação numa linhagem tradicional, como a Wicca, por exemplo, te coloca em outra freqüência vibracional. É como tirar o uniforme nazista e colocar algum símbolo da resistência em nós. Assim, para os elementais e outros entes que vêem a energia, fica claro que embora da espécie humana não partilhamos da grande deturpação de nossa época e, ao contrário, estamos em sintonia, com aqueles homens e mulheres que através das eras tem trabalhado em harmonia com a vida em todas suas formas. Mas não adianta só "iniciar-se” formalmente, temos que trabalhar nossa forma de viver. 

Não importa se você come alface ou um bife, importa o uso que faz dessas duas vidas que cederam para você continuar.

Ambas são sagradas, em ambos os casos uma vida deixou de existir em benefício da sua.
A harmonia com a qual você usa esta energia determina sua freqüência. Cada ato deve ser onisciente e trabalhado.

Se você passa por uma árvore e a sente como ser vivo, se começa a conversar com as plantas a ficar atento aos sinais é claro que sua percepção do mundo vai se modificando.
Como conectar com eles em exercícios do cotidiano mesmo que durem décadas, um dia estará conectado com eles?

Recomendo a todos que queiram mesmo estudar sobre os elementais plantarem algo. Num vaso simples se não tiverem quintal, plantem uns grãos de milho ou feijão. Vejam nascer, a necessidade de regar. No seu tempo no seu ciclo. Andar descalço, andar em matas, mesmo que seja num bosque ou parque no caso de uma capital, isso vai te ajudar a recuperar a harmonia com o elemento. 

Terra: Este é o primeiro passo.

O grande problema de nossa era é o que chamo de "esoterismo fast food". As pessoas são levadas a crer que podem se tornar adeptas da ARTE em algumas semanas, ou mesmo em "um ano e um dia".

Esse símbolo de um ano e um dia é forte, mas no sentido que para alguém dizer que está no caminho Wicca tem que primeiro sentir, observar e meditar sobre todo um ciclo da roda, daí um ano e um dia.

Mas isso é só o começo. Isso não torna ninguém um iniciado. Iniciar-se é mudar de vibração, é mudar a forma de ver o mundo. É sair da egrégora do senso comum humano, dos produtores e consumidores de produtos em sua maioria inúteis que só poluem e degradam o ambiente e se tornar uno com a Vida e seus ciclos.

Quer dizer que por quatro estações você começou a recuperar seu elo com a vida e seus ciclos, e observar a Terra e sentir sua força é o primeiro passo. Assim antes de parar no meio do círculo mágico, voltar-se para o sul e conclamar os poderes da Terra é necessário sentir o que é a Terra. Essa questão de chamar a Terra ao sul é muita, muito séria. Os poderes "cavalgam” o vento. Assim é nos ventos que as forças mágicas vem. E basta assistir qualquer informe meteorológico para saber que quanto sopra o vento sul, vem o frio, nunca o calor, portanto só no hemisfério norte o sul traz o fogo.

Inverter isso não é como o caso de seguir a roda do norte e do sul par festejar datas, onde se pode ligar a egrégora das forças, compensando a não ligação com a estação efetiva que se apresenta.
Os elementos estão ligados os quatro ventos e é importante sentir isso antes de pretender manipulá-los.

Já perceberam como tem gente que lida com magia e a vida é totalmente complicada confusa? A vida emocional é um caos, cheia de problemas e crises? São sérios candidatos a estar daqui a algum tempo num programa destes fundamentalistas dizendo que "Jesus me salvou da bruxaria".
Estes desequilíbrios são acentuados quando fazemos uso fantasioso dos elementos.
Os elementos precisam ser trabalhados com muita atenção e foco.
Vamos usar um exemplo simples.

Você conhece uma garota. Se você não procura primeiro entender o que ela gosta e não gosta, sentir o jeito dela vai dar “trocentos” furos em tudo que fizer para atraí-la e conquistá-la. Pode até mesmo conseguir afastá-la irremediavelmente, irritá-la quando pretendia agradá-la, dar um buquê de rosas de perfume e só depois descobrir que ela, embora te contasse que acha as rosas lindas, é profundamente alérgica às mesmas.
Vale o mesmo para os elementais.
Elementais não falam a língua humana, entendem sentimentos.

Se você nunca sentiu a Terra como pretende chamar os seres que representam o espírito desse elemento? Ou será que ainda tem gente que pensa que os gnomos são algum tipo de Smurfs?
Vamos lembrar que as antigas iniciações não eram feitas por livros ou textos. 

O aprendiz encontrava com quem ia ensinar, às vezes ia mesmo morar com quem lhe ensinava.

