quinta-feira, 4 de junho de 2015

SAÚDE E EQUIILÍBRIO - PODER DA CURA QUÂNTICA - CIENTISTAS PROVAM QUE DNA PODE SER REPROGRAMADO POR PALAVRAS E FREQUÊNCIAS

VOCÊ PODE REPROGRAMAR SEU DNA POR PALAVRAS E FREQUÊNCIAS



O DNA HUMANO É UMA INTERNET BIOLÓGICA, e superior em muitos aspectos à nossa internet artificial. Pesquisas de cientistas russos explicam direta e indiretamente fenômenos como a clarividência, intuição, atos de cura espontâneos ou improváveis, técnicas de auto-cura, técnicas de afirmação, luzes/auras incomuns em volta das pessoas, influência da mente nos padrões climáticos e muito mais. Além disso, há evidências de um novo tipo de medicina nas quais o DNA pode ser influenciado e reprogramado por palavras e freqüências SEM cortar e substituir um único gene.
Apenas 10% do nosso DNA está sendo usado para construir proteínas. É este subconjunto do DNA que é do interesse dos pesquisadores ocidentais e está sendo examinado e categorizado. Os outros 90% são considerados “DNA lixo”. Os investigadores russos, no entanto, convencidos de que a natureza não produz nada sem uma função específica, juntou-se a lingüistas e geneticistas em uma aventura para explorar os 90% de “DNA lixo.” Seus resultados, descobertas e conclusões são simplesmente revolucionários! De acordo com eles, o nosso DNA não é apenas responsável pela construção de nosso corpo, mas também serve como armazenamento de dados e na comunicação. Os lingüistas russos descobriram que o código genético, especialmente nos aparentemente inúteis 90%, segue as mesmas regras que todas as nossas linguagens humanas. Para este fim, eles compararam as regras da sintaxe (a forma em que as palavras são unidas para frases formulário e sentenças), a semântica (o estudo do significado nas formas de linguagem) e as regras básicas da gramática. Eles descobriram que os alcalinos de nosso DNA seguem uma gramática regular e têm regras do jogo assim como nossas línguas. Línguas para humanos não aparecem por acaso, mas são um reflexo de nosso DNA inerente.
O biofísico russo e biólogo molecular Pjotr ​​Garjarev e seus colegas também exploraram o comportamento vibratório do DNA. [Para efeitos de concisão Vou dar apenas um resumo aqui. Para a exploração, por favor consulte o apêndice no final deste artigo] O resultado foi: “. Cromossomas vivos funcionam como  computadores solitonicos / holográficos, usando a radiação laser endógena do DNA.” Isto significa, que conseguiram modular, por exemplo, certos padrões de frequência de raio laser e com isso influenciaram a frequência de DNA e, portanto, a própria informação genética. Uma vez que a estrutura básica dos pares de DNA e da linguagem (como explicado anteriormente) são da mesma estrutura, nenhuma decodificação do DNA é necessária. Pode-se simplesmente usar palavras e sentenças da linguagem humana! Isto, também, foi provado experimentalmente! Substância de DNA vivo (no tecido vivo, não in vitro) sempre reagirá aos raios laser de linguagem moduladas e até às ondas de rádio, se as frequências apropriadas forem  usadas.
Isso explica cientificamente afinal porque  as afirmações, o treinamento autógeno, hipnose e similares podem ter efeitos tão fortes nos humanos e seus corpos. É inteiramente normal e natural para o nosso DNA reagir à linguagem. Enquanto os pesquisadores ocidentais cortam genes únicos de cadeias de DNA e os inserem em outros lugares, os russos entusiasticamente trabalham em dispositivos que podem influenciar o metabolismo celular através de frequências moduladas de rádio e de luz adequadas e assim reparar defeitos genéticos.
O grupo de pesquisa de Garjajev conseguiu provar que, com este método, cromossomos danificados por raios-x, por exemplo, podem ser reparados. Eles inclusive capturaram padrões de informação de um DNA particular e o transmitiram para outro, assim reprogramando as células para outro genoma. Desta forma eles transformaram com sucesso, por exemplo, embriões de rã em embriões de salamandra simplesmente transmitindo os padrões de informação de DNA! Desta forma a informação por inteiro foi transmitida sem nenhum dos efeitos colaterais ou desarmonias encontradas quando cortam e re-inserem genes únicos do DNA. Isso representa uma inacreditável revolução e sensação de transformação do mundo! Tudo isto pela simples aplicação da vibração e da linguagem em vez do procedimento de corte arcaico. Esta experiência aponta para o imenso poder das ondas genéticas, que obviamente têm uma influência maior na formação dos organismos do que os processos bioquímicos das seqüências alcalinas.

