quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Seu fígado , sua Energia...

Seu fígado , sua Energia...

Resultado de imagem para Seu fígado , sua Energia...imagens


Seu  fígado , sua Energia...
Fígado: onde nasce o verdadeiro equilíbrio emocional
Sua função é armazenar e conservar o sangue. Regula a quantidade de sangue disponível para as diferentes atividades do organismo. O Fígado é o estrategista que planeja toda a atividade do organismo. Quando a atividade muscular é intensa, o Fígado cede parte do sangue armazenado para os músculos. Se ele falhar nesta função a pessoa terá câimbras, fadiga, períodos menstruais curtos ou até a falta deles.
Controla músculos e tendões: quando o Fígado funciona corretamente, podemos correr e pular sem qualquer dificuldade; por outro lado, se o Fígado estiver alterado aparecerão tremores, espasmos ou cólicas, tiques, dores musculares e articulares, hipertensão e enxaqueca.

 Eis a razão pela qual a Medicina Chinesa trata pessoas com Parkinson limpando o Fígado em primeira instância; os exercícios de Qigong por sua vez também são bastantes efetivos.
O Fígado controla a visão e os movimentos oculares. Se o Fígado está debilitado, a nutrição dos olhos será fraca e aparecerão olhos secos, vermelhos, visão turva, miopia, hipermetropia, etc.
A energia do Fígado se manifesta nas unhas. Quando o Fígado esta fraco as unhas são finas, secas, quebradiças, deformadas e se lascam com facilidade.
O canal do Fígado se comunica com a Vesícula Biliar.
A nível psíquico: governa o inconsciente, imaginação, iniciativa, ambição e desejo. Quando sua energia é excessiva aparece a raiva, ciúmes e irritabilidade. Quando está enfraquecido aparece falta de concentração, falta de coordenação de idéias, pouca iniciativa, ansiedade e frustração, pesadelos, susceptibilidade emocional.
Uma pessoa propensa a raiva é muitas vezes irritável, um traço comum entre aqueles que sofrem de câncer gastrointestinal. Outra característica negativa, quando o canal do Fígado está bloqueado, é o egoísmo e a ganância, a pessoa se preocupa somente com ela mesma e com seus interesses. No entanto, se a energia do Fígado flui livremente, a pessoa se preocupará com os outros e será generosa.
Quando o Fígado é saudável a pessoa é generosa, amável, perseverante, paciente e criativa, a convivência com seus familiares é respeitosa, tem capacidade em transformar o negativo em positivo e nasce com algum interesse pela arte.
Um Fígado saudável significa ter Rins em bom funcionamento. Se nossos Rins estão cheios da Essência (Jing), eles podem efetivamente nutrir o Fígado e, por exemplo, poderemos ter criatividade na atividade que nos dedicamos; Lembre-se que a Essência é gasta ao longo dos anos. Por exemplo, muitos músicos ao longos dos anos não são capazes de repetir melodias inspiradoras, no caso de um atleta, a idade poderia justificar a sua decadência, mas o músico depende da sua criatividade e inspiração (Fígado); Para a Medicina Chinesa seria um caso clássico de falha dos Rins em nutrir adequadamente o Fígado por um esgotamento da Essência, consequentemente a criatividade é limitada.


Lembre-se:

Uma caminhada de 15 minutos por dia em um parque, levantando as mãos e soltando-as a cada 10 passos, ou ir para um campo ou bosque, ajudam a descongestionar o meridiano do Fígado.
Um copo com extrato de abacaxi (não ácido, mas doce) em jejum, melhora a energia do Fígado e ainda melhor se adicionar um pedaço de aloe vera.

Um comentário:


  1. I really enjoyed reading this post, I always appreciate topics like this being discussed to us. Information very nice. I will follow post Thanks for sharinI really enjoyed reading this post, I always appreciate topics like this being discussed to us. Information very nice. I will follow post Thanks for sharing..
    Games LOL A-Z | Mopeio2020 | Wormax io Games

    ResponderExcluir