Hoje estamos perdidos em abstrações mentais, as pessoas decoram conhecimento na escola, depois não sabem aplicar na realidade cotidiana e pensam que podem fazer o mesmo na magia.
Decorar fórmulas prontas e acreditar que repetir um rito "padrão" vai por alguém em contato com forças de outras realidades.

Com relação às tendências dos elementos...Bem, eles não são nem bons nem maus, são forças essenciais dos elementos. Possuem um tipo de consciência totalmente diferente da nossa. 

Eles vivem na esfera deles, ao lado, mas à parte da nossa. Nós é que propomos o contato, nós é que fazemos a ponte. Nós é que o atraímos. Se não sabemos controlá-los é como acender uma fogueira numa casa de madeira. Quando o incêndio destruir tudo quem vamos culpar? O fogo?

Temos que perder essa imagem que elementais são meio Smurfs ou fadinhas do Peter Pan.

Elementais são uma coisa: Gnomos, sílfides, ondinas e salamandras.
Forças conscientes da essência dos elementos. Duendes, sacis, sereias, elfos são outra coisa. Elementais obedecem à força de vontade de quem os evoca e direciona, se não souber fazer isso com clareza vai criar problemas.
E não é "dominar”, "subjugar" é encantar.

Portanto antes de entrar na idéia de trabalhar com os elementais vamos trabalhar com os elementos. 


OS ELEMENTAIS

ONDINAS (Elementais da água)



Esta classificação aplica-se a todos os seres associados ao elemento água e à sua força.
Estão presentes nos lugares onde há uma fonte natural de água. A atividade das ondinas se manifesta em todas as águas do planeta, quer provenham de chuvas, rios, mares, oceanos, etc. Da mesma forma que os gnomos, estão sujeitas à mortalidade, mas sua longevidade e resistência são bem maiores.

A água é a fonte da vida e estes seres são essenciais para nos auxiliar a encontrar a nascente interior. Despertam em nós os dons da empatia, da cura e da purificação.
Muitas lendas sobre sereias, damas dos lagos e demais espíritos aquáticos sobreviveram até os nossos dias. Na realidade, trata-se de uma categoria mais evoluída de fadas que operam no interior do elemento, já que a natureza das ondinas é bem mais primária e menos desenvolvida. 

Os espíritos da água aparecem com maior freqüência sob forma feminina, mas formas masculinas como os tritões também estão presentes entre os espíritos mais evoluídos do elemento. As ondinas colaboram para a manutenção de nossos corpos astrais. Despertam e estimulam a natureza emotiva. Realçam nossas intuições psíquicas e respostas emocionais. As energias da criação e do nascimento, assim como a premonição e imaginação criativa, pertencem a seu domínio.

Também nos ajudam a absorver, digerir e assimilar as experiências da vida para que façamos pleno uso delas. Além disso, é graças a elas que sentimos o profundo êxtase presente nos atos vitais criativos, seja de natureza sexual, artística ou até no cumprimento dos deveres com o toque emocional adequado.

As ondinas freqüentemente fazem sentir sua presença no plano onírico. Sonhos em ambientes aquáticos ou que transbordam sensualidade espelham a sua atividade permitindo um aumento da criatividade em nossas vidas. O trabalho com elas nos ajuda a controlar e direcionar a atividade onírica, bem como a fortalecer o corpo astral, possibilitando vivências mais nítidas e conscientes durante viagens aos planos astrais.

Uma ondina em particular nos acompanha ao longo de toda a vida. A sintonia com ela possibilita o contato com outros seres de seu elemento. Esse nosso elemental pessoal da água desempenha funções importantes no tocante à circulação dos fluidos corporais, tais como o sangue e a linfa. As enfermidades sangüíneas contaminam as ondinas, e atam-nas, contra sua vontade, ao carma e aos efeitos indesejáveis da enfermidade.

Sempre que abusamos de nossos corpos, abusamos também das ondinas, pois, uma vez designadas para acompanhar um ser humano, são obrigadas a sentir esses efeitos negativos, inclusive porque dependem de nós para o seu crescimento e só evoluem à medida que também o fazemos. A conexão insatisfatória com nossa ondina pessoal e demais seres do reino das águas gera distúrbios psicológicos, emocionais e até psíquicos. 

A compaixão faz-se ausente. 

Deixamos de confiar em nossa intuição e desenvolvemos um medo desenfreado da dor. Pode não acarretar a total perda da sensibilidade, mas no fará parecer frios aos olhos alheios. A falta de simpatia, de empatia e de amor à vida invariavelmente refletem falta de entrosamento com as ondinas e demais espíritos desse elemento, os quais dirigem nossa atividade emocional. A ruptura com esse equilíbrio harmônico aumenta a presença de toxinas no organismo, pois o elemento água já não flui livremente para desempenhar sua função purificadora.