Porém, quanto maior é o desenvolvimento da conciência de um indivíduo, menos ele precisa de qualquer tipo de artifício! Cada um pode alcançar estes resultados por si só, e a ciência pode finalmente parar de rir de tais idéias e confirmar e explicar seus resultados. E não termina por aí. Os cientistas russos descobriram também que o nosso DNA pode causar padrões de perturbação no vácuo,com isso produzindo buracos-de-minhoca (Wormholes ) magnéticos! Wormholes são os equivalentes microscópicos das chamadas pontes Einstein-Rosen em proximidade com os buracos negros (deixados por estrelas que se apagam). São conexões de túnel entre áreas totalmente diferentes no universo através das quais informações podem ser transmitidas fora do espaço e do tempo.O DNA atrai estes pedaços de informação e as passa para a nossa consciência. Este processo de hiper-comunicação é mais eficaz num estado de relaxamento. Stress, preocupações ou um intelecto hiperativo impedem a efetividade da hiper comunicação e a informação pode ser totalmente distorcida e inútil.
Místicos antigos, esotéricos e professores espirituais já sabiam há várias eras que nossos corpos são programáveis pela linguagem, palavras e pensamentos. Isso agora foi cientificamente provado e explicado. A freqüência, é claro, precisa ser correta. E é por isso que nem todos são igualmente bem sucedidos ou podem fazê-lo sempre com a mesma força. O indivíduo deve trabalhar nos processos internos e maturidade, a fim de estabelecer uma comunicação consciente com seu próprio DNA. Os pesquisadores russos trabalham em um método que não depende destes fatores, mas sempre funcionará, desde que usem a freqüência correta.
Traduzido do BeforItsNews

Bloop Illustrateur

Fonte:http://mundocogumelo.com/2013/04/03/

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O QUE É CURA QUÂNTICA? E SEUS SIMBOLOS COMO APLICAR?

CURA QUÂNTICA



em breves palavras


A cura quântica é uma forma de aplicação de energia de cura que se baseia na reformulação de energia Reikiana, também designada "Reiki Magnificado", isso se dá por conter símbolos de alto poder de cura que estão canalizados diretamente com os Templos dos Mestres Ascensionados e da Grande Hierarquia Espiritual.
Devido o aumento das doenças e viroses que vem ocorrendo a cada dia em nosso meio terreno, torna-se cada vez mais difícil a medicina tradicional tratar ou curar essas causas.

Dentro da cura quântica, o grupo de trabalho faz o ancoramento das Egrégoras Espirituais de todas as hierarquias de luz, buscando a proteção para o local e as pessoas aonde serão realizadas o trabalho de cura.

A partir deste momento o terapeuta torna-se um canal de energia para esses mentores, sendo um instrumento apto a realizar limpezas, desobsessões, curas clínicas/cirúrgicas dos DNAs impregnados energética e espiritualmente.

Essa técnica de cura baseada na física quântica com princípios científicos há mais de 100 anos, feita através da imposição de mãos cuja frequência atinge patamares extremamente elevados, não havendo a necessidade da presença física da pessoa que será destinado à cura.

Na Cura Quântica o terapeuta utiliza técnicas para elevar a sua energia a níveis mais elevados que no Reiki, trabalhando na memória das células, possibilitando a transmutação e a reprogramação do próprio DNA, do fluxo kármico, dos chakras, dos traumas de vidas passadas e, dos padrões vibratórios de carisma emocional e mental, medo, culpa raiva, mágoa, dor, entre outros que se vão “enraizando” gerando doenças inexplicáveis aos olhos humanos.

A Cura Quântica fortalece o sistema imunológico consideravelmente. Propicia condições para realizar cirurgias espirituais, onde os resultados obtidos são sempre surpreendentes não só pela eficácia, mas também pela prontidão dos resultados.

Para a realização da Cura Quântica, são usados hologramas/símbolos, que servem para auxiliar o terapeuta nas diversas finalidades de trabalho:
Proteção pessoal e equipe de trabalho;
Limpeza energética do ambiente de trabalho;
Limpeza e preparação de órgãos internos para cirurgias;
Limpeza do sistema linfático; Antibióticos/medicamento poderoso;
Fortalecimento das glândulas do corpo humano, entre outros;

CURA QUÂNTICA
procedimentos para quem irá receber a energia

Em primeira estância é necessário que a pessoa apresente uma necessidade da cura, e então solicite por e-mail, indicando nome completo, data de nascimento, endereço e um breve relato dos sintomas.

Observações:
Posso pedir Cura Quântica para outra pessoa?
Sim.
Desde que a pessoa que irá receber a Cura Quântica, esteja ciente ciente desta e autorize a mesma.

Quando Não Precisa da Autorização do paciente?
Em caso de crianças menores de idades cujos pais são responsáveis;
Pessoas que fazem uso de tóxicos;
Pessoas em estado depressivo extremo;
Pessoas em coma.

O que o Paciente deve fazer no dia Cura Quântica?
Nossa casa recomenda que o paciente a receber a Energia Quântica durante o horário do tratamento permanece no endereço indicado e em repouso.

Existe Reações Adversas?
Algumas pessoas sentem; enjoos, tonturas, sono, tristeza e vontade de chorar.
Esse sentimento é um sentimento de limpeza que passará em breve, deixe as reações acontecerem naturalmente.


Cura Quântica Estelar 


A Cura Quântica começa hoje a ser uma realidade no mundo. Baseia-se na Física Quântica
 e em principios cientificos com mais de 100 anos, embora as civilizações orientais desde
 sempre falaram de que tudo no universo é energia.

Como tudo é energia, facilmente compreendemos que basta alterar a energia para se verem resultados no físico/matéria.

O uso frenquente do Reiki, amplia e desenvolve a Consciência Pessoal, reduz o Stress,
 promove a Paz Interior, ajuda a remover bloqueios emocionais, melhora na Auto. Estima e desenvolve a auto-confiança, entre outros…

Na Cura Quântica o Terapeuta utiliza técnicas para elevar a sua energia a níveis muito mais 
elevados que o Reiki, actuando assim ao nível atómico e na memória das células. Possibilita
a transmutação e a reprogramação do próprio ADN, do fluxo kármico, dos chakras, dos
traumas de vidas passadas e, dos padrões vibratórios de carisma emocional e mental –
medo, culpa, raiva, mágoa, dor…. – que se vão “enraízando” a nível físico, originando todo
 o tipo de doenças e disturbios.

A Cura Quântica permite corrigir essas alterações energéticas indo dessa forma à raíz dos
 problemas e não apenas aos seus sintomas.


Simbolos de Cura Quantica


OM SHO
Processo Crístico de Amor Incondicional, ligado à Fraternidade Azul de Sirius e a proteção
 do Arcanjo Miguel e dos Mestres Ascensos da GFB.
Ancoramento. Cura Planetária. Saída da Roda de Sansara e da libertação cármica.
Equilíbrio do TAO (Yin/Yang) da dualidade relativa. Vibra no despertar da consciência e
da harmonia.
Envolve o corpo etérico, astral, emocional e mental inferior e o libera das negatividades.
5º Raio. VERDE E VIOLETA.