Por outro lado, uma ligação exagerada com tais elementais pode nos afogar emocionalmente, tornando-nos contraditórios nos sentimentos. A retenção de água no organismo é um bom indício físico de que isto está acontecendo. Quando tal ocorre, passamos a maior parte do tempo concentrados em nossos pensamentos. A imaginação torna-se pronunciadíssima e evidencia-se nas ações uma tendência ao extremismo. O excesso do elemento água nos torna compulsivamente passionais, além de gerar exagerada sensualidade, medo e isolamento. Passamos a dedicar grande parte do tempo a anseios e delírios emocionais, em detrimento de ações concretas. Disso resulta uma acentuada sensação de vulnerabilidade.

Por intermédio de nossa ondina pessoal, entramos em contato com os sentimentos e emoções mais profundas do nosso ser e despertamos para a unicidade da criação. Elas nutrem nossa capacidade de sustento e suprimento, e descortinam diante de nós um vasto oceano emocional onde podemos encontrar compaixão curativa e intuição. Em razão de sua natureza fluídica, a melhor maneira de controlar as ondinas é por meio da firmeza.
 

SALAMANDRAS (Elementais do FOGO)




As salamandras se encontram por toda parte. Nenhum fogo é aceso sem o seu auxílio. Sua atividade é intensa no subsolo e no interior do organismo e da mente.
São responsáveis pela iluminação, pelo calor, pelas explosões e pelo funcionamento dos vulcões.

Não se devem confundi-las com os homônimos anfíbios, tipo lagartos do plano físico. Foram os movimentos serpenteantes desses elementais no interior das labaredas de fogo, semelhantes aos movimentos sinuosos das caudas dos lagartos e lagartixas, que lhes valeram esse curioso nome. Porém, essa é a única relação entre eles e o animal.

As salamandras despertam poderosas correntes emocionais no homem. Alimentam os fogos do idealismo espiritual e da percepção. Sua energia auxiliar a demolição do que é velho e a edificação do novo. Isto porque o fogo tanto pode ser destrutivo quanto criativo em suas formas de expressão.

Os elementais do fogo trabalham com o homem e com o mundo por intermédio do calor, do fogo e das chamas, quer se trate da chama de uma vela, das chamas etéreas ou da própria luz solar. São incrivelmente eficientes nos trabalhos de cura, pois ajudam a desintoxicar o organismo, sobretudo nas situações críticas. Mas devem ser empregadas com muita cautela, pois suas energias radiantes são dificílimas de controlar. De modo geral, encontram-se sempre presentes quando a cura está para se manifestar.

Os elementais do fogo colaboram imensamente para a preservação de nosso corpo espiritual. A energia irradiada pelas salamandras ao nosso corpo espiritual perpassa todos os planos até atingir o corpo físico. Elas intensificam a espiritualidade elevada, a fé e o entusiasmo. Colorem nossa percepção e ampliam o discernimento espiritual para que ele sobrepuje o psiquismo inferior.

Uma salamandra foi designada para acompanhar cada um de nós ao longo dessa existência. Ela contribui para o bom funcionamento do corpo físico, a manutenção da temperatura corporal adequada, estimula o metabolismo orgânico para a continuidade da boa saúde e auxiliar a circulação.

 O metabolismo lento é indício de uma atividade relaxada das salamandras. Já o metabolismo acelerado pressupõe uma atividade exacerbada dos seres e espíritos do fogo.
Uma boa conexão e relacionamento com nossa salamandra pessoal estimulam a vitalidade e a franqueza. Elas nos ajudam a desenvolver vontade própria e firmeza, além de impulsionar fortes correntes espirituais positivas e bem-determinadas. Fomentam o sentido de auto-estima, mantêm as aspirações em alta e nos impulsionam a uma atuação marcante no cenário da vida.

A fraca ligação com nosso elemental pessoal e demais espíritos do fogo configura-se como falta de ânimo, esmorecimento em relação à vida, falta de fé e crescente senso de pessimismo. Por outro lado, a proximidade demasiado intensa com estes elementais e outros do reino pode acarretar falta de autocontrole e de sensibilidade. Haverá tendência à inquietude e a um excesso de atividade que pode levar a um desgaste do ser. A falta de paciência também é reflexo da influência excessiva desse elemento.