OM SHO HAN
Energia mater do OM SHO. A energia HAN atua no Cinturão de Fótons.
Paz e Amor ao próximo.

Escudo de Proteção contra obsessores, acidentes, etc.
Alinhamento energético dos 33 corpos e da coluna. 

Meditação no “tubo eletrônico” (EU SUPERIOR reconhece EU INFERIOR).
Limpeza e sustentação da cura planetária, na mudança de linha temporal, alterações
 climáticas, mudanças orbitais e do eixo da Terra.

Energia de caráter Crístico e NÃO egóico (cruz de Jesus).
(OM SHO + OM SHO HAN = canalizar e iniciar trabalhos).
(OM SHO + OM SHO HAN + UTAI FUMIRÊ =proteção)

Bom para fechamento dos trabalhos.
UTAI FUMIRÊ Símbolo do Amor incondicional, proteção. Misericórdia Divina.
(Ser inteiramente divino dentro de um grande vazio do ser humano igual ao divino
 EU SOU). 

Ligado à Fraternidade de Vênus, apóia o respeito por toda energia VIVA.
Este símbolo é um campo de proteção para o paciente e para o terapeuta.
Raio feminino / procriação. Conselho Cármico. Caminho e Verdade Pessoal.
Usar junto com OM SHO em desobsessões e casos de câncer. 

Sustentador no processo de purificação dos chacras e de problemas cármicos.
É um Batismo para o recebimento da herança celestial e da restauração do campo
 vibracional do corpo físico, espiritual e de formas pensamento e elementais deturpados.
Resgate de consciência das almas perdidas.

(UNO na Chama Trina. Desobsessões e/ou exorcismos).
Cura e restauração psíquica sem seqüelas ou contaminação.
Câncer. Problemas cármicos. 

(Formas pensamento e elementais deturpados).
8D. Mentalizar cores de sustentação DOURADA, VERDE, VIOLETA, AZUL, ROSA ou PRATA.

METÍSTICA

Cruz de Malta de Saint Germain (raios VIOLETA e DOURADO).
Harmoniza devas (espiral dourada).
Símbolo de Transmutação e restauração dos campos de força em ambientes e corpos.
Reprograma fluxos vibracionais. Purifica influências negativas (desobsessão e doutrinação).
Ajuda nos distúrbios esquizofrênicos e de vidência, etc.
Representa o 7º Raio. Limpeza a partir da 4ªD.

Usar sozinho ou junto com OM SHO HAN e UTAI FUMIRÊ.
Meditações, cura planetária, canalizações. Resgate de consciência das almas perdidas.

SHAMBALA
Arquétipo do trabalho Crístico de salvação da Terra da destruição e inserir projeto
 avatárico.

Despertar filhos de Vênus e Sirius e outros para as transformações planetárias.
Poder de encerramento (Selo do Mestre) em trabalhos de cura ou desprogramação
 de situações.
YAVITH
É um símbolo pleidiano muito poderoso de limpeza e proteção contra clones psíquicos
e astrais, demandas e magia negra, etc.

Anjo Ramael, Arcanjo Miguel...

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O CORPO FALA - Estomago e Aparelho Digestivo x Emoções

Estomago e Aparelho Digestivo x Emoções


DIGESTIVO, APARELHO:
 
Aceito ou rejeito? Prendo ou solto? 

Compreende o tubo gastrintestinal e seus órgãos acessórios: língua, dentes, glândulas salivares, vesícula biliar. 

O tubo gastrintestinal é um tubo que se estende dos lábios ao ânus, sendo que cada parte que o forma, é chamado por um nome distinto, como, boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, cada parte contribuindo distintamente para uma finalidade comum, ou seja, a transformação dos alimentos em substâncias que possam ser aproveitadas pelas células do organismo.

As causas não físicas dos males do estômago estão vinculadas a um sentimento de rejeição oriundo da dificuldade em “digerir” novas situações, pessoas e circunstâncias que são vistos e entendidos como ameaçadores ou que promovem a necessidade de adequação, aceitação, libertação e solução.

A possessividade e a raiva podem gerar dificuldades digestivas; o pavor e o o medo podem gerar náuseas e vômitos. O vômito é, na verdade, o ponto culminante da rejeição.

Entretanto, diz o Dr. Luiz F. Figueiredo, “considerando a gravidez, onde os enjôos e vômitos são freqüentes, essa rejeição deve ser mais bem analisada, pois comumente as pessoas enquadram os vômitos e náuseas como fatores da rejeição ao bebê exclusivamente. E não é bem assim. 

Excetuando as causas palpáveis que englobam uma série de modificações no organismo em virtude da gravidez e considerando as causas metafísicas, a rejeição pode estar associada a diversos fatores, tais como:

a) Rejeição ao sêmen, proveniente de dificuldades no relacionamento entre o casal, momentos de crise impróprios para a gestação. Uniões estabelecidas sem a participação amorosa-afetiva e também fatores mais contundentes quando a gravidez é decorrente de atos de violência.

b) Rejeição à função. Revelando que este sintoma é decorrente do medo dos encargos da maternidade. O medo de não conseguir dar cumprimento as obrigações de “futura mamãe”, o receio da responsabilidade que o ato de ser mãe encerra, receio de não atingir às expectativas dos familiares, entre outros anseios.”

As náuseas e vômitos estão comumente ligados a presença de fatores ou situações inusitadas que rejeitamos, encargos que não suportamos, pois no sentido vulgar, tudo aquilo que se nos apresenta como novo, tudo o que não dominamos, e que nos ameaça, “mexe e revira” o nosso estômago.

Os Drs. Thorwald e Rudiger esclarecem: “o estômago recebe todas as impressões que provêm de fora e que deve digerir."

A capacidade de receber implica em estar aberto, exige passividade e propensão no sentido de uma capacidade de entrega. Com essas características, o estômago representa o pólo feminino.

Ao lado da capacidade de recepção, o estômago cumpre outra função que devemos atribuir ao pólo masculino: a produção e distribuição do suco gástrico (ácido). Os ácidos atacam: ardem, corroem, são visivelmente agressivos.

O estômago reage com um aumento do seu teor de acidez produzindo sucos corrosivos no nível físico numa tentativa de digerir e de lidar com sentimentos que simplesmente não são materiais - um empreendimento difícil, que provoca vários arrotos e sensação de uma pressão ascendente cuja função é nos lembrar que é preferível não engolir os sentimentos, poupando ao estômago a tarefa de digeri-los. Em outras palavras, o ácido sobe porque precisa ser expresso. 

É aí que o paciente tem problemas estomacais. Falta-lhe a capacidade para lidar com os seus aborrecimentos e com a sua agressividade de forma consciente, resolvendo seus problemas através de um senso de responsabilidade pessoal.

O indivíduo que sofre do estômago deixa totalmente de demonstrar sua agressividade (engolindo tudo) ou exagera na agressividade - embora ambos os extremos não o ajudem a resolver de fato os problemas, pois ele carece de uma base segura de autoconfiança e da sensação fundamental de proteção para confrontar com independência os obstáculos. 

É alguém que não quer se permitir ter conflitos. Sente saudade da infância livre de atritos, embora não tenha consciência do fato. 

Em síntese, a tendência básica de dirigir os nossos sentimentos, as nossas paixões para dentro, em vez de para fora, provoca com o tempo a formação de úlceras gástricas (elas não são de fato excrescências ou tumores, mas perfurações na parede do estômago). Nesse caso, o estômago não digere algo que provém do exterior, mas sua própria parede!