De todos os elementais, as salamandras são os mais difíceis de compreender e aqueles com os quais a harmonização é mais complexa. A melhor forma de controlá-los é agir serenamente. Podemos controlar nosso fogo interior por meio da calma e de uma postura tranqüila e satisfeita em relação à vida. Em outros termos, significa aceitar a existência como ela é, aqui e agora.

Além de serem agentes primordiais da natureza, as salamandras adoram a música e sentem-se fortemente atraídas por ela, sobretudo quando está sendo composta. Suas energias são vibrantes. Controlá-las e direcioná-las de modo a produzir resultados positivos requer tamanha habilidade. Recomenda-se a todo compositor, poeta ou qualquer um que exerça atividade criativa, que procure cultivar uma melhor sintonia com as salamandras.

Nossas salamandras pessoais nos auxiliam a compreender os mistérios do fogo. Ajudam a despertar os níveis mais elevados de nossa espiritualidade e a elevar o patamar de nossas aspirações. De forma geral, estimulam e fortalecem o campo áurico a tal ponto que facilitam o reconhecimento das forças espirituais atuantes em nossas vidas e o contato com elas.


SILFOS (Elementais do AR)


Os silfos são, dentre os elementais, os que mais se aproximam da concepção que geralmente fazemos dos anjos e fadas, e freqüentemente trabalham lado a lado com esses mesmos anjos. Eles correspondem à força criadora do ar. A mais suave das brisas, assim como o mais violento dos furacões são resultados de seu trabalho.

O ar é a fonte de toda energia vital. Tem recebido nomes variados em diversas partes do globo como prana, chi, ki etc., mas é sempre essencial à vida. Podemos passar sem comida ou água por períodos mais ou menos longos, entretanto é impossível viver sem ar por um período prolongado de tempo, pois respirar é necessidade básica à manutenção da existência.
Nem todos os silfos trabalham e vivem obrigatoriamente na atmosfera. Muitos possuem elevada inteligência e trabalham para criar o ar e correntes atmosféricas adequadas à vida na Terra.
Quando respiramos profundamente e sentimos um doce frescor no ar, estamos nos familiarizando com o fruto do trabalho deles. Vários silfos desempenham funções específicas ligadas à atividade humana. Alguns trabalham para aliviar a dor e o sofrimento. Outros para estimular a inspiração e criatividade. Uma de suas tarefas mais específicas consiste em prestar auxilio as almas de crianças que acabam de fazer a transição. Também atuam temporariamente como anjos da guarda até estarmos mais receptivos e preparados.

Um silfo é designado para acompanhar cada ser humano ao longo de sua existência. Este silfo nos ajuda a conservar e desenvolver o corpo e aperfeiçoar os processos mentais. Assim, nossos pensamentos, bons ou maus, afetam-nos intensamente. Eles encorajam a assimilação de novos conhecimentos e fomentam a inspiração. Trabalham para purificar e elevar nossos pensamentos e inteligência, e também nos auxiliam a equilibrar o uso conjunto das faculdades racionais e intuitivas. No plano físico, nosso silfo pessoal trabalha para que assimilemos melhor o oxigênio presente no ar que respiramos, bem como para manter adequadamente todas as outras funções que o ar desempenha no corpo e no meio ambiente. A exposição à poluição, fumaça, etc. afeta a aparência do silfo e compromete severamente a eficiência de seu trabalho no âmbito de nossas vidas.

Eles freqüentemente se apresentam sob forma humana, mas são assexuados e chegam a inspirar este tipo de comportamento em alguns seres humanos. Tenho observado que as pessoas nas quais predomina a atividade dos silfos geralmente não colocam a sexualidade no topo de sua lista de prioridades, e freqüentemente não conseguem compreender por que isso ocorre com tanta gente. Embora pareça indicar uma certa ruptura com o plano sentimental (elementais da água), devemos ser bastante cautelosos ao fazer tais presunções. O que acontece é que os silfos direcionam este ímpeto sexual e criativo para outros canais de expressão, a saber, o próprio trabalho. Contudo, é preciso muito cuidado para não incorrer em extremos; afinal, nenhum de nós pode prescindir de um equilíbrio entre os quatro elementos.

Uma conexão muito forte com os espíritos e elementais do ar tornam nossa mente tão ativa que ela passa a requerer constante controle e direção. Pode gerar excesso de curiosidade e intrometimento, paralisar a vontade em virtude da exagerada análise mental e hiperestimular o sistema nervoso, fazendo com que necessitemos de freqüentes mudanças. Além disso, pode ocasionar diversas formas de excentricidade, ou ainda induzir a um fanatismo acompanhado de falta de emoção e de sensibilidade. Também costuma gerar um desprendimento em relação ao que é físico e total desinteresse pelas atividades terrenas.