A pessoa está digerindo a si mesma.



Fonte Cure seu Corpo

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O CORPO FALA, E O FÍGADO É NOSSO TERMOMETRO DO EQUILÍBRIO

O Corpo Fala: Metafísica do Fígado - Emoções



Quando falamos no fígado, do ponto de vista energético, estamos falando do fígado propriamente, da vesícula biliar, dos olhos, dos ombros, dos joelhos, dos tendões, das unhas, dos seios, e todo o aparelho reprodutor feminino, desde ovários, trompas, útero e vagina. 

Por esse motivo, na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim é para o homem.

A energia do fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo. 

Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o fígado direciona a circulação do sangue e regula também o ciclo menstrual. 

Mas o papel mais importante, sem dúvida é sobre o equilíbrio emocional, é a energia do fígado quem vai nos fazer responder a todos os estímulos emocionais, 24 horas por dia sem parar; daí já se deduz o desgaste intenso ao qual é submetido este sistema, e pouquíssimas atitudes são tomadas para auxiliar o fígado nesta tarefa, pelo contrário a nossa cultura parece fazer tudo para impedir o equilíbrio. 

Como todas as emoções boas ou más passam pelo fígado, não devemos reprimi-las a todo momento. 

A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que vai levar à formação de calor no fígado. 

Este desequilíbrio energético pode se manifestar de várias formas. Dependendo da sua localização, podemos ter uma insônia, uma enxaqueca, uma precordialgia, uma hipertensão, uma gastrite, uma tensão pré menstrual, e por aí vai.

Os adoecimentos podem ser de dois tipos, por falta ou por excesso de energia, ou usando um termo mais técnico, por vazio ou plenitude. 

Em relação às emoções que lesam mais especificamente o fígado vamos ter, num quadro de plenitude, a raiva, mais exatamente a raiva reprimida e, num quadro de vazio, o pânico, que agora virou síndrome de pânico.Cabe aqui fazermos uma distinção entre sentimento e emoção. 

Os sentimentos geralmente fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o nosso organismo. Por exemplo, uma sensação de apreensão é diferente do medo. 

A primeira nos coloca num estado de alerta diante de uma certa situação, sem nos limitar em nada, nos protegendo dos perigos. 

O medo por sua vez nos limita e nos paralisa. A mesma coisa em relação a uma certa irritação que nos leva a reagir quando somos atacados ou nos sentimos lesados, que é diferente da raiva que tem um grau mais intenso. O importante é entender que todos os sentimentos atuam bem no organismo, tudo depende da intensidade e por quanto tempo. 

Da mesma forma que o sal, o orégano e a pimenta são temperos usados na alimentação, os sentimentos são o tempero da nossa existência. A qualidade de nossa vida dependerá da quantidade e da forma com que serão usados.

Como já foi dito, o fígado rege praticamente todo o sistema reprodutor feminino e é responsável por alterações no seu funcionamento que vão desde alterações no ciclo menstrual, os cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos vaginais, prurido vaginal, alterações da libido, como frigidez e impotência. 

Em algumas doenças só a energia do fígado está em desarmonia, e em outras existe também desequilíbrio de outros órgãos.

O fígado rege as articulações do ombro e joelhos e também os tendões de modo geral. Assim sendo, as bursites e as dores nos joelhos sem causa aparente, são sinais de comprometimento da energia do fígado. As tendinites e os estiramentos freqüentes também estão neste grupo.

Os olhos são a manifestação externa do fígado, e suas patologias também vão nos indicar algumas alterações no fígado, as mais comuns são as conjuntivites, os olhos vermelhos sem processo inflamatório, os terçóis, os pontos brilhantes que aparecem no campo visual e outros.

As unhas são outra manifestação externa das condições do fígado, e as suas deformidades ou a presença de micose vão nos sugerir algum comprometimento na estrutura yin do fígado, ou desequilíbrio prolongado da energia do fígado.

Para concluir, o fígado comanda o funcionamento do sistema nervoso e é o responsável pelas alterações funcionais como as várias formas de epilepsia, as alterações no raciocínio, os desmaios e as perdas de consciência de modo geral, e as doenças degenerativas como o Parkinson.
Todo órgão está acoplado a uma víscera que, no caso do fígado, é a vesícula biliar, que em geral tem um papel secundário para o funcionamento do sistema. Resumidamente, a vesícula atua mantendo o nosso equilíbrio postural. Todos os quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela.
Rege a articulação têmporo-mandibular (ATM). Todas as tensões que ficaram retidas no fígado podem descarregar nesta região e produzir um quadro de ranger os dentes (bruxismo), que se manifesta mais freqüentemente durante o sono. 

A nível emocional a vesícula biliar comanda o nosso processo de decisão, e seus desequilíbrios vão se apresentar na forma de indecisões ou mesmo desorientações, perda de rumo.

A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o fígado. Deste fato vem a importância de não se reprimir o choro, embora nem sempre seja conveniente socialmente. Mas, pode acreditar, conter o choro faz mal à saúde.

Agora que já temos uma idéia de como é estar com a energia do fígado desequilibrada, vamos fazer alguma coisa para ajudar. O mais importante é a harmonia das emoções, isto é, as emoções não devem ser reprimidas. 

Nós devemos senti-las e deixá-las fluir, evitando o apego emocional. Depois, evitar os medicamentos químicos, as bebidas alcoólicas, os temperos picantes, se não puder evitar, usá-los com moderação. Na alimentação, optar pelas coisas de cor verde, e usar de preferência verduras cruas.

Dr. Fábio Pisani

Fígado e Emoções - 1

FÍGADO - Onde nasce o verdadeiro equilíbrio emocional

Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o fígado, do ponto de vista energético, está estreitamente envolvido com a vesícula biliar (postura e decisões), mas também com os olhos (sentido da visão), ombros, joelhos e tendões (flexibilidade), unhas, seios e todo o aparelho reprodutor feminino.

Na MTC se diz que o fígado é o órgão mais importante para a mulher, assim como o rim o é para o homem. 

Praticamente, todo o sistema reprodutor feminino é regido pelo fígado, responsável por alterações no ciclo menstrual, presença de cistos de ovário, miomas uterinos, corrimentos ou pruridos vaginais, alterações da libido como frigidez e impotência. 

O fígado é responsável por manter o livre fluxo da energia total do corpo.
Como o movimento do sangue segue o movimento da energia, dizemos que o fígado direciona a circulação do sangue e regula também o ciclo menstrual.

Mas seu papel mais importante, é sem dúvida, sobre o equilíbrio emocional. É o livre fluir da energia do fígado que vai nos permitir responder vitoriosamente aos desafios da vida, aos estímulos emocionais e afetivos, 24 horas por dia, cada segundo de nossa vida, sem parar.

Daí começa a responsabilidade e respeito que devemos ter pelo nosso fígado e sistema hepático. E já podemos deduzir sobre o desgaste intenso ao qual este sistema é submetido no cotidiano da vida moderna.
Pouco se sabe sobre sua importância e como auxiliar, ser cúmplice, do fígado nesta missão existencial: equilíbrio emocional e afetivo. Visão, flexibilidade, postura e decisões.

Pelo contrário, só pela má alimentação e sedentarismo, a cultura ocidental faz de tudo para fragilizar o sistema hepático. Os maus hábitos alimentares e de vida levam ao seu desequilíbrio funcional, que leva ao desequilíbrio emocional, que desencadeia mais maus hábitos alimentares e
de vida. 

Este desequilíbrio energético pode se manifestar de várias formas. Dependendo da sua localização: insônia, enxaqueca, hipertensão, problemas digestivos, TPM, etc.