Já a falta de afinidade com os seres deste reino, incluindo o nosso silfo pessoa, pode distorcer nossa capacidade de percepção a ponto de eliminar o bom senso. É possível que fiquemos tão envolvidos com atividades e emoções que não sobre tempo para refletir sobre a própria vida. A tremenda falta de visão perspectiva que resulta disso pode debilitar gravemente o sistema nervoso e, sob essas condições, a curiosidade e imaginação tornam-se escassas ou mesmo inexistentes.
Os silfos provocam inspiração e afetam as faculdades mentais. A conexão com nosso silfo pessoa facilita a assimilação de novos conhecimentos, pois ele trabalha conosco para expandir a sabedoria.

Também são úteis na proteção do lar e propriedades em geral, porque suas abundante energia confunde as mentes de possíveis intrusos, preocupando-os e fazendo com que pensem duas vezes antes de invadir o espaço alheio.
A sintonia com o silfo pessoal confere acesso ao reino dos arquétipos. Ajuda a coordenar e verbalizar nossas percepções. Estimula a liberdade, o equilíbrio mental e uma saudável curiosidade.

A maneira mais eficaz de controlar nosso silfo pessoal é por meio da constância. Uma abordagem consistente e determinada da vida é indubitavelmente a melhor de todas, pois só ela assegura o pleno cumprimento de nossas resoluções. 

GNOMOS (Elementais da TERRA) 


Esta denominação genérica abrange diversos seres desse plano elemental no reino das fadas. Não deve ser confundida com a concepção geral de gnomo que aparece em alguns livros, a qual representa apenas uma modalidade deles. Suas formas variam, mas em geral apresentam consistência e aparência "terrosas". Não são capazes de voar e o fogo os queima. 

Crescem e envelhecem da mesma maneira que o homem.

Diversos entes se agrupam nesta categoria e seu nível de consciência varia. São responsáveis pela manutenção da estrutura física da Terra. Ajudam-nos a perceber as cores, a sentir as energias da Terra e ensinam a utilização das forças ocultas.
Os gnomos são essenciais ao desenvolvimento de plantas, flores e árvores. Fornecer o colorido para as plantas, criar minerais e cristais e conservar o planeta Terra propício ao crescimento e evolução constituem algumas de suas tarefas. São dotados de grande destreza.

Os gnomos são os guardiões dos tesouros da Terra e, quando entramos em sintonia com eles, podem nos auxiliar a localizar riquezas subterrâneas e outros tipos de tesouros onde quer que estejam. Estes tesouros podem ser uma fonte energética oculta de um cristal ou mesmo o próprio ouro alquímico interior.

Operam com o homem por meio da natureza. Conferem a cada pedra a sua própria individualidade e energia característica. É por esse motivo que cada tipo de árvore, rocha ou flor possui algo diferente a nos ensinar.
Os gnomos também trabalham para preservar o corpo físico do homem, sua composição, assimilação de minerais, etc. Sem o seu auxílio não seríamos capazes de funcionar adequadamente no plano físico.

Um elemental da terra é designado para nos acompanhar ao longo de nossa vida - desde o nascimento - com o intuito de nos auxiliar a conservar o aparelho físico. É graças a essa conexão íntima que eles evoluem e adquirem alma. Nossos atos os influenciam e afetam grandemente. Ao abusar de nossos corpos, automaticamente abusamos do elemental que é responsável por ele.

Este elemental que nos auxiliar a desenvolver a percepção por meio dos sentidos físicos com consciência e confiabilidade é que nos ensina a cautela e prudência.
Uma conexão enfraquecida com o nosso gnomo pessoal e elementais da terra em geral nos tornam um pouco "lunáticos" e com tendência a desconsiderar os pré-requisitos básicos da sobrevivência.

Provavelmente nos sentiremos deslocados e à deriva num universo fantasioso. Quase sempre se manifesta forte tendência a negligenciar os cuidados com o corpo físico e a andar sem olhar para onde vamos.
Todas essas características indicam que precisamos nos aproximar mais de nosso gnomo pessoal.

Já a ligação excessiva com os elementais e espíritos da terra acarretam uma visão tacanha do mundo. Tornamo-nos excessivamente práticos, cépticos e cínicos. Sua energia pode nos transformar em pessoas demasiado cautelosas e conservadoras, desconfiadas e sem imaginação.
A sintonia equilibrada com o gnomo pessoal e suas energias nos faz desenvolver autodeterminação e estima. Ao permitir sua influência, tornamo-nos espontaneamente prestativos e humildes. A maneira mais fácil de controlar e direcionar os gnomos são por meio de uma generosidade espontânea.