Os problemas ligados ao fígado podem ser por falta ou por excesso de energia circulante. Um bom exemplo de excesso é a raiva, mais exatamente a raiva reprimida e, num quadro de vazio energético, temos a procrastinação e o medo paralisante, ou síndrome de pânico.

A estagnação do fluxo de energia do fígado freqüentemente desequilibra o emocional, produzindo sentimentos de frustração e ira. 

Essas mesmas emoções podem levar a uma disfunção no fígado, resultando em um ciclo interminável de causa e efeito. Como todas as emoções, boas ou más, passam pelo fígado, não devemos reprimi-las infinitamente.

A repressão das emoções provoca um bloqueio da energia que leva ao excesso de calor no fígado. Cabe uma distinção entre sentimento e emoção. 

Os sentimentos, geralmente, fortalecem os órgãos e servem como mecanismos de defesa para o organismo.
Uma certa irritação que nos leva a reagir diante de um ataque ou quando nos sentimos lesados, é diferente da raiva que é cega e destrutiva. Os olhos são a manifestação externa do fígado. 

Em outras palavras, o fígado rege o sentido da visão. Assim, patologias da visão irão sinalizar alguma alteração no fígado.

As mais comuns são: conjuntivites, olhos vermelhos sem processo inflamatório, coceiras, “vista” seca, visão fraca, embaçada ou borrada, terçol, pontos brilhantes que aparecem no campo visual, e outros.
A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o fígado.

Cuidado com olhos secos. Daí vem a importância do exercício de “piscar os olhos” (sempre – não esquecer) e de não reprimir o choro, embora nem sempre seja conveniente socialmente. Mas, acredite, conter o choro faz mal à saúde. Ah! Uma forma divertida de chorar / lacrimejar é deixando o riso fluir, acontecer no seu dia-a-dia, na sua vida.

As unhas são outra manifestação externa das condições do fígado, e as suas deformidades ou a presença de micose sugerem algum comprometimento do fígado, ou desequilíbrio prolongado da sua energia.
O fígado rege as articulações do ombro e joelhos, e também os tendões de modo geral. Assim sendo, as bursites e dores nos joelhos, sem causa aparente, são sinais de comprometimento da energia do fígado.
As tendinites e os estiramentos freqüentes também estão neste quadro.

Todo órgão está associado a uma víscera que, no caso do fígado, é a vesícula biliar. Resumidamente, a vesícula atua mantendo o equilíbrio postural. Todos os quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela. 

Rege a articulação tempero mandibular (ATM). Todas as tensões que ficam retidas no fígado podem ser descarregadas nesta região e produzir o bruxismo, que é um quadro de ranger os dentes, que se manifesta mais freqüentemente durante o sono. 

Metafisicamente a vesícula biliar comanda a capacidade de tomarmos decisões assertivas. 

Uma vesícula desequilibrada se manifestará na forma de indecisões, ou mesmo desorientações, perda de rumo. 

E, para resumir e partir o mais rápido para a ação de cumplicidade “de bem com o fígado”, é recomendável :

- desintoxicar-se diariamente com o aumento do consumo dos alimentos de origem vegetal, maduros, crus, idealmente orgânicos e integrais;

- desintoxicar-se diariamente praticando a terapia do riso, as brincadeiras, as artes, o lazer;

- praticar atividade física moderada diariamente. (As pessoas não têm noção de como este hábito é vital para o livre fluxo de energia do fígado);

- os sabores ácido e amargo, assim como os alimentos de cor verde, são os maiores aliados do fígado. 

Entretanto, na primavera, evite exagerar nos sabores ácidos e picantes.

- evitar intoxicar-se com alimentos muito gordurosos (tanto pela qualidade, gordura animal e óleos refinados, como pela quantidade, frituras, açúcar, café , álcool, substâncias químicas diversas que afetam o humor; etc.)

- evitar vida sedentária e estressante, o mau humor, ilusões e grandes expectativas.


Ernani Franklin
Via: zhenjiu